quarta-feira, 12 de setembro de 2012

BORORÉ/SÃO PAULO - A ILHA DO ABANDONO

                                         Vídeo da RECORD / R7 do dia 09/09/2012
                       

No domingo dia 09 de setembro,  a Record levou ao ar uma matéria que mostrou ao Brasil e ao mundo, já que hoje podemos assistir qualquer canal via internet, o descaso e a crueldade do abandono na Ilha Bororé. 

Para os que não são de São Paulo ou não conhecem essa região, este é um daqueles lugares onde deveriam existir apenas mata preservada e onde os animais silvestres deveriam estar  sendo  protegidos do contato com os humanos e da deterioração provocada por este convívio. Porém a realidade é que a ilha foi sendo habitada há muitas décadas, existem construções bem antigas no local e com o aumento da população e o fato de existir uma ligação para o continente mesmo que este seja apenas um balsa os problemas relacionados a falta de estrutura evidentemente surgiram. 

Essa matéria  bota o dedo na ferida sobre algo que os protetores vem denunciando há pelo menos 3 anos, porém sem que nada de efetivo seja feito. Autoridades fingiram estar tomando providencias, mas apenas isso. 
Em 2009 houve um principio de mobilização para que o PROBEM, Programa de Bem Estar Animal implantado pelo prefeito Kassab tomasse providencias concretas visando evitar ou pelo mesmo diminuir os abandonos na ilha, porém, nossas reinvidicações também se perderam  através do descaso e da falta de estrutura do poder público em fazer algo que impedisse os abandonos. Na época muitos protetores sensibilizados pela situação de crueldade a que são expostos os animais começaram a resgatar muitos animais de lá, listas para se cobrir os custos destes resgates surgiram, muitos conseguiram ser doados, porém o que já previamos aconteceu: as desovas não pararam, e ainda para nosso desespero  aumentaram, quando a população percebeu que havia a chance de aquele animal jogado lá para morrer poderia ter a sorte de ser resgatado. 
Há tempos havia uma cabine com um GCM, guarda municipal que foi retirada e jamais retornou apesar de nossos pedidos. Isso também contribuiu para que as desovas se tornassem rotineiras na ilha do Bororé.  
Ah, sejamos justos, após reuniões dos protetores com a subprefeitura de Capela do Socorro foi colocada uma placa na entrada da balsa avisando à população que ABANDONO É CRIME.

A área é de responsabilidade da Subprefeitura de Capela do Socorro. Se quiserem se manifestar segue o link. 

http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/subprefeituras/capela_do_socorro/organizacao/index.php?p=915 

À pedidos de alguns leitores disponibilizamos aqui também o email do Centro de Controle de Zoonoses para quem quiser se manifestar pedindo para que realizem ações na ilha, pois evidentemente existe responsabilidade do órgão nesta questão.  

ZOONOSES@PREFEITURA.SP.GOV.BR

FILHOTES ABANDONADOS PELA POPULAÇÃO

Nesta outra matéria da CBN um relato sobre  as várias formas de descaso referentes ao local.

http://colunas.cbn.globoradio.globo.com/platb/miltonjung/2010/10/25/um-passeio-na-esquecida-ilha-do-borore/

Fotos pinçadas da matéria da CBN de autoria de Devanir Amâncio, da ONG EducaSP
 E infelizmente para o desespero dos que gostam e defendem os animais, ilha se tornou mais um ponto de desova para cães e gatos  que um dia tiveram um lar e que de repente viraram lixo e como tal precisam ser descartados por seus donos em algum lugar. E que lugar melhor para isto do que uma ilha da qual não se consegue voltar mais?



É nesta balsa que os animais são levados, dentro de carros, nas caçambas, amarrados e amordaçados 
nos porta malas.
 


Ilha do Bororé - localização geográfica


Nenhum comentário:

Postar um comentário