sexta-feira, 10 de maio de 2013

Megaoperação contra o comércio ilegal de filhotes/abril 2013 - LAPA/SP


Para evitar prejuizo com apreensão de equipamentos os comerciantes ilegais mantém os filhotes em caixas plásticas ou mesmo de papelão confidgurando maus tratos além do desrespeito a lei 14483/07

Ativistas e protetores  de SP tem atuado ha alguns anos,  juntamente com o autor da lei, o Vereador Tripoli e sua assessoria  para pressionar os órgãos responsáveis pela execução da  lei 14483/07.
Recentemente estivemos reunidos com o subprefeito da Lapa pedindo para que a repressão ao comércio de filhotes fosse intensificada e os comérciantes ilegais fossem novamente afastados daquele local. http://esquadraopet.blogspot.com.br/2013/02/comercio-ilegal-de-filhotes-audiencia.html

Os filhotes vendidos nestes locais são fruto de criadores de fundo de quintal, uma das formas mais cruéis e que infelizmente gera animais em sua maioria comprometidos genéticamente ou mesmo com doenças que nem sempre podem ser detectadas pelo comprador. 
Aqui  mesmo no blog já fizemos postagem falando sobre esse comércio de vidas e de toda a crueldade que o envolve.
 http://esquadraopet.blogspot.com.br/2012/08/a-cruel-realidade-da-criacao-de-fundo.html

Finalmente a subprefeitura da Lapa resolveu agir para valer novamente e no fim do mes de abril/2013 organizou uma nova MEGA OPERAÇÃO conjuntamente com outros  órgãos para dar combate ao comércio ilegal de filhotes  na praça Agostinho Betarello e região. Vejam abaixo matéria  escrita pela assessora Regina Macedo, assessora do Veraador Tripoli.




http://www.robertotripoli.com.br/site/index.php?option=com_content&view=article&id=255:tripoli-consegue-megaoperacao-de-combate-ao-comercio-ilegal-de-caes-e-gatos&catid=1:animais-noticias&Itemid=37



Tripoli consegue megaoperação de combate ao comércio ilegal de cães e gatos
Animais
Qui, 09 de Maio de 2013 11:18
A Subprefeitura da Lapa intensificou a fiscalização para combater o comércio ilegal de filhotes de cães e gatos, a pedido do Vereador Roberto Tripoli, PV, autor da Lei 14.483/07, que regula a criação comercial e a venda desses animais e proíbe a venda em áreas públicas, como praças e avenidas. 



Foto: Mozart Gomes / CMSP
 
 
Conforme ofício dessa Subprefeitura, nos dias 27 e 28 de abril, foi realizada uma megaoperação na região da Cobasi-Jaguaré, envolvendo policiais civis e militares, guardas metropolitanos, fiscais de trânsito e agentes do Centro de Controle de Zoonoses, que apreenderam 25 animais.

Tripoli vem fazendo gestões junto a essa Subprefeitura desde o início do ano e oficializou o pedido através do ofício 63/2013, de 4 de março. A Subprefeitura e o CCZ fizeram várias reuniões preparatórias da megaoperação, desencadeada no final de abril.

O vereador já solicitou que o comércio ilegal continue sendo fortemente reprimido. Nesse sentido, é fundamental que as pessoas e protetores que observarem vendedores de filhotes agindo em áreas públicas, em qualquer região da cidade, denunciem (veja abaixo como denunciar).

PET SHOPSA Lei 14.483/07 (regulamentada pelo Decreto 49.393/08) determina que nos canis e gatis comerciais e nos pet shops, os filhotes devem ser vendidos acima de 60 dias, castrados, microchipados, vacinados, com manual de orientação a respeito de cuidados básicos e da raça e com nota fiscal.

EVENTOS DE ADOÇÃO
Já nos eventos de adoção, os filhotes ou adultos devem estar castrados e vacinados, mas não existe obrigatoriedade de microchipagem. Esses eventos devem ter um responsável identificado que pode ser ONG ou uma pessoa física e realizados em locais regularmente estabelecidos. Vale observar que o vereador Tripoli institucionalizou, com esta lei, a figura do protetor independente, ao permitir que pessoas, independentemente de ONGs, assumam oficialmente esses eventos.


 NÃO SE CALE, DENUNCIE


Comércio ilegal em praças e avenidas

O comércio ilegal de cães e gatos em áreas públicas deve ser denunciado às Subprefeituras, que tem obrigação legal de combater essa prática nas áreas sob sua jurisdição. A denúncia pode ser feita pelo 156 ou diretamente na praça de atendimento que existe em cada subprefeitura.

Conheça as subprefeituras, os subprefeitos e endereços:

http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/subprefeituras/subprefeituras/subprefeitos/index.php?p=21778

Pet shops, canis e gatis
No caso de irregularidades envolvendo a venda de filhotes em pet shops, a denúncia deve ser encaminhada sempre ao Centro de Controle de Zoonoses – fone 156 ou pelo email zoonoses@prefeitura.sp.gov.br.
 

(Texto: Regina Macedo / jornalista ambiental)
    








 


            


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário