segunda-feira, 27 de agosto de 2012

The Cove (legendado) - documentário sobre a captura de golfinhos em Taiji/Japão





Para os que ainda não tiveram a oportunidade de assistir ou não tiveram coragem segue a versão legendada em português do documentário ganhador do Oscar que denunciou ao mundo o que acontece em Taiji/Japão durante a temporada que se estende de setembro a março todos os anos. Assistam, indiquem, peçam aos amigos que divulguem, contem para os que pretendem ir aos parques aquáticos que realizam shows com golfinhos como são capturados e o quanto isso é cruel.



Se você domina o inglês e quer adquirir uma cópia original e também ajudar aos ativistas que defendem os golfinhos do Japão entre nesta página. Tem outras coisas bem interessantes também como as músicas do filme, etc...

 http://www.thecovemovie.com/

No facebook voce poderá acompanhar o que está sendo feito pelo mundo na luta pelos golfinhos do Japão 
http://goo.gl/WSmB0t

O site oficial  para poder conhecer todo o ativismo que tem sido feito e vem  sendo articulado pelo mundo.
http://savejapandolphins.org/blog/

E para finalizar uma foto mostrando um golfinho capturado em Taiji a espera de sua transferencia para algum parque aquático onde viverá uma vida de crueldades e privações até que adoeça e morra precocemente e seja substituído por outro. 









domingo, 26 de agosto de 2012

ATIVISMO PELOS GOLFINHOS DE TAIJI - JAPÃO



Todos os anos no mes de setembro tem inicio a captura e a morte de centenas de golfinhos na provincia de Taiji-Japão. Este ano de 2012 não será diferente.
Alega-se para isso que faz parte da tradição secular  deste povo, porém o que se esconde por trás deste massacre é apenas o lucro gerado por essa atividade defendida pelos habitantes desta localidade. 

Em 2010 o filme The Cove,  expos ao mundo algo que até então acontecia escondido de todos. Dirigido pelo americano Louie Psihoyos, o documentário - parcialmente rodado com câmeras escondidas - mostra como os golfinhos são sacrificados com violência na localidade de Taiji, 
de 3,5 mil habitantes, no Japão, considerada capital mundial da caça ao mamífero.  
 "The Cove" tem como apresentador o ambientalista Rick O'Barry, que foi treinador dos golfinhos que apareciam na série de televisão norte-americana "Flipper".


                                                         Golfinhos de Taiji - 2010/2011 Você conhece a verdade? 

                                             




Nesta sexta-feira dia 31/08 estaremos protestando em diversas partes do mundo contra esse massacre novamente. Veja no mapa https://maps.google.com/maps/ms?msa=0&msid=218328447128658910358.0004c363570a91076da24&hl=en&ie=UTF8&ll=54.59667,-5.930203&spn=91.259621,292.160024&t=m&source=embed 
as cidades participantes e se a sua ainda não está incluída tentem se organizar e participar também.

Mais informações neste link http://savejapandolphins.org/blog/post/participate-in-japan-dolphins- day-2012

Aqui em São Paulo estaremos presentes novamente e estamos na torcida para que mais ativistas compareçam para protestar contra este espetáculo de horror que um dos países mais avançados do mundo ainda permite que aconteça. 







  AJUDEM A DIVULGAR.     PARA BAIXAR O FOLDER É SÓ CLICAR EM CIMA DELE E SALVAR





segunda-feira, 20 de agosto de 2012

CASTRAÇÃO GRATUITA DE CÃES E GATOS EM SP- COMO SE CADASTRAR



Para nós, que tanto lutamos para diminuir a quantidade de animais abandonados e maltratados pelas ruas, a castração e a identificação dos animais domésticos é a única certeza de esperança de dias melhores para os mesmos. 
#castre #identifique #proteja #ameparasempre


ATENÇÃO AS EXPLICAÇÕES EM DESTAQUE NO BANNER ABAIXO:


Na cidade de SP o Programa de Castração Gratuita de Cães e Gatos, foi instituído pela Lei Municipal 13.131/2001, de autoria do vereador Roberto Tripoli (Partido Verde), e é mantido pela Secretaria de Saúde através de convênios com clínicas veterinárias e ONGs. A mesma lei instituiu o RGA – Registro Geral do Animal-  obrigatório para cães e gatos de pessoas residentes na cidade de São Paulo. As cirurgias são feitas nas clinicas conveniadas e também nos mutirões.








quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Um ato de amor pelos animais



A única certeza de que um animal doado não mais irá procriar é a castração. Não há outra forma de atuar no sentido de diminuir os abandonos, as crueldades, as crias indesejadas, sem que os protetores façam sua parte e tenham a responsabilidade de só divulgar e doar animais castrados.
Não há adotantes para todos que nascem, não há espaço fisíco, financeiro ou psicológico que possibilite o resgate e as doações de tantos animais que estão nas nossas ruas.
Não há abrigos infinitos, nem suporte do poder público. Por isso a única solução é fazermos o que é correto e que comprovadamente nos dará a segurança de saber que um animal não colocará outros no mundo a não ser a CASTRAÇÃO. 







terça-feira, 7 de agosto de 2012

Voce é um praticante da posse responsável?


Matéria publicada no http://aconteceemalphaville.com.br/bichos.htm. Antiguinha mas sempre atual.

                                                                                                                                                                                
Por Izolina Ribeiro*




  Izolina Ribeiro
 
Desde o momento em que resolvemos domesticar os animais, em especial os cães e os gatos, nos tornamos responsáveis pelo bem-estar dessas queridas criaturas. Inicialmente o objetivo desse convívio era o de utilizar as habilidades desses animais para nos beneficiar em áreas rurais, fazendo com que eles nos ajudassem a caçar, cuidar de rebanhos, plantações, e não deixar roedores estragarem a colheita armazenada para venda.
O tempo passou e cães e gatos foram levados para as zonas urbanas, tornando-se então animais de companhia e nos cativando de tal forma que hoje raras são as famílias que não possuem um cãozinho ou um gato. À medida que essa convivência aumentou e nos tornamos responsáveis pelo bem-estar dessas criaturas, surgiu o conceito de “posse responsável”. Então, vamos tentar esclarecer o que vem a ser isso.
Se você estiver pensando em comprar ou adotar um cão ou gato, que tal refletir sobre o assunto antes da tomada de decisão?

Consulte a sua família ou os que também conviverão com o animal


Uma das primeiras atitudes ao se pensar em adquirir um cão ou gato, deve ser a de se consultar toda a família a respeito disso, pois todos conviverão com o animal, e situações mal resolvidas acabam gerando stress e até mesmo a possibilidade de se ter que se desfazer do animal mais adiante. E isso é evidente que trará muita tristeza tanto para quem se apaixonou pelo bichinho, como também para o próprio, que já tinha se adaptado e se sentia amado pela família. Então atenção, todos tem que estar de acordo com a introdução de um animal na sua casa.

Procure avaliar qual o animal é o mais indicado


Procure avaliar qual animal será mais adequado à sua casa e à família, e qual o tempo que os membros da família terão para se dedicar ao seu novo integrante. Procure avaliar as características das raças, ou mesmo dos sem raça, tamanho que esse animal vai ter quando adulto, e principalmente o que os que vão conviver com ele imaginam e esperam desse novo membro da família.


  Roberta Palmari, do Esquadrão Pet
   
Considere o tempo de vida do cão ou do gato (não se esqueça de considerar a sua idade também)

Não se esqueça nunca de que gatos e cães vivem em média de 12 a 15 anos. Durante esses anos todos, esse animal precisará de cuidados veterinários, alimentos especialmente desenvolvidos para suas necessidades, um abrigo contra chuva e sol, água limpa e fresca sempre disponível, vermifugação, vacinação, e provavelmente, com a idade, a necessidade de exames laboratoriais e medicamentos aparecerá, pois assim como nós, humanos, eles também ficam mais vulneráveis às doenças com a idade. E se você já é de idade madura, encontre um cachorro ou gatinho também maduro, alinhem suas expectativas e modo de vida. Ter um cachorro que precisa de atividades intensas, muito passeio, muito exercício também vai exigir o mesmo de você.

Trate o novo amigo com respeito e sem exageros

Animais devem ser tratados com muito carinho e respeito, porém não devemos nos esquecer nunca que excesso de mimos só os prejudicará. Para entender melhor sobre os erros que cometemos ao humanizarmos principalmente nossos cães, segue dica de livro no fim do texto.

Passear, divertir, isso é boa saúde!!


Os cães são animais que a genética capacitou com uma energia incrível para as caminhadas, então procure levá-los diariamente para passeios, isso fará com que eles não se tornem neuróticos e destruam objetos por estarem entediados. Também existe um ótimo livro escrito sobre condicionamento físico para os cães, vejam nas dicas. Durante os períodos mais frescos do dia, não se esqueça que o calor é extremamente prejudicial para eles; focinho, boca e coração estão muito próximos do chão, e as patas queimam tanto como a sola de nossos pés.

Mantenha seu amigão em segurança


Cães e gatos podem até ter um ótimo GPS, mas nas ruas movimentadas não têm muita chance de sobreviver. Mesmo que seu animal viva em um apartamento, é importante que ele sempre tenha uma coleirinha com identificação, seja uma plaquinha ou mesmo um telefone de contato escrito com tinta permanente. Para quem tiver a possibilidade, já existe a microchipagem, que, embora ainda seja novidade em nosso país, já é bastante utilizada. Preocupe-se em manter cães em gatos em segurança dentro de sua casa, entre muros altos e portões que possam contê-los. Para os gatos, procure telar janelas e varandas, principalmente em apartamentos, pois gatos não voam, eles caem, se machucam gravemente ou mesmo vêm a óbito.

Castração, um ato necessário e inteligente


Procure castrar seus cães e gatos, este é um ato de amor para com os animais. Não existe crueldade, não é uma mutilação. A castração previne contra diversas doenças, tanto em machos como fêmeas; põe fim à marcação de territórios, comportamentos de monta nas pernas das visitas, fugas para procriar, prenhes indesejadas tendo como consequência o nascimento de mais animais que nem sempre conseguirão um dono responsável que os amará de fato.
E, o mais importante de tudo, jamais abandone seu animal, principalmente se ele for idoso; essa é uma das maiores crueldades que se pode fazer a um ser que se tornou dependente dos humanos. Ele não terá como conseguir alimento, água ou abrigo nas ruas. Imaginar que alguém o achará bonitinho e o tirará das ruas é só uma maneira de se sentir menos culpado. Isso não vai acontecer. Não se esqueça que hoje quase todos já possuem cães e gatos. Um animal abandonado poderá a vir sofrer maus tratos, atropelamentos, ser envenenado, se tornar um problema de saúde pública, ou ser levado para algum centro de controle de zoonoses onde provavelmente acabará contraindo alguma doença ou mesmo sendo eutanasiado depois de decorrido o período previsto em lei, caso essa existir. E, falando em leis, tanto os maus tratos como o abandono de animais são considerados crime, conforme a Lei de crimes ambientais 9605/98.
Se possível, procure adotar um animal carente; os abrigos e os protetores independentes estão sempre lotados de animais resgatados das ruas, prontos para adoção, que lhe serão entregues, mediante um termo de responsabilidade, em perfeitas condições de saúde, vacinados, vermifugados e castrados. E um animal carente lhe será eternamente grato.

Dicas importantes:


Para quem quiser castrar seu cão ou gato, segue site da Arca Brasil com a relação dos veterinários solidários: www.arcabrasil.org.br/acoes/vet/index.htm
Livros para sabermos mais a respeito dos nossos queridos bichos:

- “O Encantador de Cães” (Editora Verus), do excelente Cesar Millan: fala sobre comportamento, nos dando dicas de adestramento e mostrando os erros que cometemos em relação aos cães. É dele a frase “Eu reabilito cães e treino pessoas”;

- “Bom pra Cachorro” (Editora Gente), de Regina Rheingantz Motta: fala sobre como dar qualidade de vida para seu cão, por meio de exercícios, dieta e até esportes;

- “Entenda seu gato” (Editora Globo), de Dr. Bruce Fogle: bem abrangente, com tudo sobre o comportamento dos gatos desde o nascimento.

*Izolina Ribeiro é protetora independente e ativista pelos direitos dos animais. Há dois anos, juntamente com Roberta Palmari, divulga leis de proteção animal, a necessidade da castração e da regulamentação do comércio e da criação de filhotes com a entidade Esquadrão Pet.
     
 
______________________________________
Contato:
Esquadrão Pet
Izolina Ribeiro

izolina.ribeiro@yahoo.com.br
www.esquadraopet.com.br


quarta-feira, 1 de agosto de 2012

A CRUEL REALIDADE DA CRIAÇÃO DE FUNDO DE QUINTAL



Infelizmente a maioria das pessoas que adquire filhotes de cães e gatos através de sites ou mesmo em petshops ou nas ruas de nossas cidades desconhecem  suas origens. 

Uma das formas mais cruéis de exploração de cães e gatos,  é a criação e o comércio exercido pelos chamados criadores, ditos de fundo de quintal. Não existe nenhuma ciência ou respeito pelo bem estar animal nesta atividade, apenas a busca pelo lucro fácil.  

 

Quando as pessoas se conscientizarem do que existe realmente por trás deste triste comércio estaremos dando um enorme passo, onde quem gosta de bichos, não mais colaborará para o sofrimento, a crueldade e a exploração destes seres indefesos que por não poderem se comunicar através da mesma linguagem dos humanos padecem nas mãos destes exploradores de animais.

 -A maioria dos locais onde os filhotes são gerados não passam de quintais e corredores úmidos, fétidos, ou cubículos escuros, sem ventilação, higiene ou mesmo em gaiolas onde as matrizes (femeas) ou padreadores (machos) podem viver desde que nascem até ficarem doentes, morrerem ou não servirem mais para procriar, ou seja  sua vida toda. Não existe regra, podendo ser encontrados também criadores em apartamentos, mansões ou casas em  condomínios de luxo.  Portanto, se você for comprar algum animal tente descobrir as condições em que são criados.

 -Desta forma como alguns criadores de fundo de quintal moram em casas onde os vizinhos podem se incomodar com latidos em demasia, existe  o hábito de se proceder ao corte de cordas vocais para evitar que sejam denunciados por excesso de latidos, pois apesar de existir uma resolução do CFMV proibindo a prática, ainda assim existem veterinários que fazem isso ilegalmente.

 - Por serem usadas como máquinas de procriar, cio após cio, sem intervalo para se recuperarem,  não existe a menor preocupação com a saúde das matrizes,  gerando desta forma filhotes fracos, debilitados e que não tem tempo para se sociabilizarem, pois são desmamados prematuramente, vendidos ainda sem os dentinhos, tendo que ser alimentados com papinhas de desmame,   porque nem sempre são pequenos o suficiente para agradar os compradores, e quanto antes virarem mercadorias mais rápido o dinheiro entrará.

 -Não há a menor preocupação com a saúde, o bem estar ou comportamentos naturais destes animais, apenas a preocupação com a geração do dinheiro gerado pela venda dos filhotes.  

 -Filhotes gerados nestas condições poderão ter  sérios problemas de saúde consequência dos cruzamentos entre cães ou gatos de uma mesma linhagem, família ou serem totalmente fora do que é considerado padrão da raça. Voce estará literalmente adquirindo “gato por lebre”.

 

- Pelo fato de existir pressa na venda dos filhotes também não serão aplicadas nem mesmo  a primeira dose das vacinas necessárias, sendo muito comum já virem contaminados com doenças como Cinomose, Parvovirose, e no caso dos gatinhos com Rinotraqueíte Felina, FELV (Feline leukemia virus ,FIV  (Feline immunodeficiency vírus), e em ambos poderão vir infestados  de ectoparasitas (pulgas, carrapatos e vermes).Afinal o criador de fundo de quintal não tem a menor preocupação em vacinar e tratar dos pais destes filhotes, visto que se adoecerem ou morrerem serão substituídos por outros animais.Na maioria dos casos quem adquiriu um filhote e já estava se apaixonando por este novo membro da família, terá além do prejuízo financeiro (se caso tiver que levar o bichinho ao veterinário ou se este vier a morrer) a dor de acompanhar o sofrimento e talvez a morte de um pequeno ser.  Se tiver crianças envolvidas a situação então só fica pior!!!E tenha certeza de que por você ter pago baratinho por este filhote, assim que os primeiros problemas de saúde ou mesmo a aparência dele não corresponder ao que de fato se espera de uma determinada raça aparecere, você não terá a menor ajuda deste criador meia boca e com certeza terá muita dificuldade para rever sua grana de volta, pois não existe contrato ou nota fiscal garantindo seus direitos de comprador prevista no código do Consumidor.

 

 Obs: recebemos em nossos e-mails diversas denúncias de compradores que se deram mal ao adquirir filhotes diretamente de criadores, em feiras e petshops pouco confiáveis e que não dão nenhuma garantia.

E se você realmente gosta de bichos não existe motivo para não adotar alguns dos milhares existentes para adoção em abrigos, CCZs, ou mesmo de protetores independentes de sua cidade. 

 

 

 

 

Mogi das Cruzes terá unidade móvel para castração de animais


 http://www.mogidascruzes.sp.gov.br/comunicacao/noticia.php?id=4703

Mogi das Cruzes terá unidade móvel para castração de animais

Terça-feira, 03 de Julho de 2012


Mogi das Cruzes terá unidade móvel para castração de animais

Modelo de Unidade Móvel de Esterilização e Educação em Saúde que está sendo adquirida pela Prefeitura de Mogi das Cruzes para realizar mutirões de castração nos bairros e eventos educativos

Para agilizar o trabalho de castração de cães e gatos, a Prefeitura de Mogi das Cruzes irá contar com o reforço de uma Unidade Móvel de Esterilização e Educação em Saúde, que deverá ser utilizada em mutirões em diversos bairros do município. O processo de compra para aquisição do trailer foi finalizado no final da semana passada e a empresa vencedora foi Anhanguera Indústria e Comércio de Trailers Ltda.
A aquisição do novo equipamento faz parte de uma série de ações desenvolvidas pela atual administração na área de proteção e bem-estar animal. Sua principal proposta é visitar os bairros para fazer as castrações e orientar a população sobre posse responsável. “Algumas pessoas não têm condições de levar seu animal de estimação até o Centro de Controle de Zoonoses, que fica na Estrada de Santa Catarina. Por outro lado, também tínhamos dificuldade em ir até os bairros com toda a estrutura necessária para o procedimento”, explica o secretário municipal de Saúde, Paulo Villas Bôas de Carvalho.
O trailer da Unidade Móvel de Esterilização terá estrutura de alumínio e espaços específicos como sala de tricotomia (retirada de pelos na área de intervenção), sala de cirurgia e sala pós-cirúrgica totalmente equipados com macas, mesas e demais equipamentos necessários para a realização dos procedimentos cirúrgicos. “A fase atual é de adequação, por parte da empresa, às exigências da Resolução nº 2.111 do Conselho de Medicina Veterinária”, explica a diretora do Departamento Municipal de Vigilância em Saúde, Sylvia Maria Abrantes Gomes. O investimento na aquisição do equipamento está estimado em torno de R$ 140 mil.

HISTÓRICO – Desde o início de 2011, quando foi implantada a Câmara Técnica de Proteção e Bem Estar Animal, Mogi das Cruzes vem criando novas políticas públicas voltadas para a posse responsável e o bem estar dos animais. Além da aquisição de uma unidade para as castrações itinerantes, outra novidade é a elaboração do Código Municipal de Defesa e Bem Estar Animal. O anteprojeto foi elaborado por técnicos da Secretaria Municipal de Saúde, passou pela análise da Câmara Técnica de Proteção e Bem Estar Animal, formada por representantes de diferentes segmentos do poder público e sociedade civil, tramitou em diferentes setores da Administração Municipal e foi encaminhado à Câmara Municipal.