sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Criadores Criminosos - Vídeo Denúncia - HSI




Para os que costumam criticar o Brasil dizendo que as denúncias por aqui não dão resultado, não surtem efeito, ou que os criadores criminosos não são penalizados, restará uma triste constatação ao término do vídeo que assistirão. A sensação de impotencia que os tomará será devastadora, e chegarão a constatação de que tanto lá como cá, penalizar e enquadrar esses maus criadores não é tão fácil como gostariamos. Acredito que todos também irão concluir que ainda há muito a ser feito para que este tipo de comércio que trata os animais apenas como máquinas de parir e gerar dinheiro tenha um fim.
Não existe de nossa parte a esperança de que um dia a humanidade deixe de querer comprar um animal de uma raça especifíca, não somos sonhadores, temos consciencia de que isso sempre existirá, apesar de toda a nossa luta para mostrar à sociedade que já existem cães e gatos abandonados e carentes demais para serem adotados. Porém exigir que estes animais usados para procriação tenham direito ao menos à um pouco de dignidade, respeito e um ambiente onde possam expressar seu comportamento natural, com saúde, em espaços adequados, conforto e cuidados veterinários  é o minímo que podemos exigir.
Em um mundo perfeito ninguém deveria querer comprar um animal. Bicho não deveria ser tratado nem descartado como coisa, produto, presente ou objeto. Quem sabe futuras gerações conseguirão presenciar essa mudança de postura. Talvez acreditar que este dia virá, faça com que nossa luta se torne menos triste e estressante.
Faz parte dessa luta mostrar à sociedade o que de fato acontece nestes lugares. Afinal, quantos procuram saber de onde vem o filhotinho fofinho e bonitinho que está exposto em vitrines de petshops espalhados pelas nossas cidades ou mesmo nas feiras de filhotes espalhadas por aí?
Será que se fossem investigar as origens destes filhotes de fato comprariam?
Quantas histórias de filhotes doentes, com sérios problemas genéticos e que vieram a óbito nos chega aos ouvidos todas as semanas? São muitos podem ter certeza!!!

Mesmo em uma cidade como SP que possui uma lei pioneira  http://www.jusbrasil.com.br/legislacao/710301/lei-14483-07-sao-paulo-sp  e pela qual lutamos desde sua aprovação a dificuldade em fiscalizar e impedir que o comércio ilegal exista é quase impossível. Sabemos bem disso porque somos defensores  ferozes desta lei!

Neste  vídeo-denúncia feito a partir de uma investigação encabeçada pela Ong HSI http://hsi.org/, e apresentado pela Record no programa Domingo Espetacular, podemos constatar todo  o horror que existe por trás do comércio de filhotes onde uma grande franquia de Petshops, a Petland é acusada de vender animais oriundos de criadores antiéticos, cruéis e criminosos. 






E só para não dizer que não trouxemos a discussão para nossa amada terra, publico abaixo o link de uma matéria que circulou ontem 25/10/12 nas mídias sociais sobre um criador de fundo de quintal que foi denunciado por maus tratos e chegou a ser preso em Uberaba/MG, porém evidentemente, após assinar um termo circunstanciado foi colocado em liberdade, e para piorar ainda continua de posse dos animais como fiel depositário, o que vem causando revolta de protetores e ativistas.

http://jmonline.com.br/novo/?noticias%2C5%2Cpolicia%2C70581





Nestas fotos as condições em que os animais do canil de Uberaba situado na Estância Lambari  BR-262, km 832 foram encontrados. 


*Carinho e agradecimentos a nossa eterna parceirinha Roberta Palmari. Sem a ajuda e o empenho dela não consegueriamos publicar este post.


Nenhum comentário:

Postar um comentário