quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Hanko - carimbos japoneses que valem a vida de um elefante.

Presas de elefantes prontas para serem transformadas em hankos
O inkan chamado popularmente como hanko, é um tipo de carimbo cilíndrico ou quadrado, do tamanho de um giz, usado no lugar da assinatura no Japão. Até aí tudo bem, pode ser feito de bambú, plástico ou madeira (custam em média 1 a 20 dólares) . O grande problema é quando se busca status e mesmo que seja algo carésimo,  se opte por ter um hanko feito de marfim (chegam a custar 7500 dólares se for pessoa fisíca e 10 mil dólares para empresas).

Hanko (carimbo) feito de marfim
Eles têm os caracteres do sobrenome da pessoa ou o nome da empresa entalhado em uma de suas extremidades que após ser marcada com a tinta, é pressionado sobre um papel ou documento. Todos, sem exceção desde o Imperador até um assalariado no Japão possui um hanko, inclusive estrangeiros que residem no arquipélago.


O inkan tem várias finalidades, desde transações de negócios, legalização de  documentos e para se firmar contratos, abrir contas bancárias, casamentos,  e mesmo para funções como a inscrição em algum curso ou academia. ou para envio de encomendas via correio.

Expositor de hankos de marfim e processo de fabricação
Nota:  encerramos nossa postagem e conclamamos a todos que possuem familiares ou amigos no Japão para que lutem para que estes carimbos deixem de ser fabricados, da mesma forma que devemos lutar para que qualquer país que fabrique artefatos utilizando o marfim pare de fabricá-los e de comercializá-los . A nós apaixonados pelos animais e ativistas da causa de defesa dos animais resta denunciar e divulgar mais este crime cruel. A cada objeto de marfim vendido pelo mundo, um elefante foi morto e sua família foi dizimada, pois ela se desestrutura a cada membro que é abatido. Estes carimbos feitos de marfim terão a mesma função de um feito de plástico, são totalmente dispensáveis e estão contribuindo para a matança de elefantes, o que poderá ocasionar a extinção da espécie.
O  vídeo abaixo já publicado em outra postagem sobre a indústria do marfim na fabricação de objetos religiosos cujo comércio vem crescendo ano a ano pelo mundo.


Apesar do Tratado da CITES, de 1989, que proibiu o comércio global de marfim e chifres de rinoceronte, os negócios ilegais relacionados à matança de elefantes e à mutilação de rinocerontes não param. 
Dando continuidade a um projeto de três anos sobre o assunto, Brent Stirton revela as motivações por trás de seu mais recente trabalho e expõe o lugar ocupado pela religião na demanda e na continuidade do comércio.







terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Aumente a segurança de cães e gatos nos passeios de carro.




Quem atua na proteção animal vez ou outra se depara com algum apelo desesperado sobre animais que fugiram, desapareceram ou foram roubados. Na medida do possível até podem vir a ser encontrados, porém nem sempre se tem sucesso na empreita. Já vimos acontecer alguns casos extremamente tristes de animais que fugiram após acidentes de carros, onde até mesmo caixas de transporte não resistiram ao impacto da batida,  ou mesmo que escaparam pela janela em avenidas ou estradas porque viram algo que despertou seu interesse e saltaram, nunca mais sendo encontrados ou tendo sido atropelados.


Anjos existem, quanto a isso não temos a menor dúvida, vejam este caso que aconteceu em Bauru/SP onde o carro ficou totalmente destruído e só o cachorrinho sobreviveu ao acidente http://goo.gl/sU7k3l ,  porém se pudermos ajudar nossos queridos filhos de 4 patinhas a ter mais segurança porque negar-lhes mais esse cuidado? afinal... filho foi feito para ser protegido não?

Vejam que campanha boa essa do Observatório Nacional de Segurança Viária criou sobre Transporte de Animais. 










quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Cuidado. Dicas que ao invés de curar podem matar seu animal.

Quando algum material é bem feito não existe a necessidade de se elaborar outro, visto que podemos utilizar nosso tempo para criação de alguma outra postagem. Por este motivo resolvemos replicar aqui as postagens do Portal Nosso Mundo e do blog Dicas Peludas da amiga Denise Dechen. O banner sobre bicarbonato de sódio no fim do post é de autoria de Dra Flávia Saad, professora na UFLA - Universidade Federal de Lavras especialista em nutrição de cães, gatos, passáros e animais silvestres e exóticos.  


Escrito por Silvia Schultz - Médica Veterinária - CRMV - RS 12750 .

A internet nos proporciona atualmente uma fonte riquíssima de informações a respeito dos vários cuidados que devemos ter com nossos animais de estimação.  Orientações sobre guarda responsável, cuidados com a alimentação, dicas e recomendações de saúde estão amplamente distribuídas através de redes sociais e fóruns online. Porém, é importante entender que nem tudo o que é divulgado é verdadeiro e benéfico. Ao mesmo tempo em que informações valiosas são compartilhadas, muitas informações falsas e que trazem prejuízos aos animais também o são. Exemplos disso são as famosas “receitas caseiras milagrosas” que prometem façanhas como a cura da cinomose, controle e cura do câncer, antídoto para envenenamento, controle de ectoparasitas entre outros. Estas formulações caseiras iludem o proprietário com a promessa de uma solução rápida, barata e eficaz para os problemas do seu animal, quando na verdade não funcionam e acabam por retardar ou agravar o quadro clínico do mesmo.


Separei então algumas das principais receitas caseiras que andam circulando pela internet e seus perigos ao serem utilizadas ou administradas a cães e gatos:


 - Dica anti-envenenamento do Dr Marcell Benedetti (dica do "atroveran"): essa é, provavelmente, a receita caseira mais divulgada na internet, e pode trazer danos irreparáveis a cães e gatos com suspeita ou comprovação de envenenamento. O texto orienta o proprietário de um animal envenenado a usar água oxigenada seguido por algumas gotas de um medicamento chamado atroveran. A água oxigenada funcionaria como estimulante para que o animal vomite, e o atroveran teria a função de neutralizar venenos como chumbinho e 1080. Vamos então aos esclarecimentos: nem todo caso de envenenamento tem indicação de provocar vômito. Algumas substâncias ácidas ou cáusticas, ao serem ingeridas e posteriormente vomitadas, levam à extensas queimaduras químicas ao longo do esôfago e cavidade oral. Outro fator importantíssimo a ser considerado é o estado de consciência do animal. Animais com hiper estimulação do sistema nervoso central (causado por alguns tipos de substâncias) podem convulsionar, o que contra indica totalmente o vômito. Animais torporosos (sonolentos) também não devem ser estimulados a vomitar pelo risco de falsa via (engasgo). Ainda, em hipótese alguma se administram líquidos ou medicamentos por via oral em animais nessas condições pelo mesmo motivo (engasgo). Quanto ao atroveran, essa medicação não possui poder algum de neutralização de substâncias tóxicas, especialmente tratando-se do veneno 1080 (monofluoracetato de sódio), que não possui nenhum antídoto conhecido.


Ainda em relação a casos de envenenamento, várias receitas paralelas têm sido indicadas por leigos em fóruns online: leite, café, água morna, leite com soro (ou sem soro), azeite, carvão ralado em água gelada ou amassado com leite, buscopan, gema de ovos, quiabo com água batido no liquidificador, leite com açúcar, água com detergente, etc. Nenhuma dessas substâncias tem eficácia frente a casos de envenenamento e não devem ser administradas ao animal. A dica é correr com o animal para o veterinário levando consigo, quando possível, o nome ou o rótulo da substância ingerida para que os cuidados de suporte possam ser iniciados imediatamente.


 - Limão com bicarbonato, uma combinação 1000 vezes mais potente que a quimioterapia: essa “mágica” promete curar o câncer. Porém, não existe nenhuma evidência que comprove cientificamente que limão misturado a bicarbonato (o mesmo serve para raspas geladas de limão) possa exercer algum efeito curativo a pacientes vítimas de tumores malignos. Tumores são massas originadas da multiplicação descontrolada das células, necessitando de medicações específicas que levem à lise (quebra) dessas células e ao controle dos sinais clínicos. As medicações utilizadas no tratamento do câncer são chamadas de antineoplásicos (quimioterapia, imunoterapia, hormonioterapia), e tem funções amplas e complexas no tratamento da doença, agindo diretamente no material genético das células modificadas. Jamais se aceitou que formulações caseiras possam substituir a ação dessas medicações e levar à remissão de tumores e a cura dos pacientes, sejam eles humanos ou animais. Portanto essa dica é falsa e muito perigosa, e não deve ser seguida.


 - Solução de cânfora com álcool para matar pulgas e carrapatos: a cânfora pode levar à reações alérgicas e toxicidade em cães, gatos e crianças. Quando misturada ao álcool então, seus efeitos podem ser ainda mais prejudiciais. A ação dessa mistura sobre pulgas e carrapatos nada faz além de deixá-los um pouco tontos. Para que haja um controle efetivo de ectoparasitas (pulgas e carrapatos) se faz necessário controle ambiental aliado ao uso de produtos específicos para esse fim, sempre orientados por um médico veterinário.


- Quiabo batido no liquidificador cura cinomose: a cinomose é uma doença causada por um vírus e tem um alto índice de mortalidade entre cães não vacinados, especialmente quando não diagnosticada e tratada corretamente. É altamente contagiosa e caracteriza-se pela ocorrência de alterações respiratórias, digestivas e de sistema nervoso central. O tratamento envolve cuidados de suporte e antibioticoterapia de amplo espectro a fim de debelar infecções bacterianas secundárias que freqüentemente levam o animal à morte. A dica do suco de quiabo é bastante perigosa, uma vez que, além de não ter efetividade alguma no tratamento da doença, acaba por retardar e prejudicar o correto tratamento.


 - Papinha milagrosa feita com fígado, quiabo e leite batidos no liquidificador para curar parvovirose e cinomose: a alimentação de um animal muitas vezes pode interferir no tratamento de doenças, da mesma forma que determinadas doenças impedem o uso de um ou outro tipo de alimentação. Pacientes nefropatas, por exemplo, não devem receber alimentação com altos níveis de proteínas. Pacientes hepatopatas por sua vez, devem receber uma alimentação específica a fim de poupar a função de um fígado já prejudicado pela doença. O que é bom e saudável para um animal, pode ser prejudicial a outro. Dessa forma, sair por aí indicando essa ou aquela dieta pode ser perigoso e levar à danos consideráveis à saúde dos animais.


Essas são apenas algumas das receitas divulgadas e compartilhadas na internet. Nenhuma tem fundamentação científica, nenhuma tem eficácia comprovada, ou seja, nenhuma dessas receitas funciona de fato. Mais do que isso, ao serem seguidas, podem causar danos importantes em cães e gatos, além de retardar o tratamento correto. É necessário então termos bom senso, desconfiar daquilo que parece milagroso demais, evitar compartilhar textos, cartazes e banners sem que se saiba a confiabilidade dos mesmos. Afinal nosso animal é nossa responsabilidade e quando doentes, merecem e necessitam de assistência veterinária qualificada. Optar por receitas caseiras na tentativa de evitar uma consulta ao veterinário não denota apenas irresponsabilidade, mas constitui-se em um crime, uma vez que se está negando ao animal o recurso que ele necessita para viver bem e com saúde.


E a mais nova, Bicarbonato cura câncer. "Um texto que promete a cura natural do câncer através de uma mistura de limonada com bicarbonato de sódio tem circulado na internet de tempos em tempos, especialmente nas redes sociais. Supostamente divulgado por um "Instituto de Ciências da Saúde", o documento afirma que o limão "é um produto milagroso para curar as células cancerígenas". Além disso, chama atenção por informar que a receita milagrosa é "10.000 vezes mais forte que a quimioterapia". O BOL buscou a opinião de especialistas para avaliar a veracidade da "medicação cítrica" e confirmou que as informações são falsas - a receita chega a ser ingênua e não passa de uma "balela".

"A literatura médica desconhece evidências sólidas de que o limão ou a limonada com bicarbonato possam ser anticancerígenos e, muito menos, substituir tratamentos quimioterápicos", explicou Pilar Estevez Diz, oncologista clínica e coordenadora do ICESP (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo).

Pilar também rebate um trecho do texto que salienta que a cura através do "suco milagroso" acontece porque o extrato da fruta altera o pH (potencial hidrogeniônico que indica o índice de acidez, neutralidade ou alcalinidade do organismo, além de regular o metabolismo). Ela explica que não é apenas a alteração de pH que leva à cura da doença e ressalta que toda linha de terapia para o câncer passa por investigações rigorosas. "É importante desmitificar essa informação, que chega a ser ingênua, porque se deve pensar na segurança do tratamento, que não pode causar mais efeitos que a própria doença", falou a oncologista. Continue lendo em:http://goo.gl/qkXiQz




Errata: Onde se lê "extruvita", leia-se "estruvita"


sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Escandalo: porque feira ilegal de filhotes na Jacú Pessego não é fiscalizada.



Desde que a lei 14483/07 http://cm-sao-paulo.jusbrasil.com.br/legislacao/710301/lei-14483-07 foi aprovada na cidade de SP existe um grande descontentamento por parte dos ativistas e protetores de cães e gatos na falta de combate por parte dos órgãos competentes em relação a fiscalização dos pontos de venda ilegais de filhotes.
Há anos estes pontos de venda ilegais aqui em SP vem sendo denunciados, locais onde os filhotes são vendidos embaixo de sol, em situação de maus tratos dentro de porta malas de carros, expostos a sujeira das calçadas, em caixas de papelão, outros sendo manipulados por todos, passando de mãos em mãos e sendo vetores de zoonoses. A grande maioria destes filhotes, tem em sua procedência histórico de problemas genéticos, cruzamentos consanguíneos, doenças transmitidas pelas matrizes que na maioria das vezes estão desnutridas ou doentes,  e acabam morrendo nas primeiras semanas depois que chegam a casa do comprador. No ano passado tivemos a promessa do subprefeito de Itaquera que iria atuar na região e acabar com essa feira, .porém nada aconteceu.
http://esquadraopet.blogspot.com.br/2014/02/escandalo-porque-feira-ilegal-de.html

No caso da feira ilegal da Jacú Pessego pouquissímo tem sido feito para que ela deixe de existir, apesar de estar escandalosamente na cara de todas as autoridades desta cidade. Sempre houve a suspeita de que algo muito errado acontecia na subprefeitura de Itaquera/SP.  Porém faltavam provas, até que hoje um vídeo expôs a verdadeira razão desta feira nunca ter sido combatida. 
Assistam ao vídeo do R7 http://r7.com/3ghm e tirem suas conclusões, e se possível se manifestem pedindo para o subprefeito de Itaquera para que tome providencias contra os vendedores ilegais de filhotes. 

 

Nota:
Saibam como denunciar o comércio ilegal de filhotes na cidade de SP. 
http://pt.calameo.com/read/00191317195dfac18f398







quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Duas lindas homenagens à Marius, a girafa.




Nosso post anterior não poderia ser nem leve, nem belo http://esquadraopet.blogspot.com.br/2014/02/marius-girafa-que-nos-mostrou-crua-e.html. Isso acontece quando nós estamos tomados pela indignação e pela dor.  Faz parte do ser humano externar de alguma forma, os seus sentimentos. Mas existem sim aqueles que apesar da dor e da revolta conseguem falar e se manifestar sobre assuntos dolorosos de forma suave, quase lírica. Resolvemos publicar aqui algumas homenagens que tem chegado pelas mídias sociais feitas de forma tocante e bonita para a girafinha Marius que nos deixou com o coração em frangalhos nesta semana e ficará em nossa memória por muito tempo.



O vídeo foi projetado diretamente na parede de entrada do Zoo de Copenhagen por integrantes da Ong Peta alemã. Sensível e feito de forma inovadora. A mensagem: "jardins zoológicos são prisões de animais. Você paga a taxa de entrada, Marius pagou com a vida.

A outra homenagem que escolhemos para ser publicada aqui é também de uma grande sensibilidade e beleza. O nome da página do facebook onde ela foi publicada é Diário de uma mocinha, que é dedicada a uma cachorrinha que ficou tetraplégica, e cuja história gerou um livro de autoria de sua protetora, a atriz Julia Bobrow.



Marius tinha 18 meses de vida. Uma criança. Era saudável, estava crescendo, chegaria aos espetaculares 6 metros de altura! Um super-humano? Não, uma Giraffa camelopardalis.

Marius não nasceu nas savanas africanas, mas na aridez de um zoológico. Sem saber o que é a liberdade, acostumou-se a ter milhares de olhos curiosos sobre cada movimento que dava. Uma patrulha do entretenimento, a Gestapo da contemporaneidade.
Seu cotidiano era repetitivo, mas vivia feliz. Sua característica ingenuidade a fez acreditar que acordaria no domingo, comeria, brincaria com seus parentes e amigos, fingiria comportamentos, atiçaria as crianças – estas sim a compreendiam!
Saiu para brincar. Era domingo. Zoológico lotado, um frio aprazível, era domingo! Homens vestidos de branco se aproximaram. Jalecos novos e limpos, eram seus amigos de todos os dias. Marius então sorriu, esticou seu pescoço para cumprimentá-los, tentou avisá-los que tivera uma noite plena de sono e que estava fel... bang!

Longa pausa.

O mundo acendeu uma vela para Marius. O tiro em sua nuca espalhou uma mancha de sangue em toda humanidade já fétida e maculada de nódoas das vidas tiradas em nome da ciência e do entretenimento. Foi assassinada na frente das mesmas crianças que antes a viam sorrir e brincar.
Mas Marius hoje não está sozinho. Sua pureza, sua alegria, todo seu encantamento hoje se entrelaçam profundamente com o abraço que recebeu da nossa Mocinha. Onde quer que as duas estejam superaram as profundas falhas de caráter dos homens. Nós é que ficamos, aqui na terra, com este nó na garganta, a dor de barriga e uma vergonha que simplesmente não passa.
 
Nota:  
Esperamos que sua morte que tanta indignação causou pelo mundo afora,  faça com que as práticas tidas como normais para técnicos, veterinários e administradores destes locais, acostumados a enxergar os animais como simples produtos a serem ou não descartados, sejam humanizadas, sejam feitas com mais amor, levando em conta o carinho que os animais despertam em nossos corações deva ser levando em conta.
Provavelmente irão pintar outras homenagens tão bonitas quanto essas, mas consideramos ambas muito especiais e gostaríamos de compartilhar com os amigos leitores do blog.
 
 
 
 
 
 




terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Marius - a girafa que nos mostrou a crua e fria face dos zoológicos.




Era domingo e normalmente nestes dias preferimos não saber de nada muito pesado, talvez até para podermos nos poupar um pouco do stress a que somos submetidos durante a semana....natural isso e por muitas vezes, uma questão de sobrevivencia.
Porém o domingo último, dia 09 nos reservava notícias que aos poucos foram chegando pelas mídias sociais e  nos deixando com aquela sensação de soco no estômago, caracteristíca de algo que não vamos conseguir digerir com facilidade.....
Um filhote de girafa de nome Marius, com apenas 18 meses de vida saudável tinha sido abatido com um tiro de pistola na nuca, quando se abaixou distraidamente para comer uma fatia de pão de centeio, no Zoo de Copenhagen. Era seu alimento preferido. 
O motivo de sua morte? era fruto de um acasalamento consanguíneo e não poderia ser utilizado para procriação. Tratado como um produto a ser descartado não foi permitido a Marius  ter chance de continuar vivo em outro zoológico. Segundo o diretor científico do zoo, Beng Holst, ele foi considerado de menor valor genético e por este motivo não havia sentido em salvá-lo, apesar da luta dos ativistas defensores dos animais de várias partes do mundo terem se mobilizado.  Em entrevista à BBC, ele afirmou que é uma prática responsável para zoológicos gerenciar as populações de animais e garantir que eles continuem saudáveis.
Segundo Beng Holst, entre 20 e 30 animais são sacrificados por ano no zoológico de Copenhague.
Por algum motivo que não conseguimos entender ainda, as duas principais associações dinamarquesas de defesa dos animais, Dyrenes Beskyttelse e Anima, ignoraram a campanha a favor do filhote de girafa, que recolheu milhares de assinaturas na internet.

Diversos ativistas se concentraram no domingo em frente ao zoológico em protesto contra o sacrifício da girafa  
Mas isso era apenas o começo de um show de horror conforme podem ver nas fotos (desculpem se não são nada bonitas) a necrópsia de Marius se transformou em um espetáculo assistido por muitas crianças e mesmo adultos.Após ser destrinchada, foi jogada para os grandes felinos.


Na sequencia do espetáculo macabro, fomos tomados por uma avalanche de protestos de ongs e entidades internacionais que se posicionaram contra o ocorrido,  naturalmente, e para nosso espanto os dinamarqueses se surpreenderam também com a indignação mundial sobre o que para eles é um acontecimento corriqueiro.
Vejam: http://noticias.r7.com/internacional/dinamarqueses-respondem-as-criticas-por-morte-da-girafa-marius-11022014

Algumas frases pinçadas da matéria do R7.

"O mundo está louco. Vocês acham que os leões comem repolhos?", perguntou o jornalista Kristian Madsen, do jornal Politiken.

"Marius viveu em um bom lugar por um ano e meio. Viveu, e agora os leões estão contentes e saciados", afirmou Mikkel Dahlqvist, consultor de Relações Públicas.

"Como as pessoas reclamam disso enquanto existe o câncer, a guerra na Síria e o Partido Popular (de extrema-direita, anti-imigrantes)?", disse Dorte Dejbjerg Arens, que trabalha no setor de turismo do zoológico.

E para nós os "hipócritas" que amam os animais  restam as seguintes questões:

- porque permitiram o cruzamento de animais consanguíneos?

- quando os zoos não castram ou dão anticoncepcionais aos animais defendendo o investimento na   sobrevivência das espécies, não deveriam ter mais responsabilidade com a procriação destes animais?

- porque  não permitiram a transferência de Marius para outro zoológico se já existia a possibilidade   batalhada pelos defensores dos animais envolvidos no ativismo para salvá-lo?

- porque o animal foi abatido de forma cruel com um tiro de pistola na nuca e após isso foi retalhado em   público?

- qual o objetivo de um espetáculo como o que foi apresentado? nos chocar?

- que crianças serão essas que estão sendo induzidas a encarar a morte de um animal com essa frieza toda?

- se os técnicos e veterinários responsáveis pelos zoológicos alegam que eles existem para mostrar às crianças a importância dos animais no planeta, então qual o sentido deles serem tratados apenas como um objeto ou produto?