segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Após péssima repercussão, deputado que afirma defender os animais, devolve doação da Friboi.

Muito se tem falado ultimamente sobre os oportunistas e paraquedistas que estão surgindo dizendo ser defensores dos animais, já que hoje este é um dos temas que mais tem se destacado nas mídias. Está aí o horário político que não deixa ninguém em dúvida sobre isso....nunca se viu tanto candidato "enforcando o cachorro" nas fotos.
E embora muitos que estão nessa causa há um bom tempo, estejam tentando alertar aos que não tem muita experiência para que não acreditem em tudo que é candidato que diz ser defensor dos animais, a tarefa é bem difícil!!!
Afinal sabemos que estes marqueteiros são bem convincentes, e muitas vezes os candidatos acabam arrebanhando cabos eleitorais dentro da própria proteção animal, que acabam assumindo a tarefa de pedir votos e defende-los custe o que custar!!!
Estamos no Brasil e promessas de cargos, favores e outras "coisinhas" costumam ser moeda de troca nessas épocas de eleição. Ainda bem que hoje quase ninguém mais usa dentaduras!!!


Mas realmente neste fim de semana vivemos algo totalmente inédito na proteção animal, e para nosso espanto, veio a tona uma descoberta que deixou a todos nós literalmente de queixo caído. O candidato a reeleição deputado Ricardo Izar, que é inclusive defendido radicalmente por ativistas que se intitulam vegans, foi flagrado com uma grande doação de campanha do grupo empresarial JBS/Brasil - FRIBOI.
É ou não é para deixar todos perplexos? 


Como todos sabem hoje existe a obrigatoriedade de se publicar todas as doações de campanha que são feitas para os candidatos. Para saber quem são os doadores basta entrar neste link e fazer a pesquisa http://goo.gl/DveSx2 e dessa forma qualquer um pode saber quem é que está patrocinando os ilustríssimos candidatos.

Essa descoberta repercutiu muito mal para o candidato, afinal a FRIBOI é o maior matadouro de animais existente no planeta, e é no mínimo uma imensa incoerência sabermos que o presidente da Frente Parlamentar de Defesa Animal, estava tendo praticamente quase toda sua campanha patrocinada com dinheiro com origem na matança e na crueldade.

Após a péssima repercussão da descoberta de que o deputado estava tendo sua campanha patrocinada com o dinheiro da FRIBOI,  eis que acabamos de saber que ele "constrangido" devolveu a doação de R$200.000,00 http://goo.gl/0SXk84
Obs: não foi citada a devolução dos outros R$50.000,00 da empresa Flora Produtos de Higiene que também pertence ao grupo FRIBOI.
E é impossível um candidato não saber sobre doações para sua campanha conforme é alegado pelo deputado Ricardo Izar. 
Vejam no link abaixo a resolução que determina as normas para a questão:
http://goo.gl/vtOkuS 

Este é documento divulgado por ocasião da devolução da doação da FRIBOI. 

 
Abaixo um dos banners que circulou nas mídias sociais sobre o assunto:


 Nota:
Já citamos aqui em postagem anterior o fato do deputado Ricardo Izar ter levado todos a acreditarem que os testes para cosméticos no Brasil não aconteceriam mais após ele ter conseguido aprovar o PL 6602/13 após acordo com o governo http://goo.gl/5YnPBI 
E embora a oposição a aprovação deste projeto de lei seja muito forte o deputado se recusa a alterá-lo ou retirá-lo da pauta do senado para que não seja aprovado na forma como está.
Há que se prestar muita atenção ao que de fato representam para os políticos a defesa dos animais. O tempo tem provado que na grande maioria eles representam apenas mais um setor da sociedade onde vão buscar votos e apoio.
Todo crime compensa até ser descoberto. 













domingo, 28 de setembro de 2014

Entendam porque os ativistas não impedem que os golfinhos sejam mortos em Taiji.



Muitos que começam a acompanhar a captura e o massacre dos golfinhos e baleias em Taiji-Japão mais cedo ou mais tarde fazem este questionamento: 
Por que os ativistas que estão lá não impedem os japoneses de fazer isso? ou por que não cortam as redes? ou por que não entram na água e usam barcos para impedir que os golfinhos sejam empurrados para a enseada da morte?
Então gostaríamos de sugerir que lessem o texto abaixo, que embora seja um pouco longo, responderá todas essas questões e fará com que todos se tornem mais qualificados para atuar contra essa e outras crueldades que acontecem mundo afora. 
EsquadrãoPet


Os Guardiões da Enseada e a política “gaiatsu” da Sea Shepherd

Os Guardiões da Enseada são homens e mulheres apaixonadamente compassivos, que vêm de todo o mundo, incluindo  o Japão. Eles vêm por conta própria. Estão na enseada antes do sol nascer, e lá continuam após o sol se por. Há Guardiões da Enseada em Taiji todos os dias, entre 1º de setembro e 1º de março de cada ano. Durante seis meses, a cada ano, testemunham um dos massacres mais implacáveis ​​e brutais de mamíferos marinhos do planeta.
Eles estão armados com a arma mais poderosa no mundo: a câmera.
No entanto, é um exercício emocionalmente desgastante a defesa diária de golfinhos.
Os Guardiões da Enseada agem de forma não violenta, dentro dos limites da praticidade e legislação japonesa .
Eles estão lá para lembrar o governo do Japão e os pescadores de Taiji que o mundo está assistindo todos os dias, e continuará a fazê-lo até que o abate obsceno termine.
A Sea Shepherd expôs pela primeira vez este massacre brutal dez anos atrás. Nossas fotos e vídeos deram a volta ao mundo, em outubro de 2003. Foi quando a campanha começou.
Estávamos envolvidos muitos anos antes neste trabalho, para colocar um fim, com êxito, na matança de golfinhos na ilha de Iki, no Japão. Defendemos os golfinhos no Japão desde 1979.
Ric O’Barry era um membro da tripulação da Sea Shepherd em 2003, e membro do Conselho Consultivo da Sea Shepherd. Esse foi o mesmo ano em que dois membros da tripulação da Sea Shepherd cortaram as redes e libertaram 15 golfinhos da Enseada. A libertação dos 15 golfinhos valeu a pena pelo mês de prisão passado por Alex Cornelissen, da Holanda, e Allison Lance, dos Estados Unidos.
Ric discordou do ato de cortar as redes e voltou por conta própria depois disso, porque ele estava preocupado em ser conectado à Sea Shepherd. Ele sentiu que isso tornaria mais difícil sua entrada em Taiji. Isso foi compreensível, e seus esforços foram recompensados ​​com o lançamento do documentário vencedor do Oscar  The Cove, dirigido por Louis Psihoyos.


A Sea Shepherd sempre aplaudiu Ric O’Barry e o Dolphin Project. Os golfinhos de Taiji precisam da ajuda de todos que possam contribuir para acabar com esse massacre impiedoso e sangrento.
A Sea Shepherd decidiu reorganizar, em 2010, os Guardiões da Enseada, para trazer pessoas de todo o mundo para Taiji.
Os Guardiões da Enseada da Sea Shepherd, os Save The Dolphin Japan, Surfers for Cetaceans e o Dolphin Project sempre estiveram unidos pelo objetivo comum de acabar com esta matança. Temos abordagens diferentes, mas temos o mesmo objetivo.
A Sea Shepherd fez um acordo com o Dolphin Project de não boicotar os produtos japoneses, de modo a não alienar o público japonês. A Sea Shepherd partilha com o Dolphin Project a idéia de que a nossa oposição deve ser legal e não violenta .

O que os Guardiões da Enseada estão fazendo em Taiji nunca foi feito antes. Nunca antes os voluntários viajaram por conta própria para participar de uma longa vigília de seis meses, ano após ano.
Admiro e respeito todos que estão envolvidos com a oposição ao massacre em Taiji. Mas a minha admiração pelos voluntários que participam do programa Guardião da Enseada é imensa. Estes homens e mulheres são pessoas comuns, motivadas por um profundo sentimento de compaixão e amor pela natureza e animais. Eles não ganham nada para si mesmos, e sofrem o trauma emocional de testemunhar as atrocidades contra estas criaturas delicadas .
Para os críticos, que dizem que devemos esperar o povo japonês agir, só posso dizer que nos congratulamos com a participação dos cidadãos japoneses, e muitos já participaram, mas o preço que pagam é ter suas famílias perseguidas pela polícia japonesa.
Como um canadense, eu sei que não foi o povo canadense que levou à queda econômica da caça de focas. Foi a pressão externa ao Canadá.
Os governos tendem a prestar mais atenção à pressão externa do que à pressão interna.
Isto é especialmente verdadeiro no Japão.
No Japão, isso é chamado de “gaiatsu”, que significa pressão externa, e que tem sido comprovada pelo trabalho.
Cada mudança na política ambiental iniciada no Japão surgiu por causa da pressão externa. Na organização do programa Guardião da Enseada estudei um artigo escrito por Isao Miyaoka, do Instituto Japonês de Ciências Sociais, intitulado “Pressões estrangeiras e o processo de decisão da política japonesa”*
Essa pressão pode vir de governos ou grupos não governamentais, e pode ser dirigida para o governo japonês, as empresas japonesas ou o público japonês.

” Na década de 1980 e início de 1990, o Japão foi alvo de severas críticas internacionais na área das questões ambientais globais. Em 1992 , em conseqüência disso, o Japão mudou suas políticas de esgotamento de ozônio, tipo de pesca, e as importações de marfim de elefante Africano”. Isao Miyaoka
A Sea Shepherd esteve muito envolvida na pressão ao Japão sobre a pesca de arrasto, de 1987 até 1992, quando as redes de espera foram finalmente proibidas.
O que funciona melhor é uma estratégia combinada de pressão externa e interna, mas de acordo com Miyaoka, o Japão é um Estado reativo quando se trata de questões ambientais. Não houve nenhum caso de uma mudança na política ambiental que iniciou com pressão interna sozinha.
Uma diferença entre a abordagem do Dolphin Project e dos Guardiões da Enseada da Sea Shepherd é que o Dolphin Project favorece a intervenção exclusivamente doméstica, apesar do fato de que o Dolphin Project é liderado por estrangeiros.
A Sea Shepherd favorece a abordagem “gaiatsu”, na medida em que é a pressão externa que vai acabar com a matança de golfinhos.
O Dolphin Project e a Sea Shepherd têm participado em manifestações diante das embaixadas e consulados japoneses.
O Dolphin Project quer mais envolvimento japonês na oposição à matança dos golfinhos. A Sea Shepherd quer isso também, e não se opõe ao envolvimento japonês, na verdade a Sea Shepherd encoraja isso, e cidadãos japoneses estão envolvidos em atividades da Sea Shepherd, tanto em oposição à matança de golfinhos quanto à caça comercial ilegal no Oceano Antártico.
O programa Guardião da Enseada pode trabalhar em cooperação com o Dolphin Project, e a Sea Shepherd gostaria muito de ver esta cooperação contínua. Nós não vemos isso como um conflito, vemos isso como uma oportunidade para unir tanto a pressão interna quanto a pressão externa, para acabar com a matança dos golfinhos.

Os golfinhos também não são de propriedade dos japoneses, e cada pessoa no planeta tem o direito e o dever de falar em seu nome. Compaixão não tem uma raça ou uma cultura. Bondade não tem uma nacionalidade.
Se os Guardiões da Enseada e a Sea Shepherd se retirarem, a matança vai continuar, longe dos olhos e da consciência mundiais. Isso seria um benefício para os pescadores e para o governo do Japão. Não iria beneficiar os golfinhos.
A oposição à matança de golfinhos deve ter a união tanto de influências estrangeiras quanto do envolvimento interno. Os Guardiões da Enseada estão em Taiji para ficar e, embora o Dolphin Project queira que nos retiremos, não podemos e não vamos fazer isso.
É nossa intenção trabalhar em conjunto e apoiar os esforços de todos os grupos que se opõem à matança de golfinhos, e é minha convicção de que, se quisermos ter sucesso, devemos ter uma confederação de compaixão, e devemos sempre pensar em primeiro lugar, e acima de tudo, no bem-estar e na sobrevivência dos golfinhos.
  
Capitão Paul Watson-Fundador da Sea Shepherd




Pressão externa e o processo de decisão política japonesa. Por Isao Miyaoka, do Instituto Japonês de Ciências Sociais (em inglês).







 




sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Slow Lóris - Um bichinho cuja fofurice o colocou em risco de ser extinto do planeta.

Foto: divulgação internet
Muitos devem ter assistido a um vídeo mostrando um bichinho de olhos imensos, com uma carinha super meiguinha e carente, pegando bolotas de arroz com a patinha e colocando na boquinha. Ou então um outro vídeo onde um Loris é acariciado e levanta os bracinhos como se estivesse adorando muito aquilo que estão fazendo com ele. 
Pois bem....foram estes vídeos produzidos por traficantes de silvestres, com o objetivo de despertar a vontade nos que os assistem de ter um bichinho tão fofo, que está levando a espécie a deixar de existir no planeta.
Ao se transformarem em virais os vídeos fizeram com que os Lóris entrassem para a lista de animais cobiçados para se transformarem em pets, ou seja, foram transformados no sonho de consumo de muita gente.
Além da destruição do seu habitat, o fato de que alguns medicamentos utilizados na medicina tradicional asiática utilizam a espécie está empurrando os Lóris cada vez mais para o risco de extinção.

Foto: Paul Williams/ Creative Commons
O Lóris (Nycticebus sp.) é um mamífero asiático, extremamente adaptado a vida noturna (por isso os olhos imensos), e sua lentidão é uma estratégia para não ser pego por predadores e também para poder capturar suas presas nas florestas, já que assim não faz barulho quando percorre os galhos das árvores.
Ele também possui uma característica que o diferencia.  É o único primata venenoso do mundo. Apenas uma mordida deste lindo bichinho pode matar um homem adulto.

A crueldade por trás do tráfico

Para evitar que o veneno dos Lóris ameace os seus possíveis donos, os traficantes extraem seus dentes a sangue frio, sem nenhum tipo de cuidado ou higiene, o que acaba ocasionando a morte da grande maioria. E os que sobrevivem a essa crueldade,  acabam ficando cegos por serem expostos por seus donos à luz solar excessiva, o que vai completamente contra sua a natureza noturna.

Foto: International Animal Rescue (IAR)/ Creative Commons
A luta pela preservação da espécie

Em 2012 a pesquisadora Anna Nerkis, da universidade de Oxford,  produziu um documentário chamado Jungle Gremlins of Java mostrando cenas de Lóris em mercados ilegais na Indonésia, onde são vendidos a US$ 25.  Em países onde se tornaram populares como a Russia e Japão seu preço pode chegar a US$ 2500.
A dra. Anna Nerkis também criou o projeto The Little Fireface Project, voltado especialmente à preservação dos Lóris.
Mesmo com as evidencias do mal que os vídeos feitos pelos traficantes vinham causando à espécie, ainda assim haviam rumores de que eles beneficiariam os Lóris pois alguns defendiam que atrairiam a atenção para sua conservação.
Ao fazer uma pesquisa nos comentários postados pelos que assistiam as vídeos a grande maioria era de pessoas afirmando que "eu quero um".
Abaixo o trailer do vídeo Jungle Gremlins of Java.


Alguns vídeos foram retirados da internet e com a divulgação das informações de que os dentes dos Lóris são extraídos, que são venenosos e que não são sobrevivem por muito tempo e nem são felizes em cativeiro, a situação começou a mudar. Mas ainda há um longo caminho pela frente na busca da preservação da espécie.

Abaixo um trecho do programa da Nat Geo Wild sobre o tráfico de animais mostrando uma investigação feita em Bangkok cidade onde ocorre a venda dos Lóris. 


Nota:
Para aqueles que acham lindo e sonham em adquirir um silvestre para ter em casa, resta apenas torcer para que se conscientizem que sempre existem crueldades por trás do comércio de qualquer espécie, mesmo quando alegam que o animal é procedente de criação legal. Nenhum silvestre deve ser tratado como pet jamais, porque só o fato dele não conviver com seus semelhantes e estar fora do seu habitat já é por si só uma das maiores crueldades que alguém pode praticar contra um ser vivo.
Para isso existem cães e gatos que foram domesticados há milhares de anos e que mesmo assim nós ainda temos dificuldades em conviver com eles, tanto que muitos são maltratados ou abandonados por desenvolverem "problemas" comportamentais. 






quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Chip de plástico pode diminuir drasticamente uso de animais em testes.

Ilustração autor desconhecido
Vanessa Daraya

Um pequeno chip de plástico pode diminuir drasticamente os experimentos feitos em animais. Essa é a ideia da startup Emulate, que planeja investir 12 milhões de dólares para tornar viável a produção de uma tecnologia criada por cientistas da Universidade de Harvard.

A Organs-on-Chips (Órgãos-em-Chips, em tradução livre), desenvolvida no Instituto Wyss, é feita para imitar órgãos humanos. Até agora, os testes foram bem sucedidos na reprodução de pulmão, fígado, intestino, rim e medula óssea. Mas o objetivo é recriar todos os órgãos do corpo.

Os chips são integrados a um sistema com fluidos de células imunológicas. Dessa forma, é possível testar e avaliar os efeitos de novos medicamentos em células específicas e suas consequências no organismo.




Divulgação/Harvards Wyss Institute

O chip de pulmão, por exemplo, tem canais revestidos por paredes formadas por tecido proveniente de um pulmão humano e vasos sanguíneos. Quando é aplicada uma espécie de sucção no local, a parede simula o movimento do órgão durante a respiração. 

A tecnologia não é nova. Os bioengenheiros têm trabalhado nela há cinco anos. Mas a criação da startup para conseguir comercializar os chips é recente. Se der certo, será uma ótima notícia para os animais.

Todos os anos, mais de 100 milhões de sapos, gatos, cães, ratos, camundongos e coelhos são usados ​​em experimentos. E os testes podem não ser tão produtivos quanto o esperado. Como o organismo dos animais é muito diferente dos seres humanos, nem sempre os experimentos têm resultados eficazes.

A Organs-on-Chips pode ajudar a resolver esse problema ao tornar os testes mais eficientes.

Em nota, a Emulate afirma que planeja propiciar uma avaliação mais rápida e precisa das respostas humanas a medicamentos e cosméticos, além de criar novas ferramentas de orientação clínica para terapias personalizadas nos pacientes.


Fonte:
INFO Online 

Abaixo o vídeo que explica como o microchip de plástico simula em um pulmão-on-a-chip uma abordagem in vitro para o rastreio de drogas, imitando os comportamentos mecânicos e bioquímicos complicados de um pulmão humano.
Para maiores informações acessem http://wyss.harvard.edu/viewpage/461/





Nota: 
Os avanços estão aí para que os animais sejam poupados de serem utilizados, muitas vezes inutilmente, em testes para cosméticos, medicamentos e em vivissecções. Resta saber se o poderio econômico daqueles que mantém os biotérios para o fornecimento destes seres indefesos vão permitir que o progresso de fato deixe de ser algo que lembra ficção científica para se tornar  realidade nos laboratórios e nas instituições de ensino. Sem pressão dos ativistas pelos animais e de legislações que realmente façam com que essas práticas sejam abandonadas com certeza isso não acontecerá!!! 
Obs:
Porém todo cuidado é pouco já que o assunto hoje rende muito marketing e os políticos oportunistas e marqueteiros tem demonstrado que não são nada confiáveis e que farão de tudo para aparecer como legisladores preocupados com este tema, mas que na verdade estão pensando apenas nos votos que podem conseguir iludindo aqueles que defendem os animais e querem o fim da utilização dos mesmos para os testes. 





terça-feira, 23 de setembro de 2014

Zoológico de Delhi - Indía - Homem entra em jaula de tigre branco e é morto.


Imagem assustadora flagrada pouco antes do ataque
Um homem foi morto, após entrar na jaula de um tigre branco no zoológico da cidade de Delhi, na Indía.
Não se sabe como ele foi parar dentro do recinto da fera, mas segundo testemunhas ele permaneceu vivo ainda uns 10 minutos antes de ser arrastado e morto.
As pessoas que assistiram a cena ainda tentaram fazer com que o tigre o largasse mas mesmo jogando pedras e galhos não tiveram sucesso.
Reparem que o recinto tem até um fosso que aumenta a segurança e mesmo assim ocorreu este incidente, porém alguns especialistas estão alegando que o muro de contenção é baixo e que o rapaz pode ter caído lá dentro.
Todos nós ainda nos lembramos que recentemente aqui no Brasil, no zoológico de Cascavel, Paraná,  um garoto perdeu o braço quando um tigre reagiu a invasão de seu território.


A polícia local esteve no zoológico para periciar a jaula e procurar entender como aconteceu o incidente, mas não soltou nenhuma nota se existe alguma falha na estrutura no recinto do tigre.

Fotos: Jornal Online Mirror

Abaixo o vídeo que as emissoras de TV da Indía estão divulgando



Nota:
Casos como este nos lembra que na Argentina existe o Zoológico de Lujan que permite que todos entrem nas jaulas dos leões e tigres e posem em fotos fazendo bicos e bocas. E apesar das denúncias que vem sendo feitas de que os animais são dopados para ficarem tão sonolentos e não reagirem,  ainda assim brasileiros que viajam para lá, fazem questão de visitar e colaborar com aquele absurdo. 
Lugar de bicho é na natureza e não confinado para ficar exposto sendo explorado por instituições que alegam que atuam educando as crianças para que amem os animais. As crianças devem ser orientadas a lutar para que ter um meio ambiente preservado que proporcione condições dos animais existirem nos seus habitats. 





E aí?...cadê a fiscalização? Animais silvestres vendidos livremente em feira na Zona Leste.





Do G1 São Paulo

01/09/2014

Feira livre de SP tem filhotes de tartaruga e réplicas de armas

Comerciante  sugere que réptil, vendido por R$ 80, seja levado no bolso.
Ibama informou que fiscaliza o local e que trabalha em conjunto com a PM.

Do G1 São Paulo
Em uma feira de São Miguel Paulista, na Zona Leste de São Paulo, comerciantes vendem livremente filhotes de tartaruga por R$ 80, peças de veículos e réplicas de armas. O comércio ilegal acontece dentro de uma feira livre legalizada pela Prefeitura. Animais silvestres só podem ser vendidos com autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
“Pode levar no bolso que aqui não morre não. É tartaruga, meu querido. Aqui pode passar um caminhão em cima que não amassa”, destacou um comerciante. O Ibama informou que já realizou fiscalização no local e que trabalha em conjunto com a Polícia Militar Ambiental e com a Polícia Civil para combater o comércio.

Para assistir ao vídeo da matéria acessem o link abaixo:
https://vimeo.com/106931540

Além dos animais, são vendidos também réplicas de armas, o que é proibido. A venda e o porte de réplicas é crime, segundo informações do Bom Dia São Paulo. As armas são vendidas na feira de São Miguel por R$ 60.

Na feira, também há livre comércio de acessórios e peças de veículos, como pneus, volantes e aparelhos de som, além de computadores e celulares.

A PM disse que a fiscalização é de responsabilidade da prefeitura, mas que auxilia no combate ao comércio irregular. Já a secretaria de coordenação das subprefeituras informou que aproximadamente 2.500 comerciantes estão autorizados a vender mercadorias na cidade, e que vai programar uma ação de fiscalização na feira.
Fonte:
G1 São Paulo

Nota:
Nesta gestão da prefeitura de São Paulo tudo o que havia avançado na luta contra o comércio ilegal de cães e gatos também se perdeu. Já fizemos várias postagens aqui denunciando a falta de cumprimento da lei 14483/07 que regulamenta a criação e o comércio de animais domésticos na cidade. Vejam como denunciar e se tiverem muita disposição podem pressionar as autoridades responsáveis pela fiscalização assim como nós fazemos há anos.
http://goo.gl/KJTGNM





segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Gatos perdidos - Dicas de como proceder para encontrá-los.



Vira e mexe chegam até nossos emails ou nas nossas páginas do facebook apelos de pessoas que perderam seus gatos. Infelizmente muitas vezes apesar de todos os cuidados dessas pessoas mesmo gatos confinados podem fugir. Porém donos responsáveis não devem deixar seus animais ter acesso a rua.
Há alguns anos acompanhando casos de desaparecimento, e tentando ajudar, acabamos descobrindo que as características dos felinos faz com que eles raramente sejam encontrados longe de onde fugiram, ou seja de onde moram, ou se por um acaso fugirem por algum acidente, também existe a chance de serem localizados nas proximidades de onde ocorreu.
Com algumas exceções normalmente estarão na mesma quadra, escondidos ou impossibilitados de voltar para sua casa por terem ficado trancados dentro de alguma casa abandonada, ou mesmo de tão apavorados não conseguem se mexer e acabam se escondendo sem que ninguém os descubra.
Não podemos esquecer que gatos originalmente eram bichos de toca, e que ao se sentirem inseguros vão procurar se esconder reagindo as suas características genéticas que sempre afloram quando se sentem ameaçados.

1- Este foi um caso emblemático porque o gatinho Tiger era semi feral e não gostava de ficar preso a noite. Então de dia ele ficava dentro de casa em companhia de uma dog alemã que o adorava, e a noite era solto para dar suas voltinhas. Como ele tinha que ser pego toda manhã no telhado, o seu tutor colocou uma coleira (tipo peitoral) para facilitar o manejo.
Um dia após ter sido castrado e mantido durante uma semana preso ele desapareceu. Sua família o procurou por semanas até que desistiu.
Nessa época estávamos envolvidos atuando no controle de uma colônia de gatos que haviam sido abandonados em uma casa que foi vendida para se construir um prédio, e a colecionadora simplesmente fechou a casa e se mandou. Mas muitos destes gatos não apareciam quando íamos colocar ração, água e as gatoeiras para capturá-los para castrar. Até que depois de meses que estávamos atuando no local uma moça chamada Andréia, que morava em um prédio em frente a este local, e que costumava andar com suas cachorras pela rua se aproximou, e disse que havia pego um gato rajado de cinza muito ferido, com uma coleira peitoral que havia se deslocado e provocado um grande ferimento embaixo da pata dianteira. Ela disse que precisava de ajuda para doá-lo. O Tiger praticamente pediu socorro a ela porque devia estar sentindo muita dor. Uma protetora do bairro se lembrou que alguém estava procurando um gato que fugiu usando uma peitoral vermelha e dessa forma conseguimos proporcionar o reencontro da família com o Tiger. Ele nunca mais quis sair da segurança de sua casa.
A colônia em questão estava a cerca de 200 metros da casa de onde ele havia fugido.


2- Dos 10 gatos da casa a Sofia era a única que tinha acesso a rua. Sua dona achava que por ela ter sido criada livremente iria se deprimir e por isso permitia que desse umas bandas.
Um dia desapareceu. Seus tutores ficaram maluquinhos procurando por ela. Após 1 semana foi encontrada há cerca de 100 metros da sua residência escondida em um estacionamento. Estava muito machucada, tinha levado um chute na boca e sofreu 3 cirurgias de reconstrução do pálato.

3- Uma gata estava sendo levada para receber soro em uma clínica veterinária. Sua tutora levou um tombo, a porta da caixa de transporte caiu e ela fugiu. Seguindo as instruções de como proceder para encontrar seu animal ela conseguiu localizá-la após alguns dias escondida atrás de uma máquina de lavar roupas. Graças aos cartazes que tinham sido espalhados isso foi possível.

4- O gato Genésio desapareceu em um bairro muito movimentado na zona sul de SP. Sua tutora ficou quase maluca. Andava pelo bairro de madrugada, espalhou cartazes, perguntava dele para os vizinhos mas já estava quase desistindo quando a chamaram em um escritório que ficava nos fundos de sua casa. Ele ficou escondido lá dentro durante vários dias sem que ninguém percebesse.

Estes são apenas alguns exemplos que comprovam nossa teoria e que graças a as dicas que seguem abaixo temos conseguido ajudar alguns gatos a serem encontrados.


sexta-feira, 19 de setembro de 2014

O verdadeiro caráter de um touro - Emocione-se com este vídeo



Em uma semana em que ficamos  com o coração em frangalhos pela morte de Elegido, o touro que foi assassinado covardemente na cidade de Tordesilhas, assistir a este vídeo que foi  publicado em uma página anti taurina é algo emocionante realmente.
E como sempre fazemos temos que questionar várias posturas e conceitos, afinal é para isso que existimos e por essa razão lutamos pelos direitos dos animais. 
Por que razão prosseguir com conceitos ultrapassados sobre os bichos?
Por que não admitir que todos sem exceção possuem sentimentos?
Por que o homem insiste em ignorar a senciencia destes seres fantásticos?
Por que prosseguir agindo, como se hoje já não existissem estudos suficientes provando que os animais merecem respeito, e que não foram feitos para se submeter ao nosso domínio?
Por que não abrandar nossos corações e transformar a nossa passagem pelo planeta em evolução já que estamos aqui por tão pouco tempo? 




quinta-feira, 18 de setembro de 2014

ATENÇÃO SP - Campanha de vacinação contra raiva - 2014. Vejam relação de postos.





Campanha de vacinação contra raiva começa em 11 de outubro/2014 em mais de 2.000 postos

Cães e gatos com mais de três meses de idade devem receber vacina em um dos 2.158 postos disponibilizados município. A ação ocorrerá até o dia 24 de outubro.

 

Fonte:
 
A Campanha de Vacinação contra a Raiva para Cães e Gatos no município de São Paulo começará em 11 de outubro. A ação, que ocorre até o dia 24 de outubro, irá disponibilizar um milhão de doses da vacina. No dia 11, a cidade contará com 2.158 postos volantes de vacinação, sendo 23 em endereços fixos.

A aplicação da vacina é gratuita e obrigatória para cães e gatos, conforme lei municipal nº 13.131/01. A relação completa dos postos, com local e data da vacinação, pode ser obtida no site da Secretaria Municipal de Saúde ou pelo telefone 156. Os postos funcionarão das 9h às 17h. 

Os proprietários devem se atentar para que o transporte dos animais domésticos ocorra de maneira adequada: cães na coleira e guia e gatos em caixas de transporte apropriadas (ou similar), para evitar fugas e acidentes.

Veja aqui os locais de vacinação nas regiões sul, sudeste, leste, nortecentro e oeste.

Indicação
Todos os cães e gatos com mais de três meses de idade devem receber a vacina, inclusive as fêmeas que estiverem amamentando, prenhas ou no cio.

A vacina não deve ser aplicada em animais doentes (com diarreia, secreção ocular ou nasal, sem apetite, convalescentes de cirurgias ou outras enfermidades). As seringas e agulhas utilizadas na vacinação são descartáveis.

Raiva
A raiva é uma doença transmissível. É caracterizada pelo contágio direto, ou seja, por meio de mordida, arranhões ou lambedura de cães, gatos ou morcegos infectados. “A adesão da população à campanha é importante para que a Raiva permaneça sob controle. Desde 1981 não há registro de nenhum caso de Raiva Humana no Município”, explica a médica Rosane Correa de Oliveira, gerente do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Em 2013 foram vacinados, durante a campanha contra a Raiva, 860 mil animais.

A vacinação é a medida mais importante para a prevenção e controle da doença. Outras práticas também são importantes, tais como:
• Manter o animal domiciliado e levá-lo para passear somente com coleira e guia, evitando contato com outros animais desconhecidos;
• Não mexer em cães e gatos desconhecidos para prevenir agressão;
• Ao ser mordido ou arranhado por um cão ou gato lave bem o local com água e sabão e procure orientação médica na Unidade de Saúde mais próxima;
• Em especial para os felinos, deve-se cuidar para que não saiam à noite para locais abertos. Isso evita o contato com morcegos.

A imunização é condicionada ao repasse da vacina pelo Ministério da Saúde (MS). Geralmente, a ação ocorre em agosto, mas neste ano o Governo Federal enfrentou dificuldades com o fornecedor e por isso a campanha foi remarcada para outubro.

Recomendações para o dia da vacinação

- Todos os cães devem estar com coleira e guia. A focinheira é obrigatória em animais bravos;
- Gatos são mais assustados, portanto, devem ser levados em caixas de transporte ou similar, evitando fugas ou acidentes;
- Somente adultos com condições de conter os animais devem conduzi-los ao local de vacinação.

Serviço:

“Campanha de Vacinação contra a Raiva para Cães e Gatos”
Data: de 11 a 24 de outubro de 2014
Horário de funcionamento dos postos: das 9h às 17h


ENCANTO PARA DESPEDIR-SE DO SEU ANIMAL DE ESTIMAÇÃO.






Nota:
Não conseguimos identificar a autoria. Se alguém souber nos comunique que sendo o verdadeiro autor daremos o crédito.


quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Enfermeira que espancou e matou cadelinha yorkshire em 2011 finalmente é condenada.

Produção de alimentos e o super consumo - Trecho do documentário Samsara

 


SAMSARA é uma palavra em Sânscrito que significa “a roda da vida que eternamente gira” e é o ponto de partida para os criadores do filme.
No filme eles buscam o ponto de interconexão que existe em nossas vidas.
O filme levou mais de 5 anos para ser filmado e tem cenas de vinte cinco países. Samsara nos leva a locais sagrados, zonas de desastre, plantas industriais e locais considerados maravilhas da natureza.
Dispensando dialogo e texto descritivo, Samsara é diferente dos documentários que conhecemos. O objetivo é encorajar a própria interpretação pessoal de cada espectador inspirado com imagens e músicas que misturam o antigo com o moderno.
trecho da matéria publicada na Revista Internet em 2013 http://goo.gl/RQRF3a

 Nota:
Para nós que sempre buscamos questionar o nosso papel enquanto habitantes do planeta Terra e defensores dos animais mais um susto ao assistir o trecho que mostra a questão da produção de alimentos baseados no consumo de carnes.
Fica cada vez mais claro que não há como suprir a demanda por proteína animal da forma como vem sendo feito nos últimos anos. Acho que qualquer um independente da dieta que adota chegará a essa conclusão vendo este trecho do filme Samsara que mostra a produção e o consumo de alimentos.



Para quem quiser assistir o filme inteiro é só entrar no link:
https://vimeo.com/76260028




terça-feira, 16 de setembro de 2014

Espanha - El Toro de la Vega - Touro Elegido foi morto hoje sob aplausos e risadas.


Apesar da grande manifestação feita no sábado dia 13/09/2014 http://goo.gl/5xrhDU em protesto contra o Toro de la Vega, hoje em Tordesilhas, o touro de nome Elegido foi morto covardemente pelo lanceiro Álvaro Martín 'Portu' sob aplausos e risos dos covardes lanceiros.
Foram  mais de 45 lanceiros inscritos, 30 deles a pé e 15 montados em cavalos. Cerca de 30 mil pessoas participaram do "evento" que foi muito tenso devido ao confronto entre os defensores e os opositores da tal festa.
A "comemoração" teve que ser atrasada porque centenas de ativistas se colocaram firmemente no caminho formando uma corrente humana e aos gritos de que "Elegido não está sózinho", tentaram impedir sua morte cruel e covarde.  A imprensa também foi impedida de registrar o acontecimento e alguns participantes saíram feridos durante os festejos.
Uma ativista foi atingida por pedras e teve que ser socorrida e a polícia interveio dissolvendo o protesto.


Os habitantes e defensores do que chamam de tradição gritavam que se não gostam do que ocorre por lá, que não compareçam. Outros disseram que o touro Elegido era muito pequeno e por este motivo estavam desapontados. 
Abaixo o vídeo mostra o momento exato em que o animal de 600 quilos é por fim assassinado de forma cruel e covarde com uma última estocada.



Abaixo o vídeo da manifestação de 2014 ocorrida no sábado dia 13 de setembro que ainda não tinham divulgado quando fizemos nossa postagem sobre o evento.




Nota:
Nós também rompemos uma lança por todos os seres indefesos mortos covardemente seja pela religião, pela cobiça, pela fúria, pelo desprezo, pela irresponsabilidade de humanos que se consideram acima do bem e do mal, e que se colocando como criaturas superiores se dão ao direito de tirar vidas preciosas e divinas.
Não podemos esquecer que muitas destas comemorações que ocorrem principalmente na Europa tem sua origem na igreja católica. Se hoje temos um papa que carrega o nome de Francisco de Assis já passou da hora de pressionarmos para que estes festejos do horror deixem de existir.



segunda-feira, 15 de setembro de 2014

E a Espanha marchou contra o Toro de La Vega - Rompe una lanza 2014


Manifestação em Madrid contra o Toro de la Vega - 2014 - Fotos Flickr
Espanha Negra.
É desta forma que os ativistas se referem aos que insistem em perpetuar as crueldades contra os animais utilizando a velha desculpa de que são tradicionalistas.
A essas alturas a parcela retrógrada daquele país deve estar bem preocupada, porque o ativismo contra o que defendem está se fortalecendo cada vez mais, fazendo com que o mundo inteiro se posicione contra as barbaridades que praticam por lá. 
O Toro de la Vega é só mais uma das tantas comemorações que essa parcela da Espanha insiste em perpetuar e defender como sendo uma tradição da qual não abrem mão.
Para quem ainda não sabe, a cerca de 500 anos  um touro é escolhido para ser lanceado na cidade de Tordesilhas por um bando de covardes que o cercam tanto a pé como a cavalo.
Vejam abaixo os "machões espanhóis" lanceando covardemente um touro indefeso. Alguém aí pode dizer para eles que não passam de aberrações fora da moda e do nosso tempo? 


O partido animalista PACMA luta contra o Toro de la Vega há cerca de 10 anos, e a cada ano que passa os protestos se tornam cada vez mais maiores. Os partidos PP e PSOE são apoiadores do evento que acontece em Tordesilhas.

No último sábado 13/09/2014 a cidade de Madrid foi tomada por uma massa humana com cerca de 45000.  Outras cidades também fizeram manifestações com o mesmo objetivo.
Como muito bem colocou uma ativista: Tordesilhas é o passado, e quem está marchando pelas ruas de Madrid contra o Toro de la Vega representa o futuro da Espanha. 
Dentro de 24 horas o touro Elegido será mais um vitimado pelos que apoiam a crueldade. Sabemos que os ativistas farão de tudo para impedir a sua tortura e morte mas a policia da cidade de Tordesilhas fará de tudo também para impedir que atrapalhem.
Se quiserem assinar a petição contra o Toro de la Vega é só entrar neste link http://www.rompeunalanza.com/firma

Elegido o touro que será lanceado covardemente nas próximas 24 horas.
O vídeo abaixo é de 2013 quando cerca de 15 mil pessoas participaram desta mesma manifestação.
Emocionante, lindo demais e que com certeza mostra que os espanhóis estão conseguindo evoluir de uma forma que nos faz ter até uma certa inveja pela forma como eles vem avançando na luta contra os crimes cometidos contra os animais.
O movimento contra o Toro de la Vega intitulado de Rompe una lanza mostrou toda sua força, e no vídeo abaixo vocês poderão entender a força do gesto que isso representa. Assistam e arrepiem-se.


Nota:
Nenhuma comemoração ou festa ao redor do mundo pode e deve acontecer baseada nos maus tratos e na crueldade contra os animais. Eles não tem como se defender, mas devem contar com nossas vozes para defende-los contra o que muitos ainda insistem em chamar de "tradição". Não importa qual a religião esteja por trás das tais comemorações isso não pode continuar. Não se omitam em divulgar para seus amigos, familiares, alunos esses conceitos. Isso também é uma forma de ativismo.
Só com informação mudamos o mundo.





sábado, 13 de setembro de 2014

Gatos vítimas de demolição passam por tratamento em SP

Adolescente de 15 anos é o suspeito de incendiar abrigo de cães em Manchester - Inglaterra


Fogo no lar de cães
Grande parte do lar de cães de Manchester ficou destruída pelo incêndio   
A polícia de Manchester, no norte da Inglaterra, deteve um menino de 15 anos, suspeito de ter iniciado o incêndio que destruiu parcialmente um canil, matando pelo menos 60 cães.


A expectativa é de que o número de cachorros mortos ainda cresça.
Mais de 150 cães teriam sido resgatados por voluntários.
"Não consigo descrever o que aconteceu aqui esta noite. É desolador", disse Anna Stansfield, gerente de outro lar de cães, em Cheshire.

'Cenas atrozes'
Centenas de pessoas fizeram doações de ração e dinheiro.

Fogo no lar de cães
Pelo menos 150 animais foram resgatados

Uma campanha online já recebeu cerca de R$ 500 mil para ajudar o lar.
Um policial de Manchester confirmou que um suspeito de 15 anos foi detido.
"Se alguém que esteve na área se lembra de alguma coisa suspeita nos arredores do lar para cães, por favor entre em contato", disse o policial Marcus Noden.
As autoridades dizem ter recebido muitas ofertas de apoio da população e estão pedindo ajuda para acomodação e comida para os animais.
Em uma nota, a direção do Lar para Cães de Manchester disse que a maioria dos cães será abrigada no lar de Cheshire.

Fogo no lar de cães
Uma campanha online já conseguiu arrecadar R$ 500 mil

O comunicado também agradeceu aos funcionários, "muitos dos quais testemunharam cenas atrozes".
O lar para cães de Manchester foi criado em 1893 e atende mais de 7 mil animais por ano.
A instituição é totalmente mantida por doações e trabalho voluntário.

Fonte:
BBC Brasil






sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Homem é detido por espancar cadela boxer em Jundiaí

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

E chega ao fim de forma melancólica a farsa do Santuário do Pitbull.



Nesta semana finalmente chegou ao fim mais uma triste história que muitos na proteção gostariam que não fosse verdadeira. A farsa de um lugar chamado Santuário do Pitbull teve seu desfecho de uma forma triste, lastimável e muito cruel. 
A locatária da casa onde ficava situado o hotel que muitos acreditavam ser um centro de recuperação de pitbulls,  procurou alguns protetores da cidade do Embuguaçú para pedir que a ajudassem a resgatar os dois pitbulls que pertenciam ao casal de proprietários do local, Fernanda Meccia e Paulo Mello.
O animais tinham sido abandonados em situação de extrema desnutrição e maus tratos.
Os cães de nome Bebê e Tatá, mal conseguiam se manter em pé quando foram resgatados. Após algumas horas o pit Tatá veio a falecer. Não resistiu!!!
O pit Bebê segue em tratamento para poder se recuperar. Vejam as fotos comprovando a situação deles.

Fotos da internet
Mas vamos voltar um pouco no tempo para que aqueles que não vinham acompanhando essa história possam entende-la.
Em 2013 as primeiras denúncias de que algo muito estranho acontecia no tal Santuário do Pitbull conhecido como o paraíso dos pits sofredores começava a se desenhar.
Um animal que havia sido "adotado" pelos donos do lugar, com ampla divulgação na mídia,  http://goo.gl/BeHUiN e que tinha participado de uma história terrível chamado Lex, foi retirado do Santuário  em situação de miséria.
Este pit que já havia sofrido tanto, estava só pele e osso no sentido literal destas duas palavras. Para muitos as imagens do Lex naquela situação foi um choque. E eis que de repente muita gente começou a entrar em contato com a denunciante para contar lhe sobre animais que haviam sido colocados no Santuário como hóspedes, mas que haviam desaparecido ou mesmo sido doados sem que jamais soubessem para quem, e que por mais que insistissem em obter informações não as conseguiam dos proprietários do hotel, Fernanda Meccia e Paulo Mello.
Abaixo um banner mostrando a sequencia de tudo o que aconteceu ao pit Lex.

Banner da página A Fraude do Santuário do Pitbull  
Como eram muitas denúncias, foi criada no facebook uma página chamada A fraude do Santuário do Pitbull  http://goo.gl/MZEtjz onde iam sendo colocadas as denúncias dos animais desaparecidos e também eram feitos questionamentos para se tentar até o paradeiro deles.
O R7 na época também chegou a fazer uma matéria  http://goo.gl/OpcdCX perguntando sobre o pit Prince que tinha madrinhas que bancavam sua hospedagem  e que segundo os proprietários havia sido doado, porém jamais se conseguiu chegar até a adotante.
Existe um processo correndo na justiça sobre este caso, mas isso jamais trará o Prince de volta.
A falta de conhecimento sobre o  que de fato acontecia aos animais neste local irá nos assombrar por muito tempo ainda, já que todos nós sabemos que essa raça pode se tornar alvo de muita crueldade por todo o estigma que carregam.

O que será que de fato acontecia neste local?
Por que nunca se conseguiu informações sobre os pits desaparecidos mesmo quando os donos eram questionados?
Para quais finalidades podem ter sido doados?
Para quem ou para que foram doados?
Estariam vivos?
E porque era utilizada a conta poupança da falecida mãe da Fernanda Meccia para fazer arrecadação de doações em dinheiro ou mesmo para depósitos dos hóspedes?

  
Nota:
Segundo informações em janeiro de 2014, Fernanda Meccia foi embora e deixou o local,  que ficou entregue nas mãos de seu marido Paulo Mello. Há cerca de um mês ele também fugiu abandonando os animais que só nesta semana foram retirados da casa.
A ativista Paula B. Blumer,  filha de Fernanda Meccia afirma que a mãe fugiu por ter sido ameaçada pelo marido, e por este motivo ela não tem culpa do abandono e dos maus tratos em que estavam os animais da família.
E por essas e por outras, é que existe a necessidade daqueles que amam, defendem ou mesmo fazem suas doações visando ajudar animais carentes fiquem muito alertas sobre o que é vendido na proteção animal, porque nem tudo que brilha é ouro, nem tudo o que é divulgado é verdadeiro, nem tudo o que dizem fazer pelos animais é verídico. 
Procurem ajudar apenas protetores e Ongs que fazem prestação de contas, que dão acesso aos animais e as instalações onde eles vivem, ou que você consiga obter informações de alguém de confiança. 
Não apoiem acumuladores ou aqueles que fingem proteger animais e não possuem uma profissão ou ocupação de fato.