terça-feira, 30 de outubro de 2012

Ato de conscientização- SP - Golfinhos de Taiji/Japão



No dia 25 de novembro, às 11:00 da manhã, na Pça. da Liberdade haverá um Ato de Conscientização pelos golfinhos de Taiji - Japão. Contamos com a presença de todos!!!!! Obrigada!!!

Anualmente mais de 2.000 golfinhos são brutalmente mortos em uma pequena cidade do Japão, chamada Taiji. Esses golfinhos são mortos para consumo humano de sua carne que possui níveis altíssimos de mercurio. Além disso, outros golfinhos são capturados e são vendidos para parques aquáticos para desempenhar truques para o entertenim
ento. Para saber mais sobre a matança em Taiji, veja o video: http://www.youtube.com/watch?v=8EB7fm_xPcY
QUEM NÃO FOR DE SÃO PAULO PODERÁ PARTICIPAR ENVIANDO EMAILS, FAX, TWEETS PARA EMBAIXADAS DO SEU PAÍS OU CONSULADOS JAPONESES LOCAIS OU PARA O PRIMEIRO MINISTRO DO JAPÃO http://www.facebook.com/Japan.PMO?fref=ts
TWEET : @JPN_PMO
In case you don't live in SPaulo, you can join the event by sending emails, fax, tweets to the Japanese Embassy or Consulate in your country or even to the Prime Minister of Japan: http://www.facebook.com/Japan.PMO?fref=ts
TWEET: @JPN_PMO 
PARA ADERIR AO GRUPO NA PÁGINA DO FACEBOOK É SÓ ENTRAR NESTE LINK 

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Criadores Criminosos - Vídeo Denúncia - HSI




Para os que costumam criticar o Brasil dizendo que as denúncias por aqui não dão resultado, não surtem efeito, ou que os criadores criminosos não são penalizados, restará uma triste constatação ao término do vídeo que assistirão. A sensação de impotencia que os tomará será devastadora, e chegarão a constatação de que tanto lá como cá, penalizar e enquadrar esses maus criadores não é tão fácil como gostariamos. Acredito que todos também irão concluir que ainda há muito a ser feito para que este tipo de comércio que trata os animais apenas como máquinas de parir e gerar dinheiro tenha um fim.
Não existe de nossa parte a esperança de que um dia a humanidade deixe de querer comprar um animal de uma raça especifíca, não somos sonhadores, temos consciencia de que isso sempre existirá, apesar de toda a nossa luta para mostrar à sociedade que já existem cães e gatos abandonados e carentes demais para serem adotados. Porém exigir que estes animais usados para procriação tenham direito ao menos à um pouco de dignidade, respeito e um ambiente onde possam expressar seu comportamento natural, com saúde, em espaços adequados, conforto e cuidados veterinários  é o minímo que podemos exigir.
Em um mundo perfeito ninguém deveria querer comprar um animal. Bicho não deveria ser tratado nem descartado como coisa, produto, presente ou objeto. Quem sabe futuras gerações conseguirão presenciar essa mudança de postura. Talvez acreditar que este dia virá, faça com que nossa luta se torne menos triste e estressante.
Faz parte dessa luta mostrar à sociedade o que de fato acontece nestes lugares. Afinal, quantos procuram saber de onde vem o filhotinho fofinho e bonitinho que está exposto em vitrines de petshops espalhados pelas nossas cidades ou mesmo nas feiras de filhotes espalhadas por aí?
Será que se fossem investigar as origens destes filhotes de fato comprariam?
Quantas histórias de filhotes doentes, com sérios problemas genéticos e que vieram a óbito nos chega aos ouvidos todas as semanas? São muitos podem ter certeza!!!

Mesmo em uma cidade como SP que possui uma lei pioneira  http://www.jusbrasil.com.br/legislacao/710301/lei-14483-07-sao-paulo-sp  e pela qual lutamos desde sua aprovação a dificuldade em fiscalizar e impedir que o comércio ilegal exista é quase impossível. Sabemos bem disso porque somos defensores  ferozes desta lei!

Neste  vídeo-denúncia feito a partir de uma investigação encabeçada pela Ong HSI http://hsi.org/, e apresentado pela Record no programa Domingo Espetacular, podemos constatar todo  o horror que existe por trás do comércio de filhotes onde uma grande franquia de Petshops, a Petland é acusada de vender animais oriundos de criadores antiéticos, cruéis e criminosos. 






E só para não dizer que não trouxemos a discussão para nossa amada terra, publico abaixo o link de uma matéria que circulou ontem 25/10/12 nas mídias sociais sobre um criador de fundo de quintal que foi denunciado por maus tratos e chegou a ser preso em Uberaba/MG, porém evidentemente, após assinar um termo circunstanciado foi colocado em liberdade, e para piorar ainda continua de posse dos animais como fiel depositário, o que vem causando revolta de protetores e ativistas.

http://jmonline.com.br/novo/?noticias%2C5%2Cpolicia%2C70581





Nestas fotos as condições em que os animais do canil de Uberaba situado na Estância Lambari  BR-262, km 832 foram encontrados. 


*Carinho e agradecimentos a nossa eterna parceirinha Roberta Palmari. Sem a ajuda e o empenho dela não consegueriamos publicar este post.


quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Este é o futuro? - Caso Colégio Luterano Concórdia

 

 

No último fim de semana a rede social Facebook começou a ser invadida por fotos que nos deixaram atonitos e perplexos. 
Eram fotos de jovens garotas com partes de gatos em poses sarcásticas e com a clara intenção de mostrar o que ocorrera em uma aula de quimíca no laboratório do Colégio Luterano Concórdia de Canoas/RS. As imagens eram realmente estarrecedoras, desrespeitosas, chocantes, fossem para quem é ativista, protetor ou mesmo aqueles que apenas amam ou respeitam os animais. 
A repercussão imediata nas mídias sociais fez com que a página da escola fosse retirada do ar após as manifestações daqueles que estavam indignados começassem a pipocar. 
Neste momento em que existe um  esforço gigantesco no sentido de  diminuir o sofrimento dos animais em todas as partes do mundo, ver as imagens destas alunas se divertindo às custas do sofrimento e da crueldade realmente deve ser motivo para muitos questionamentos.
 -Serão estes os jovens que nos representarão no futuro? 
 -Será essa a educação que pais e professores estão oferecendo para as crianças e adolescentes?
 -Os valores que os jovens estão recebendo os transformaram em criaturas desprovidas de sentimentos?
 -A sociedade está criando e nutrindo psicopatas sem que se dê conta disto?
 Quando se presencia adolescentes matando sem dó nem piedade, nas ruas de nossa cidade, sabemos há tempos que o problema social, a falta de controle populacional que levam pessoas de baixa renda a colocar filhos no mundo sem que tenham estrutura para criá-los e o descaso de nossos governantes  nos torna coadjuvantes involuntários desta violência que nos assusta, nos amedronta e nos faz temer ao próximo.  
Porém, o que ocorre quando mocinhas bem nascidas, com famílias estruturadas, uma casa confortável, acesso a bons colégios se comportam como se fossem marginais sádicos, e zombam de um ser indefeso que provavelmente nunca teve a sorte de possuir um tutor, um lar ou alguma proteção que foi esquartejado? 
Quem demonstra falta de sensibilidade pela vida de um pequeno animal, não tem apreço por vida nenhuma.

Quantos  não se lembram de Suzane von Richthofen? quantos não ficaram estarrecidos pelo fato de uma garotinha loirinha e bonitinha planejar e executar os próprios pais?  

Como será que ela era na escola, entre seus amigos? provávelmente fria, como já foi descrita pelos especialistas que a analisaram depois que foi presa. Algo incomoda? então porque não eliminar da face da terra não é mesmo? qual o problema? Ah.... que medo de termos embaixo de nosso teto alguém capaz de fazer o mesmo que a loirinha bem nascida, bem criada e que morava em uma mansão em um belo bairro, não é mesmo? Mas será que seus pais e educadores prestaram atenção à falta de sentimentos, de compaixão, de sensibilidade que ela devia possuir, ou simplesmente preferiram ignorar essas características? 

Alguma relação com a psicopata Suzane e o que as imagens destas jovens se expondo nas fotos com pedaços de gatos nas mãos? impossível não associarmos não é mesmo? 




Aqui as últimas notícias sobre o inquérito relacionado a este caso:
http://wp.clicrbs.com.br/casodepolicia/2012/11/06/professora-e-inocentada-em-caso-de-suspeita-de-maus-tratos-a-gatos-em-canoas/ 

O inquérito contra o Colégio Luterano Concórdia foi arquivado....estranho né? 
 



 

 

  

   

  

 


 



domingo, 21 de outubro de 2012

Adotei um lindo gato - Essa é a música!!!




                                               Voce acha justo ensinar as crianças a atirar o paú no gato?


Atuar como um agente da modificação na forma como a sociedade se refere aos animais também deve fazer parte de nossa luta. É muito comum nos depararmos com citações onde os animais são citados de forma pejorativa ou depreciativa. E o coitado do bicho que não pode se defender vai sendo utilizado até para cantigas infantis que incentivam maus tratos pelos séculos afora!


É comum ouvirmos este tipo de citação:
-matar dois coelhos com uma só cajadada
-o pulo do gato
-não vamos levantar a lebre (antes de dar o tiro óbviamente)
- chamar algum humano que não é muito legal de "cachorro"
-chamar alguém que rouba de "gatuno"
-chamar a sogra de "cobra ou jararaca"
-mulher que não presta de "cadela"
-a vaca foi pro brejo (quando algo dá errado ou causa prejuízo)
-afogar o ganso (de extremo mal gosto)
-lavar a égua (para algo onde alguém ganhou muita grana)
-lágrimas de crocodilo (choro fingido)
-fazer uma vaquinha
-pagar o pato
-dar com os burros n'água

Enfim se quisermos mudar o mundo temos que  tomar cuidado com a forma como nos referimos aos animais. Um dos caminhos é fazermos  com que as crianças sejam este agente transformador, ensinando-os a se referir aos animais de uma forma carinhosa e respeitosa.

Assim gostaria de sugerir que  assistissem e divulgassem este vídeozinho que o pessoal do Abrigo Picollina  http://www.abrigopiccolina.org.br/abrigo/index.html  disponibilizou.
Peçam aos educadores que conheçam e ensinem aos seus alunos. Sugiram que papais e mamães que cantam para seus filhos, também passem a utilizar essa versão,  para que dessa forma se consiga ir modificando culturalmente certas citações e tradições.


                                          Crianças de Avaré cantando ADOTEI UM LINDO GATO
                                            

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Uma gateira de Primeira - Isabel Carballo



Hoje resolvi prestar uma homenagem para uma gateira que mora no nosso coração e que esta aniversariando.
A pequena grande mulher aí da foto, cercada por esses dois fofos, a Mel e o Said (pra mim Floquinho)  é uma "anja" argentina chamada Isabel Carballo. Sinto dizer aos nossos vizinhos de fronteira, mas que sorte tivemos de te-la por aqui, mais especificamente em SP.
Nos conhecemos há alguns anos, por indicação de uma outra gateira quando eu ainda nem mesmo sabia direito como era esse lance de proteção animal, e estava apenas querendo ajudar alguns bichinhos.
Estávamos ambas começando e nem de longe poderiamos imaginar que após tantos anos ainda estariamos aqui na luta.
O trabalho realizado pela Isabel e outras gateiras de sua região, é de dar orgulho e faz a gente acreditar que realmente vale a pena fazer parte desta causa. Quando se conhecem pessoas com este nível de dedicação, amor, lucidez e equilibrio é de encher nossa alma dizer que estamos nessa e podemos contar com pessoas como ela e seu pequeno grupo.
Durante anos ela e algumas outras outras gateiras vem atuando na captura de gatos das praças e jardins, as chamadas colonias, para poder castrar, doar ou devolver às ruas aqueles que não tem condições de serem doados por serem ferais (ariscos). De centenas de gatos parindo sem parar, no entorno de suas casas hoje restam apenas algumas dezenas, com controle total da população de gatos abandonados. 
Pode parecer tudo muito fácil, quando se ouve falar ou se lê sobre isto, mas mesmo para quem conhece a problemática que envolve este trabalho, fica a certeza de que de fato é tudo muito dificil.   Muito mais que controlar zoonoses, cuidar de bichinhos que chegam atropelados, queimados, mutilados, há que se  lidar diretamente com animais ariscos e que não aceitam ser manejados e ainda financiar de seu próprio bolso os custos para toda essa operação. Contabilizando também a falta de apoio do poder público, de estrutura fisíca para poder isolar, sociabilizar, tratar e castrar estes animais e ainda dispobiliza-los para adoção.
A história dessa nossa gateira guerreira merece um livro, quem sabe um filme?
Horas de carinho, amor, dedicação, lágrimas, alegrias, pequenos desapegos e grandes batalhas.
E além disso tudo, ainda consegue realizar seu trabalho e ser uma excelente profissional na área de editoração gráfica.

Quando chamada para atuar e se posicionar politicamente também não foge à luta. Já foi há várias manifestações e é brava como costumam ser minhas amigas.

                                                  Gateiras unidas jamais serão vencidas. 
                                  Foto na av Paulista na manifestação Crueldade Nunca Mais.


Mesmo quando está sobrecarregada, sempre que pode ainda ajuda outros protetores quando abre alguma vaga em sua tão concorrida vida de protetora. Sempre se fez presente com meus resgatadinhos e de outras gateiras de sua confiança. E isso não tem preço!!!



Alguns destes casos são  histórias lindas com finais felizes e até engraçadas, como a deste gatinho preto aí que chamamos de Zelinho, na foto com a Mel uma das babás caninas da casa.
Acordamos com um amigo ligando desesperado porque tinhamos que ir resgatar um gato terrívelmente bravo, que ficava de pé contra a parede, e que não parava da uivar para o seu beagle. E quando chegamos lá era essa criaturinha aí que adorava ficar no meio dos cães da Isabel e foi doado para uma pessoa que tinha uma boxer, que volta e meia me ligava para contar que ele a usava de colchão, e que só dormia em cima dela. 


Ou então a história da Lady Gaga, uma filhotinha que de dia ficava entre as covas do cemitério São Paulo e durane a noite dormia no bueiro. Se escondia lá quando o guardador de carros (o nome foi ele quem deu a ela e pediu que não mudasse)  que estava cuidando dela ia embora. Ele me pediu ajuda, foi resgatada, ficou uns tempos na Isabel, depois foi para outra cidade onde ficou no gatil de uma amiga porque era bravinha, e aí um professor se apaixonou por ela e a adotou. O engraçado da história? é que a casa dele ficava no mesmo bairro de onde a resgatamos, aliás muito próxima. 
E o que ele adora nela? é porque é bravinha!!!

Uma divída eterna que tenho com nossa gateira querida? 
Além do fato dela já ter ajudado centenas de gatinhos, e ter me acudido em vários casos, ainda teve participação fundamental quando resgatei a Luiza. Um dos presentes mais queridos que Deus podia me dar nesta vida. 

 

Estavamos morando no mesmo bairro e eis que eu me apaixonei perdidamente observando essa gata 
do alto do 16°andar. Logo de inicio percebi que ela não era uma gata de rua. Fiquei sabendo 
que a sua mãezinha havia ido para um asilo e a dona de uma loja concordou em cuidar dela em troca da doação de seus móveis, porém a gata não sabia se virar e acabou ficando dias presa sem água e comida em um porão. Eu estava de mudança para outro apartamento e advinha onde ficou a Luiza? hospedada na madrinha Isabel. 
                                       

Coincidencia ou não. Foi no bairro que vive esta mulher chamada Isabel Carballo, que me encanta, me orgulha e me faz acreditar que é possível sim, fazer um trabalho bonito e correto pelos animais, que resgatei e adotei uma gata com dois corações há exatos dois anos, exatamente no dia do aniversário de nossa mais querida Gateira. 





terça-feira, 9 de outubro de 2012

Petição pela Liberdade dos golfinhos da Disney

Daqui saem os golfinhos e baleias que tiveram a "sorte" de serem escolhidos para divertir turistas pelo mundo e que irão viver uma vida de confinamento, dor, sofrimento e solidão até quando adoecerem e vieram a óbito.


  


Golfinhos, capturados em Taiji, Japão, são colocados em containers e despachados para algum lugar do mundo para entreter o ser humano.
Este golfinho chorava enquanto estava sendo içado pelo guindaste! Ele viverá o resto da sua vida longe da sua família e do oceano, sendo explorado e escravizado pelo ser humano! Muitos tentam se suicidar ou escapar dos aquários!!! Triste....muito triste!!!

Isso acontecerá até que todos se recusem a pagar por estes espetáculos. 


                                                                                Foto de Sea Shepherd Cove Guardians Page



Para quem domina o ingles tem muito material neste site http://www.bluefreedomblog.org/ para ler e entender o porque da luta para mostrar ao mundo os motivos para que não se frequente os parques aquáticos.  

Vamos estudar, ler, divulgar e juntos quem sabe um dia ainda vamos conseguir acabar com este mercado milionário de captura/caça de golfinhos e baleias pilotos.

Já publicamos aqui no blog material sobre o mito do sorriso dos golfinhos http://esquadraopet.blogspot.com.br/2012/09/o-mito-do-golfinho-feliz-nos-shows.html está em portugues e foi feito com muito carinho.

Aqui o apelo por sua assinatura

  
Katie Emmons
President
Blue Freedom Inc.
bluefreedomblog@gmail.com

Aqui voce assina a petição pela liberdade dos golfinhos da Disney