segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

LIBERDADE PARA A ORCA KSHAMENK - FREEDOM FOR KSHAMENK



KSHAMENK -Um dia na sua vida

tradução


Em 1992, quando "Free Willy" estava sendo filmado no México, uma orca jovem foi capturada no Atlântico sul. Ele tinha entre 4 e 6 anos de idade no momento que foi levado para "reabilitação" há 17 anos.
KSHAMENK é cativo em uma instalação chamada Mundo Marino, na província de Buenos Aires.
Ele é a única orca em cativeiro na Argentina e no Hemisfério Sul, desperdiçando sua vida em um lugar claustrofóbico e solitárioagindo como um palhaço de circo, totalmente fora do contexto de sua natureza.
Nenhum dos treinadores se atreve a nadar com KSHAMENK.
Este vídeo filmado em 9/11/2004 mostra os bastidores do show e ao que ele se submete para conseguir seu alimento. Isso se arrasta  por muitos anos. . . e lágrimas


O vídeo é um pouco longo, porém temos certeza de que ninguém ficará insensível ao assisti-lo. Mesmo para os que não conhecem a fundo as orcas, como nós,  irão concluir que um animal selvagem que nasceu para viver na imensidão do mar, caçando, se reproduzindo e vivendo em  grupos familiares não tem a miníma condição de ser feliz vivendo confinado em um destes parques aquáticos. Segundo informações obtidas em alguns textos ela chega a dar 500 voltas no tanque por dia. 

Apesar de Kshamenk já estar com 25 anos, ele ainda tem condições de voltar ao mar segundo os especialistas, podendo ser reabilitado e se integrar com algum novo grupo.
Pesquisando no google vimos várias petições pedindo pela sua liberdade. Mas não conseguimos encontrar algo concreto que nos mostrasse o que foi feito dessas petições. Se foram encaminhadas para o governo argentino, e se houve alguma resposta por parte do mesmo, ou se simplesmente tudo o que foi feito realmente foi ignorado pelo mesmo.

Com o destaque que a luta contra o confinamento de cetáceos vem tendo no mundo, é impossível que alguma Ong não abrace definitivamente a luta pela libertação de Kshamenk.

Orcas em cativeiro não gozam de boa saúde (no caso de Kshamenk isso fica mais do que evidente). Suas barbatanas dorsais caem para os lados (vejam no vídeo), isto ocorre devido à falta de exercícios. Orcas podem nadar até a 55 km por hora, e para se alimentar mergulham a cerca de 300 metros de profundidade e viajam a mais de 10 quilômetros. Além disso a dieta oferecida é composta de peixes mortos. Orcas possuem uma dieta variada, podendo se alimentar até mesmo de leões marinhos e pinguins.

Para sabermos mais sobre a espécie http://pt.wikipedia.org/wiki/Orca

 



ASSINEM A PETIÇÃO PARA QUE KSHAMENK SEJA REABILITADO E POSSA A VOLTAR PARA O MAR DE ONDE JAMAIS DEVERIA TER SAÍDO

http://www.thepetitionsite.com/843/266/179/free-kshamenk-the-orca-from-his-cruel-tormentors/


Neste link um texto com a verdadeira história de como a orca macho Kshamenk foi capturado e um vídeo bem curto mas mais atual.
http://v-pod-orcas.blogspot.com.br/2012/08/conheca-kshamenk-orca-da-argentina-e.html


Aqui podemos dar nossa opinião sobre como vemos o MUNDO MARINO. 
http://www.tripadvisor.com.br/Attraction_Review-g312757-d1378678-Reviews-Mundo_Marino-San_Clemente_del_Tuyu_Province_of_Buenos_Aires_Central_Argentina.html




 

.

11 comentários:

  1. Les invito a conocer el Parque, que es el Oceanario mas grande de Sudamérica antes de opinar erróneamente. La Orca criada en el parque, que ustedes nombran arriba, no vive allí donde muestra la fotografía. Ahí es donde hace los shows. Mundo Marino ayuda y protege a las principales especies en peligro de extinción como los pinguinos y los miles de peces del Río Paraná.
    Para que vean mas, les invito a entrar en esta pagina en donde nombran todos sus proyectos de rehabilitación animal y de protección a la fauna...
    http://www.fundmundomarino.com.ar/faunasilvestre.php

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ella no lo vive, vive dónde? Ella debe vivir libre en el océano forma familiar que no viva en cautividad. Rehabilitación? Y mientras ella está atascado? Yo nunca poner un pie en un parque acuático que es una excusa, para rehabilitar esta cosa para ganar dinero a costa del sufrimiento y la tortura de los animales. Los animales salvajes deben ser libres, nada puede ser mejor que eso. Si usted es tan grande, rehabilitar y devolver a la mar que es su lugar

      Excluir
  2. nossa isso e um absurdo como criaturas q exploram o oceano todo,pode sobreviver em um espaço tao pequeno ??
    parem de escravidar essas vidas,eles nao merecem nunca fizeram mau algum para ser preso dessa forma !!! deixem eles livres para viver.e vcs q patrocinam essas covardias sao os piores pq esses animais so estao presos pq vc paga para ver eles presos...pense nisso vc e o patrocinador dessa covardia

    ResponderExcluir
  3. Como argentino siento profunda tristeza y vergüenza por semejante acto de salvajismo e impiedad!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Soltem esse pobre animal,de a ele uma vida digna como ele merece,se chama LIBERDADE!!

    ResponderExcluir
  5. Pelo amor de Deus, chega de torturar essa criatura inocente!

    ResponderExcluir
  6. SOLTEM ESSE ANIMAL POR FAVOR, ELE NAO PERTENCEM A VCS E SIM A NATUREZA!

    ResponderExcluir
  7. Freedom! Liberdade!

    Todos os seres vivos merecem viver em liberdade.
    Isso é uma falta de respeito com a vida.

    Ficar preso dessa maneira não é vida. Isso é pior que a morte. Tortura 24 horas por dia.

    Vamos divulgar para que o maior número de pessoas assinem a petição.

    ResponderExcluir
  8. Será que os homens,por causa do dinheiro poder e lucros,deixam o bichinho escravo para exibir e ganhar em suas custas.-Pior que isso é tirá-lo do ambiente natural,para viver cativo !

    ResponderExcluir
  9. HEI IRMÃOS VAMOS DEVOLVER ESTE SER PARA SEU HABITATE NATURAL, OU VÃO ESPERAR QUE EL MORRA TENHA PIEDADE MISERICORDIA ISTO NÃO É VIDA. SALVEÓ URGENTE..E

    ResponderExcluir