terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Mais um ano se encerra....Agradecimentos aos amigos do blog!!!




Em nossa última postagem do ano de 2014 gostaríamos de agradecer a todos que nos prestigiaram, acessaram e divulgaram as postagens de nosso humilde blog. 
Este foi um ano onde pela primeira vez conseguimos de fato sentir o poder e a força de nossas publicações. 
Graças aos nossos amigos e apoiadores tivemos garra suficiente para fazer com que muitos assuntos aqui ganhassem o mundo, alcançando mais e mais pessoas, conscientizando e chamando a atenção para temas que visam o bem estar e os direitos dos animais. 
Também conseguimos fazer com que São Paulo fizesse uma linda manifestação contra a matança de golfinhos em Taiji, luta que abraçamos há alguns anos e que só vem ganhando novas adesões. 
Os ativistas que participaram ativamente deste protesto merecem todo nosso respeito e carinho. Temos orgulho de fazer parte deste movimento!!!
Sem o apoio de vocês jamais teríamos pique suficiente para prosseguir nesta luta que por vezes se mostra inglória aos que não possuem a mídia a seu dispor.
Neste ano podemos afirmar com muito orgulho que conseguimos atingir uma marca que esperamos que se repita novamente. A publicação polêmica sobre o zoológico de Lujan atingiu a marca de 331 mil acessos desde 20/11 até o dia de hoje!!! Coisa de gente grande....
Temos ambição de conseguir avançar e transformar esse nosso trabalho em algo com maior abrangência neste ano que está para começar. Queremos muito isso!!!
Não é fácil sensibilizar apoiadores e patrocinadores... mas não vamos desistir.
Sonhos existem e são necessários. Sem eles a humanidade não teria evoluído.

Que todos que nos apoiam tenham forças para prosseguir lutando por um mundo mais consciente, mais sensível, menos egoísta e melhor para todos os que habitam o planeta azul. 

EsquadrãoPet


"Matar o sonho é matarmo-nos. É mutilar a nossa alma. O sonho é o que temos de realmente nosso, de impenetravelmente e inexpugnavelmente nosso."
Fernando Pessoa 







quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Alerta!!! Panetone com uva passa para o dog? nem pensar!!!


Apesar de existirem inúmeros artigos em blogs e sites sobre os alimentos que podem fazer mal a cães, nos surpreende que exista no mercado pet os tais panetones contendo uvas passas, pelo fato de que este  alimento é citado como sendo altamente tóxico para estes animais.
E o que é mais assustador é que na descrição de um destes produtos a venda no mercado, existe a informação de que a receita foi desenvolvida por médicos veterinários. Será mesmo produção?

Segundo artigo da ASPCA (disponível no final desta matéria) ainda não existe uma clara explicação sobre os mecanismos que levam os animais a se intoxicarem com estes alimentos, porém a ingestão da uva passa é ainda pior do que a uva fresca pelo fato das substancias tóxicas estarem mais concentradas.
Os sintomas relatados são vários, começando com vômitos repetidos, depois o animal fica muito agitado, passando rapidamente a um estado letárgico. Em seguida ocorrem crises de diarreia fazendo com que aconteça uma forte desidratação. Segundo os veterinários se o animal não for socorrido e tratado pode vir a óbito após algumas horas.
Cães são arteiros e podem alcançam alimentos em cima de bancadas, armários e mesas. Então todo cuidado é pouco para se evitar acidentes.
Vamos tomar determinadas providencias, inclusive pedindo as visitas que durante as festas de fim de ano não ofereçam nenhum alimento para os animais sobre o risco de causar alguma complicação colocando a vida deles em risco.

Vejam abaixo o banner  da revista Meu Pet que não deixa dúvidas sobre o que estamos afirmando:
 


No link colocamos a fonte citada neste banner.
Um artigo da ASPCA alertando sobre o perigo que é a ingestão de uvas frescas ou uvas passas que podem levar os cães a uma intoxicação grave acarretando uma falência renal ou mesmo o óbito - http://goo.gl/K6xe67







terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Como reage o leão do zoológico de Lujan quando não está tão "sonolento" - Vídeo



A postagem feita aqui no blog continua bombando, e como já atingimos uma quantidade imensa de comentários e por serem todos muitos semelhantes sempre afirmando que os bichos são mansos porque foram criados com cães e com humanos desde filhotes, não estamos mais publicando.
Já deu né "anônimos"?
Para os que não leram ainda segue o link de nossa postagem campeã http://goo.gl/7ClR5O
Mas isso não quer dizer que não iremos continuar a publicar outros materiais entre tantos que se encontram pela mídia, sites e blogs.

E por falar nisso o local corre o risco de ser fechado segundo esta matéria publicada nesta semana pelo jornal O Tempo  http://goo.gl/oyjq4Q

Encontramos este vídeo abaixo e ele é a prova de que a grande maioria dos que frequentam esse zoológico é brasileiro, e também mais uma vez tem se a constatação de que ninguém se importa com o sentimento dos animais expostos e explorados neste zoológico. Nem mesmo os veterinários que defendem isso ignorando os protocolos que estabelecem normas sanitárias e de segurança para estes locais.
É de cortar o coração observar os sentimentos demonstrados pelo animal. Fica evidente que ele está incomodado. Quem não tiver essa sensação deve ter uma pedra no lugar do coração.
Mas o que importa é tirar muita foto para publicar no Facebook não é mesmo?



E para aqueles que afirmam que o blog fez uma matéria tendenciosa, midiática  e sem embasamento estamos publicando mais um link que não difere muito de nosso posicionamento sobre o tema.
Do site Camaleão http://goo.gl/w5vKWV



Ilustrador utiliza personagens da Disney contra a indústria de peles.




Uma campanha intitulada Furry Tale utilizando personagens da Disney para educar as crianças sobre a indústria de peles vem causando um forte impacto pelo mundo. 
Esta é uma história que nunca acaba bem para os bichinhos!!! Imaginem se os personagens mais conhecidos e amados pelas crianças tivessem suas peles arrancadas para confecção de vestimentas.

Sensibilizar e educar as crianças é uma das formas de mudar o mundo e de evoluirmos nas questões de defesa ambientais.
EsquadrãoPet






Site da campanha - http://www.sainthoax.com/furrytale.html




quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Testando a casinha Cave - Vídeo.







Na nossa última postagem http://goo.gl/MMypXx citamos o caso da pug Shamu que segundo sua tutora morreu em consequência de sufocamento após uma casinha do modelo Cave ter virad, sem ter dado a ela a chance de sobrevivência. Leiam a matéria que traz inclusive um alerta anterior do blog Dicas Peludas sobre as tais casinhas.

A tutora da Shamu, a Adriana Oliveira está em campanha com a hashtag #lutoShamu para que a empresa GuisaPet, a fabricante do produto se responsabilize pelo ocorrido e assuma que há algo errado, e nós estamos juntos nessa, para que seja feito um recall das que estão no mercado e que os novos produtos venham com furos para ventilação possibilitando dessa forma que um animal sobreviva até a chegada de alguém para desvirar a casinha.
Hoje ela publicou um vídeo para demonstrar como a casinha vira, e que dificilmente o animal preso dentre dela consegue desvira-la.



Nota:
Se as caixas de transporte ou essas casinhas fossem fabricadas para crianças com certeza já haveria a obrigação de possuírem um teste do Inmetro. Como são feitas para animais existe um certo desinteresse neste sentido. Vemos isso também em relação a medicações, vacinas, rações e outros produtos destinados a pets.  




terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Alerta!!! Casinhas Cave. Se há indícios de que existe um problema, porque não modificá-las?


Foto: divulgação
Já faz algum tempo que vem aparecendo denúncias de animais que foram encontrados sufocados quando alguma dessas casinhas chamadas Cave (caverna) virou acidentalmente e por azar algum animal ficou preso dentro dela.
Para nós que vivemos neste meio pet isso não se trata realmente de uma  novidade, e o que queremos pedir aos fabricantes, é que façam um recall para a realização de aberturas (furos de ventilação) nos produtos já vendidos, e que passem a fabricá-las visando evitar novos óbitos.

Inclusive um outro blog de uma colega, o Dicas Peludas já havia dado o alerta em relação ao outra denúncia que rolou há um tempo atrás nas redes sociais  http://goo.gl/CwSEZO indicando inclusive a solução para o problema.
Não há dúvida nenhuma de que os furos aumentariam as chances de sobrevivência dos animais caso venham a ficar presos dentro dessa casinha.

Um caso recente que está repercutindo no facebook é o da pug Shamu, idade 5 meses,  que foi encontrada morta dentro da casinha virada. Sua tutora, Adriana de Oliveira vem mobilizando vários veículos de comunicação para que divulguem o caso.


Evidente que é necessário a conclusão do laudo da necrópsia comprovando a causa da morte, e segundo a proprietária da cachorrinha está sendo providenciado.
Foi feita denúncia também no site Reclame Aqui http://goo.gl/ZxQO80 para a loja onde a casinha foi adquirida, porém apesar da rede Pet Center Marginal ter se posicionado afirmando que iria proceder  na retirada do produto, ainda pode ser encontrado na data de hoje a venda no site de ecommerce deles.

Sendo o pug um cachorro braquicéfalo (cães e gatos braquicéfalos caracterizam-se por terem o focinho achatado) provavelmente a chance dele se sufocar mais rápido acelerou sua morte se caso comprovado de fato o sufocamento. 
Porém isso não vem ao caso, porque não existe em relação a este produto nenhuma restrição ao fato de que a casinha irá ser utilizada por um animal com essas características, esta é apenas uma observação do blog. 
Matéria da revista Veja citando o acidente com a Shamu http://goo.gl/BVOB76

Nesta semana o fabricante divulgou na sua página do facebook uma nota de esclarecimento.


E logo abaixo da nota  muitos pedem o mesmo que nós estamos pedindo. 
Que o produto seja modificado, que seja feito um recall das que já estão sendo usadas pelos clientes e que as novas casinhas sejam vendidas já com a ventilação, para se aumentar a segurança e evitar mais mortes desnecessárias. 



Outro caso que também vem sendo divulgado desta vez no exterior ocasionado por uma casinha deste modelo se refere a morte de um gato adulto e o relato é muito triste. 



Tradução da postagem:
Esta cama para pet da foto é uma armadilha mortal.
Por favor, compartilhe isso com todos que você conheça que tenha um animal de estimação.
Eu adquiri on line essa cama em forma de ovo para o gato da minha mãe. 

Apesar do fundo plano da cama, durante a noite, ela virou com o gato dentro (ele era um grande gato adulto).  
Como não havia buracos de ar e a abertura fica rente ao chão o gato sufocou e teve uma morte horrível dentro de horas. 
Descobrimos seu corpo na manhã seguinte. Sua face e patas estavam sangrentas de tentar escapar.  
Esta cama é uma armadilha mortal. Se você tiver uma, faça furos imediatamente. 
Pessoalmente eu gostaria de cortá-lo ao meio e jogá-lo fora.  
Estamos traumatizada.
Obs: não cita a marca do produto.


Nota:
O objetivo desta postagem além de servir como mais um alerta para quem já possui o produto ou pretende comprar, é também o de pressionar o fabricante para que tome providencias e aumente a segurança de seu produto. 
Se a empresa quiser se pronunciar é só nos contatar que publicaremos o que nos for enviado.










segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Homem se atira aos leões no zoo de Barcelona e está em estado crítico.


Um leão ataca a um homem que entrou na zona dos felinos do zoo. / Ramon Serra Martínez


  
Barcelona 7 DIC 2014

Um homem vestindo farda militar, identificado como Justo José M. P., atirou-se na manhã deste domingo à jaula dos leões no Zoológico de Barcelona. Uma vez lá dentro, foi atacado pelos animais, que o atiraram ao fosso e o arrastaram até o túnel de serviço, segundo relato de diversas testemunhas. Funcionários do Zoológico, bombeiros e agentes da Guarda Urbana entraram no local e finalmente conseguiram resgatá-lo.
O homem foi levado em estado crítico para o hospital Vall d’Hebron. Segundo um porta-voz hospitalar, ele apresenta mordidas e escoriações generalizadas.

Justo José M. P., em novembro, quando tentou invadir a sede do Governo catalão. / carles ribas
A vítima, um espanhol de 45 anos, já havia sido detida em 23 de novembro ao tentar pendurar duas suásticas da fachada do edifício histórico La Pedrera, num protesto contra o aborto. Um dos cartazes dizia “aborto assassino”, e no outro se lia a seguinte frase: “40.000 crianças. Hitler novato”. Além disso, ele havia tentado queimar uma bandeira independentista da Catalunha em 11 de setembro, principal data cívica da região, e em 4 de novembro tentou invadir o Palau de la Generalitat, sede do governo regional. Segundo a agência Efe, o homem é um agente atualmente afastado do corpo policial da localidade catalã de Gelida.

O novo episódio, com consequências muito mais graves, ocorreu às 12h12 (hora local, 9h12 em Brasília). “O homem chegou e cruzou a área gramada e uma passarela por onde passam os funcionários”, relatou Xavier Vidal, que estava no local. O homem continuou, saltou uma rede lateral e “se colocou diante de uma leoa, que lhe deu uma patada e o atirou ao fosso”, segundo a testemunha. Os demais animais se atiraram em cima dele.

 
Funcionários do zoológico tentam afugentar os leões com água 
enquanto o homem permanece no chão. / MEDITERRÁNEO DIGITAL

Visitantes do zoológico reagiram atirando pedras e outros objetos aos animais, até que funcionários chegaram usando mangueiras para afugentar os leões com água. O homem portava uma mochila, que permanece dentro da jaula.
“Para cair aqui é preciso entrar. A pessoa quis entrar”, disse um porta-voz dos Bombeiros de Barcelona. A polícia estabeleceu um cordão de segurança de 50 metros para poder agir sem que os demais visitantes se aproximem. A situação provocou nervosismo também entre os animais, por isso alguns funcionários foram à área do incidente levando comida, numa tática para acalmá-los.

Fonte
El País Brasil  http://goo.gl/34IX7I


Nota:
Essa é a reação natural dos grandes felinos quando se deparam com alguém que invade seu território, mesmo que seja uma jaula. 
Por que será que quando se questiona o fato dos animais do zoológico de Lujan não reagirem da mesma forma como  reagem os de outras partes do mundo, vem sempre aquele velho discurso manjadíssimo que é porque eles foram criados desde pequenos com os cães, que como são animais que costumam dormir de dia ficam letárgicos, que são acostumados com humanos? 
Vamos continuar exercendo o direito de condenar a forma como aqueles animais são expostos e explorados na Argentina, ou em qualquer parte do mundo...não tenham dúvidas disso.
Para os que não viram ainda a postagem do blog sobre o zoológico de Lujan segue o link 
http://goo.gl/mhiaxb 



sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

A Jornada do Rinoceronte - Exposição fotográfica em São Paulo

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Não podemos permitir que calem os periquitos de Manaus!!!

Facebook.com/Artowlstown
Após uma manifestação ocorrida no sábado (29) finalmente as telas que haviam sido colocadas há cerca de 3 anos, pelo condomínio de luxo Ephigenio Salles como desculpa para "proteger" as palmeiras imperiais (exóticas, não nativas da região) dos ataques dos periquitos-de-asa-branca, começaram a ser retiradas ontem a tarde, terça feira (02) em vista da má repercussão que a morte de mais de 2 centenas de periquitos causou.
Os ativistas encontraram pelo menos algumas dezenas destes pássaros mortos na ocasião aumentando a suspeita de que tenha havido algum tipo de envenenamento, o que causou uma imensa comoção nas redes sociais.

Fotos da ativista Erika Schloemp
Estão sendo realizados exames para obtenção de laudo necroscópico em cerca de 40 aves. A necropsia está sendo realizada pelo Ibama, e os exames toxicológicos pelo Laboratório da Universidade Federal de Minas Gerais, segundo informou o Ipaam - Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas, para que se determine qual tipo de veneno teria sido usado, confirmando dessa forma o crime ambiental.
A motivação por trás da colocação das tais telas pavorosas era a de que as palmeiras eram vítimas dos periquitos.

O local é usado como dormitório pela espécie que toda noite retornam em bandos, principalmente durante o período que se estende de outubro a dezembro, justamente na época em que estão com filhotes.
Aves migratórias durante o período reprodutivo deixam a cidade de Manaus e partem para outras regiões.

No sábado a noite após a manifestação os ativistas perceberam que muitas aves estavam ficando presas dentro das telas, apavoradas se debatiam, muitas quando conseguiam saiam totalmente atordoadas, voavam um pouco e caiam mortas.
Os bombeiros foram chamados para abrir as telas e foi constatada a presença de várias aves presas nas telas que se tornaram armadilhas mortais.

Ainda ontem havia a possibilidade do condomínio repor as telas que haviam sido abertas pelos bombeiros na noite de sabádo.
Porém, finalmente para alegria de todos que amam a natureza e torcem para que ela consiga sobreviver aos ignorantes que assolam nosso país, e mesmo nosso planeta as tela começaram a ser retiradas definitivamente na tarde de ontem, terça feira (02). O Ipaam notificou o síndico do condomínio e os bombeiros procederam a retirada das mesmas.

Fotos da ativista Erika Schloemp

No fechamento dessa postagem encontramos uma matéria do G1 sobre a necropsia realizada pelo Ibama: http://goo.gl/AZbIUS

NOTA:
A atitude dos moradores deste condomínio não é diferente da de muitos que habitam nosso país, e que fazem questão de desvalorizar a nossa biodiversidade, a vida, a natureza porque pensam apenas em seus umbigos. 
Quantos de nós já não teve o azar de ter um vizinho que manda cortar aquela árvore linda que abriga dezenas de pássaros, ninhos, dá flores, frutos e sombra apenas porque ele se incomoda com as folhas que sujam sua calçada. 
Serão estes os primeiros a reclamar das ondas de calor que pioram a cada ano e que vem demonstrando a força do aquecimento global em nosso dia a dia. 
Os animais existente no planeta tem tanto direito a vida como qualquer humano que por aqui está de passagem, e que deixa seus rastros de destruição e poluição por onda passa.
Não são eles os invasores... somos nós...entendam isso de uma vez por todas e procurem respeitar estes seres maravilhosos e incríveis. 

PS: e que coisa mais cafona essas palmeiras by miami que resolveram plantar aí em Manaus heim?





terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Homem salva raposinha entalada em uma lata e recebe lambidas de agradecimento. Lindo!!!



Muito lindo ver que existem pessoas sensíveis não se omitem de ajudar um bichinho que está em uma situação desesperadora como a que essa raposinha se encontrava.
Mas atenção porque isso que aconteceu com ela pode acontecer com qualquer animal. Por este motivo é importante amassar sempre as latas para que acidentes como este não ocorram.Vejam abaixo nossa #dica.
 EsquadrãoPet


Nota:
Abaixo um banner que há algum tempo vem sendo divulgado. Não citamos a autoria porque não foi encontrada. 
No banner original citavam uma marca específica de ração úmida e achamos por bem modificá-lo.
Isso pode acontecer com qualquer lata que contenha restos de alimentos. Então por amor. Lavem e amassem antes de jogar no lixo.



Vídeo postado no youtube por albamurrayffff



segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

A história de dois jabutis que ficaram órfãos....finais felizes existem!!!



No meio do ano fomos procurados pela filha de um casal de idosos que haviam falecido e eram os tutores de Hulk e Jurema. Ela havia chegado até nós por indicação de uma velha amiga.
E como temos que procurar saber a procedência destes animais pedimos que nos contasse como foram adquiridos.

Apesar da história quase trágica do Hulk, ambos tinham tido um boa vida, eram sortudos. Viveram uma vida cercada de carinho e cuidados até que seus donos deixaram essa dimensão.
Isso tem e deve que ser levado em conta quando se adquire animais que podem viver muito mais que nós. Idade média de jabutis costuma ser por volta de 80 anos, podendo atingir 100 anos. 

A Jurema tinha cerca de 50 anos e havia sido comprada pelo casal em um tempo que não existia restrição ao comércio de silvestre ou sequer se ouvia falar em Ibama.
O Hulk, idade estimada 70/80 anos, foi resgatado de um lixão, isso mesmo....alguém havia descartado ele em um aterro sanitário.
Encontrar alguém que tenha uma boa situação financeira e emocional para adotar de forma responsável e dar a estes animais boas condições de vida,  é só o que temos que ter em mente para poder fazer uma escolha que venha de fato beneficiá-los. E graças a Deus temos certeza de que foram super mega bem adotados.
A pessoa que os adotou se preparou para adaptar um espaço que tinha no quintal para recebe-los, pesquisou para conhecer os hábitos dos quelônios, e também os levou ao veterinário para fazer uma avaliação logo após a adoção.

Mas isso só foi possível graças a união de várias pessoas que se sensibilizaram com o caso do Hulk e da Jurema. Nossa gratidão a todos os envolvidos na ação.
Tomara que todos curtam a história do casal de jabutis que graças a uma rede de amigos encontrou um lugar para viver em segurança, após terem perdidos seus antigos tutores.
Acreditamos que é nossa função também inspirar outras pessoas para que saibam como conduzir situações como essa.
Não é necessário fazer nenhum curso de pós graduação para se ajudar um animal em situação de risco, abandonado ou que tenha ficado órfão. Basta ter sensibilidade e vontade de fazer o bem.
O que você vai receber em troca? a sensação de ter feito algo por um ser vivo e ter certeza de que ele lhe será grato eternamente.

Assistam abaixo o vídeo deles assim que chegaram no jardim onde passaram a morar.


Nota:
Não nós não cogitamos procurar o Ibama para entregá-los. Caso alguém venha nos questionar porque não fizemos isso, o motivo é simples. 
Já que nem os jabutis que estão sendo vendidos neste momento na feira do rolo lá na zona leste de São Paulo http://goo.gl/hg6rQ0  são protegidos por este órgão sucateado e falido  como vamos entregar animais que já estão vivendo em contato com humanos há décadas?
E este órgão chegou a essa situação porque o atual governo não tem o menor interesse em estruturar ou mesmo dar condições para que este órgão possa atuar em território nacional. 
Uma grande vitória para os traficantes e comerciantes ilegais de silvestres no Brasil.
Não somos e jamais seremos favoráveis ao comércio de silvestres, mas se os animais um dia foram adquiridos (e isso no Brasil é bem mais fácil do que comprar pão na padaria da esquina) e de repente precisam de um novo lar o jeito é a gente se esforçar para dar a eles o melhor que pudermos. Essa é a função de quem luta para ajudar e defender os bichos.

Reafirmamos que lugar de silvestres é na natureza, longe do homem, vivendo em seu habitat e convivendo em harmonia com seus semelhantes e este será sempre um caminho a ser seguido por quem luta verdadeiramente pelos bichos.

E para quem quiser entender mais sobre estes cascudinhos sugerimos este ótimo blog 
http://goo.gl/ejWu2o