quinta-feira, 8 de março de 2018

Matança de cães utilizada como controle populacional em Igaracy/PB choca o Brasil.


A imagem de um pequeno caminhão carregado de cães com os focinhos amarrados começou a circular nas mídias sociais e embora fosse de uma pequena cidade da Paraíba, chamada Igaracy, nossos olhos custavam a acreditar no que víamos, já que a visão nos remetia aquela dos posts de países onde se abatem cães para virar alimento.
Então eis que aos poucos a história começou a ser contada e ela era de arrepiar!!!

Passada a incredulidade eis que as primeiras matérias da grande mídia começaram a circular comprovando aquilo que nossos olhos e nossos corações não queriam aceitar.
Para nosso espanto a imagem era real, e trazia a tona uma prática comum em cidades onde gestores ainda desconhecem que animais tem direito previsto até mesmo em nossa constituição federal.
Recentemente também foi aprovada em todo território nacional a lei 13.426/17 que estabelece como forma de controle populacional de cães e gatos a esterilização e não a matança indiscriminada.

A verdade é que a ordem para a captura e matança dos cães foi dada pelo Secretário de Saúde do município, José Carlos Maia, a partir de um ofício do vereador Damião Clementino da Silva onde pedia providências para os cães não domiciliados alegando que os mesmos eram portadores de "lepra" (sic).
Vejam documento neste link:
https://goo.gl/ergKfv
O vereador nega que tenho pedido para que fossem executados.


A Promotoria de Justiça Cumulativa da cidade de Paincó, localizada próxima a Igaracy em uma Nota de Esclarecimento enviou pedido ao prefeito José Carneiro A. da Silva para que o secretário de Saúde seja exonerado pois através de sua ordem ou omissão cerca de 50 cães foram mortos a pauladas dentro de um prédio público.

Nessa mesma nota datada do  dia 04/03/2018 é dado  prazo para o prefeito prestar esclarecimentos sobre o ocorrido em Igaracy.
Também pediu a Delegacia de Polícia Civil para que seja instaurado inquérito e acionou o Conselho de Regional de Medicina Veterinária da Paraíba para que seja instaurado um procedimento administrativo para se avaliar a conduta do secretário de Saúde José Carlos Maia já que o mesmo é veterinário.
Vejam no link abaixo a Nota de Esclarecimento do MPPB.
https://goo.gl/4aLxLd

O CRMV/PB emitiu nota afirmando que preza pela ética e profissionalismo e que o caso será acompanhado por eles.

Também foi feita perícia técnica no local onde os cães foram mortos violentamente e onde foram enterrados próximo ao lixão da cidade.
O delegado da Polícia Civil de Itaporanga/PB, Gleberson Fernandes está a frente do Inquérito Policial que está investigando as mortes de cerca de 50 cães através de pauladas.

Perícia técnica sendo realizada no local onde os cães foram enterrados. 
O vídeo a seguir é muito forte e infelizmente mostra a situação em que ficou o local aonde segundo o secretário de Saúde de Igaracy alega terem sido "eutanasiados" os cães com medicação.


No vídeo abaixo o momento que os corpos dos animais foram descobertos pelos protetores.



Nota do blog:
Graças as mídias sociais hoje as denúncias chegam ao nosso conhecimento rapidamente, mas assim como neste caso jamais nos esqueceremos que em um passado recente presenciamos o mesmo modus operandi em uma cidade chamada Arari. Mudou a forma escolhida para a matança e o veículo utilizado mas as intenções são as mesmas. Resolver o problema da super população de cães e gatos na base da matança indiscriminada e cruel. 
Falta aos gestores de nossas cidades conhecimento de nossa legislação e também a compaixão, a ética e a moral. E sobretudo ter consciência que os animais são sujeito de direito e que nós seus defensores jamais nos calamos perante os desmandos e as crueldades praticadas contra eles. 





3 comentários:

  1. SOS,SOS,SOS,SOO,,,,,,,,,,,HELP,,HELP,,,,AJUDEM,,COMBATAM ESSA MALDADE Q O PREFEITO QUER FAZER,,,NÃO DEIXEM,,,ISSO É ASSASSINATO,,,AJUDEM,,,,,

    ResponderExcluir
  2. COMO SEMPRE OS os NOSSO PROMOTORES,,ADOGADOS ...NAO FQUEM SILENTE DIANTE DE TAL ,CRUEL,INSANA BASBARIE,,,,,,,,,PEDIR A DEMISSAO SO SECRETARIO EH O MINIMO O PREFEITO TAMBEM DEVE SER AFASTADO E RESPONDER POIS NADA EH FEITO SO,,,PARABENS AO MINSITRIO PUBLCIO DESSA CIDADE...AGORA TEMOS Q ESPERA Q JSUTIÇA SEJA FEITA E ELA DE SEMRE DEMITIDOS ENQUADRADOS COM CRIME.MARÇO 8

    ResponderExcluir
  3. Os responsáveis tem que ser punidos para que um massacre como este nunca mais acontece.

    ResponderExcluir