quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Normas/regras e dicas para viajar com seu pet.





A cada dia que passa se tornam mais comuns as viagens para outros estados ou mesmo as  internacionais, além daquelas que poderão ser definitivas para outros países, seja por novas oportunidades de trabalho, um amor que pintou, vontade de conhecer outras culturas ou mesmo para mudar de ares. E evidente que quem ama seus bichos não deve e nem  vai querer abrir mão deles, mas para isso é importante planejamento e um certo cuidado , pois a última coisa que queremos é ter que deixá-los por algum erro ou desatenção. Então vamos tentar organizar tudo aqui para ajudar nessa tarefa.



Transporte Interno de Cães e Gatos
Para o transporte interno de cães e gatos, é necessário apenas o atestado de saúde assinado por veterinário habilitado, que deve atentar para a assiduidade da vacinação antirrábica. 
A acomodação dos animais de companhia em viagens aéreas, terrestres ou marítimas é definida pela empresa responsável pelo transporte. As exigências variam e o animal pode viajar em qualquer compartimento, desde que o seu peso e a gaiola sejam compatíveis com o ambiente e as exigências da empresa transportadora.

Algumas companhias exigem que animais suscetíveis a estresse sejam sedados antes do embarque. Por isso, é sempre aconselhável procurar as empresas de transporte com antecedência. Nas viagens internacionais, as companhias aéreas aplicam as normas da Associação Internacional de Transporte Aéreo (Aita).


Transporte Internacional de Cães e Gatos


O transporte de animais entre países exige o Certificado Zoossanitário Internacional (CZI). O documento é emitido pela autoridade sanitária do país de origem ou de procedência do animal de estimação. No Brasil, o CZI é expedido pelo Serviço de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro), órgão vinculado à Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA), por meio dos 106 postos distribuídos em aeroportos, portos e em pontos de fronteira.
Para importação ou retorno de viagem, os animais devem ser acompanhados pelo CZI emitido pela autoridade do país de procedência. O documento deve conter as garantias solicitadas pelo Brasil para ingresso de animais, conforme a espécie. A conferência da documentação para ingresso no país é feita pelo Vigiagro, no ponto de entrada.

Veja nos links abaixo as instruções para quem está levando seu animal para fora e para os que estão ingressando no País. E uma relação das exigências feitas por outros países.


Informações Importantes 
Aos Médicos Veterinários Particulares
http://pt.calameo.com/read/0019131716157c79b47c3 

Requerimento para fiscalização de Animais de Companhia
http://pt.calameo.com/read/001913171041c44a5d936 

Aqui neste site também tem informações interessantes inclusive sobre silvestres.
http://www.brasil.gov.br/sobre/turismo/deslocamento/transporte-de-animais

Legislação 
Atos
Instrução Normativa nº 05, de 7 de fevereiro de 2013
http://sistemasweb.agricultura.gov.br/sislegis/action/detalhaAto.do?method=recuperarTextoAtoTematicaPortal&codigoTematica=1229180 


Instrução Normativa nº 53, de 16 de novembro de 2009
http://sistemasweb.agricultura.gov.br/sislegis/action/detalhaAto.do?method=recuperarTextoAtoTematicaPortal&codigoTematica=1229179 

Ordinance nº 210, dated november 10, 1998
http://sistemasweb.agricultura.gov.br/sislegis/action/detalhaAto.do?method=recuperarTextoAtoTematicaPortal&codigoTematica=1864169

Portaria nº 210, de 10 de novembro de 1998
http://sistemasweb.agricultura.gov.br/sislegis/action/detalhaAto.do?method=recuperarTextoAtoTematicaPortal&codigoTematica=1864168 

Fonte: Site do Ministério da Agricultura - MAPA



E para finalizar uma indicação de um site que disponibiliza informações detalhadas sobre as exigencias de cada país, caixas de transporte, medicação/sedação  que também achamos muito bom. 
http://doc-dog.com/topicos/procedimentos/