quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Comércio ilegal de filhotes - Audiencia com Subprefeito da Lapa/SP



Comércio ilegal de filhotes no entorno da Praça Agostinho Bettarello - Lapa/SP



Em encontro com o Esquadrão Pet nessa quarta-feira, dia 27 de fevereiro de 2013, o subprefeito da Lapa Ricardo Airut Pradas e assessoria, comprometeram-se a intensificar a fiscalização visando coibir a venda ilegal de filhotes de cães e gatos na Praça Agostinho Bettarello, defronte da Cobasi-Jaguaré, e ruas do entorno. A subprefeitura está mantendo contato com o CCZ/SP para a realização de novas operações conjuntas - conforme dita a lei 14.483/07 e seu decreto regulamentador, cabe às subprefeituras coibir o comércio ilegal nas áreas sob sua jurisdição, podendo contar com o CCZ em caso de apreensão de filhotes.



Subprefeito da Lapa e ativista Izolina Ribeiro - EsquadrãoPet


O Esquadrão Pet luta pelo cumrpimento da Lei do Comércio de Cães e Gatos, de autoria do Vereador Roberto Tripoli, desde que essa lei foi sancionada, em 2007 (Lei 14.483/07) http://goo.gl/yJ177, e vários pontos de comércio ilegal já foram debelados, em várias áreas da cidade. Mas é preciso manter sempre a vigilancia, por isso a dirigente do EsquadrãoPet, Izolina Ribeiro, pediu audiencia com o subprefeito, para expor o problema. O grupo também tem denunciado pet shops onde filhotes são vendidos sem castrar ou estão em situação de maus-tratos, e vários estabelecimentos já foram multados e regularizaram a situação. Também tem atuado  na orientação para encaminhamento de denúncias que protetores/ativistas e cidadãos comuns queiram fazer para as autoridades competentes.

Na Administração anterior, do prefeito Kassab, dezenas de animais chegaram a ser apreendidos em operações realizadas na Praça Agostinho Bettarello http://goo.gl/gLJfg. Infelizmente, se a subprefeitura deixa de fiscalizar e reprimir, os vendedores ilegais voltam - hoje eles são menor numero do que antigamente, mas ainda frequentam a área. Agora, o subprefeito da Lapa  Ricardo Airut Pradas garante que vai endurecer a ação do poder público e afirmou que ele não gosta de iniciar algo que não veja a finalização.

Além disso, Izolina Ribeiro sugeriu que tecnicos do CCZ/SP voltem a fazer ações educativas na área e mesmo dentro da Cobasi, explicando para as pessoas que o comércio na praça é ilegal, os animais sofrem muito e, além disso, quem compra um filhote de comerciantes ilegais pode estar levando para casa um animal contaminado, com grande chance de ficar doente, e mesmo vir a óbito, pois muitos sequer tem protocolo de vacinação e na grande maioria são vendidos antes do desmame tornando-se assim filhotes vulneráveis á doenças oportunistas . E isso pode acarretar muito sofrimento para o animalzinho e para a familia que o adquiriu.
Foi sugerida também a colocação de placas na praça Agostinho Bettarello com frases que expliquem à população que o comércio de filhotes em local público é ilegal.

 

CONHEÇA A LEI

COMÉRCIO DE FILHOTES EM ÁREAS PUBLICAS -- A LEI 14.483/07 proibe o comércio de cães e gatos em QUALQUER ÁREA PUBLICA (praças, avenidas, ruas, parques) e determina que cabe ÀS SUBPREEITURAS fiscalizarem e agirem para coibir a ação dos vendedores ilegais. A lei determina ainda que uma subprefeitura, ao agir em área de sua jurisdição, pode contar com o CCZ se há necessidade de apreensão de filhotes.

Portanto, se você presencia venda ilegal de filhotes, em áreas públicas, deve denunciar PARA A SUBPREFEITURA DA ÁREA, pelo 156, email, carta ou pessoalmente na praça de atendimento ao publico. No site da prefeitura você pode encontrar todos os endereços das Subprefeituras.

http://www.capital.sp.gov.br/portalpmsp/

PET SHOPS, CANIS E GATIS COMERCIAIS -- no caso dos pet shops, canis e gatis, a lei determina que os filhotes devem ser vendidos ACIMA DE 60 DIAS, CASTRADOS, VACINADOS, VERMIGUADOS, COM NOTA FISCAL e MANUAL DE ORIENTAÇÃO SOBRE A RAÇA E CUIDADOS COM O FILHOTE. Esses estabelecimentos devem ser fiscalizados pelo CCZ - Centro de Controle de Zoonoses. Portanto, se voce presenciar filhotes sendo vendidos de forma ilegal em pet shops, canis e gatis, deve DENUNCIAR AO CCZ - 156 ou pessoalmente.




segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Manifestantes dizem não a TOKIO 2020 - pelos golfinhos de Taiji






Tenham mãos, patas ou nadadeiras... todos merecem ser livres e viver em paz - Global Olympics Dolphins Campaing



Na úlitma sexta-feira 22/02/2013 ativistas contra a matança/captura de cetáceos (golfinhos e baleias piloto)  que ocorre em Taiji/Japão foram às ruas em mais de 20 países, em um total de 38 cidades visando pressionar o COI - Comite Olimpico Internacional para que não endosse o Japão como sede das olimpiadas de 2020.
Um país que não aceita mudar sua postura em relação a crimes cometidos contra os animais não merece sediar uma olimpíada, este foi o mote da manifestação.
Esta é mais uma forma de pressão para obrigar o governo japones a rever sua postura em relação ao que é defendido como uma tradição japonesa. A manifestação global teve a iniciativa da ativista escosesa Shona Lewendon, assim como a petição que será enviada ao COI.
http://www.causes.com/olympicdolphins?recruiter_id=52530925&utm_campaign=sharebar_fb.


Charlie - jovem ativista pelos golfinhos -  Londres


Aqui no Brasil as cidades que participaram do rally internacional foram São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Porto Alegre.
Em SP e em todas as outras cidades as manifestações aconteceram em frente aos consulados japoneses e foram de natureza pacifíca.

e Lilian Magliane Cantafaro. 
Colaboração Izolina Ribeiro-Esquadrão Pet e todos aqueles que se mobilizaram e doaram seu tempo e sua energia para demonstrar apoio ao rally na tarde quente e chuvosa.





Fotos da manifestação em SÃO PAULO - BRASIL - Gilson Shimoda Veg

Para os que ainda não conhecem o que acontece em Taiji- Japão algumas postagens anteriores feitas aqui no blog poderão ajudar a entender melhor o motivo de nossa indignação, principalmente essa onde disponibilizamos o link para o documentário ganhador do Oscar - The Cove (legendado em portugues) e que denunciou ao mundo o que ninguém poderia supor que acontecia em uma das nações mais desenvolvidas do mundo. 

http://esquadraopet.blogspot.com.br/2012/08/the-cove-o-documentario-ganhador-do.html 

Neste site vcs podem visualizar também os números de animais mortos/capturados em Taiji/Japão. 
http://www.ceta-base.com/drivefisheries.html


Como ativistas ressaltamos a importancia de que nessas ocasiões existe sempre a chance de podermos conversar e explicar aos que se interessam pelo protesto, os motivos pelos quais estamos nos manifestando, e que deve haver além da preocupação de fazermos banners, faixas e performances algum material educativo com referencias à blogs, sites ou páginas no facebook onde essas pessoas possam encontrar informações sobre o assunto objeto de nosso ativismo.







terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Colchões térmicos sem termostato - Perigo para os pets



 Em 2009 muito antes deste blog existir eu havia divulgado por email http://pt.calameo.com/read/00191317104330749a6a4 o perigo dos colchões térmicos sem termostato. Na época estava acontecendo em SP, mais precisamente na Camara Municipal de SP um evento chamado Comissão de Estudos, presidida pelo vereador Roberto Tripoli e eu organizei um material com as fotos e o relato do caso da Kika a boxer das fotos ( já deve ter virado anjinho, pois estava velhinha e tinha cancer)  abaixo e entreguei para uma autoridade que teria o poder de proibir o colchão térmico vendido sem o termostato. Não poderei citar aqui o nome da autoridade para quem entreguei o documento, pois o mesmo foi entregue em mãos, não tenho nenhum protocolo e ele me desmentiria ou até me processaria por calúnia dizendo que eu nunca entreguei nada a ele. Mas jamais tive alguma resposta sobre a denúncia feita na época.
Estes produtos são vendidos com indicação para o uso em ninhadas, animais com hipotermia e também para pós cirúrgias.

Cicatrizes provocadas por colchão térmico utilizado em pós operatório


Nestes dois links a história da cachorrinha Estrela  que veio a óbito porque o colchão térmico onde passou a noite após uma cirurgia, apresentou defeito no termostato. Neste caso o termostato existia, porém parou de funcionar e a cachorrinha  além das queimaduras na pele, foi cozida internamente. Acreditamos  que já passou da hora das autoridades responsáveis pela regulamentação dos equipamentos/medicamentos veterinários se debruçarem sobre a questão destes produtos. 

Nessa primeira matéria o proprietário ainda acreditava que a Estrela iria ficar bem após se recuperar.

http://www.clickric.com.br/ric.com/videos_programa.asp?estado=sc&id_prog=2&id=22816&cidade=4

Aqui a noticia de que Estrela não sobreviveu as queimaduras de terceiro graú.

http://www.clickric.com.br/ric.com/videos_busca_player.asp?id_cat=2&data=30%2F08%2F2012&estado=sc&id=22855&estado_sel=sc 

*Agradecimentos à Adriana Cristina Gonçalves Martins que através do Facebook nos enviou os vídeos acima acrescentando dessa forma mais conteúdo a nossa postagem.


Abaixo dois posts que capturamos em fóruns de discussão. As tarjas pretas foram colocadas porque não tenho autorização para divulgar o nome de quem fez os comentários.




Depois de todos esses anos fomos investigar para ver se os tais colchões térmicos já haviam sido retirados do mercado, porém constatamos que apesar do avanço da tecnologia nada mudou, e os tais produtos perigosos continuam a ser produzidos e vendidos sem o termostato por algumas empresas. E para nosso espanto existem colchões que são ligados na rede 220 V.
O risco de continuar a acontecer isso que aconteceu com a Kika nas clinícas e hospitais veterinários prossegue. 
Como ativistas e apaixonados por animais só nos resta deixar registrado aqui no blog este alerta.  Fiquem atentos e exijam que seu animal não corra riscos desnecessários!!!











quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

A herança da colecionadora de animais - Parte 1




 Há algum tempo estava ensaiando para escrever esse texto, ou como dizem no interior "contar esse causo". E eis que há duas semanas quando me ligaram em um domingo ensolarado em pleno café da manhã, para me contar que uma colecionadora de animais continua a submeter suas vitímas a fome, dor, crueldade e loucura e que pseudos "protetores" não param de pedir a ela que pegue mais bichos, mesmo já tendo sido denunciada às autoridades da cidade e estando proibida de pegar sequer uma pulga, eu resolvi que tinha chegado a hora. 

Para quem ainda não conhece o tema sugiro uma olhada nesse material da ArcaBrasil:
http://www.arcabrasil.org.br/noticias/1101_hoarders.html


Durante dois anos morei em Pinheiros  um bairro badalado e bem conhecido de SP. Logo que me mudei para lá descobri que na mesma quadra em que morávamos havia uma senhorinha, de voz mansa, olhinhos azuis e cabelos brancos que possuía muitos gatos. 
Ao passarmos pela frente da casa dela em dias de sol viam-se muitos bichanos espalhados aproveitando o calor gostoso deitados com aquele jeito que só os gatos sabem fazer, e que nos causa uma invejinha boa no fundo da alma.
Mas o que nos chamou mesmo a atenção foi o fato da casa exalar um odor muito forte de urina de gatos.
Eis que um dia passando vi vários filhotinhos na janela e aproveitando que ela estava na frente da casa puxei conversa e fui logo dizendo que era apaixonada por gatos e já fui fazendo a pergunta básica:
e esses filhotes a senhora vai doar? e aí veio a resposta que confirmou minhas suspeitas:: nem sei de onde vieram, de repente apareceram na minha sala. 
Outra pergunta: mas seus gatos não são castrados? a resposta: são muitos e eu não consigo me lembrar quais são castrados.
Aí eu falei que se ela conseguisse se lembrar, que tinhamos várias amigas gateiras lá no bairro e que nos dispunhamos a castrar os que faltavam e até a doar os filhotes se ela quisesse. 




Como eu suspeitava que iria acontecer ela nunca me respondeu, e quando me via fugia rapidão.....imagino quantos filhotes ela não desovou pelas praças, jardins e cemitérios daquele bairro, porque os que eu havia visto sumiram de repente. E quantos destes filhotes não acabaram sendo mortos por maldade, fome ou mesmo atropelamentos?
Depois conversando com vizinhos pude observar os portões e muros das casas telados e descobri que não era para que gatos não saíssem, mas sim para que não entrassem para sujar seus quintais, e contaram que há anos denunciavam a tal velhinha por maus tratos, e que meses antes o CCZ/SP havia ido lá finalmente e que tinham capturado alguns gatos. Contaram também que outras protetoras já haviam se oferecido para ajudar com castrações mas ela nunca aceitou.  E o mais incrível é que ela trabalhava para um médico como enfermeira, do que se conclui que não era uma ignorante. Mas como todo colecionador o perfil dela era aquele já bem manjado....bem articulada e dissimulada.
Os gatos dela eram ferais (bravos), viviam em um matagal que havia no fundos da casa, um quintal enorme que não dava para ver o chão, e nem que haviam animais ali dentro de tão fechada que era a mata.
Ou seja: como tantos colecionadores ela não sociabilizava com os animais, apenas os acumulava.


Matagal onde viviam os gatos da colecionadora.

Eis que um dia passando por lá percebo que estavam colocando tapumes nas casas inclusive a da tal colecionadora. Começamos a investigar e ela já havia se mudado de lá deixando os gatos segundo os vigias que a construtora tinha colocado nas casas que iriam ser demolidas. Acabamos conhecendo uns rapazes que moravam na mesma rua e que gostavam muito de animais e que queriam tirar os gatos de lá antes dos tratores entrarem  e por tudo abaixo.
Quando entramos na casa  o que vimos era aterrorizante. Pilhas de lixo entulhando todos os comodos, ratos, baratas, imundície de anos acumuladas lá dentro, não havia nem mesmo água nas torneiras.
Com a ajuda financeira dos rapazes pagamos para os vigias para que nos ajudassem a capturar os gatos com as armadilhas, organizamos a logistíca para que eles fossem levados para uma clinica e enquanto não tiravamos todos de lá, iamos fornecendo ração e água para que não morresem de fome.
Essa operação  levou quase um mes e os animais iam sendo hospedados em uma clinica para serem tratados, vacinados e castrados. Conseguimos um gatil para aonde foram levados, mas jamais amansaram, eram bravos a ponto de atacar quando encurralados, e infelizmente quando imaginávamos que tinhamos tirado todos, um deles, talvez um dos mais ariscos foi encontrado muito ferido e morreu antes que desse para fazer algo.


A DEMOLIÇÃO

A casa já demolida, restando apenas a mata onde viviam os gatos.

Tempos depois encontrei um dos vigias que nos ajudou com as capturas e ele me disse que a tal senhorinha havia passado por lá e lhe contou  que ela estava muito deprimida, pois não conseguia viver sem os gatos e que estava procurando uma casa na região para comprar e poder te-los novamente.
Tive um ataque de fúria e disse que se ela começasse a coleção novamente ia denunciá-la até ao FBI.
E eis que alguns dias depois ele soube por uma conhecida da tal velhinha que ela havia infartado e morrido. Me desculpem mas eu comemorei muito essa notícia!!!
A herança que ela deixou?  um monte de gatos bravos e indoáveis. 
Moral da história: um colecionador de animais só pára de torturá-los quando morre!!!





Não existe nenhum amor, nenhum respeito, nenhum sentimento de compaixão, nada que um colecionador sinta por estes animais, apenas o egoismo sádico em mante-los em condições precárias, sobre seu poder de vida e de morte e que faz com que muitas vezes eles vivam  em tal estado de penúria que chegam a cometer  canibalismo, ou seja matam os mais fracos para devorá-los tamanha a fome. 

Quem apoia, acoberta ou finge que não sabe o que acontece com certeza é conivente com os maus tratos e as crueldades perpetuadas por estes seres do mal que usam os animais como muleta para suas neuroses e carencias. 




Mutirões de Cães e Gatos em SP/Calendário mês 02/2013



Para quem prefere castrar nas clinicas conveniadas com a Prefeitura de SP, segue o link com locais e as informações necessárias para se fazer inscrição.

http://esquadraopet.blogspot.com.br/2012/08/castracao-gratuita-de-caes-e-gatos-em.html