quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

SP - Cachorra desaparece no embarque da TAM e empresa não dá explicação - Onde estará Mel?



No dia 26/01/2014 a Ong Aliança Internacional do Animal recebeu o seguinte email pedindo ajuda na divulgação do caso da cachorra Mel, desaparecida no embarque da TAM  no dia 18/01/2014.
Por enquanto a dona da cachorra não conseguiu acesso as imagens gravadas e nem mesmo a caixa de transporte vazia foi lhe devolvida.
O que é mais espantoso é ver que o caso está sendo tratado pela TAM como se fosse o extravio de uma bagagem (leiam email da funcionária Cleonice que não se identifica nem com sobrenome, nem com seu cargo ou credencial).

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Assunto:
 Perda da Minha cachorra no embarque da TAM

Data:
26.01.2015 11:44

De:
Amanda dos Santos <aman20066@hotmail.com>

Para:


Bom Dia Marta!

Estou entrando em contato com você, solicitando uma imensa ajuda!
No dia 18 de janeiro (domingo), minha família foi viajar para Bahia, partindo do aeroporto de Guarulhos, no voo JJ3398. Confiando na empresa TAM, levaram minha cachorra. Porém no momento do embarque, minha família foi informada de que a cachorra havia fugido. Desde então, estou entrando em contato com a TAM, e a unica informação que eles me dão, é que as buscas já foram iniciadas. Entrei em contato com a ouvidoria da TAM, a pessoa que me atendeu me passou o seguinte protocolo 60451375/1 e disse que a TAM e o aeroporto tinham a obrigação de me dar uma posição dentro de 5 dias úteis. Entrei em contato com a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) e eles ficaram de entrar em contato com a TAM e tentar resolver o caso. Consegui o contato do supervisor da TAM, e o que foi dito, é que as buscas continuam, e que estão procurando nas extremidades do aeroporto, porem ele acredita que minha cachorra esteja dentro do aeroporto. A pergunta que eu fiz pra ele foi a seguinte: 
- Como um animal pode sair de dentro de um aeroporto internacional e não ser visto pela segurança, ou não terem visto nas câmeras? Ele não me respondeu. E se minha cachorra estiver dentro do aeroporto, a equipe não é capaz de encontra-la dentro de 7 dias? Essas são perguntas que não foram respondidas pela TAM e nem pelo aeroporto.
Fomos no aeroporto de Guarulhos para tentar ter algumas respostas, e pedimos a caixa onde a Mel (minha cachorra) estava sendo transportada, e eles me informaram que a caixa não estava lá. Onde esta essa caixa?
Gostaria que essa história fosse resolvida. Peço encarecidamente que me ajude. 

Marta, te autorizo a fazer a divulgação desse e-mail.
Desde já, agradeço.
Atenciosamente,
Amanda dos Santos.

Obs: Email endereçado a Marta Giraldes coordenadora da Ong Aila

Abaixo a troca de mensagens entre a dona da Mel e a TAM (ler de baixo para cima):

From: aman20066@hotmail.com
To: bagagem.grull@tam.com.br
Subject: RE: RES: RES: Cachorra perdida - Processo 60451375/1
Date: Sun, 25 Jan 2015 05:35:48 +0300


Sra. Cleonice,
Se a empresa tem um prazo, eu imploro que vocês se empenhem em fazer as buscas pela minha cachorra. Já tem 7 dias que vocês dizem estar procurando e não à encontram.
O que é necessário ser feito?
A responsabilidade de ter perdido a minha cachorra foi de vocês. E parece que vocês não estão dando a devida importância.

Li esta notícia:
"O gato de estimação de um casal paulista, que desapareceu na sexta-feira (19), no Aeroporto de Guarulhos, foi encontrado em uma das armadilhas colocadas pela equipe de resgate que, juntamente com a companhia aérea American Airlines e os funcionários aeroportuários, procurou pelo bichano desde o comunicado de seu sumiço."
Depois de ter lido esta notícia pude ter a certeza de que vocês não estão se importando com o sumiço da minha cachorra. Como você pode ver, nela está escrito que foram colocadas armadilhas pela equipe de resgate, e isso não esta sendo feito pelo meu animal.

Eu espero que algo seja feito a respeito.


From: bagagem.grull@tam.com.br
To: aman20066@hotmail.com
Date: Sat, 24 Jan 2015 21:55:51 -0200
Subject: RES: RES: Cachorra perdida - Processo 60451375/1


Sra. Amanda,
Conforme relatório de extravio devemos encaminhar o caso da senhora para indenização, pois não temos uma previsão de quando encontraremos sua cachorra, o prazo limite é de 30 dias.
Att,
Cleonice | Setor de Bagagem-Aeroporto de GuarulhosTAM Linhas Aéreas | LATAM Airlines Group S.A | Av. Jamil João Zarif, s/nº - Terminal 1 - Asa B - Guarulhos - São Paulo - SP – Brasil
CEP: 07141-970 - Brasil 55 (11) 2445-3728|55 (11) 2445 2209  
De: Amanda dos Santos [mailto:aman20066@hotmail.com]
Enviada em: sábado, 24 de janeiro de 2015 18:39
Para: GRULL Guarulhos_Bagagem_Perdida
Assunto: RE: RES: Cachorra perdida - Processo 60451375/1
Boa Tarde!
Que a cachorra não foi encontrada eu já sei, só gostaria de saber até quando irão me falar isso.
Novamente eu pergunto, as câmeras de segurança já foram verificadas?
Não estamos preocupados com a indenização e sim em saber onde ela esta.
Se a senhora está falando que o departamento de indenização já foi acionado, isto significa que a empresa TAM e o aeroporto irão deixar o caso de lado?


From: bagagem.grull@tam.com.br
To: aman20066@hotmail.com
Date: Sat, 24 Jan 2015 17:00:34 -0200
Subject: RES: Cachorra perdida - Processo 60451375/1
Boa Tarde Sra. Amanda,
Estamos fazendo as buscas de sua cachorra diariamente, pois a aérea externa do aeroporto é bastante grande, com vários equipamentos que ficam estacionados, no entanto até o momento ela não foi encontrada.
Os departamento de indenização já foi acionado, e entrará em contato com a senhora em breve.
Att,
Cleonice | Setor de Bagagem-Aeroporto de GuarulhosTAM Linhas Aéreas | LATAM Airlines Group S.A | Av. Jamil João Zarif, s/nº - Terminal 1 - Asa B - Guarulhos - São Paulo - SP – Brasil
CEP: 07141-970 - Brasil 55 (11) 2445-3728|55 (11) 2445 2209  
De: Amanda dos Santos [mailto:aman20066@hotmail.com]
Enviada em: sábado, 24 de janeiro de 2015 16:07
Para: GRULL Guarulhos_Bagagem_Perdida
Assunto: Cachorra perdida - Processo 60451375/1
Boa Tarde!
Mas uma vez, estou tentando entrar em contato com a TAM para saber notícias da minha cachorra. Só preciso de um pouco de atenção, já que a responsabilidade é de vocês. 
Peço por favor que me deem notícias, pois já fazem 6 dias que ela está perdida, e vocês não dão uma posição.
Ontem falei com o Supervisor da TAM, e perguntei se já verificaram as câmeras de segurança, porém ele não me respondeu.  E apenas disse que as buscas continuam.
Ele disse que acredita que a cachorra ainda esteja dentro do aeroporto. 
Creio que se ela estiver realmente dentro do aeroporto, o aeroporto de Guarulhos e a equipe da TAM seriam capazes de encontrá-la rapidamente se estivessem dedicados. Porém, pelo o que percebo não é isso que esta acontecendo.
Gostaria de saber, se fosse uma criança que tivesse se perdido, a empresa teria mais ação ou trataria da mesma forma?
Penso que é por ser um animal que a empresa está tratando desta maneira.
Só peço informações e respostas.
Fico no aguardo.
Atenciosamente,
Amanda dos Santos.

Nota:
Até quando as empresas aéreas vão demonstrar total indiferença e irresponsabilidade no transporte de animais? 
Para a grande maioria, os bichos de estimação são como filhos hoje em dia. 
Se acidentes vitimassem crianças e adolescentes durante embarque e desembarques imaginamos que estas empresas já teriam sido até fechadas, porém por se tratar de animais indefesos existe um desrespeito tão grande que é de deixar a todos nós indignados e revoltados.


 

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Ativismo em rede social ajuda Ibama a chegar até predador de tartarugas.



No dia 11 de janeiro começou a circular no facebook um link que direcionava para uma postagem de um cidadão mostrando um churrasco de tartarugas e evidente que aquilo causou muita indignação.
Porém da forma como estava sendo conduzida corria se o risco  de que ao ser deletada ou ocorrendo o fechamento da página do comedor de tartarugas tudo se perdesse.


Rapidamente tratamos de printar todas as imagens dos animais sendo assados, mortos, presos nos banheiro o que por si só já nos dava a certeza de que não eram originárias de criadores, pois os mesmo as vendem já abatidas além de possuírem um lacre no casco.


Frente ao fato de que a denúncia original já tinha atingido um grande número de partilhas optamos por fazer uma postagem mais técnica orientando aos nossos amigos de página que se manifestassem junto ao IBAMA pedindo para que fossem tomadas as providências necessárias.


Muitos protetores e ativistas ajudaram a encaminha denúncia. Alguns ativistas que auxiliaram na denúncia são moradores da cidade de Manaus e nos confidenciaram que por lá é sinonimo de status comer tartarugas e outros animais exóticos. E como os que são vendidos por criadores legalizados tem um valor um pouco alto apelam para a matança ilegal incorrendo assim em crime ambiental.
De nossa parte entramos em contato com o superintendente do IBAMA em Manaus Mario Reis que nos respondeu dizendo que já tinha uma equipe fazendo diligencias para chegar até o denunciado.
No dia 21/01/2015 recebemos os emails abaixo comunicando que o infrator teria sido localizado e autuado. Vejam no print abaixo:


Nota:
É nossa obrigação como ativistas pelos animais lutar sempre de forma a alcançar nossos objetivos na defesa dos seres indefesos. Embora não haja uma escola para nos ensinar a conduzir essa luta, nosso amor e sensibilidade devem sempre ser pautados pelo equilíbrio e pela ética. 






quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Nove cães resgatados em estado de miséria na Inglaterra estarrecem o mundo!!!


Uma matéria publicada pelo jornal Daily Eco  com o título Procura-se o dono estarreceu o mundo ao mostrar uma série de fotos feitas a partir de um resgate de nove cães que foram abandonados em Hampshire/Inglaterra.
As fotos do resgate realmente chocam e nos fazem questionar mais uma vez: como alguém teria coragem de deixar estes animais naquelas condições? e como alguém pode chegar a este ponto de crueldade e insensibilidade?

Os animais estavam em uma situação de maus tratos tão grande que não conseguiam mais se mover devido a enorme quantidade de imundícies aderidas a pele. Levou se pelo menos 3 horas para que cada animal pudesse ser tosado e limpo.
Segundo os Inspetores da RSPCA todos eles são poodles. 
O diretor de bem-estar animal da instituição, Dave Griffiths, afirmou que estão acostumados a resgatar 150 a 200 animais na cidade por ano mas este caso em particular foi excepcional.
Os animais estão sendo tratados por veterinários do Cedar Group em Alresford.
Vejam abaixo a série de fotos mostrando o resgate, a chegada na clínica e o que existia por baixo de toda aquela sujeira e o motivo porque essas fotos deixaram a todos indignados.









Créditos das fotos: Daily Echo
Nota: 
"Se os animais inspiram somente ternura, o que houve, então, com os homens?" Guimarães Rosa


 

 

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

CFMV cria diretrizes visando o bem estar dos animais expostos em pet shops e eventos.



Infelizmente vem circulando nas mídias sociais algumas postagens, e até mesmo uma matéria do G1,
com informações que estão levando protetores e Ongs a ficarem preocupados, afinal utilizam gaiolas 
e cercados para contenção dos animais que estão para adoção e muitos estão achando que foram proibidas. 
Não existe nenhuma proibição neste sentido, basta ler a íntegra da resolução 1069/2014 do CFMV http://goo.gl/QKHtaC 
Abaixo nota de esclarecimento do órgão CFMV sobre essa resolução que abrange todo o país.  

CFMV cria diretrizes pelas boas práticas veterinárias em estabelecimentos de exposição e comercialização de animais.

12 de janeiro de 2015 -  Considerando que a exposição, a manutenção, a venda e a doação de animais em estabelecimentos comerciais são práticas comuns no Brasil, o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) decidiu estabelecer princípios e normas que garantam a segurança, a saúde e o bem-estar dos animais que estiverem sob o cuidado de pet shops, parques de exposição e feiras agropecuárias, por exemplo. O objetivo é garantir que os serviços sejam prestados de acordo com as boas práticas veterinárias.
Relacionadas também a procedimentos de higiene e estética, as diretrizes deverão ser seguidas pelos médicos veterinários que atuam como responsáveis técnicos nos estabelecimentos que exercem atividades peculiares à Medicina Veterinária.  "A Resolução 1069/2014 vem para padronizar a forma de atuação desses profissionais em todo o país. A partir do próximo dia 15 de janeiro, quando a resolução entrar em vigor, os responsáveis técnicos estarão respaldados por uma norma nacional para que possam orientar os estabelecimentos comerciais de exposição, manutenção, higiene, estética, venda e doação de animais, e exigir deles as adequações necessárias", explica o presidente do CFMV, o médico veterinário Benedito Fortes de Arruda.
Contato restrito com os animais 
De acordo com as novas diretrizes, uma das orientações do médico veterinário deve ser pela restrição do acesso direto da população aos animais disponíveis para comercialização.  "O contato deve acontecer somente nos casos de venda iminente. Essa medida pode evitar, por exemplo, que os animais em exposição sejam infectados por possíveis doenças levadas nas roupas das pessoas", exemplifica Arruda. Segundo o presidente do CFMV, os filhotes submetidos a algum tipo de estresse podem ter sua imunidade comprometida, tornando-os vulneráveis a diversos tipos de doenças. 
Instalações adequadas
Os donos dos estabelecimentos comerciais também devem ter em mente que os animais necessitam de espaço suficiente para se movimentarem. "Há casos em que vários animais são alojados em espaços pequenos, sem cama para deitar nem água suficiente para beber, sem alimentação adequada. É bom lembrar que situações de maus-tratos não são apenas um ato doloso, mas também culposo", esclarece Arruda. 
Ferir, mutilar, cometer atos de abuso e maus-tratos aos animais podem acarretar em detenção de três meses a um ano, além de multa. É o que prevê a Lei de Crimes Ambientais, de nº 9.605/1998.  Por isso, a importância dos médicos veterinários, já que somente eles têm condições técnicas para prestar os devidos esclarecimentos que garantam a saúde e a segurança dos animais. “Em casos de descumprimento da Resolução CFMV 1.069/2014, os profissionais devem comunicar o fato ao Conselho Regional de Medicina Veterinária, que tomará as providências necessárias,” finaliza. 
Imunização
O secretário-geral do CFMV, o médico veterinário Marcello Roza, também aponta outro ponto importante da Resolução 1.069/2014. "De acordo com as novas regras, os responsáveis técnicos deverão assegurar que os animais a serem comercializados estejam vacinados, de acordo com os programas de imunização", afirma.  Segundo ele, muitas vezes, acontece de uma ninhada ser comercializada sem estar vacinada. “Esses são animais muito jovens e, se não estiverem imunizados, podem acabar se contaminando (com algum tipo de doença)”, esclarece. 
Responsabilidade técnica
De acordo com a Resolução 1.069/14, os responsáveis técnicos também devem assegurar:
- que os animais com alteração comportamental decorrente de estresse sejam retirados de exposição;
- os aspectos sanitários dos estabelecimentos, principalmente para evitar a presença de animais com potencial zoonótico ou doenças de fácil transmissão para as espécies envolvidas;
- que não ocorra a venda ou doação de fêmeas gestantes e de animais que tenham sido submetidos a procedimentos proibidos pelo CFMV, como a onicectomia em felinos (cirurgia realizada para arrancar as garras); a conchectomia e a cordectomia em cães (para levantar as orelhas e retirar as cordas vocais, respectivamente); e a caudectomia em cães, cirurgia realizada para cortar a cauda dos animais;
- que as instalações e locais de manutenção de animais sejam livres de excesso de barulho ou qualquer situação que cause estresse a eles;
- que esses locais tenham um plano de evacuação rápida em caso de emergência;
- a inspeção diária obrigatória que garanta a saúde e o bem-estar dos animais.
Publicada hoje no Diário Oficial da União (DOU), a Resolução CFMV 1.069/2014 entrará em vigor daqui a três dias, ou seja, em 15 de janeiro de 2015. A íntegra da resolução já está disponível no Portal do CFMV.
Assessoria de Comunicação do CFMV

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Medo do ebola afasta turistas e prejudica o santuário dos quase extintos rinocerontes brancos.



O CEO Richard Vigne do santuário Ol Peleja Conservancy afirmou recentemente em uma entrevista para o World of Animals que o parque vem sofrendo uma forte queda em sua arrecadação devido a diminuição do número de turistas visitando a África Oriental  por medo do contágio com o ebola.
Apesar do surto da doença estar concentrado na África Ocidental, o Quênia vem sofrendo com a falta de turistas de forma muito acentuada e negativa.
O trabalho da instituição além da conservação dos rinocerontes negros, também consiste em proteger 4 dos últimos 6 rinocerontes brancos do norte existentes no planeta.

Para isso existe uma equipe treinada para dar combate aos caçadores formada cerca de 150 guardas florestais, dos quais 32 são armados.  Eles tem que patrulhar a área de mais de  90.000 hectares de Ol Pejetaarriscando suas vidas para proteger os animais do parque. 
Essas patrulhas começam a trabalhar  no crepúsculo usando a tecnologia GPS e a noite se utilizam de  óculos de visão noturna.  
Câmeras de imagem térmica detectam caçadores, enquanto uma unidade composta por 14 cães treinados para detectar caçadores atua em conjunto com os guardas. 

Foto: Animalanswers.co.uk
Mr Vigne afirma que Ol Pejeta "precisa desesperadamente levantar as doações" para poder continuar a enfrentar a crescente pressão de caça ilegal. 
"Nós não podemos reduzir o tamanho de nossas operações de segurança aos rinocerontes só porque perdemos receita. Isso significa que, atualmente, estamos ficando sem dinheiro muito rapidamente, uma situação que vai ser difícil de sustentar se continuar assim, ao menos que o turismo volte novamente ".
O parque também protege cerca de 100 rinocerontes negros, elefantes e chimpanzés apenas do Quênia.

Para fazer sua doação basta clicar Ol Peleja 
Para saber mais sobre a campanha da World of Animals Save rhinos now! clique aqui

Fonte:
Animalanswers.co.uk 


quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Termo de Lar Temporário - documento visa assegurar direitos e deveres dos envolvidos.



Dar chance a um animal abandonado e retirado das ruas é no mínimo sublime e valoroso.
Os chamados Lares Temporários são opção mais do que bem vinda em um país onde o poder público é omisso na maioria dos nossos municípios, e onde o exército de pequenas formiguinhas é formado por protetores independentes que salvo algumas exceções, fazem um lindo trabalho.
Para quem não sabe Lar Temporário é a chamada "casa de passagem" onde o animal é tratado, alimentado, vacinado, castrado e preparado para adoção em um lar definitivo.

O Lar Temporário surgiu a princípio como forma de voluntariado, muitos ainda o fazem por amor aos animais,  porém acabou se tornando uma relação comercial porque muitos viram nele uma oportunidade de ganhar dinheiro.
Por se tratar hoje de um negócio para a grande maioria, acaba surgindo também uma necessidade de se estabelecer determinadas regras/normas para oficialização vínculo.

Chegou até nós via email um documento que achamos importante disponibilizar e que poderá ajudar a aumentar a segurança de quem oferece ou utiliza o recurso do Lar Temporário para seus protegidos (animais resgatados).
Não somos advogados ok? este documento serve como sugestão e poderá ser inclusive modificado se caso alguém se interesse em fazer isto.

O email que chegou até nós é assinado por este grupo PROJETO ANIMAL É TRI! - MURAL DOS BICHOS RS constando os nomes de suas integrantes Cláudia Cantagalo, Daniela Rios, Iara de Azeredo, Leandra Pinto, Manuela Raupp e Tathi Jaeger. Se quiserem alguma outra informação seguem os links de contato do pessoal.

Contato: animaletri@gmail.com

 
Clicando neste link terão acesso ao documento que tem a possibilidade de ser modificado para constar os dados de quem irá preenche-lo, bastando para isso baixá-lo e salvar em seu computador.
 
Nota:
Resolvemos publicar aqui uma nota da veterinária e também protetora de animais printada de seu facebook, dra. Juliana Ferreira, que exprime muito de nossa forma de pensar e serve de alerta para os que acreditam que todos que se dizem protetores são indicados para abrigar um animal carente.
Muita atenção a quem se escolhe para entregar um sofrido animal de rua. Tenham mais critério porque temos visto casos e mais casos onde eles realmente estariam melhor se continuassem nas ruas. 

 
 
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 


segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Pretende fazer passeio em elefantes na Tailândia? Antes assista este vídeo.


Imagem Pintrest
Não há necessidade de publicarmos aqui novamente um texto muito extenso sobre este tema porque já foi postado em uma matéria anterior http://goo.gl/4qhG5G. Só é incrível que as tais celebridades continuem a incentivar esse tipo de turismo com tanta informação existente hoje nas mídias sociais.
Porém não poderíamos deixar de publicar o vídeo da Ong Proteção Animal Mundial mostrando a dura e cruel realidade a que são submetidos os elefantes utilizados para levar turistas em suas costas pela Tailândia.
Infelizmente o vídeo está em inglês, mas basicamente mostra que os elefantes são capturados ainda filhotes e separados de suas mães. Para serem adestrados são privados de alimentos e de sono durante dias e que como eles não gostam de ficar em pequenos espaços são condicionados a temer bastões com ganchos.
E encerra dizendo que não existe uma outra forma de fazer com que elefantes carreguem humanos nas costas a não ser assim. 
Triste demais não gente? Que tal descobrirmos outras formas de lazer que não seja essa que envolve exploração, crueldade e dor para com os animais?