segunda-feira, 22 de abril de 2013

Nunca deixe seu amigão preso dentro do carro.



 
Um estudo realizado pelo Departamento de Geociências da Universidade Estadual de San Francisco, nos Estados Unidos demonstra que a temperatura dentro de um carro parado debaixo de sol com os vidros fechados aumenta 80% nos primeiros 30 minutos. A pesquisa concluiu ainda que um veículo em temperatura ambiente de 25°C, após uma hora tem sua temperatura interna aumentada para 47,8°C. 
Com uma temperatura externa em 29°C, após uma hora o calor dentro do carro chega a 51,7°C.
O estudo mostra ainda que um carro com o vidro traseiro semi aberto também tem um aumento mais lento da temperatura interna, mas após 55 minutos alcança a mesma temperatura que teria se os vidros estivessem fechados.
(trecho de uma matéria publicada pelo G1 sobre a morte de um bebê esquecido no carro dos pais).
Uma campanha recente na Dinamarca alerta para o risco de se esquecer um ser vivo dentro do carro, seja ele um animal ou um bebê.  Vejam no vídeo abaixo:


Por termos um olhar mais apurado, quantos de nós já não se deparou com algum cachorro nos olhando ou latindo dentro de carros estacionados em supermercados, shoppings ou mesmo nas ruas?
Na medida em que vemos aumentar o número de cães e gatos sendo adquiridos pelas pessoas, crescem também na mesma proporção a constatação desse tipo de comportamento que coloca em risco a integridade fisíca dos cães destes donos, digamos, irresponsáveis.

                                                          Como se sente um cão preso no carro no verão/PETA

A maioria destes donos ou tutores,  quando pegos em flagrante ao deixar seus animais presos no carro,  virão com a mesma desculpa: "fui comprar algo e já estava voltando rapidinho". Mas quantos não se esquecem dos seus cães muitas vezes por horas dentro do carro, afinal o que não falta são coisas interessantes dentro dos ditos templos de consumo.Vejam casos recentes que foram noticiados comprovando as ocorrências.
http://goo.gl/Ed5FM8
http://goo.gl/zRnMGb

Foto  The Silence of Dogs in Cars - Martin Usborne
Acreditamos que o importante antes de tudo é avaliarmos a situação para podermos tomar alguma atitude antes de nos desesperarmos ou mesmo dar algum alarme sobre o animal preso no carro. O bom senso é sempre bem vindo. Muitas vezes um bom papo pode resolver, mas em outras ocasiões atitudes radicais terão que ser tomadas para se salvar uma vida.
A orientação é de que ao nos depararmos com cães presos em carro, em primeiro lugar se faça uma tentativa de conseguir avisar o dono para que venha retirar o animal do carro através de auto falantes, caso  dos grandes estabelecimentos comerciais ou mesmo pedindo para alguém chamá-lo pessoalmente se isso for possível.  Pode se citar a lei de crimes ambientais 9605/98 art. 32 http://goo.gl/YILfAY
Em caso de risco eminente para o animal, a providencia é chamar a segurança do local ou a policia,  e pedir que o carro seja aberto rapidamente segundo a orientação de advogados. E muito importante, é sempre ter testemunhas de que o animal se encontra em risco e precisa ser retirado com urgência do carro para o caso de haver necessidade de se quebrar vidros ou chamar algum chaveiro para poder abrir o automóvel.

Foto  The Silence of Dogs in Cars - Martin Usborne
Nota: quando o seu cachorro demonstra felicidade ao vê-lo retornar, após você tê-lo deixado para ir ao trabalho, estudos ou por qualquer outro motivo, ele está demonstrando a dimensão que você tem  na vida e no coração dele. Quando o deixou ele ficou imaginando que talvez nunca mais lhe veria novamente....e quantos outros seres vivos são capazes de amar tanto quanto seu cão? pense nisso sempre e procure zelar pelo seu bem estar, já que amigo assim vai ser difícil de se encontrar por aí.  

Para ver a série de fotos incríveis do Projeto The Silence of Dogs in Cars clique no link abaixo:
http://www.martinusborne.com/dogs-in-cars 







 









.









segunda-feira, 8 de abril de 2013

Unidades Móveis de Esterilização - Projetos



Finalmente estamos cumprindo a promessa de publicar essa postagem sobre Unidades Móveis de Esterilização.

Sabemos que muitos sonham com um Castramóvel, principalmente nas cidades onde não existem clinícas especializadas em esterilização/castração de cães e gatos e esperamos dessa forma estar dando nossa pequena contribuição com essa publicação. Realmente a facilidade de acesso aos locais onde a população não possui recursos para poder levar seus animais para castrar é uma das soluções sonhadas por muitos e cada vez mais necessária.  
É importante que se atente para o fato de que embora já existam prefeituras aderindo a essa realidade  não devemos nos esquecer nunca que o poder público é lento, emperrado e burocrático, e que sempre que houver necessidade de se adquirir, consertar ou modificar algum equipamento ou contratar pessoal,  existirá a obrigatoriedade de se fazerem licitações e mais licitações, o que muitas vezes poderá acarretar paralisações durante meses ou até anos de projetos, fazendo com que campanhas de castração sejam interrompidas,  inviabilizando assim um possível resultado positivo, pois a quantidade de animais castrados nem sempre será aquela  desejada e necessária.
Já existem veterinários que perceberam a grande chance de montar suas próprias Unidades Móveis de Esterilização e que podem ser contratados para fazer mutirões pelas prefeituras ou mesmo pelas Ongs, então essa possiblidade também deve ser avaliada. 
Vamos publicar em uma outra postagem alguns exemplos destes veterinários empreendedores.
Esperamos que gostem do formato da publicação, porque tivemos que optar  pela utilização de algumas ferramentas para que os documentos e projetos pudessem ser desponibilizados, estamos na torcida para que  este material possa ser útil para aqueles que  batalham de fato pelos animais. . 
Não nos esqueçamos também da existencia da Resolução 962 do CFMV http://www.cfmv.org.br/portal/legislacao/resolucoes/resolucao_962.pdf que resgulamenta os mutirões e que prevê no capítulo II a possibilidade de se utilizar as Unidades Móveis de Esterilização,  que após muitos anos de reivindicação finalmente foi publicado em 2010.

Art.6º
Os procedimentos de contracepção em cães e gatos também poderão
ser realizados em Unidade Móvel de Esterilização e Educação em Saúde (UMEES),
devidamente regularizada perante o CRMV e demais órgãos competentes, tais como
registro no Departamento de Trânsito e Prefeitura Municipal

Pioneirismo no Pais
AILA - Aliança Internacional do Animal 

Referencia no Brasil  quando falamos  em Unidade Móvel de Esterilização, essa respeitada Ong é exemplo de que realmente estava à frente de seu tempo, pois embora passados todos esses  anos desde a construção do onibus,  muitos ainda estão em busca de informações e sonham implementar projetos semelhantes. 
O onibus fabricado em Santa Maria/RS,  já durante a viagem do Rio Grande do Sul para São Paulo foi utilizado para esterilizar animais da população carente. 
Isso aconteceu em 1999 e em 6 anos calcula-se que foram castrados mais de 10000 animais. Mesmo com a forte resistencia do CRMV/SP que na época era contra a utilização dos Castramóveis,  dona Ila jamais deixou de fazer mutirões em cidades do interior do estado e nas comunidades carentes das zonas sul, leste e norte da cidade. Ainda hoje se ouve falar deste que foi um projeto pioneiro e que merece ser citado sempre como iniciativa exemplar por todos nós. 
 
Agradecimentos à sra. Ila Franco e Marta Giraldes, respectivamente, presidente e vice presidente da AILA, por ter nos permitido publicar todo o detalhamento do projeto original, além das fotos históricas publicadas no mosaico abaixo. 


Unidade Móvel de Castração - AILA

 - Planta da Unidade Móvel de Castração - Onibus
  https://plus.google.com/photos/107933289682752151282/albums/5862729226422920049    /5862731015546693554 
 
- Projeto de instalação
   http://pt.calameo.com/books/001913171cf6fa3843470

- Procedimentos Básicos
  http://pt.calameo.com/books/001913171eaf08921fc78

 - Lista de Material
   http://pt.calameo.com/books/00191317126d4d6e2aa56

- Instalação do Onibus
  http://pt.calameo.com/books/001913171cf6fa3843470

- Apresentação da Proposta 
  http://pt.calameo.com/books/0019131711cea6d481b86

- Área Estrutural
  http://pt.calameo.com/books/00191317162bf8bd68735  


Cidades avançam  na busca pelo controle populacional de cães e gatos.

Devido ao agravamento da situação na maioria das cidades brasileiras em termos de animais errantes e da procriação indiscrimada de cães e gatos pertencentes a população em geral, finalmente alguns prefeitos e vereadores, que possuem um olhar mais apurado e conseguem dimensionar o grande problema de saúde pública gerado pela superpopulação, estão começando a se sensibilizar para o apelo desesperado de protetores/ativistas e Ongs de proteção animal que clamam para que  politicas públicas efetivas sejam desenvolvidas em seus munícipios. Graças ao esforço  de muitos que lutam verdadeiramente pelos animais, os avanços tem surgido embora muita lentamente em algumas cidades,  e sempre aquecem nossa alma e nos dão esperança de dias melhores para todos que batalham nessa causa.
A cidade de Mogi das Cruzes é um destes exemplos. Vejam no link abaixo a noticia sobre a inicativa da prefeitura local.
http://esquadraopet.blogspot.com.br/2012/08/mogi-das-cruzes-tera-unidade-movel-para.html

Nota: Gostariamos de publicar algumas fotos dessa Unidade Móvel de Castração porém o trailer ainda não está sendo utilizado para as campanhas, pois está em curso a  licitação para se determinar quem irá gerenciar o projeto.

Agradecemos ao Ralf Naure - Ong AdoteJá/Mogi das Cruzes/ Chefe de Gabinete da Vereadora
Karina Pirillo a disponibilização do projeto do PetMóvel

Unidade Móvel de Castração de Mogi das Cruzes - SP

- Dados Técnicos do Trailer Flamingo - Unidade Móvel de Castração
   http://pt.calameo.com/read/001913171307be2af02f3


- Planta Baixa do Trailer
  https://plus.google.com/photos/107933289682752151282/albums/5862729226422920049  /5862729243204561938