sexta-feira, 14 de setembro de 2012

O mito do golfinho feliz nos shows aquáticos.


A indústria do turismo é uma das que mais crescem últimamente pelo mundo,  devido à facilidade de  crédito existente no mercado, e como tal também contribui para o aumento da poluição ambiental, do desequilibrio e daquilo que move o mundo: a grana.
Antes de mais nada gostaria de deixar bem claro que não somos biólogos nem especialistas em animais marinhos, apenas ativistas que não suportam a idéia de que animais feitos para nadar 80 kms/dia vivam aprisionados em aquários, tanques ou piscinas contrariando totalmente seu comportamento natural, o que os transforma em criaturas deprimidas, doentes, com expectativa de vida diminuida e sendo alimentados com peixes mortos, contrariando desta forma todo e qualquer instinto de caça de golfinhos e baleias. 

Através do ativismo pelos golfinhos do Japão, http://esquadraopet.blogspot.com.br/2012/09/protesto-contra-temporada-de-caca-aos.html onde milhares são capturados e mortos todo ano, incluindo bebes, acabamos nos interessando pelo assunto relacionado a triste vida daqueles que tem a "sorte" de serem poupados da morte para se tornarem "estrelas", em algum aquário onde passarão sua curta vida sendo usados para que algum empresário fique rico e sendo tratados como palhaços.

Um golfinho selecionado para ser vendido para show vale cerca de 150 a 200 mil dólares. 
A demanda por golfinhos vivos aumenta a medida que mais e mais turistas se interessam pelos espetáculos e pagam para assistir aos shows e nadar com estes animais. E para quem acha maravilhoso ter nadado algum dia, saiba que não existe tanta segurança assim de que um daqueles golfinhos possa de repente se tornar agressivo, visto que sofrem de estresse constante.
Segundo alguns dados cerca de 53% dos golfinhos capturados não resistem ao trauma da captura e morrem nos primeiros meses de confinamento.

Para quem ainda não sabe um aquário é como uma gaiola para um golfinho. O espaço é pequeno para estes animais grandes, velozes e que na natureza se descolam constantemente, em grupos familiares.  Neste confinamento o tédio evidentemente se instala, e o fato deles ficarem nadando em circulos é um indicio de que não podem estar bem, psicológicamente falando. 
O fato da água ser muito rasa também causa queimaduras na pele delicada e requer cuidados para não virarem feridas expostas. Acabam desenvolvendo comportamentos neuróticos, repetitivos e na maioria dos casos desenvolvem sérias doenças de origem nervosa, resultando em  problemas de estomago e tendo que ser medicados constantemente, o que é desmentido pelos proprietários dos aquários. 
Vida curta para os golfinhos e baleias confinados, esta é a realidade!!!

Os saltos  que fazem durante o show é resultado da privação de alimento, enganam se os que acreditam que eles estão felizes,  e os leva a fazer movimentos antinaturais que não realizariam caso estivessem livres na natureza, assim como elefantes que sentam em banquinhos ou ursos que pedalam.
Ah... eles também não estão sorrindo para nós, esqueça esse mito. O formato da boca deles infelizmente para eles,  é mais um dos motivos para que façam tanto sucesso com os humanos


Não colabore com esta CRUELDADE. Não frequente shows que utilizem golfinhos ou baleias. Se voce realmente os admira procure ve-los na natureza, existem outras formas de demonstrar sua admiração por estes seres magnifícos. 
Se voce ainda não se sensibilizou gostaria que assistisse ao vídeo abaixo para que dessa forma sinta quanta tristeza e quanta dor fazem parte do espetáculo que tantos pagam achando que estão vendo animais felizes e alegres se exibindo. 


                                                              Pilot Whale capture and drive - The Cove Taiji


Veja também neste vídeo o momento em que o golfinho tenta fugir do aquário. Preste atenção nos seus companheiros observando ele do lado de fora, provávelmente muito aflitos pois são criaturas que vivem em grupos e com certeza devem ter ficado apavorados com o que estavam presenciando.

                                         
                                                              Golfinho tenta escapar de aquário no Japão

http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI4570409-EI8145,00-Golfinho+salta+de+aquario+no+Japao+e+levanta+polemica.html 

Um golfinho, de uma espécie conhecida como falsa baleia assassina, saltou do Aquário Okinawa Churaumi, no sudoeste do Japão, no dia 4 de julho. Um turista americano que estava entro os espectadores filmou a cena. As informações são do jornal Japan Today.
De acordo com o jornal, o gerente do setor de golfinhos, Hideshi Teruya, disse que o animal sofreu pequenos arranhões e contusões na cabeça e barbatanas, mas que estava bem.
As imagens foram enviadas para Ric O'Barry, ex-treinador de animais em parques aquáticos e ativista do documentário The Cove, documentário que mostra a caçada a golfinhos na cidade de Taiji, na província de Wakayama, na região sudeste do Japão. Para ele, o vídeo mostra o animal sob estresse, e demonstra que cativeiros são cruéis.
Já Teruya negou que o cativeiro seja ruim e disse que o tanque não estava superlotado. O aquário de Okinawa é um dos maiores do mundo e um dos mais famosos do País. 




2 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. A Adriana Greco se refere à foto que abre nosso texto com o badge da bandeira japonesa chorando sangue. Agora já sabemos quem é a autora e podemos agradecer publicamente.

    ResponderExcluir