terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Feira ou Evento de Adoção? Mudança de postura pelos animais.


Atualmente acontece no país em praticamente todas as cidades eventos onde animais resgatados das ruas por Ongs ou Protetores Independentes são doados mediante uma pequena entrevista, uma taxa de adoção que pode ou não ser cobrada para cobrir os custos com vacinas/castração (que convenhamos é imprescindível), e a assinatura de um termo de compromisso, mais conhecido como Termo de Adoção onde o adotante se compromete a zelar pelo bem estar e segurança do animal que está sendo adotado por ele.
Existem Ongs e Protetores que não ficam uma só semana sem realizar um Evento de Adoção pois, para eles é como se isso fosse uma missão divina. Apesar de que muitos após alguns anos nesta luta se mostram cansados porque afinal toda a logística realmente é cansativa tanto para os que doam como para os que serão doados.
Como tudo na vida chega uma hora em que há necessidade de que outros voluntários ocupem se dessa tarefa, afinal todo guerreiro merece descansar.

Mas se tudo muda porque não mudarmos a forma como nos referimos a estes eventos tão importantes para a  proteção animal?
Porque ainda insistimos em chamá-los de Feiras de Adoção?
Será que somos preguiçosos e acomodados?
Será que a designação Feira é melhor em termos de marketing que Evento?
Ou será porque simplesmente nossos ouvidos e bocas se acostumaram a este som?
Talvez seja um pouquinho de cada coisa, não é mesmo?
Então..... se na vida tudo muda e se estamos nessa luta pelos animais, porque não começarmos a mostrar para a sociedade que os animais precisam e merecem todo respeito?
E que para poderem estar prontos para encantar e conseguir um lar de amor,  foram tratados, vermifugados, castrados, tomaram um banho gostoso, estão cheirosinhos, alguns até enfeitadinhos com lacinhos e gravatinhas, outros com roupinhas para poder ficar mais bonitinhos ainda do que já são...e estão para adoção em um EVENTO, assim mesmo em caixa alta e negrito, com muito orgulho e com toda vontade de que o eleito seja um SORTUDO!!!

Vamos tentar nos adaptar, mesmo que seja aos poucos, para podermos evoluir no sentido de mostrar para a sociedade que os Animais importam, que merecem respeito, que sofrem e que o trabalho deste verdadeiro exército que se dispõem a abrir mão de um fim de semana de sol na praia, na piscina ou em companhia da família é importante e valoroso, tanto quanto os nossos protegidos?


Nota:
Se não somos feirantes, nem os bichos são mercadoria, então porque não mudarmos, não é mesmo? 
Se nós somos a voz dos Animais, então porque não quebrarmos mais este paradigma e dar mais dignidade à essa ação tão importante para milhares de Animais?