quarta-feira, 29 de outubro de 2014

SP - Comércio ilegal de filhotes - Nem com denúncia na grande mídia subprefeituras agem!!!


Declarações de vendedores ilegais na feira da Jacú Pessego
Todos que acompanham nosso trabalho sabem de nossa luta desde a aprovação da lei 14483/07 http://goo.gl/YBQKdB para acabar com o comércio ilegal de filhotes na cidade de São Paulo.

Este comércio ilegal e cruel jamais deixou de existir totalmente na nossa cidade, porém na gestão Kassab conseguimos ótimos resultados e pudemos comemorar a desativação de pontos tradicionais na cidade, pois com a atuação conjunta dos órgãos responsáveis pela fiscalização, (subprefeituras e centro de controle de zoonoses) aconteceram inclusive apreensões de filhotes. Essa ação é prevista na lei e fez  com que os criadores de fundo de quintal dessem uma trégua e parassem com a venda ilegal. 

Na atual gestão do prefeito Fernando Haddad as dificuldades para que este comércio seja combatido tem sido imensas, e mesmo com as denúncias que são encaminhadas pelos protetores, ativistas e cidadãos nenhuma providencia tem sido tomada, e fim de semana após fim de semana, vemos filhotes sendo expostos ao sol, a chuva, ao frio, a sujeira das calçadas e gramados, sendo manuseados e o que é mais grave vendidos ao ar livre contra a lei e sem o menor cuidado que os proteja das doenças oportunistas.
Embora a subprefeitura de Itaquera, que é responsável pela região onde ocorre a feira da Jacú Pessego tenha chegado a impedir seu funcionamento durante algumas semanas, os comerciantes ilegais voltaram com tudo e se instalaram novamente sem medo de ser feliz!!!
Não deixem de assistir aos vídeos e vejam as declarações dos veterinários sobre os riscos de se adquirir animais nestes locais contaminados.

Aqui mesmo no blog temos outra postagem sobre a Jacú Pessego e algumas pessoas que compraram filhotes neste local dão depoimentos sobre animais que foram adquiridos neste local e que vieram a óbito após muito sofrimento. Acessem o link para ler os comentários enviados para nosso blog:
http://goo.gl/jpqdeC
Vejam abaixo o vídeo do R7 sobre a feira da Jacú Pessego e as denúncias gravíssimas que ele contém. 


Um outro ponto viciado também que há anos se tenta acabar é o da Praça Agostinho Betarello, localizada na Vila Leopoldina e cujo subprefeito apesar de ter se reunido conosco em 2013  http://goo.gl/T61Ixa e prometido dar combate a essa feira ilegal não cumpriu a promessa, e ultimamente nem responde mais as denúncias encaminhadas. Outro local sobre o qual já fizemos inúmeras matérias aqui no blog.
Uma reportagem do R7 também mostra a crueldade que envolve a venda de filhotes neste local que fica em frente a um grande pet shop da nossa capital.



Como denunciar o comércio ilegal de filhotes na cidade de São Paulo:
http://goo.gl/6JQQV4

VAMOS DEMONSTRAR QUE QUEREMOS O FIM DO COMÉRCIO ILEGAL NA JACÚ PESSEGO? 
ESCREVEM PARA AS AUTORIDADES ABAIXO:
 
JOSÉ CARLOS MEDEIROS DA SILVA É O SUBPREFEITO EM EXERCÍCIO DE ITAQUERA. COMPETE A ELE DETERMINAR AS AÇÕES PARA REPRIMIR O COMÉRCIO ILEGAL DE FILHOTES EM SUA REGIÃO. 
jcarlosmedeiros@prefeitura.sp.gov.br

DRA ROSANE CORREA  DE OLIVEIRA É A GERENTE DO CCZ/SP O ÓRGÃO QUE  É RESPONSÁVEL PELA OPERAÇÃO DE APREENSÃO DE FILHOTES, NO CASO DE LOCAL PÚBLICO ONDE A LEI ESTEJA SENDO DESRESPEITADA
rosanecoliveira@prefeitura.sp.gov.br

O AUTOR DA LEI 14483/07 É O VEREADOR ROBERTO TRIPOLI. PEÇAM A ELE QUE NOS AJUDE PARA E PRESSIONE AS AUTORIDADES RESPONSÁVEIS PELO CUMPRIMENTO DA LEI 14483/07
contato@robertotripoli.com.br

Nota:
Agradecimentos a Roberta Palmari por nos ajudar com os vídeos. 



terça-feira, 28 de outubro de 2014

São Francisco reconhece o direito a liberdade de baleias e golfinhos.



São Francisco/EUA reconhece os direitos de golfinhos e baleias a liberdade. 
Informe 21 - 24 de Outubro de 2014
 
Em uma decisão histórica nesta quarta-feira (22/10/2014) o Conselho de Supervisores de San Francisco aprovou uma medida que garante o direito de viver em liberdade aos cetáceos. 
A resolução afirma claramente que estes animais merecem "ser livre do cativeiro, e permanecerem sem restrições em seu ambiente natural."

Entre as razões para esta decisão, o conselho citou as capacidades intelectuais e emocionais complexas de cetáceos, assim como o estresse psicológico e alta taxa de mortalidade causada pelo cativeiro nos parques marinhos como o SeaWorld.

Este fato inédito nos Estados Unidos conta como precedente que
o comissário Russel Tenofsky do Controle de Animais e do Bem-Estar São Francisco comissário Russel Tenofsky levantou esta questão ao comitê no início deste ano.
Este ato pode ser o primeiro de seu tipo, mas a resolução de San Francisco não é a primeira tentativa de proteger os cetáceos em cativeiro. Em março, uma comissão do Senado aprovou em New York a chamada "lei BlackFish " (como o documentário) que proíbe a instalação de parques marinhos com orcas em cativeiro no estado. 

Em junho, o Congresso dos EUA aprovou por unanimidade uma lei para proteger as orcas em cativeiro e outros mamíferos marinhos.

Sam Berg, um ex-treinador SeaWorld que apareceu no documentário "BlackFish" disse ao site O Dodo que o movimento poderá levar a "uma proibição total de baleias e golfinhos em cativeiro em os EUA"

Fonte: http://goo.gl/w0B16g

Nota:
Tudo o que pensamos e defendemos sobre golfinhos e baleias se resume ao banner abaixo.
#confinamentomata
 






sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Ativistas invadem aula de medicina com procedimento em animais vivos.

terça-feira, 21 de outubro de 2014

Vale Tudo em nome dos animais? Peçamos perdão a eles por mais isto!!!




Todos sabem de nossa luta pelo cumprimento da lei 14483/07 desde sua aprovação e de toda a dificuldade que envolve o seu cumprimento, já que por mais pressão exercida ao longo dos anos, quando se depende do poder público para fiscalizar e multar os infratores e impedir que se estabeleçam nos pontos viciados a dificuldade é superior aos nossos esforços e de toda a sociedade. Temos aqui no blog vários publicações sobre isso e um histórico de luta que sempre nos orgulhou.

Infelizmente temos na cidade de SP dois locais onde se conseguiu retirar os comerciantes ilegais diversas vezes, mas assim que a repressão diminui eles voltam a tomar conta novamente. Muitos nos procuram para pedir informações no encaminhamento das denúncias e sempre fizemos de tudo que estava ao nosso alcance para ajudar. Mas realmente essa gestão atual tem sido extremamente relapsa em relação ao cumprimento dessa lei e nossa cidade está um caos completo.

Mas hoje o objetivo dessa nossa postagem  não é apenas para falar dessa nossa luta.
Nessa semana fomos surpreendidos com algo que realmente fere o princípio da ética, da honestidade, e do verdadeiro ativismo, e infelizmente constatamos que ultimamente nossa causa vem perdendo muito com atitudes como essas. 

Um banner de nossa autoria, feito com fotos cedidas por um colaborador foi totalmente adulterado e mesmo seus autores sendo criticados por essa atitude, afirmam que estão fazendo isso pelos animais.
Mas aí vamos aos questionamentos
Se somos a voz dos animais.... pela percepção distorcida dessas pessoas, eles mentem? são antiéticos? são manipuladores? se apropriam da propriedade intelectual dos seus próximos? se apoderam do trabalho de seus semelhantes e a tomam para si ? desprezam a luta dos seus pares?
Lógicamente que não!!!

Animais seres escolhidos por nós como alvo de nossa luta e defesa são seres evoluídos, de espírito elevado, de alma leve, pura, digna, superior, altiva, nobre, límpida como água cristalina e fresca.....

Existem outras denúncias onde a prática de se apoderar de material alheio tem sido observada nestes grupos que insistem em tentar monopolizar uma causa que não deve pertencer somente a alguns, mas que deve sim pertencer a todos aqueles que se sensibilizam pela dor e sofrimento dos animais.

 


Uma imagem vale por mais de mil palavras não é mesmo?

Nota: 
Temos a impressão que ultimamente o ativismo e a proteção animal em geral optou pelo Vale Tudo, e muitos se sentem acima da lei, da ética, da educação, dos princípios básicos da convivência e de qualquer preocupação que não seja a própria necessidade de estar sempre em evidência dando a impressão que apenas eles são capazes de atuar na defesa dos animais.

Plagiar ou se apoderar de propriedade intelectual é crime previsto em lei http://goo.gl/vnAcGD




segunda-feira, 20 de outubro de 2014

SOS SILVESTRES QUEIMADOS DA SERRA DO JAPI - JUNDIAÍ

Seu cão nunca te esquece. Não o abandone. Lindo e sensível comercial.






Nota:
Não existe nada que possa servir de desculpa para que se abandone um animal. E imaginar que alguém vai recolher aquele que foi abandonado das ruas não passa de mito. 
A grande maioria dos que são abandonados não sobrevivem a fome, a tristeza, aos maus tratos, atropelamentos, doenças e envenenamentos. 
Se não puder continuar com o seu cão ou gato procure encaminhá-lo para adoção. A solução passa longe de procurar Ongs e abrigos também,  pois estes vivem lotados e precisam é de adotantes e não de mais bichos. 


terça-feira, 14 de outubro de 2014

Alerta!!! Banho e tosa só em estabelecimentos com veterinário responsável.



Norma do CFMV exige a presença do Médico Veterinário em estabelecimentos que realizam banho e tosa de animais


02 de julho de 2014 - Em carta pública divulgada em junho, o Conselho Regional de Medicina Veterinária de São Paulo (CRMV-SP) alerta os donos de animais a usufruírem do serviço de banho e tosa para seus pets apenas de estabelecimentos que tenham um Médico Veterinário como responsável técnico. Uma das justificativas do CRMV-SP diz respeito à  preservação da saúde humana, já que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 60% das doenças que acometem os seres humanos têm origem nos animais e 75% das novas enfermidades são zoonóticas, ou seja, transmitidas dos bichos para os homens.
Na Resolução do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) nº 878/08 - que regulamenta a fiscalização das empresas que oferecem os serviços de estética, banho e tosa -, está prevista a obrigatoriedade da presença do Médico Veterinário, cujo contrato deve ser registrado no CRMV do Estado.  Para estabelecer a exigência, o  CFMV considerou a competência privativa do Médico Veterinário para a prática  da clínica veterinária em todas as modalidades, além da  assistência técnica e sanitária aos animais.
Na norma, o Conselho Federal lembra que a manipulação equivocada de substâncias e o manejo incorreto dos animais podem acarretar em reações alérgicas, hipoxias e arritmias,  envenenamentos, convulsões, fraturas, lesões por calor ou frio, coma, choque e edema  pulmonar; e que os  tratamentos, equipamentos e drogas para resolver tais problemas são de competência  e uso privativos dos Médicos Veterinários. A multa para a pessoa física ou jurídica que descumprir a Resolução CFMV nº 878/08  vai de R$ 3 mil a R$ 24 mil.

Na carta pública, o CRMV-SP também lembra que os estabelecimentos veterinários recebem animais de origens diversas, que podem apresentar doenças transmissíveis para outros animais e para as pessoas, além do risco de contaminação do meio ambiente por meio de resíduos.
Além da norma do CFVM, o Estado de São Paulo conta com o decreto do Executivo estadual nº 40.400/95 que trata sobre o assunto.

Assessoria de Comunicação do CFMV

Nota:
Aqui mesmo no blog temos uma outra postagem dando dicas de como evitar os pet shops do mal   http://goo.gl/55AysK


segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Ator global Alexandre Nero faz apologia a zoofilia no Dia das Crianças.



No dia da Criança eis que um ator global que deveria dar exemplo, nos brinda com algo extremamente inadequado ao resolver fazer apologia a zoofilia de animais em seu Twitter.
E como se não bastasse isso e talvez para ser ainda mais "engraçado" mesmo após a enxurrada de críticas que desencadeou, ele prosseguiu sendo irônico em dois outros tweets, como se a primeira pisada de bola não fosse suficiente.
Em um país onde celebridades ditam moda, são endeusados e idolatrados até a beira da insanidade atitudes como a dele representam um grande perigo.

Ninguém tem que obrigação de gostar de animais, mas respeitá-los como seres que também tem sentimentos, sofrem e por vezes morrem devido as crueldades, é dever de todo cidadão principalmente aqueles que tem acesso a informação e são formadores de opinião através de sua influência na grande mídia. 


Como nem todos assistem novelas segue a foto do cara aí embaixo. Se acharem que vale a pena manifestem-se em suas redes sociais.
O Twitter dele:
https://twitter.com/FC_AleNero
O Facebook dele:  
http://goo.gl/fqCCs8
Ou falem diretamente com a Globo:
http://falecomaredeglobo.globo.com/

Foto: divulgação novela Império
Segundo o colunista Miguel Barbieri Jr.  da  Revista Veja, Alexandre Nero o ator global foi mal compreendido por possuir um humor politicamente incorreto e espirituoso....http://goo.gl/v08L5f.
Matéria totalmente dispensável senhores editores da Veja.

Para quem não sabe o que acontece com os animais que são vítimas de estupradores seguem alguns links sobre animais que foram resgatados ou mesmo vieram a falecer após estupro. A zoofilia não tem nada de engraçada.
http://goo.gl/fYdmlI
http://goo.gl/qyZuwC
http://goo.gl/HJDCRK
http://goo.gl/qpgXhl

Zoofilia, do grego ζωον (zôon, "animal") e φιλία (filia, "amizade" ou "amor"), é uma parafilia definida pela atração ou envolvimento sexual de humanos com animais de outras especies. Tais indivíduos são chamados zoófilos. Os termos zoossexual e zoossexualidade descrevem toda a gama de orientação humana/animal. Um outro termo, bestialidade, se refere ao ato sexual entre um humano e um animal não-humano (chamado a partir daqui apenas "animal").
Enquanto a zoofilia é legal em alguns países, não é explicitamente aceita, e na maioria dos países atos sexuais com animais são ilegais, sob as leis de abuso animal e crueldade contra os animais, e menos comum, crime contra a natureza. Há pessoas que não ver a zoofilia como antiético desde que não haja dano ou crueldade contra o animal, mas esta visão não é largamente compartilhada, pois a maioria defende que os animais, assim como as crianças, não são capazes de consentir emocionalmente tal ato.

 Nota:
Apesar de termos tido até mesmo um presidente que declarou que sua formação sexual se deu estuprando animais quando era adolescente, este ato pode ser considerado crime de maus tratos e quem pratica e pode vir a ser enquadrado em crime de maus tratos pela lei de crime ambientais a 9605/98, art. 32.
Nós não estamos nem aí se nosso humor não corresponde as gracinhas de um atorzinho global, não temos a menor preocupação em sermos popular, agradáveis ou fofos...nosso compromisso é com os animais e será uma vergonha se a emissora que dá emprego a esse cara não emitir sequer uma nota sobre o comportamento extremamente inadequado dele. 






sábado, 11 de outubro de 2014

Bombeiros heróis resgatam filhotes de cães de bueiro no RJ - Vídeo emocionante


Fotos divulgação Diário do Vale

Publicado em 13/06/2014
Barra Mansa/RJ
Fonte:
Diário do Vale

Quatro filhotes de cães foram abandonados e jogados dentro de um bueiro na Rua Joaquim Maria da Silva, no bairro Jardim América. Os animais foram resgatados pelo Corpo de Bombeiros, na manhã de ontem, após denúncia de moradores. Eles estavam amarrados em um saco plástico e envolvidos em jornal.
Assessores do presidente da Câmara Municipal, o vereador Marcelo Borges (PT), que visitavam o bairro no momento também acionaram o resgate e registraram a ação do Corpo de Bombeiros. Alguns moradores chegaram a tentar salvar os cães, mas sem sucesso.
- Não acredito que ainda existam pessoas que façam esse tipo de maldade. Recentemente foi sancionada lei de minha autoria que cria o Disk Proteção de Animais, onde as pessoas devem denunciar e não deixar que crueldades assim continuem acontecendo - disse Marcelo Borges.
O parlamentar ainda elogiou a ação dos bombeiros que segundo ele, agiram com muita eficiência no salvamento.
Segundo a veterinária Desirée Machado, moradora da rua onde os cães foram resgatados e que os atendeu, eles têm aproximadamente 5 dias de vida e necessitam de cuidados especiais. Por isso, ficaram sob a responsabilidade dela por cerca de 45 dias, quando assim, poderão ser adotados.

Assistam ao vídeo do resgate e vejam a que ponto chega a covardia do ser humano. É por essas e outras que temos que lutar muito e sempre pelo controle populacional de cães e gatos. Imaginem quantos filhotes não tem a mesma sorte desses aí e morrem das formas mais cruéis por este nosso país. 
Protetores e ativista.......#castraçãosempre.
EsquadrãoPet 

Nota:
Outro dia uma figura pública conhecida por fazer críticas infundadas e por vezes até mesmo caluniosas contra autoridades e profissionais, criticou em sua página que tem milhares de seguidores, os bombeiros, por se recusarem a fazerem um resgate. 
É importante que todos saibam que quando os bombeiros são chamados os animais precisam ter alguém que se responsabilize por assumir o animal. 
O que vem ocorrendo há um bom tempo é que os CCZs nem sempre aceitam assumir o bicho resgatado como seria o correto, e aí os bombeiros  não tem para onde levar. 
Existem quartéis que tem servido de Lar Temporário para animais  simplesmente porque eles acabam ficando penalizados com a situação após os resgates, mas evidente que essa solução não é a correta nem a mais indicada. 


sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Cães e o vírus Ebola - Informações sobre o contágio ainda são desconhecidas.



O mundo inteiro está assustado e agora já se tem notícias de vários casos de pacientes contaminados em países que não necessariamente o de origem do vírus Ebola.
E infelizmente a hora de se falar sobre as possibilidades do contágio da doença em nossos animais domésticos chegou.
A imagem abaixo é uma das muitas que explicam as formas de contágio, porém relacionadas aos animais selvagens, porque as aldeias onde a doença começou em geral estão em áreas próximas a florestas.  


O que deu o alerta ao mundo na última quarta feira, 08/10/2014, foi o caso do cachorro Excalibur que pertencia a enfermeira Teresa Romero, 44 anos, infectada com o vírus Ebola após ter estado em contato direto com dois missionários repatriados da África, que vieram a falecer.
O cão pertencente a ela foi eutanasiado, apesar de todas as manifestações organizadas por ativistas espanhóis para tentar salvar sua vida.
Embora os ativistas tenham criado uma petição pedindo pela vida do cachorro de 12 anos que atingiu a marca de cerca de 380 mil assinaturas e tenham conseguido colocar  a hashtag ##SalvemosaExcalibur nos “trending topic” do twitter, mesmo assim o governo regional de Madrid, se negou a colocá-lo em quarentena, alegando que não poderiam correr o risco de contágio já que ele poderia ser um transmissor do vírus.

Ativistas espanhóis pedem pela vida de Excalibur
Fomos então pesquisar se já existe algum estudo ou mesmo protocolos determinando como devem ser conduzidas as ações de um provável contato de um ser humano contaminado, com seus animais de estimação, e quais as melhores formas de conduta caso isso venha a ocorrer.

Segundo o especialista Eric Leroy, diretor-geral do Centro Internacional de Pesquisa Médica, em Franceville, Gabão, e por enquanto o único cientista que conduziu um estudo sobre o papel dos cães em surtos de Ebola,  tanto os ativistas quanto o marido de Teresa que pediu ajuda para salvar Excalibur estavam certos. Foi um erro sacrificar Excalibur. 

Eric Leroy pesquisando reservatórios de Ebola em animais / CIRMF / Norbert Mouyabi
Em entrevista ao jornal El País o infectologista declarou:
"O cão deve ser isolado em  Madrid, ser monitorado, para podermos estudar os parâmetros biológicos, observar se ele está infectado e descobrir se eliminará o vírus. Isso será  muito interessante do ponto de vista científico, e é inútil matá-lo ", diz Leroy.

Eric Leroy  participou de um estudo no Gabão em 2002, aliás até o momento segundo consta o único, após um surto de Ebola que havia ocorrido no ano anterior com um grupo de cães ferais, que se alimentaram de animais selvagens como macacos e morcegos frugívoros infectados, e concluiu que 32% destes animais tinham  anticorpos específicos contra o vírus.
"Esses animais podem ser infectados e, assim, espalhar o vírus por um determinado período, tornando-se uma fonte potencial de infecção para os seres humanos", explicou em uma entrevista em 2005 no Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento, em Paris. 
"Parece agora necessário avaliar o papel dos cães em surtos de Ebola e considerar as medidas de risco no controle da epidemia". 
Animais de estimação podem se infectar e espalhar o vírus durante um determinado período, tornando-se uma fonte potencial de infecção para os seres humanos.

No entanto, salienta Leroy, "Foi um estudo a posteriori. Em Madrid, temos um caso real,  de possível contágio, com o qual podemos aprender muitas coisas. Como por exemplo: se os cães realmente representam uma fonte de infecção em surtos de Ebola." 

Compreender o papel dos cães em epidemias de Ebola é fundamental, porque aldeias africanas estão cheias de cães infectados, acrescenta o especialista em doenças emergentes.  
Segundo Leroy, se fosse verificado que Excalibur não estava infectado, bastaria devolve-lo aos seus tutores. E se ele estivesse infectado pelo Ebola, "poderia se recuperar e quando curado já não mais eliminaria o vírus."
Nem o Ministério da Saúde espanhol,  ou mesmo a comunidade de Madri consultou este especialista antes de decidir sobre o sacrifício do cão. "Eu não recebi nenhuma chamada", confirma Leroy.
 



Aqui a matéria de onde foi retirado este trecho: http://goo.gl/iMT8FT 

O estudo publicado pela equipe do dr. Eric Leroy com o título de Ebola Virus Antibody Prevalence in Dogs and Human Risk  
http://goo.gl/gOUlRe

Obs: se algum infectologista tiver este material já traduzido para o português ou algum outro estudo por favor nos contate que publicaremos também. 

Nota:
Importante ressaltar que não existe ainda nenhum estudo que comprove que a contaminação de cães domésticos levará a uma possível disseminação da doença através do contato com eles. O que o caso da Espanha nos mostra, é que os infectologistas terão que se debruçar sobre o tema para poder avaliar como serão conduzidos os protocolos em relação a estes animais, já que hoje estão presentes na maioria dos lares pelo mundo. 



 

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Arraia sobe a rampa para ganhar alimento - simplesmente lindo!!!



 

Nota: 
Porque todos os animais merecem viver? por imagens como essa aí com certeza!!!

American Bully - A falta de ética e a ganância vitimando mais uma raça de cães.



Um raça ainda nova e pouco conhecida no Brasil, chamada American Bully, cujas características resultam do cruzamento do Pitbull com o American Staffordshire Terrier é a nova vítima dos criadores que não tem entre suas principais preocupações, a saúde e o bem estar dos animais.
Muitos destes criadores com o intuito de fazer com que determinados traços dessa raça, recém desenvolvida no anos 80, fiquem mais evidenciadas, estão fazendo cruzamentos que podem ser considerados no mínimo uma tremenda irresponsabilidade, para não dizer criminosa.
Através da falsificação de pedigrees cruzam Bulldogs Ingleses com Bulldogs Franceses, e o resultado são cães com a aparência destes que vocês podem observar aí em cima na colagem.


O American Bully menor da foto acima é um campeão, por ter sido considerado o que possui os traços que muitos consideram como os mais "fortes" para a raça. Buscando conseguir animais cada vez mais atarracados, com os peitorais enormes e com as patas mais curtas possíveis, estão criando seres totalmente deformados que com certeza desenvolverão diversos problemas de saúde. Características essas que provavelmente acarretarão abandonos ou até mesmo eutanásias, sem contar dores e até uma vida mais curta.

Acho que todos nós já ouvimos falar dos problemas que determinadas raças foram desenvolvendo através dos anos sendo manipuladas, para agradar a demanda por animais menores, mais fortes, mais baixinhos, mais orelhudos, com focinhos menores e por aí vai....
Muito triste saber que os homens por ganância, ou mesmo por não terem amor no coração, continuam manipulando raças de cães e também de gatos, que nada mais são do que vítimas de um comércio cruel e nem um pouco sensível a problemática gerada por essas modificações genéticas que transformam seres indefesos em aberrações.

 American Bully no padrão da raça 

Evidentemente que a grande maioria de nós ouviu falar no vídeo Segredos do Pedigree do Canal Animal Planet, mas nem todos tiveram a oportunidade de assisti-lo na época.
Então resolvemos divulgá-lo novamente aqui no blog.  Os vídeos foram divididos em quatro partes.






sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Comercial de cerveja mostra a preocupação de um cão com seu tutor. Friends Are Waiting


Foto: print do vídeo
Com o intuito de conscientizar os consumidores de cerveja em relação ao ato de beber e dirigir, a Budweiser mais uma vez lança um comercial lindo e emocionante.
O comercial baseado no amor entre um humano e seu melhor amigo de quatro patas mostra que ele pode estar lhe esperando voltar para casa. Uma chamada a responsabilidade feita de forma sensível e emocionante.





quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Animais silvestres e as doenças que podem transmitir aos humanos.



Não é segredo para ninguém que somos contra o comércio de silvestres sejam eles legalizados ou não, pelo simples fato de que o lugar destes bichos é em seu habitat e isso é mais do que suficiente para firmar nosso posicionamento. Nada nem ninguém vai nos convencer de que silvestres devem ser tratados como pets. Mal conseguimos nos entender com cães e gatos, imaginem então em relação a estes seres maravilhosos que jamais deveriam ser retirados da natureza.
Mas o que muita gente desconhece é que inúmeras doenças podem ser transmitidas por eles para nós, de nós para eles.
Não existem vacinas que faça com que essa convivência homem/silvestre, seja segura ao menos no que diz respeito a transmissão de doenças. 
Estamos vendo ultimamente inúmeros eventos, e até mesmo festas infantis, onde se utilizam animais silvestres como se isso fosse algo saudável e corriqueiro, e que fará com que as crianças desenvolvam amor pelos animais. 
Vocês estão fazendo isso errado....as crianças precisam e devem ser ensinadas a respeitar o meio ambiente, os animais e a entender que eles não são felizes vivendo longe de seus semelhantes, sem poder se alimentar de forma natural, sem poder agir de forma natural e principalmente sendo manipulados e explorados para diversão. E independente de ser silvestre, exótico ou doméstico, bicho não é brinquedo.
A vida no cativeiro é cruel, triste, deprimente e por vezes faz com que estes animais desenvolvam neuroses e doenças que provocam até mesmo sua morte. 
A finalidade deste material é o de alertar para que o contato seja evitado. E não se esqueça que abandono de animais é crime previsto em lei, além de ser uma enorme crueldade. 
Lugar de silvestre é na natureza!!! Longe da exploração dos humanos!!!
EsquadrãoPet

Animais silvestres domesticados: Riscos e doenças

Macacos
Dentre as várias espécies de primatas existentes no país, as espécies do gênero Callithrix sp. são as mais comuns no que diz respeito à domesticação. Estes primatas são até vendidos em alguns pet shop com valores entorno de R$3.000,00 por indivíduo.
Doenças transmitidas aos humanos
Vários artigos e documentos relatam o papel importante dos primatas na transmissão do vírus da Febre Amarela, tendo em vista que este grupo de animais são os hospedeiros naturais do vírus arbovírus (vírus transmitido por atrópodes) Flavivirus sp, causador desta doença. No país, o principal vetor e reservatório desse vírus é o mosquito o Haemagogus janthinomys, que pode picar tanto os primatas quanto nós humanos, sendo uma importante zoonose silvestre e impossível de ser erradicada. Assim sendo, ter um macaco em casa pode ser sinônimo de doença.
Além desta doença, uma outra muito pior pode ser transmitida à nós e também aos outros animais existentes na casa, como gatos e cachorros, a Raiva. Os animais silvestres de uma forma geral são reservatórios deste vírus (Lyssavirus sp) transmitido por contato com a saliva do animal infectado. Geralmente a forma mais comum de transmissão de animais para homem se dá através da mordida, onde a saliva contendo o vírus entra em contato com o sangue do homem. Uma vez infectado o caso é fatal, pois afeta o sistema nervoso central devido ao alojamento do vírus na cabeça (cérebro) causando uma encefalomielite.
Temos ainda a Tuberculose, uma importante zoonose mundialmente conhecida. A agente causador da doença é a bactéria Mycobacterium tuberculosis e um primata infectado pode transmitir esta doença à nós através do seu espirro ou tosse, onde podemos respirar as bactérias que foram espalhadas pelo ar. Esta doença pode ser transmitida também de nós para os outros animais, e em zoológicos e cativeiros, alguns estudos relataram a infecção de animais por ingestão de vísceras de aves ou bovinos infectados.
Estas são as três principais doenças que encontrei  em artigos e também em documentos do Ministério da Saúde, porém, não podemos esquecer que os primatas possuem carrapatos e outras espécies de ectoparasitos, verminoses, além de outras espécies que podem oferecer riscos à nossa saúde.
Aves
Muitas pessoas adoram aves devido ao fato de serem belas por exibirem diversas cores, formas e tamanhos, e também por possuírem os mais diversos tipos de cantos. Porém, quando falamos em doenças, poucas pessoas sabem o que as aves silvestres podem nos transmitir. Como citado acima sobre os primatas, as aves também possuem várias outras espécies associadas à elas que podem nos oferecer riscos, e nós podemos não conhecê-las totalmente. Mas ainda assim existem algumas doenças muito conhecidas transmitidas por este grupo de animais, dentre elas se destacam a Aspergilose, Histoplasmose e a Salmonelose.
A Aspergilose é causada pelo fungo Aspergillus flavus e pode nos infectar através do contato direto com uma ave portadora ou com conídias (espóros) no solo.
Já a Histoplasmose, causada também por um fungo, o  Histoplasma capsulatum, pode nos infectar através do contato com a ave portadora ou através da inalação dos espóros contidos em ambientes fechados, como em residências domésticas.
A Salmonelose é causada pela infecção da ave por espécies de bactérias do gênero Salmonella e a contaminação por nós humanos ocorre quando entramos em contato com indivíduos viáveis destas espécies, principalmente através da ingestão da carne e ovos de aves silvestres, como acontece em criações inadequadas de perdizes, codornas, etc.
E como citado anteriormente, as aves também podem ser portadora da tuberculose!
Várias espécies de silvestres oferecem riscos
Existem ainda outras várias espécies de animais silvestres que são criadas ilegalmente em várias residências, inclusive em grandes centros urbanos, o que pode levar à transmissões de doenças para os profissionais biólogos e veterinários que passam a receber animais que fugiram ou foram abandonados em centros de reabilitação de animais silvestres, zoológicos, cativeiros legais, etc. O problema é tão grande para a saúde pública que existem vários manuais e documentos criados pelo governo para adotarem medidas preventivas e ações que controlem as doenças transmitidas por estes animais. 
Portanto, não são somente os macacos e aves responsáveis por estas doenças. Dentro dos mamíferos, além das espécies de macacos, temos também os coelhos silvestres, onça-parda, onça-pintada, gato do mato, anta, capivara, tamanduá-mirim, entre outras espécies que são capturadas de criações ilegais. Eu mesmo já vi anta, onça, capivara, lobinho, queixada e cateto, tatú, quati e tamanduá-mirim, domesticados! Temos ainda a criação de serpentes não-peçonhentas como as jibóias, por exemplo, e até algumas peçonhentas, bem como os lagartos e iguanas, além de anfíbios criados ilegalmente. Estes animais frequentemente aparecem nas cidades devido à destruição de seus habitats ou até mesmo devido à facilidade que algumas espécies tem para obter alimentos, e muitos podem estar com filhotes, ou as mães morrem atropeladas e os filhotes acabam sendo adotados por algumas pessoas sem informações sobre o risco que estão correndo.
Perigos que nós oferecemos para os animais silvestres
Nós também somos importantes organismos capazes de transmitir doenças para os animais silvestres! Como citei anteriormente, os animais também podem ser infectados pela bactéria causadora da tuberculose através de contatos com humanos.
Quando os animais silvestres passam a manter contatos mais frequentes com humanos, principalmente nas cidades, eles podem estar sujeitos aos mais diversos tipos de doenças que possuímos, como uma simples gripe, verminoses, bacterioses, etc. Se eles são infectados e continuam nas cidades, não há tantos riscos, o grande problema é quando os animais infectados retornam para as suas áreas naturais e acabam então infectando todos os outros indivíduos que até então nunca tinham tido contato com tais doenças, o que pode levar à morte de vários indivíduos.
Esses fatos devem ser considerados, porque, uma doença simples para nós, pode ser fatal para as espécies de animais silvestres que nunca tiveram contato com doenças humanas.
Desta forma, nunca queira criar um animal, ou fique alimentando primatas e outras espécies de mamíferos em geral que possam estar frequentando o seu bairro, pois eles podem adquirir doenças nossas, transmitir para os outros indivíduos e rapidamente todos podem morrer. 
Se ver animais silvestres rondando seu bairro, busque falar com os órgãos competentes como a PMA - Polícia Militar Ambiental ou o CRAS - Centro de Recuperação de Animais Silvestres. Eles poderão capturar o animal, evitando que o mesmo seja morto por acidentes automobilísticos e consequentemente evitando também que passe doenças para nós e ou nós para ele.
Fonte:

Aqui um excelente artigo falando sobre Zoonoses e doenças emergentes transmitidas por animais silvestres http://goo.gl/Rxnjmk
  
 
Tabela com as principais zoonoses transmitidas aos homens


quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Carne - uma sátira ao especismo - Vídeo do Amada Foca


Foto: print do vídeo Carne




Nota:
Apesar de toda a ironia temos sim muito a pensar sobre essa questão. Por que comemos uns e nos horrorizamos quando ficamos sabendo que os orientais comem gatos e cães. Todos animais são sencientes. Todos querem viver. Todos sentem o mesmo pavor quando sentem que vão morrer. 
Pensem nisso.


Hoje é o dia Mundial do Vegetarianismo - vejam algumas celebridades vegetarianas.