quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Charretes – A ultrapassada e desnecessária exploração de cavalos e bodes.





O banner que abre essa matéria já foi feito há algum tempo mas o questionamento contido nele continua a ecoar. Assim como a cena chocante do pobre animal desfalecido.

E a pergunta que insiste em martelar nosso cérebro  e nos deixa indignados é a seguinte: o fim da utilização de animais para puxar charretes e divertir turistas sem noção vai se prolongar até quando?
Quantos animais morreram em sofrimento desde que se começou a discutir o fim desta exploração? E quantos mais precisarão morrer?
O que mais precisa ser falado e provado sobre isto?
Porque essa tal “tradição” ultrapassada não acaba definitivamente em nosso país? 
Embora isto esteja sendo debatido e combatido em várias cidades do Brasil há muitos e muitos anos, percebemos claramente que o tempo vai passando e a exploração de bodes e cavalos prossegue sem que tenhamos notícias de evolução. 

Bonito, ecológico e sem exploração animal - França



Até quando as autoridades das cidades que insistem neste tipo de turismo ultrapassado pretendem empurrar com a barriga um assunto que já está mais do que debatido? Haja barriga não é mesmo?
Até quando se utilizará a desculpa de que isto causará desemprego e que os donos das charretes vão morrer de fome se as alternativas provam que isto não ocorrerá.

Veículos alternativos utilizados em cidades ao redor do mundo
Porque essa dificuldade toda em aceitar e implantar mudanças visando o fim da utilização destes animais que sofrem horrores para o desfrute de turistas sem noção?

Como não ver que o sol escaldante, o asfalto quente, a chuva no lombo, os equipamentos toscos a que são atrelados, a falta de assistência veterinária, as doenças, a apatia, a fome e a sede "trotam" junto com toda essa exploração?
E senhores turistas que tal se colocarem no lugar destes cavalos e bodes antes de pagar para fazer um passeio em uma destas charretes? Como chamar de diversão a escravidão de seres indefesos? 

Nas históricas Petrópolis e Paquetá /RJ vem acontecendo já há algum tempo um forte movimento de ativistas contra a exploração destes animais (existem páginas criadas no facebook visando divulgar as denúncias e ações) porém a resistência dos que tem poder de decisão parece não ter se abalado mesmo com todas as provas dos maus tratos e das crueldades a que são submetidos os animais.
A foto do banner que abre essa página gerou muita indignação mas é algo corriqueiro em todos os lugares que usam animais em charretes http://goo.gl/v17ezv
Embora os que combatem isto já tenham apresentado provas fortes relacionadas aos péssimos alojamentos, aos equipamentos utilizados, aos tratamentos veterinários praticamente inexistentes ou as horas extenuantes de trabalho....nada parece fazer com que as autoridades destas cidades se convençam de que este tipo de turismo tem que ser excluído definitivamente.

Apelo que circulou recentemente  nas mídias sociais
Chegam ao ponto de se tentar criar legislação propondo o uso de fraldões para que os animais não sujem as ruas!!!
Políticos ridículos, ignorantes e desqualificados eleitos para ocupar cargos as custas dos incautos contribuintes é o que não falta neste país.
Não há mais espaço para discussões, divagações, desculpas esfarrapadas para que as mudanças necessárias sejam feitas. 
Toda escravidão deve ser extinta e ponto final. Basta desta falta de compaixão pelos pobres cavalos e bodes explorados.
Existem alternativas extremamente modernas e adequadas conforme podem ver nas fotos que publicamos na postagem.
E se você turista se recusar a fazer estes passeios e disser que é contra essa exploração já estará dando uma grande colaboração. Contamos com sua sensibilidade. Temos certeza que ninguém quer continuar colaborando com este sofrimento todo. 
Os animais agradecem!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário