quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Nunca irrite uma orca!!! Vídeo mostra acidente quase fatal com treinador do SeaWorld.



Sim somos e sempre seremos contra qualquer tipo de confinamento e exploração de animais para diversão de humanos.
Sejam eles cetáceos ou não. Já publicamos muitos materiais aqui onde nos posicionamos contra a captura e a manutenção de animais em zoológicos, jaulas, gaiolas, tanques e aquários.
O SeaWorld vem perdendo patrocinadores e suas ações na bolsa estão despencando.
As legislações virão com certeza como é o caso da Califórnia, maravilhosa precursora de novos hábitos e de posturas de vida que visam sempre avançar, jamais retroagir.
Não há a menor dúvida de que a vida de golfinhos e baleias em tanques é cruel, desnecessária e sobretudo fora de moda já que hoje se toma conhecimento cada dia mais da forma como são mantidos os animais nestes locais.
Após a morte da treinadora americana Dawn Brancheau, pela orca Tilikum algumas alterações foram feitas para diminuir os acidentes, porém o fato de que estes animais em um determinado ficam agressivos demonstra claramente que eles estão estressados com o confinamento, o barulho, a condição de vida dada a eles e os constantes estímulos da platéia e dos próprios treinadores.
Para os que ainda não assistiram um vídeo de 2006 que mostra isso claramente e que embora um pouco antigo tem que ser publicado sempre.
Com certeza se o treinador não tivesse um grande auto controle adquirido ao longo de anos e anos na função jamais teria sobrevivido. Notem o tempo em que o treinador Ken Peters permaneceu submerso e que se a orca Ksatka quisesse teria o matado com certeza.
EsquadrãoPet




Abaixo uma carta da Sea Shepherd enviada a direção do SeaWorld em agosto de 2014.

Caro Sea World,

Seus estoques estão se esgotando dia por dia. Você está sangrando financeiramente diante da estreia e do sucesso do documentário “Blackfish” e, mais importante ainda, o público está percebendo que o confinamento de inteligentes cetáceos em cruéis e pequenos tanques forçando-os a se apresentarem é errado. Os efeitos e conscientização provocados pelo filme continuam a deixarem suas marcas, é melhor seguir em frente – e encontrar uma melhor forma de utilizar e aplicar seu dinheiro – do que construir, utilizando centenas de milhares de dólares, maiores tanques para as Orcas.
Como uma companhia responsável pelos cuidados aos animais, ao dar qualquer passo, vocês deveriam se perguntar: “Essa mudança será melhor para os animais? Eles querem isso?”, disse o fundador da Sea Shepherd, Capitão Paul Watson. Sim, tanques maiores, dar para esses animais mas um quarto para que possam nadar, seria, sem sombra de dúvidas, uma melhora para suas vidas. 
Se eles pudessem falar na nossa língua, as Orcas provavelmente concordariam com tal mudança, desde que está fosse a única opção.
Contudo, temos certeza de que – mais do que qualquer tanque em que elas estão agora ou um tanque maior – as Orcas prefeririam o oceano. Elas, certamente, preferem a vida à qual lhe é normal e natural, ou uma vida o mais próximo possível de suas vidas naturais. Por que razão elas não gostariam de ficar no ambiente natural, em suas casas? E por quanto tempo elas ficarão presas em tanques minúsculos enquanto os maiores são construídos?
Enquanto planejam os tanques, mantenham em suas mentes que a opinião pública continua sendo influenciada com cada vez mais pessoas que param de apoiar o a indústria aquários de animais marinhos – que mantém a caça em todo o planeta e promove massacres, entre eles em Taiji, Japão. 
Lembrem-se também de que seus colegas do Aquário Nacional de Baltimore estão considerando fecharem a exibição de golfinhos e liberta-los em diferentes ligares nos oceanos em resposta à opinião pública e pelo fato de se preocuparem com o bem estar animal. Vocês também tem a oportunidade e a possibilidade de fazerem o que é correto para com os animais por vocês “cuidados”, vale a pena ressaltar o exemplo a ser seguido uma vez que o Sea World é a maior companhia de parques marinhos.
Por favor, considerem também, já que planejam iniciar as reformas em San Diego, que foi proposta uma nova legislação na Califórnia proibindo shows e exposições de Orcas. 
O parque Vancouver, recentemente, baniu a reprodução “induzida” de baleias e golfinhos no Aquário de Vancouver, e mais exemplos virão. Os tempos estão mudando e vocês devem adequar o negócio de vocês ao momento. O Sea World irá sobreviver a essa mudança no pensamento da sociedade?
A Sea Shepherd pede encarecidamente a vocês que tomem a decisão mais lógica, correta e apropriada – libertem as Orcas. Apenas aumentar o espaço não modificaria a rotina desses animais, existe uma escolha bem melhor. Dessa forma elas poderiam ter mais paz – sem paredes de concreto, sem mais apresentações forçadas e rotineiras e sem música alta e uma platéia as assustando. Imagine-as vivendo com espaço para alongarem seus imensos corpos, sentindo as correntes dos oceanos e a água salgada natural.
 De uma vez por todas, é hora de vocês pararem de se perguntar: “O que aumentará nosso lucro?” e começarem a se perguntar: “O que é melhor para as baleias?”

Cordialmente,
Sea Shepherd Conservation Society

Tradução: Igor Ramos, voluntário ISSB


segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Assistam ao reencontro emocionante de um bode e um burrico - Mr. G e Jellybean.


Qual de nós não gostaria de ter um amigo assim!!!
O bode foi levado a um santuário e foi separado de seu amigo burro.
Ficou "deprê"....não queria comer, só lá no canto da baia, nem a luz do sol e a liberdade interessavam.....
Até que um voluntário resolve ir buscar o seu amigo....após dirigir por 14 horas ele chega...vejam só a alegria do bode ao rever seu melhor amigo!!!



Para conhecer a página destes dois amigos inseparáveis é só clicar aqui:
https://www.facebook.com/mrgjellybean
Essa é o site do Santuário em que vivem:
http://animalplace.org/




quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Zoológico de Lujan. Animais zumbis e o turismo dos "sem noção".


Já há um bom tempo a divulgação de fotos feitas neste lugar vem nos incomodando e infelizmente apesar de termos pedido ajuda para dois especialistas em silvestres, um veterinário e um biólogo não conseguimos nenhum texto mais técnico para publicar.
Então resolvemos dar uma compilada em tudo o que tem sido publicado por aí para podermos tentar mostrar aos que pretendem ir até o tal Zoológico de Lujan o equívoco que é este passeio.
O chamariz do tal zoológico é a possibilidade de se tirar fotos com os animais ditos "selvagens" mas que na verdade não passam de zumbis que apresentam um estado letárgico o tempo todo.
Qualquer um de nós pode fazer uma busca pelo deus google para constatar que principalmente grandes felinos não toleram invasão de seus territórios, mesmo que ele se resuma a uma jaula enferrujada e fétida, e só isso já levanta sérias suspeitas sobre este lugar.
Casos recentes como o do Zoológico de Cascavel onde o garoto perdeu o braço e o da Índia onde um homem entrou na jaula de um tigre e foi devorado, são constatações mais do que suficiente do que estamos falando.

Foto/Facebook Cierre Urgente ao Zoo de Lujan
Localizado nos arredores de Buenos Aires, o zoológico foi inaugurado em 1994 e é mega frequentado por brasileiros, os argentinos pouco se interessam em frequentá-los.
E por incrível que possa parecer até "protetores" de animais já andaram divulgando fotos deste lugar posando sorridentes ao lado dos pobres bichos enjaulados, o que por si só já seria uma grande contradição, afinal quem afirma ser defensor dos animais jamais deveria pagar para vê-los confinados, sem a possibilidade de ter o mínimo de liberdade para poder exercer seus instintos naturais.
Apoiar locais onde fica evidente a falta de respeito aos animais, onde o confinamento e a exploração explícita dos mesmos ocorre descaradamente,  é a última coisa que um ativista da nossa causa deveria fazer. Não é mesmo "protetoras"?

Em alguns artigos já publicados em outros sites e blogs um deles nos chamou a atenção para as instalações do tal zoológico.
Segundo algumas publicações as instalações são bem precárias, sujas e mal conservadas. Confiram fotos abaixo feitas por quem está encabeçando a petição pelo fechamento do local na própria Argentina.
Muitos animais estão bem maltratados também conforme podemos observar nas fotos do próximo mosaico.

Foto/Facebook Cierre Urgente ao Zoo de Lujan
Observam se também animais domésticos convivendo com os exóticos (tigres, ursos e leões)  o que por si só já é um grande erro, já que os primeiros transmitem doenças para os segundos.
Colônias de leões estão sendo dizimadas na África, em um parque da Tanzania, por se contaminarem com cinomose, doença transmitida pelos cães.
Mas acreditamos que o pior de tudo é ver os turistas sem noção acharem normal animais adultos tomando mamadeira (é daí que vem a suspeita de que estão dopados), e feras babando de tanto dormir sendo utilizados para tirar fotos patéticas.
Todo tipo de exploração animal deve ser coibida, mas pagar entrada em um lugar destes é incentivar a continuidade de algo que basta ter dois neurônios para se perceber que tem algo muito errado por trás dos animais zumbis.
Encontramos também alguma agencias de viagem relatando a realidade deste local, citando que não é nenhuma paraíso.
Muito bom quando as pessoas conseguem enxergar além daquilo que tentam vender a elas.
Uma dessas agencias publicou um vídeo feito no zoo de Lujan que mostra claramente a situação. Uma imagem vale mais que mil palavras. Vejam o vídeo abaixo postado pela WeRockTour observem a situação da leoa tentando ficar em pé e tirem suas conclusões!!!
 

Nota:
Não importa se dopados ou não, o que não podemos mais aceitar é essa exploração que utiliza os animais para o lucro fácil seja em espetáculos circenses, aquários, tanques ou eventos.
Quem disse que os animais querem tirar fotos idiotas com turistas? 
Quem disse que eles não reagiriam se pudessem?
Nenhum bicho se sente feliz ao ser exposto como objeto, manuseado, manipulado, explorado, sem direito a uma vida onde seus instintos naturais possam aflorar.
O mundo está mudando e nessa busca por mudança a forma de enxergarmos os animais está passando por uma revolução apesar de muitos insistirem em chamar aqueles que lutam por elas de xiitas ou ecochatos. 
Os bichos não foram feitos para nosso deleite, nosso paladar, nossa vaidade, nosso domínio....eles foram feitos para serem apenas bichos.  

Existe uma petição pedindo para que este local seja fechado. Vamos dar uma força?
http://goo.gl/x76zzb

Se alguém quiser dar uma olhada em outras matérias interessantes sobre o zoo de Lujan sugerimos algumas abaixo:

http://goo.gl/h57ods  

http://bit.ly/RSsiK5

http://goo.gl/UYq2wm 

http://goo.gl/EwOPmK













segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Conheçam o trabalho de Sabine Fontana - a protetora dos orelhudos.


Foto Pinterest
Já há alguns anos a gente acompanha o trabalho da Sabine Fontana, uma protetora que luta para conseguir lares para coelhos abandonados. Quando começamos a tomar conhecimento do abandono de coelhos que acontece todo ano logo após a Páscoa, foi através dos emails que ela divulgava nas listas de proteção, e assim começamos a ter um outro olhar para os orelhudinhos, como ela mesmo os chama.
É muito cruel saber que todos anos centenas ou talvez milhares de coelhos são abandonados em parques, praças e mesmo nas ruas de nossas cidades, sem chance alguma de sobreviver.
Através dela também pudemos conhecer a história de Flopinho, um coelho pra lá de especial que já virou anjinho e que segundo a Sabine, a escolheu para mudar sua história de vida.
Aqui o resumo da história dele http://goo.gl/qrpGAA

Assistam a entrevista que a protetora Sabine Fontana  deu ao Diário Catarinense.

 

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

A armadilha do Lar Temporário!!! Um novo perigo na proteção animal.



Não é segredo para ninguém que o Facebook é hoje a mídia social mais utilizada pela proteção animal como meio de fazer apelos por resgates e para socorrer animais em situação de risco. Se por um lado isso é muito bom, também temos visto uma invasão de pessoas desconhecidas ou nem tanto oferecendo Lar Temporário.
E infelizmente aquilo que começou como sendo uma ação voluntária, sem que se cobrasse nenhum valor, visto que quem resgata, é que deveria cobrir os custos relativos aos cuidados necessários com seu protegido, hoje se tornou uma forma encontrada para se faturar uma boa grana.
Até aí tudo bem, desde que não tivessem desenvolvido um mercado onde se fatura muito e que nem sempre o bem estar e a segurança dos animais estão em primeiro plano.

Porque o Lar Temporário se tornou um novo problema na causa:

A grande maioria que resgata, contrata um taxidog e manda "entregar" o animal no local.
Nem todos que oferecem Lar Temporário são conhecidos no meio da proteção. 
Ninguém se preocupa em ir conhecer onde será feita a hospedagem ou mesmo acompanha como será o tratamento dispensado ao seu protegido.
Não há nenhuma exigencia de contrato de prestação de serviço, ou mesmo pedido de referencias sobre quem cuidará dos bichos.
Ninguém procura saber se quem abrigará os animais tem algum experiência de manejo ou sabe como lidar com situações que requeiram algum conhecimento para cuidar de animais muitas vezes debilitados.
Ninguém questiona o fato de que um animal retirado das ruas normalmente precisaria de um determinado tempo de isolamento e se no local haverá essa possibilidade.
E o que pode ter de pior nisso tudo: mesmo quando os locais são denunciados aqueles que devem algum tipo de favor para o proprietário do local costumam defender com unhas e dentes desmentindo denunciantes. 
Então é aí que o bicho pega e temos mais um nicho de problemas na causa!!!

As vítimas como sempre são os pobres animais indefesos.....serão eles já tão sofridos que sentirão fome, frio, medo, que ficarão no meio da imundície ou adoecerão muitas vezes de doenças que se estivessem nas ruas não contrairiam, já que no confinamento as zoonoses chegam com muito mais força.
Já tivemos exemplo recente, da protetora Ro Comunian, que oferecia Lar Temporário na periferia de São Paulo, onde dezenas de animais estavam totalmente abandonados, morrendo de fome, no meio da sujeira acumulada há semanas e até mesmo mortos. E mesmo com apelos de que  precisavam ser retirados pelos protetores que os colocaram lá,  ninguém apareceu para assumir os pobres coitados e tiveram que ser assumidos por outras pessoas.
EsquadrãoPet

 
Lar Temporário denunciado no Grajaú - SP
No caso do Santuário do Pitbull que inclusive fizemos uma postagem aqui http://goo.gl/KYLqnz e que finalmente descobriram que tudo não passava de uma grande fraude aconteceu a mesma coisa.
Apesar dos apelos para que os "protetores" buscassem saber de seus "protegidos" quase ninguém se manifestou.

Vejam abaixo essa matéria referente aos lares temporários oferecidos por uma pseudo protetora:
As redes sociais são o principal meio utilizado por protetores dos animais para ajudar cães e gatos abandonados e em situação de risco. Muitas destas pessoas, já com suas residências lotadas de animais, precisam pagar por lares temporários para abrigar bichos resgatados. Foi também pelo Facebook que uma pessoa mal intencionada passou a oferecer este serviço, recebendo por ele, mas mantendo os animais em situação precária, inclusive levando vários deles à morte, em quatro locais diferentes de Belo Horizonte e região metropolitana.



Segundo o protetor Franklin Oliveira, de 46 anos, há cerca de três meses uma mulher passou a divulgar entre os protetores espaço de hotelzinho e lar temporário para cães. "Com isso muitos resgatados foram levados para estes espaços, na casa dela, no Santa Amélia, duas casas alugadas no bairro Letícia, e um sítio em Esmeraldas, na região metropolitana de Belo Horizonte", contou.
Nesta quarta-feira (12), após muito insistir e não receber notícias sobre uma cachorro levado para o sítio, uma voluntária que pagava pela hospedagem resolveu ir até o local. "O vizinho tinha a chave e abriu o imóvel. Foi aí que ela se deparou com a situação terrível. Só neste de Esmeraldas haviam 45 cães e só localizamos 23 deles vivos. Tinham filhotes com cinomose, pneumonia. Todos eles estavam famintos, sem qualquer alimentação, chegando até mesmo a comer outros animais mortos", detalhou o protetor. Ossos de animais já enterrados também foram encontrados.



Diante da notícia, vários outros protetores se reuniram nesta quinta-feira (13) e foram até o local para resgatar os animais doentes. Isabela Freitas, de 42 anos, é protetora desde os 10 anos e foi uma das que ajudou no local. "Tinham animais agonizando, vários não resistiram e acabaram morrendo dentro do carro de voluntárias, a caminho de clínicas veterinária. Foi uma cena horrível de se presenciar e muitos de nós não conseguiram conter as lágrimas", destacou a mulher, que tem há 15 anos um abrigo em Contagem, com mais de 80 animais.
Os cães resgatados foram levados para diversas clínicas da capital e outras cidades da região metropolitana. "Depois que eles estiverem em condição de sair da clínica iniciaremos um trabalho para encontrar pessoas que se preocupam de verdade com estas vidas para os abrigarem", explicou Isabela.


A suspeita
Enquanto os protetores estavam no local fazendo o resgate, a mulher que ofereceu o serviço foi até lá para tentar evitar que eles fossem levados. "Queria evitar o resgate, mas assim que falamos que já havíamos feito um Boletim de Ocorrência denunciando os maus-tratos e que a Polícia Militar estava a caminho ela fugiu", contou a protetora.
Nesta quinta eles fizeram o resgate somente no terreno de Esmeraldas e, nos próximos dias, pretendem verificar como estão os animais que estão na casa da mulher e nos outros dois locais alugados por ela para abrigá-los. "Hoje já estivemos na delegacia e vamos buscar todas as medidas necessárias contra essa pessoa. Não podemos aceitar pessoas que se passam por protetores para fazer uma crueldade dessas", finalizou.

Fonte:
http://goo.gl/YWR3L2

Nota:
Se  Lar Temporário hoje se tornou um rentável negócio, nada mais correto que as autoridades competentes regulamente o para que se possa exigir qualidade dos prestadores de serviços. 
O CFMV deveria enquadrá-los na mesma categoria do hotéis para pets, hospitais, clinicas e pet shops.




 

 

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

O desabafo de quem acredita que proteção animal vai muito além dos resgates!!!


Estamos acompanhando o trabalho desta e de outras Ongs que tentam atuar no controle populacional de cães e gatos já há algum tempo, e infelizmente este desabafo não é novidade, já que para a grande maioria dos que tem condições de apoiar financeiramente ações voltadas para os animais, acabam se emocionando apenas com resgates, que hoje viraram em sua maioria um grande golpe de marketing. 
Para se diminuir de fato o sofrimento dos animais carentes é necessário agir na raiz do problema que é a superpopulação de cães e gatos, e a castração é a única saída. 
Infelizmente a visão dos que poderiam ajudar as Ongs que tem foco na esterilização de cães e gatos ainda é muito limitada, e aqueles que tentam atuar suprindo a demanda por cirurgias de castração acabam por vezes desistindo de sua linda missão. 
EsquadrãoPet


Adriana Duarte - Coodenadora/Idealizadora do Projeto Castração Solidária
 
O que fazer quando você sabe que hoje tem centenas de animais que precisam ser castrados, para que amanhã não sofram mais animais nas ruas, mas você não tem o que é mais importante para realizar essas castrações, “dinheiro” (doações),"apoio", "colaboração"?! ‪#‎Cansaço‬ ‪#‎desanimo‬ ‪#‎vontadedesistir‬!
Não é do meu agrado escrever dessa forma, mas hoje posso dizer que tive vontade de desistir!
De jogar a tolha, de levantar a bandeira da desistência, enfim, de gritar aos setes ventos que eu cansei!
E como todos que estão do outro lado, não tem ideia de como é a vida “real” por aqui, resolvi fazer esse relato.
O texto ficou gigante, mas não é maior do que a angústia que eu sinto hoje, de saber como ajudar e não ter como!

Todos os dias, penso e repenso como farei para conseguir doações para o Projeto Castração Solidária, que é coordenado por mim. Como vocês sabem, tentamos castrar uma média de 200 cães/gatos mensalmente, são animais de famílias carentes e abandonados de Osasco e Carapicuíba, infelizmente não conseguimos arrecadar com os donos dos animais (muitos não possuem donos), a verba necessária para custear cada campanha, já que não “cobramos” pelas cirurgias, estipulamos uma taxa de acordo com a renda familiar de cada um, mas mesmo assim, a maioria dos casos são complicados, algumas famílias possuem de 10 a 20 ou mais animais na mesma casa, onde castramos todos por um valor simbólico ou não castramos, e claro que a primeira opção para nós é sempre a mais correta e importante!
Então só nos resta arrecadar doações de outras formas, e justamente nessa parte em que a nossa dificuldade surge.
Esse número de castrações que realizamos é ridículo, se compararmos a imensa quantidade de animais que nascem diariamente, mas esse número ridículo evita que milhares de animais nasçam para serem sentenciados à morte nas ruas!
Não é tão difícil de se imaginar, que muitos animais que nascem, param nas ruas, e logo morrem, das formas mais variadas possíveis ou param em abrigos e muitos passam os seus dias trancados em canis e hoje a morte não está só nas ruas, infelizmente dentro do próprios lares, onde muitos animais são maltratados e negligenciados.
Porquê é tão difícil conseguir doações para castrar animais?
É difícil entender, quando você faz um trabalho tão importante, quando você sabe mais do que qualquer outra pessoa que milhares de animais serão beneficiados, e mesmo assim ainda há uma enorme dificuldade em conseguir doações. Mas por outro lado, por experiência própria, pois também já coordenei um grupo que ajudava um abrigo de cães abandonados, sei que conseguir doações para comprar ração é mais fácil, conseguir doação para ajudar nas despesas de um animal que foi atropelado e está internado em uma clínica, é mais fácil. E porquê? Não deixa de ser importante! Todas as causas são igualmente importantes!
Mas enquanto algumas pessoas gastam fortunas com animais debilitados em veterinários, nós gastaríamos a mesma fortuna para castrar centenas e centenas de animais e logo centenas e centenas de animais não teriam o destino da rua! Faz sentido?
Para alguns, isso pode ser de fato um egoísmo, mas para mim é planejamento, se cada “protetor”, colecionador, abrigueiro, resgatasse um animal, e além daquele que resgatou, castrasse mais 10 animais de uma comunidade, e usasse essa mesma “energia” para castrar animais carente, esse trabalho seria ou não seria mais concreto?!
Se cada pessoa que ajudasse um abrigo, que doasse um saco de ração para o mesmo, pudesse ir em uma favela e custear a castração de pelo menos dois animais, como estaria a situação dos animais de rua hoje?
Vejo muitas pessoas ajudando animais abandonados, custeando fortunas em tratamento veterinários, mantendo abrigos, e os animais de fato continuam sendo abandonados! Tem algo errado aí, vocês não acham?
Deixo claro, que não estou dizendo que animais abandonados não precisam de ajuda, mesmo porque eu mesma já tirei vários das ruas e encaminhei para adoção, só acho, alias tenho certeza!
Que o trabalho em torno da castração e conscientização dos donos de animais de famílias carentes devem ser mais amplo! Afinal o abandono não mudou!
Podemos tirar 300 mil animais das ruas, eles sempre estarão lá, se o problema não for resolvido pela raiz. 


Eu simplesmente podia fechar os olhos! Como muitos fazem e continuam fazendo! Podia ter uma vida “normal”, sem ter que atender o meu telefone diariamente no mínimo umas 50 vezes, atendendo pedidos de pessoas que procuram desesperadamente castrar os seus animais, que muitas vezes já deram crias 4, 5, 6 vezes ou até mais, essas que não podem pagar por uma castração particular, eu não precisava responder centenas de e-mails semanalmente, os mais variáveis possíveis, pedindo ajuda para castração do seus animais, eu ainda podia não ter que entrar nas favelas, em busca dos animais carentes, que de fato precisam ser castrados, onde as pessoas em sua maioria desconhecem o benefício da castração, eu podia sentar no sofá, assistir um filme, comer uma deliciosa torta de morango e pensar no filme que assistiria amanhã.
Eu podia ter essa vida “normal”, mas escolhi ter uma vida mais ou menos “normal”, que para alguns é um tanto louca! Casei, sou mãe, trabalho, tenho minha casa para sustentar e manter limpa, já que a diarista aqui sou eu mesma!
Vida mais que dupla e ainda escolhi me preocupar com o problema alheio, mas não me considero uma heroína, e nem boazinha, qualquer ser humano consegue fazer o mesmo, quando é capaz de enxergar que o problema alheio também é seu!
Que a nossa missão por aqui, não é matar uns aos outros e sim nos ajudarmos! Acredito, que haverá um dia em que todos conseguirão enxergar o mesmo!
Vamos retomar a cerca de 18 mil anos atrás, quando estudos mostram que aconteceu a primeira transição de um lobo selvagem para um cão na Europa, sim é um fato histórico, os animais foram domesticados e por quem? Por nós! Raça humana! E o que se tem hoje? Um verdadeiro caos! Animais jogados às traças, sobrevivendo aos olhares ofensivos daqueles que os desprezam, a troco do que? A troco de uma domesticação em benefício da sobrevivência humana.
Quando o ser humano não o despreza, alguns se dão o direito de gostarem demais dele, tanto que acham que podem “colecioná-los”, sem ter mínimas condições e infra estrutura para mantê-los, como se isso fosse resolver o problema do abandono.
É uma pena, que os tempos não voltam, que ainda não temos uma máquina do tempo! Faria o tempo voltar, só para consertar isso lá atrás! Mas como sabemos que isso é humanamente impossível, o erro tem que ser consertado agora.
Eu resolvi levantar essa bandeira de que o “erro é nosso”! De que se os cães e gatos sofrem nas ruas hoje, a culpa é nossa sim! Mas estou lutando praticamente sozinha para castrar 200 animais mensalmente, sei que muitos por aí, lutam sozinhos também! E por isso que resolvi me manifestar! Até quando seremos tão desunidos?

As doações do projeto Castração Solidária estão caindo cada vez mais, e o número de animais para castrar só aumenta!
Mutirão passado (em 26/10) fizemos uma campanha onde castramos 137 animais, muito menos do que esperávamos e ainda não conseguimos pagar os veterinários e ainda estamos com uma enorme dívida de material cirúrgico. E a única que é cobrada é a responsável pelo projeto “EU”.
Eu posso ficar o dia todo limpando a casa, escutando Bruno Mars, mesmo com o meu marido reclamando do meu péssimo gosto musical, posso ainda ficar horas e horas acordada, respondendo e-mails, pensando em campanhas, atualizando o nosso site, posso ficar horas tentando convencer o meu filho de 4 anos a comer todos os itens dos pratinhos deliciosos que eu faço para ele, mas não posso ficar devendo! Ainda mais quando a “conta” não é só minha! A conta é do projeto, esse que eu fiz pensando em ajudar animais, e infelizmente ajudá-los sozinha fica praticamente impossível.

Escuto de muitas pessoas, que “Deus te abençoe/ Deus lhe pague”, pelo trabalho lindo que você faz! Quando as pessoas me falam isso, sinceramente, eu não sei nem o que dizer, sorrir?? dizer obrigada?? ou ficar em silêncio?? A primeira opção é a sempre a mais usada!
Eu acredito em Deus, não sou fanática, mas tem um Deus que está dentro de mim, em algum lugares, em algumas coisas ele está! Mas Deus não me dá dinheiro!!
Posso até ser crucificada por essa afirmação, mas assumo os riscos! Ele me mostra os caminhos a seguir, nisso eu acredito fielmente, mas o dinheiro não caí do céu, sem doações, sem castrações!

O projeto passa por uma situação financeira péssima, cada vez estamos devendo mais e mais! No momento, a dívida é de R$ 2.500,00 (com despesas veterinárias e material cirúrgico). Vejo muitos atuantes da causa animal que tiram o dinheiro do próprio bolso para cobrir despesas com animais de ruas, e animais de terceiros, já fiz isso muitas vezes, mas não faço mais!
Primeiro porque não tenho condições, passo bem longe de ser rica, moro em uma periferia, o meu salário paga as minhas contas e não posso arcar com as despesas do projeto sozinha e não pretendo, por um simples motivo, esse problema não é só meu, é nosso!
Já foi sugerido que diminuíssemos o número de cirurgias, ao invés de 200 porque não castrar 100 ou menos? Poderia ser! Se não tivéssemos uma lista gigante e animais para castrar, e nem assim damos conta! As fêmeas não esperam para ficar prenhas!

Por isso, não vou desistir dos 200, agora se realmente as doações continuarem tão murchas, o jeito é afundar o barco, fazer cada vez menos, até que um dia não faremos mais! Isso vai me matar por dentro, eu sei! Mas não posso assumir o risco de ficar devendo aos veterinários, que são os profissionais mais preciosos, e o que mais nos apoiam nesse projeto, são solidários, mas não podem e não devem trabalhar de graça!
Quando eu falo de doação, não estou pedindo que doem o salário de vocês, todo mundo tem contas, família e casa para sustentar! Enquanto uns gastam com sapatos, celulares, outros gastam com comida! Mas cada um sabe qual caminho que deve seguir por aqui!
Cerca de 2 mil pessoas abrem os nossos posts, e às vezes até mais, se cada uma dessas pessoas pudessem doar 5 reais pelo menos para o projeto, calculando teríamos 10 mil reais de doação, o suficiente para castrar de 200 a 250 animais mensalmente. O que é 5 reais mensalmente para você? O que você gasta com pão diariamente? O que você gasta comprando um chocolate semanalmente? Ou que você gasta comprando qualquer besteirinha diariamente?


Para nós 5 reais (claro se duas mil pessoas doassem esse valor mensalmente), seria milhões de animais a menos nas ruas! E com certeza para mim, isso seria uma realização! Uma satisfação, de estar proporcionando à esses animais a castração, o que eles jamais iriam conseguir, pode meio das nossas políticas públicas tão precárias e por meio da falta de condições do seus donos.
E a satisfação seria maior ainda em saber, que por meio desse trabalho, milhões de animais a menos não nascerão!
Hoje quando eu vejo uma ninhada de gatos/cães nas comunidades em que frequento, isso não me deixa feliz! Para que nascer? para sofrer? ser atropelado? envenenado? furado? apedrejado? queimado? enjaulado?
Não quer doar para o projeto, tudo bem!
Então castre pelo menos um animal mensalmente que você já estará me fazendo um favor enorme, não só à mim, mas centenas de outros animais também! Colabore, apoie, compartilhe, sem doar um real, mas ajude de alguma forma.
Continuo aqui tentando lutar por eles, mas mais uma vez, repito, sozinha é impossível

www.castracaosolidaria.org
www.castracaosolidaria.org/loja




segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Atenção!!! Mudanças no funcionamento de estabelecimentos veterinários no Brasil.

Foto: divulgação internet

Presidente do CFMV escreve artigo sobre as novas normas relativas ao funcionamento de estabelecimentos veterinários.

4 de novembro de 2014 –  No artigo publicado na edição deste mês da revista Cães e Cia, o presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), dr. Benedito Fortes de Arruda, escreveu sobre a Resolução 1.015/2012, que conceitua e estabelece condições para o funcionamento dos estabelecimentos médicos veterinários. As novas normas começam a valer a partir de janeiro de 2015.
Confira:
ARTIGO - Os donos de animais de companhia buscam dos médicos-veterinários um atendimento eficaz que contribua para a saúde e o bem-estar de seus animais. E, do mesmo modo, os profissionais procuram oferecer aos pacientes um tratamento adequado que corrobore para isso.  Assim, consciente da importância de estabelecer regras mais detalhadas pela qualidade dos serviços prestados, o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) aprovou, após ampla consulta aos profissionais, a Resolução CFMV nº 1.015/12, que especifica as condições de funcionamento para os estabelecimentos veterinários de pequenos animais, e que deve ser fonte de consulta tanto para os profissionais que primam por oferecer um trabalho de qualidade quanto para os proprietários de animais de estimação com interesse em saber se o atendimento oferecido por hospitais, clínicas, consultórios e ambulatórios veterinários está adequado às exigências estabelecidas.
A nova norma define os quatro tipos de estabelecimentos e determina os serviços e a estrutura básica para cada um deles. Um consultório veterinário, por exemplo, não pode realizar procedimentos anestésicos e cirúrgicos nem fazer internações. Já em uma clínica veterinária, que é destinada a consultas e tratamentos clínico-cirúrgicos, pode haver internações desde que o local funcione por 24 horas com a presença de um médico-veterinário em tempo integral, mesmo que não haja atendimento ao público. 
Entre as exigências para que os hospitais veterinários assegurem assistência curativa e preventiva aos animais, estão a obrigatoriedade de permaneceram abertos ao público de forma ininterrupta, com a presença permanente e sob a responsabilidade técnica de um médico-veterinário. Já nos ambulatórios veterinários, que são as dependências de estabelecimentos comerciais, de recreação ou de ensino, há permissão para se realizar somente curativos e exames clínicos exclusivamente nos animais que pertençam a esses locais. 
A Resolução 1.015/12 começa a valer em 15 de janeiro de 2015 e está disponível noPortal do CFMV para quem quiser consultá-la. Dessa forma, sugiro que os estabelecimentos e médicos veterinários se informem sobre as novas exigências e realizem as adequações necessárias. O não-cumprimento das regras pode acarretar em multa e/ou a processo ético-profissional. 
Por Dr. Benedito Fortes de Arruda, médico-veterinário e presidente do CFMV
Fonte Assessoria CFMV

No vídeo entrevista com o dr. Benedito Fortes de Arruda - Presidente do CFMV
Fonte: Jornal da Pecuária




sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Projeto de lei no Irã propõe chicotadas a donos de cachorros.


Voluntários em abrigo para animais de Hashtgerd, no Irã
Fotos - Behrouz Mehri/AFP

Com a popularização dos cães como animais domésticos o cerco dos fundamentalistas vem aumentando no sentido de tentar impedir que a sociedade iraniana adquira o hábito de possuir ou mesmo proteger pets, e os trate com o carinho e respeito que merecem.
Quem quiser entender mais sobre o tema e tomar consciência de qual o tratamento normalmente dado aos cães em países de domínio islâmico, sugerimos que leiam o livro de Bagdá com muito amor - Melinda Duarte, Jay Kopelman sobre a história linda de Lava um cachorro que um soldado faz de tudo para salvá-la do inferno da guerra no Iraque.
EsquadrãoPet


UOL, em São Paulo
06/11/2014

Deputados do Irã encaminharam um projeto de lei no qual propõem tornar crime manter cães como animais de estimação ou caminhadas em público com os bichos. Os infratores estariam sujeitos a 74 chicotadas ou uma multa.
De acordo com o jornal iraniano "Shargh" desta quinta (6), 32 membros do parlamento --a maioria da ala conservadora do país-- apresentaram a proposta para votação no Legislativo.

Iranianos aguardam consulta no hospital veterinário. Fotos Behrouz Mehri/AFP
Se o o Majlis (parlamento iraniano) aprovar o projeto, a multa estipulada seria de um a 10 milhões de tomans --unidade de medida monetária do Irã, equivalente a 10 rials, a moeda do país. Isso corresponde a cerca de R$ 9,5 mil.
"Andar a pé e brincar com animais, como cães e macacos ao ar livre e em locais públicos são prejudiciais para a saúde e a paz de outras pessoas, especialmente crianças e mulheres, e são contra a nossa cultura islâmica", diz o projeto de lei. Forças policiais iranianas, caçadores licenciados, agricultores e pastores estão isentos da punição, de acordo com a proposta.
De acordo com o costume islâmico, os cães são considerados animais impuros.
A chamada polícia da moralidade do Irã, que atua em locais públicos, reprime os donos de cães, alertando os donos ou ameaçando confiscar os animais. Mas a tendência de cuidar de cachorros têm crescido no país, sobretudo entre as classes média e alta urbanas em grandes cidades. A ala conservadora do país tem se mostrado preocupada com o hábito, interpretado como um avanço da "invasão cultural" do Ocidente.

Fonte:
http://goo.gl/oX1sUj




quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Fotógrafo faz imagens incríveis de cães embaixo d'água. Muito divertido!!!

Rocco - Boston terrier de 7 anos posa para foto

As imagens são obra do premiado fotógrafo Seth Casteel , que capturou o exato momento em que os cães rompem a superfície da água e geram um efeito impressionante. 
O fotógrafo afirma que:  "Minha série de fotos subaquáticas mostra um lado dos cães que nunca chegamos a ver. Eu tenho trabalhado sob a água com mais de 250 cães. "
O resultado é uma coleção de mais de 80 retratos deliciosos!!!
Fonte:
http://goo.gl/M1ZBsD
 

Underwater Dogs by Seth Casteel foi lançado em 25/10/12 Ed. Headline Books
 
 
Foster - um Dashhound de 6 anos
Coraline - uma Bulldog Inglesa
Dagmar - uma Chesapeake Bay retriever
Buster -  Cavalier King Charles Spaniel
Alex - Labrador Retriever de 7 anos
Rhoda - Dacshund de 7 anos
Herbie - English bulldog de 2 anos
Rex -  Boxer de 3 anos
Oshi, Cocker spaniel de 6 anos

Nota:
O fotógrafo se especializou em fazer essas imagens e toma todas as providencias para que nenhum animal corra o risco de se afogar. 
Todo cuidado com piscinas e animais devem ser observados sempre para se evitar qualquer acidente que possa colocar a vida de nossos amados patudos em perigo.




 


segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Cerimônia do corte de chifres de veados no Parque Nara-Japão. Tradição ou crueldade?

Colagem feita a partir dos prints do vídeo publicado abaixo
Devido ao nosso ativismo contra a captura e matança dos golfinhos de Taiji acabamos conhecendo e nos tornando amigos de ativistas brasileiros que moram no Japão e que assim como nós, muitas vezes não conseguem se conformar com certas "tradições" existentes no país onde estão vivendo.
O mundo inteiro hoje se mobiliza na defesa do que até alguns anos atrás poderia ser considerado uma utopia, e exemplo após exemplo de que os animais são seres sencientes, e que é necessário se rever determinadas tradições e mesmo extingui-las, chegam ao nosso conhecimento de tempos em tempos.
Enfim, quando se toma conhecimento de algo que nos incomoda em relação a forma como os animais são tratados o melhor a ser feito é fazer com que as informações cheguem até o máximo de pessoas possíveis.
EsquadrãoPet

Parque de Nara  
Constando como um  dos pontos turísticos mais visitados no Japão, o famoso Parque de Nara é realmente um lugar incrível, e tido como o berço da cultura, da arte, da literatura escrita e do budismo http://goo.gl/nFoosn
E é neste parque que acontece um festival para o corte dos chifres dos veados machos que habitam livremente praticamente toda a área que pode ser visitada pelos turistas. Turistas estes que provavelmente desconheçam o que existe por trás de tanta beleza e que só será modificado se houver pressão para que isso ocorra.

Veado com o chifre cortado - foto internet
Então após assistir ao vídeo que nos deixou com uma sensação de estômago embrulhado e meio atordoados porque a platéia reage com muita alegria ao que assisti, resolvemos pesquisar e pedir ajuda aos que conhecem a tradição do evento.
Uma das poucas referencias sobre o festival é encontrado no próprio site da prefeitura de Nara:
 #Shika-no-Tsunokiri (Cerimônia do Corte do Cifre dos Veados) no Parque da Cidade de Nara.
Domingos e Feriados do mês de Outubro (5 dias) das 10:00 às 16:00.

0s animais são presos por funcionários que cortam os chifres dos machos. 

O que nos foi passado de informação sobre o evento: 
Essa cerimônia acontece desde 1671 por iniciativa dos templos xintoístas de Nara. 
O parque de Nara começou a se formar no tempo dos samurais quando eles se refugiavam nas florestas em busca de um refúgio para seu treinamento e meditação. 
Os veados já viviam na região em grande número e se alimentavam das árvores, dos seus frutos, sementes e galhos.  

Alimento dos veados - Gohan de Shika 
 
Nome popular     Nome Cientifíco
__________________________________  
SHIBA               Zoysia japonica
SASA               Sasa japonica(Familia Poaceae)
KUROGANEMOCHI    llex rotunda
SHIKARASHI      Quercus myrsinaefolia
KUNUGI             Quercus acutissima
UMEBAKASHI    Quercus phillyraeoides
MATEBASHII      Pasania edulis Makino
SUDAJII         Castanopsis sieboldii

Hoje vivem no parque de Nara cerca de 1200 animais e os turistas só podem alimentá-los com uns biscoitos (senbei) feitos especialmente para eles.  
Os veados são considerados seres sagrados, além de serem os mensageiros dos deuses xintoistas, eles receberam o título de Tesouro Nacional Natural, desde 1957, e  são relacionados ao santuário Kasuga-Taisha
Existe uma lenda local de que um deus mitológico teria vindo visitar Nara montado em um veado branco. Antigamente era punido com pena de morte quem matasse um destes animais.


O motivo para o corte dos chifres é evitar que os machos firam os visitantes, pois quando as fêmeas estão no cio eles ficam mais agressivos pelo instinto de procriação e disputa de território. 
As fêmeas prenhas e paridas são isoladas em uma área até que seus filhotes tenham condições de ser colocados junto ao público. Cerca de 200 fêmeas emprenham todo ano.
Segundo consta existe uma Ong de Proteção Animal específica para monitorar os animais do parque. Assim como existem também associações de turismo e de segurança veterinária fiscalizando o local e os animais.
Após o corte, os chifres são colocados em um altar em um cerimonial xintoista que exorta a paz, o amor, a natureza e a pureza do planeta.
Assistam ao vídeo e nos enviem seus comentários sobre ele:


Nota:
Sendo o chifre uma formação de queratina, não existe inervação, seria como o corte de nossas unhas e cabelos, apenas células mortas, porém fica evidente nas imagens que durante a cerimônia ocorre um grande stress desde o momento que se tenta laçar o animal pelos chifres, até quando ocorre o corte propriamente dito, após eles terem sido encurralados e subjugados por 6 ou 7 homens. 
Notem o olhar de pavor e a respiração ofegante do animal no vídeo. Nenhum animal se oferece  espontaneamente para algo que vai contra sua natureza e isso fica claro na forma como o animal luta para não se submeter a este ritual específico.

PS:Agradecimento especial a ativista Marta Giraldes que nos ajudou com a pesquisa para a matéria e ao Heber Sea Diver que nos enviou o vídeo.