quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Zoológico de Lujan. Animais zumbis e o turismo dos "sem noção".


Já há um bom tempo a divulgação de fotos feitas neste lugar vem nos incomodando e infelizmente apesar de termos pedido ajuda para dois especialistas em silvestres, um veterinário e um biólogo não conseguimos nenhum texto mais técnico para publicar.
Então resolvemos dar uma compilada em tudo o que tem sido publicado por aí para podermos tentar mostrar aos que pretendem ir até o tal Zoológico de Lujan o equívoco que é este passeio.
O chamariz do tal zoológico é a possibilidade de se tirar fotos com os animais ditos "selvagens" mas que na verdade não passam de zumbis que apresentam um estado letárgico o tempo todo.
Qualquer um de nós pode fazer uma busca pelo deus google para constatar que principalmente grandes felinos não toleram invasão de seus territórios, mesmo que ele se resuma a uma jaula enferrujada e fétida, e só isso já levanta sérias suspeitas sobre este lugar.
Casos recentes como o do Zoológico de Cascavel onde o garoto perdeu o braço e o da Índia onde um homem entrou na jaula de um tigre e foi devorado, são constatações mais do que suficiente do que estamos falando.

Foto/Facebook Cierre Urgente ao Zoo de Lujan
Localizado nos arredores de Buenos Aires, o zoológico foi inaugurado em 1994 e é mega frequentado por brasileiros, os argentinos pouco se interessam em frequentá-los.
E por incrível que possa parecer até "protetores" de animais já andaram divulgando fotos deste lugar posando sorridentes ao lado dos pobres bichos enjaulados, o que por si só já seria uma grande contradição, afinal quem afirma ser defensor dos animais jamais deveria pagar para vê-los confinados, sem a possibilidade de ter o mínimo de liberdade para poder exercer seus instintos naturais.
Apoiar locais onde fica evidente a falta de respeito aos animais, onde o confinamento e a exploração explícita dos mesmos ocorre descaradamente,  é a última coisa que um ativista da nossa causa deveria fazer. Não é mesmo "protetoras"?

Em alguns artigos já publicados em outros sites e blogs um deles nos chamou a atenção para as instalações do tal zoológico.
Segundo algumas publicações as instalações são bem precárias, sujas e mal conservadas. Confiram fotos abaixo feitas por quem está encabeçando a petição pelo fechamento do local na própria Argentina.
Muitos animais estão bem maltratados também conforme podemos observar nas fotos do próximo mosaico.

Foto/Facebook Cierre Urgente ao Zoo de Lujan
Observam se também animais domésticos convivendo com os exóticos (tigres, ursos e leões)  o que por si só já é um grande erro, já que os primeiros transmitem doenças para os segundos.
Colônias de leões estão sendo dizimadas na África, em um parque da Tanzania, por se contaminarem com cinomose, doença transmitida pelos cães.
Mas acreditamos que o pior de tudo é ver os turistas sem noção acharem normal animais adultos tomando mamadeira (é daí que vem a suspeita de que estão dopados), e feras babando de tanto dormir sendo utilizados para tirar fotos patéticas.
Todo tipo de exploração animal deve ser coibida, mas pagar entrada em um lugar destes é incentivar a continuidade de algo que basta ter dois neurônios para se perceber que tem algo muito errado por trás dos animais zumbis.
Encontramos também alguma agencias de viagem relatando a realidade deste local, citando que não é nenhuma paraíso.
Muito bom quando as pessoas conseguem enxergar além daquilo que tentam vender a elas.
Uma dessas agencias publicou um vídeo feito no zoo de Lujan que mostra claramente a situação. Uma imagem vale mais que mil palavras. Vejam o vídeo abaixo postado pela WeRockTour observem a situação da leoa tentando ficar em pé e tirem suas conclusões!!!
 

Nota:
Não importa se dopados ou não, o que não podemos mais aceitar é essa exploração que utiliza os animais para o lucro fácil seja em espetáculos circenses, aquários, tanques ou eventos.
Quem disse que os animais querem tirar fotos idiotas com turistas? 
Quem disse que eles não reagiriam se pudessem?
Nenhum bicho se sente feliz ao ser exposto como objeto, manuseado, manipulado, explorado, sem direito a uma vida onde seus instintos naturais possam aflorar.
O mundo está mudando e nessa busca por mudança a forma de enxergarmos os animais está passando por uma revolução apesar de muitos insistirem em chamar aqueles que lutam por elas de xiitas ou ecochatos. 
Os bichos não foram feitos para nosso deleite, nosso paladar, nossa vaidade, nosso domínio....eles foram feitos para serem apenas bichos.  

Existe uma petição pedindo para que este local seja fechado. Vamos dar uma força?
http://goo.gl/x76zzb

Se alguém quiser dar uma olhada em outras matérias interessantes sobre o zoo de Lujan sugerimos algumas abaixo:

http://goo.gl/h57ods  

http://bit.ly/RSsiK5

http://goo.gl/UYq2wm 

http://goo.gl/EwOPmK













136 comentários:

  1. Animais dorminhocos, sonolentos e bobos, robôs e mortos vivos expostos para alimentar a paranóia de humanos sem noção que os visitam levando seus pimpolhos empolgados para curtir seu infortúnio e apreciar sua desgraça enquanto uma grossa fatia do Planeta se estarrece, não suporta mais isso, nem os animais e nem Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. quando isso vai ter fim??? meu Deus como pode o ser humano viver como nos tempos das cavernas???

      Excluir
    2. absurdo, sou novo no trabalho em uma agencia de viagens e nunca indicaria este lugar.

      Excluir
  2. bora lá fazer um abaixo-assinado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mariana na postagem bem no final do texto existe uma petição.

      Excluir
    2. Cenas lamentavei ! É um absurdo povo completamente sem noção.

      Excluir
  3. O Absurdo é que as autoridades do País não fazem NADA !!! REVOLTANTE !

    ResponderExcluir
  4. "Os bichos não foram feitos para nosso deleite, nosso paladar, nossa vaidade, nosso domínio....eles foram feitos para serem apenas bichos."
    E assim disse o pessoalzinho que tem cachorro trancado em casa kkkkk
    Vai lavar panela que a pia ta cheia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente os cães e gatos foram domesticados há milhares de anos e hoje a única saída é tentar dar a eles a melhor qualidade de vida que podemos. Acreditamos que uma coisa não tem nada a ver com a outra. Animais exóticos, silvestres, selvagens jamais deveriam ter sido retirados de seu habitat, nem mesmo para serem expostos como mercadoria em vitrine e muito menos para serem explorados da forma como estão sendo neste zoológico. Nossa pia pode estar cheia mas o "anonimo" que escreveu essa idiotice não tem sequer coragem de assinar seu comentário.

      Excluir
    2. A diferença entre animal doméstico e animal selvagem se aprende no terceiro ano do ensino fundamental, antiga segunda série.

      Excluir
    3. Cão é 100% doméstico e não sobreviveria como selvagem, ele sempre estaria perto de homens, quando não possuem dono (líder humano) agem como animais coletadores de restos de outro animais. Menor chance de sobreviver tem as galinhas e os porcos, sem cuidado humano não sobreviveriam 2 dias. Situação bem diferente de gatos e cavalos. Apesar de ser possível a domesticação, eles sobrevivem quando soltos em seu habitat. O habitat natural de qualquer felino não é uma jaula e isso vale para o seu apartamento. Qualquer pessoa que tem gato numa residência sem acesso à rua (como eu) precisa ter a honestidade em reconhecer que o tratamento que dispensa ao seu felino é o mesmo que um zoológico. Cães que não são levados a passear também sofrem de igual tratamento (talvez pior). O cão mais feliz numa cidade é o cão de um catador. Generalizando, porcos são melhores pets do que gatos.

      Ass: protetor e guardião de cinco gatos e dois cães, todos adotados.

      Excluir
    4. Querido 'Anônimo', primeiro lave você a sua louça (pq quem posta um comentário tolo como esse é quem não tem o que fazer) e principalmente, estude mais pq vc precisa e muito!!!

      Excluir
    5. O argumento de que "animais não foram criados para deleite humano" contradiz frontalmente a domesticação de cães por humanos. Não adianta tergiversar ou relativizar "ah mas...".
      Pelo princípio da coerência lógica, os que acham que qualquer animal deve ser deixado necessariamente em ambiente livre e natural, deveriam deixar seus próprios animais. Se os cães não conseguem sobreviver à "mãe natureza" é porque foram mal acostumados durante gerações. Cabe aos ativistas que não concordam com isso desacostuma-los, e não perpetuar o processo.

      Excluir
  5. Ainda bem que aqueles que pensam rasteiro como o Sr. Anônimo estão em extinção no Planeta, para o bem de TODOS os animais e dos que os amam.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tinha que ser anônimo mesmo. O problema é que o mundo tá cheio de anônimo com esse pensamento...

      Excluir
  6. Crueldade. O governo fecha os olhos, pois só quer mais turistas. Tem de haver um meio desse absurdo acabar. Mas COMO?

    ResponderExcluir
  7. Estive no zoológico e não fui o que vi... O tigre branco se movimentando, se alimentando normalmente, brincando com um regador de plastico... Os turistas aguardavam os bichos ficarem parados, se o animal não parasse, vc não tirava a foto. Simples assim! Estávamos juntos de um tigre e ele saiu correndo pra tentar pegar um pavão do lado de fora da jaula... Antes de ir ao local, sempre achei que houvesse alguma droga nos animais, o que me deixava meio receoso, apos a visita, percebi que eles são mais ativos do que esperava! Não estou defendendo a vida em cativeiro, em hipótese alguma, também não posso afirmar com veemência que os animais ali não são dopados pois não sou especialista da área, mas pelo que vi, não achei uma tortura inigualável como muitos teimam em afirmar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tu só foi uma vez,só deu uma volta e acha que esta tudo bem ?POR FAVOR n gaste teu teclado defendendo o que tu mal sabe.NÃO SEJA INÚTIL COMO AS OUTRAS PESSOAS QUE TIRAM FOTOS COM OS ANIMAIS.VAI LA TIRAR FOTO SEM O LEÃO SER DOPADO EU GOSTARIA MUITO DE VER.

      Excluir
    2. A grosseria da pessoa é algo inacreditável. Se o cara disse que esteve lá e viu, então, é porque ele esteve lá e relatou a opnião dele... independente de ter sido uma vez ou duas ou três (você não sabe). O mais estranho é a pessoa que nunca esteve lá e sai criticando quem esteve no local e o chamando de inútil... quer fazer algo decente? ADote uma criança, os orfanatos estão cheios ;)

      Excluir
    3. Anônimo foi ao zoo visitar? Levou a família em um programa dominical? Apenas pelo fato de você ter financiado uma visita á um campo de concentração animal já tem seu crédito desmerecido, esse zoo é super conhecido em todo o mundo pelo mal tratamento com os seres de lá, um verdadeiro inferno, repense sua visita, se você visita um zoo você é CULPADO por financiar um inferno.

      Excluir
    4. Calma Frente Defesa Animal. Super conhecido pelo mal tratamento? Eu fui nesse zoológico no ano passado, fiquei sabendo da existência dele uma semana antes da viagem. Procurei no google e os links da primeira página falavam BEM do lugar, só reclamavam do preço. Fui pensando que seria tipo um Simba Sáfari. Sim, o lugar parece um rancho, dá pra ver que é descuidado. Que os felinos estão dopados, com certeza.
      Só comecei a estudar mais sobre os direitos dos animais do ano passado pra cá, e não voltaria à Lujan.

      Mas tem que educar as pessoas com INFORMAÇÃO, não truculência.

      Tenho uma amiga que trabalhou no Zoo de São Paulo, e ela dizia que a maioria dos animais lá vinham de circos fechados, traficantes e outros caminhos piores. Que não tinham chance de reinserção na natureza. Então acho que nem todo zoo é um inferno.

      Excluir
    5. Querido Anônimo, defendemos santuários e não zoos, jamais em hipótese alguma iremos aceitar zoos, claro que nem todos os animais tem como serem reabilitados e devolvidos ao seu habitat natural, no caso destes o santuário seria a melhor opção, mas jamais atrás de uma jaula, por mais bem tratados que sejam, jaula é jaula.

      Excluir
    6. Você é retardado ? Acha que felinos deste porte deixariam você abraçá-los, deitar em cima deles, manusear sua comida e até montar em cima dele, como se ele fosse um cavalo ? Qualquer idiota percebe que os animais suportam isso porque estão dopados, confusos e sem condições de agirem conforme seu instinto natural. Não existe nenhuma diferença deste leão para um leão que vive na selva, a não ser o fato dele estar enjaulado, carregam seus instintos no gene.

      Excluir
    7. Boa noite, antes que chovam criticas eu estive la, muitas e muitas vezes, de 2010 até 2013 pelo menos duas vezes ao ano! ACOMPANHEI A DEGRADAÇÃO DO LOCAL -

      EM 2010 AS VEZES QUE EU FUI- nao encontrei mais q 5 turistas, os animais estavam gordo, locais limpos e brincavam comigo como cachorros, estavam " soltos" na jaula e o zoo nao tinha nada, nem um restaurante descente.

      2011 ja estava um pouco mais cheio - media de 20 turistas, as vezes até 30 - comecei a perceber que os animais ja nao estavam normais - aqui quem fala é uma pessoa que tinha até intimidade com o leao - Tiago que sempre brincou comigo.

      em 2012 - ja foi a uma cena triste - o zoo lotadoooooo. cada turista ficava 5 minutos e os animais estavam amarrados- fiquei chocada.

      em 2013 - voltei só para conferir se havia melhorado a situação deles - sou apaixonada por animais minha intenção era tirar fotos caso visse a mesma situação triste, para poder fazer uma denuncia! Sim, vi e muito pior - estavam dopados, magros, o local fedia- ABSURDO TOTAL. me fizeram deixar a maquina e o cel na portaria, no guarda volume.


      TEM QUE FECHAR SIM!!!!!!!!!!!!! EU VI A SITUAÇÃO DESTES LINDOS ANIMAIS - O SER HUMANO PASSOU DO LIMITE!!!

      Excluir
    8. Marcela obrigada por sua declaração. Ela é a prova de que quem tem olhos para ver e não tem interesses econômicos envolvidos, porque não vive de levar turistas brasileiros que ignoram o que acontece neste zoológico e faturam em cima dessa exploração toda, consegue enxergar as crueldades e maus tratos envolvendo os animais expostos por lá.
      A enxurrada de comentários defendendo o Lujan sempre foi imensa desde o início e mesmo não podendo publicar tantos fizemos questão de publicar os tais "favoráveis" e mesmo suspeitos!!!

      Excluir
    9. Fui em março de 2014, os animais não pareciam dopados e fui informada de que eles eram criados desde filhotinhos com cachorros e isso os fazia dóceis... Era leiga no assunto e pesquisei pouco. Tem muitas regras de segurança, ninguém montava os animais ou manuseava comida, mas não sei se é assim sempre já que só fui uma vez. Enfim. Hoje eu não voltaria lá depois de tudo que li nessa matéria e nos comentários :/

      Excluir
  8. Apenas complementando, estamos aqui para expor idéias e opiniões como seremos humanos racionais, não estou querendo ofender ninguém... A flexibilidade na visão ocorre com argumentos e discussõe! Assim, apenas coloquei o que vi na visita, infelizmente, o texto é um pouco agressivo quanto aos turistas que acabam indo ao zoológico... Acredito que a argumentação convenceria de forma melhor! Senão, o que ocorre é o tipo de comentário acima "tem uma pia cheia de louça pra lavar"... Ou seja, completamente rude e sem qualquer interesse em debater um assunto importante levantado por vocês! Por fim, apenas gostaria que nós, pelo menos eu, leigo na veterinária, pudéssemos ser auxiliados por profissionais menos fervorosos...

    ResponderExcluir
  9. Escrevi sobre isso nos meu blog e fui escorraçado nos comentários, por pessoas defendendo o zoo.
    Se quiser conferir: http://biodevaneios.com/2014/03/18/o-terrivel-zoologico-magico-da-argentina/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito boa sua postagem Renato. Vamos repassá-la também ao pessoal que está fazendo a petição pelo fechamento do local.

      Excluir
    2. Renato atualizamos a postagem acrescentando a sua. Quanto mais matérias sobre este lugar melhor afinal a grande maioria de turistas é brasileiro.

      Excluir
    3. Laís Freitas12/12/2014 4:27 PM

      Por favor, chequem a página. Não está direcionando para a matéria referida.

      Excluir
    4. Laís se caso quiser fazer a partilha através dos ícones laterais do blog tem que clicar no link e após isso vc pode partilhar. Se caso quiser utilizar os que estão abaixo na postagem basta clicar e a partilha ocorre.

      Excluir
  10. Uma correção deve ser feita, ''Zoonose'' são doenças infecciosas transmitidas dos animais para o homem, portanto, cinomose não se trata de uma zoonose.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá será corrigido no texto amigo/a. Falta uma assessoria técnica no nosso blog. As vezes podemos cometer um ou outro erro apesar do esforço. Obrigada

      Excluir
    2. Já que vai corrigir vamos fazer corretamente. Zoonoses são doenças transmitidas dos animais para o homem sem necessariamente ser uma doença infecciosa como por exemplo a raiva que é uma zoonose e não é infecciosa. Adorei suas postagens.... Absurdo esse zôo

      Excluir
    3. Zoonoses são doenças transmitidas pelo contato/relação homem-animal e vice e versa. Antropozoonoses são doenças de animais que podem ser transmitidas para o homem e Zooantroponoses são doenças do homem que podem ser transmitidas aos animais.
      Adorei o post! Parabéns.

      Aluna graduanda de Medicina Veterinária.

      Excluir
  11. Este é um assunto bem delicado, afinal, não se tem a exata noção do que acontece lá dentro.
    Estive em Lujan e realmente o local não oferece grandes instalações, mas se assemelha muito aos zoos do Brasil, que também não oferecem estrutura adequada.
    Pesquisei bastante antes de ir até o local e há realmente várias teorias afirmando que os animais são dopados, porém, outras tantos fatos apontam que não acontecem irregularidades lá dentro. Inúmeras autoridades ambientais argentinas e mundiais, bem como órgãos de proteção animal já estiveram no local e conseguiram por vezes fecha-lo, porém nunca houve nenhuma confirmação sobre os maus-tratos.
    Segundo o zoo, a tranquilidade dos animais no trato com o ser humano se dá pela convivência dos mesmos desde filhotes com os humanos e com outros animais domesticados, como cães. De fato, dentro do zoo se vê muito isso, os filhotes quase sempre brincando com cães e com os tratadores.
    Apesar da natureza selvagem dos animais, acredito realmente que há a possibilidade desta interação pacifica entre homem e os animais sem necessariamente haver a imposição da força. Vários casos comprovam isso, como é o caso da Dona Maria dos Jacarés, no Pantanal, onde pude constatar que não há qualquer tipo de maus tratos aos bichos, que são criados livremente nos rios da redondeza, mas que volta e meia se achegam até Dona Maria e agem como se estivessem domesticados. Além dela há outros inúmeros exemplos como Christian, o Leão, entre outros.
    Como disse anteriormente, não estou afirmando que não há maus tratos aos animais de lá, apenas não há como comprovar e acho muito leviano tecer vários comentários (como os que li aqui) sem conhecer realmente os fatos e sem saber dos dois lados da situação.

    Ps: Escrevo como anonimo, pois apesar de esse ser um lugar reservado aqueles que amam os animais, muitos parecem nem mesmo amar os seus semelhantes e se escondem atrás da internet para ofender e perseguir aqueles que pensam de uma forma um pouco diferente ou que querem ampliar a discussão. Não quero esse tipo de perseguição, quero apenas apontar alguns outros argumentos e melhorar tal discussão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Confesso que fui a Lojan. Fascinada pelo tigre de Bengala queria vê-lo de perto e o fiz. Estranhei a letargia dos animais, conversei com um dos tratadores que me disse que eles são "dóceis" por terem nascido em cativeiro, e pelo convívio e "respeito" aos cães que permanecem nas jaulas. Bem, não vou mentir que não tenha adorado estar pertinho do tigre e lhe oferecido leite. Sensação única. Gostei sim, mas sai dalí com uma sensação estranha e uma certa culpa. Ao mesmo tempo penso como você, que é preciso que estabeleçamos essa possibilidade de interagir, respeitosamente, com as outras espécies animais.

      Excluir
    2. Assino em baixo tudo o que vc disse... muito bem colocado. O texto foi extremamente leviano. A situação do zoo é polêmica e complicada. Mas para as pessoas que desejam escrever um artigo sobre o assunto: Vocês deveriam no mínimo visitar o local sabe. Ficam fazendo uma pesquisa vaga na internet - que veicula absurdos mal embasados sobre exploração animal. Isso é uma falta de consciência....
      Vou deixar bem claro que não sou contra ou à favor do zoo, simplesmente porque nunca fui. E você não vai me ver postando coisas que "talvez sejam verdade", para que inúmeras pessoas leiam e repassem para outras mais aleatórias ainda.

      Excluir
    3. Parabéns pelo comentário!

      Excluir
    4. Engraçado que para questões favoráveis ao "Blog", o moderador fez questão de responder, quando há fatos contrários ao que foram alegados no texto, mantém-se inerte. Por isso que há o apelido de "ecochatos", demonstram claramente a sua versão extremista, sem fatos verídicos, e ai de quem repudiá-la. Dessa forma, concordo no anonimato de todos que são de encontro ao que se descreve no texto acima. Outra coisa, a petição não terá validade alguma, se desejas ter uma chance de fechar o local, vá até lá e proteste lá, mandar uma petição acreditando que fará alguma diferença (obs. é outro país) é conversa para boi dormir. Boa semana a todos.

      Excluir
    5. Parabéns pela ótima colocação de palavras e coerência, repassou exatamente o que eu acho sobre as opiniões jogadas nas redes. Hoje em dia, tudo o que vimos pela internet achamos que está correto, porém, não há comprovação. Não conheço o zoo de Lujan e travo uma verdadeira luta interna comigo, sou da área, tenho muita vontade de ir e ao mesmo tempo não tenho, será que estarão dopados ? Será que é só a convivência com os humanos desde cedo que os mantém assim ? Terei que comprovar pessoalmente . O que posso dizer, é que estive semana passada no zoo de SP e me senti péssima, sai de lá extremamente deprimida. Jaulas minúsculas e felinos girando em circulo sem parar, típico sinal de estresse. Fiquei 2 hs apenas, não aguentei.... Gostaria realmente de ver esses bichos tão queridos e amados por todos livres e soltos, mas muitos já estão na lista vermelha, se não houvessem os zoo`s talvez nunca o veríamos tão perto, mas por outro lado, mantê-los enjaulados para nossa curiosidade, também não é o correto... Este é realmente um assunto muito difícil...

      Excluir
    6. A petição não está sendo feita por nós do blog. Ela está sendo feita por argentinos. Veja lá anonimo.

      Excluir
    7. O fato de termos que assinar anonimamente para podermos concordar com os comentários acima sem sermos atacados, comprova que temos pessoas piores que os animais de Lujan, se julgando donos de uma verdade que, na verdade, só desconhecem.

      Excluir
  12. jessica delfino11/25/2014 12:03 PM

    No caso de cascavel o tigre foi criado sozinho qualquer um q se aproxime vai ser uma ameaça,e no lujan a criacao é totalmente diferente,eu fui gostei e se tiver oportunidade vou de novo, nao vi nenhum tipo de maus tratos e tbm nao é em qualquer animal q podemos nos aproximar,tem regras la.

    ResponderExcluir
  13. Esquadrão, supondo que o zoológico fosse brasileiro. Vocês também defenderiam o seu fechamento? E para onde iriam esses animais? Não me digam que iria reabitá-los e devolver à natureza..isso não existe. O índice de mortalidade é altíssimo, e os santuários lotados e precários. Sou veterinária e infelizmente conheço os dados. Esses animais precisam de lugares adequados que muitas vezes não tem do poder público a verba adequada de manutenção, a exemplo do estado dos nossos zoológicos públicos. Por isso que existem os zoológicos privado pelo menos.
    Ademais, que fique claro que sou contra essa exposição dos animais, em contato direto com os turistas, mas defendo os zoológicos por serem uma alternativa e uma ferramenta de conscientização ecológica adequada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já lutamos pelo fechamento de zoológicos aqui no Brasil. Jamais ficaríamos calados vendo centenas de animais morrendo como foi o caso do zoo de Araçatuba. É só procurar que encontram nossas postagens. Tentamos sempre.

      Excluir
    2. Defende os zoos por serem uma alternativa e uma ferramenta de conscientização ecológica adequada Anônimo? ABSURDO pois você sequer já ouviu falar em SANTUÁRIOS? Se você visita zoos você é CULPADO por financiar um INFERNO.

      Excluir
    3. Arthur Pereira12/16/2014 12:30 PM

      Esquadrão Pet e Frente Defesa Animal,será que vocês não conseguem ser menos arrogantes e responder as perguntas feitas pelo anonimo? SIM, ela ja ouviu falar em santuários, mas acho que vc só le o que lhe interessa. Esse anonimo é veterinio e conhece a área, então ela tem algum embasamento argumentativo válido, você poderia contra-argumentar?

      Excluir
    4. Arthur acho que já demos nossa resposta.
      Evidente que estes animais não tem como ser colocados de volta a natureza já que grandes felinos procriam facilmente em cativeiro e ninguém mais vai até a África para capturá-los para serem expostos em zoos ou serem explorados em circos.
      Não tem ninguém aqui afirmando que eles vieram da savana africana. E essa questão também deveria ser abordada pelos veterinários que dizem entender de selvagens, silvestres, exóticos enfim....se não há como colocar os animais em santuários porque continuam deixando eles se reproduzir? é só ver o que acontece quando os circos não querem mais seus bichos aqui no Brasil....são abandonados pelas estradas e terrenos baldios. Porque incentivar a reprodução destes animais se não existe como abrigá-los?

      Excluir
    5. A falta de educação dos protetores me fizeram afastar dessa atividade.
      Dificilmente respeitam uma opinião com fatos e argumentos. Despreparados para interagir com pessoas!
      Não que estão errados em falar desse zoológico.
      Eu conheço o zôo e tb tratadores de lá.
      Já trabalhei em zoológico no Brasil.
      Honestamente, precisamos tb abrir nossos olhos para nosso país. Tem alguns zoos que são inúmeras vezes pior. Onde tem até tiro ou alvo em animais. Nenhuma novidade pro local que falo.
      Infelizmente ainda estamos a mercê de zoológicos para dar continuidade a especies ( qdo dificilmente conseguem reproduzir um animal), e são usados tb para lucro das prefeituras. Ou para não extinguir rapidamente uma espécie?? Bom, a prisão é triste sim. Santuários só o nome e lindo. Mas caro. Nossos governos nao querem gastar com isto. Infelizmente é uma área esquecida e sofrida!
      E com este Brasil que só aumenta os problemas, uma população que aceita tudo, hospitais terríveis, ensino deploráveis, criminalidade crescendo, e até hoje sujeira nas ruas, quando será a vez dos que dão voz aos animais?
      É um pessimismo particular. Mas se calar nunca. Porém, falar com educação e precisão. Ou nunca terão respeito!

      Excluir
    6. Tb fui e vi coisas estranhas. Alguns tigres jovens agitados nos deixando isolados em uma jaula. Batendo a cauda em nossas pernas.
      Nos assustou bastante.
      Outra situação, dentro de um recinto não exposto para turistas, peguei um bebê de tigre, sua mãe ficou extremamente brava e fez um escândalo que o soltei rapidamente para acalma-la. Claro que não peguei no mesmo recinto que ela.

      Excluir
  14. Estive em Buenos Aires. Amei a cidade e pretendo voltar com certeza. Porém o passeio que NÃO considerei fazer desde o início foi ao tal zoológico de Lujan. Coloquei os meus tico e teco pra funcionar e cheguei a conclusão que esse animais só poderiam estar dopados. Cheguei até a comentar com a minha namorada que o leão deveria estar praticamente em coma para que as pessoas conseguissem abraça-lo e tirar fotos. Não é algo normal.

    Gosto muito de animais. O dono do blog sabe se no zoológico de SP os animais são bem tratados?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desde que se apresentem provas de maus tratos no zoológico de SP também será publicado. Não estamos preocupados com bairrismos. Somos pelos bichos.

      Excluir
  15. Estive neste feriado visitando o parque.
    Na primeira jaula que entro, o leão que estava deitado rugindo levantou e veio até a grade. Entramos na jaula ficamos parados ao centro. O leão por sua vez ficou andando de um lado ao outro nos olhando.
    A pessoa disse para cada um de nós caminhar ao seu lado e passar a mão. Fizemos o dito, com um pouco de receio. Sem problemas. Me pareceu um animal no peso e bem acordado. Nas demais jaulas como do tigre branco realmente o animal estava estranho. Em um sono profundo.
    ja na jaula dos tigres/leoes filhotes estavam com varios filhotes de chachorro e tods,. TODOS mordiam tudo o que viam não querim ficar no colo das pessoas. Mostrando um comportamento bem parecido com felinos.
    Ja as condicoes do zoo sao identicos ao do br.
    Logo, não tenhoncomo afirmar que os animais sao tranquilizados ou sofrem maus tratos alem dos praticados no br. Entao deve ser tratado este assunto de maneira mais ampla e com dados de exames feitos nestes animais.

    ResponderExcluir
  16. Acho que vocês deveriam conhecer pessoalmente o local antes de tirar conclusões precipitadas.

    ResponderExcluir
  17. Criar abaixo assinado? A Dilma não consegue na sancionar leis a favor dos animais aqui no Brasil que sejam realmente aplicadas, quem dera fora da jurisdição Brasileira, não adiantar fazer esse alarme todo, é outro país, vejam que os argentinos pouco frequentam o lugar, mas a Brasileirada vai lá em peso, o problema é cultural, caso contrário o lugar já estaria fechado.

    ResponderExcluir
  18. Para onde serão encaminhados os animais caso o lugar seja fechado?

    ResponderExcluir
  19. Quando soube desse zoo eu queria muito ir visitar, mas depois descobri varias matérias sobre os animais serem dopados e não quero ir mais. É muita maldade, não visito mais nenhum zoo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem todos os zoos tratam mal seus animais, Susany. Na verdade, existem zoológicos que reproduzem fielmente o habitat natural das espécies. Quando não, fornecem tudo que precisam para serem satisfeitos e saudáveis. Convenhamos que o habitat humano não é uma cabana/ oca/ casa ou apartamento, mas eles nos servem bem, não servem?

      Excluir
  20. O que pode ser feito além do abaixo assinado no change.org? Que coisa triste de ler e ver. Vergonhoso saber que a maior parte do publico neste zoológico são os brasileiros.

    ResponderExcluir
  21. Fui para o zoo a alguns anos, os amimais são mais sonolentos durante o dia e os mais ativos são deixados separados em uma área afastada.
    Eles tem um programa de estagio para veterinários que qualquer profissional do mundo pode ser classificado.
    Estava em uma jaula com 5 tigres onde todos estavam dormindo ou sonolentos ate que um caminhão de propano começou a dar Ré e fazer aquele barulho de Pi Pi Pi ... Todos os 5 levantaram e fora para o fundo da jaula ver o que era aquilo.
    Sem contar que são 20 anos sem qualquer tipo de problema e segundo relato os patos são os animais que maior numero de ataques do parque ! CUIDADO COM OS PATOS E GANÇOS !

    ResponderExcluir
  22. Muito legal a iniciativa de vocês se preocuparem com 2 dúzias de animais que ganham comida, água e abrigo e continuam se empanturrando de carne de porco e frango. Os porcos do mundo todo são castrados sem anestesia para engordar e alimentarem as panças de muitos que ficam defendendo animais. E os frangos vivem em condições precárias amontoados como sardinhas em lata em fazendas que só querem saber só do lucro. Seguem alguns vídeos: https://www.youtube.com/watch?v=Hs0cbSj0UbU https://www.youtube.com/watch?v=rpbtBgLfl90
    É muito bonitinho fazer movimentos sobre animais em zoos e continuar se deleitando com o seu querido bacon e seus deliciosos nuggets que fazem milhões de animais sofrerem no mundo todo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem disse que nos empanturramos de comer bichos? e quem disse que 2, 20, 200, 2000....animais não merecem defesa?
      Também somos contra a forma como são tratados os animais de produção e sempre lutamos por isso.
      Fazer movimentos sobre animais de zoo, de laboratório, de produção, de rua é o mínimo que um ativista deve fazer. Mesmo que seja provocando uma discussão como a que está ocorrendo no blog e na página do EP.

      Excluir
    2. Então todos vocês nunca comeram carne de frango ou porco? Só comem vegetais?

      Excluir
  23. Não sou a favor de qualquer tipo de maus tratos aos animais. Porém, mesmo também nao concordando com o cárcere de animais sendo em zoos ou em circos, não vejo o zoo lujan com tamanho exagero sensacionalista como estão falando na matéria. Ja me fiz presente ao zoológico e acompanhei de perto o que poucos insistem em julgar sem ao menos conhecer. Não vi animais sonolentos com aparecia de dopados, nao vi maus tratos, e nada diferente de jaulas de qualquer outro zoo, ate mesmo dos milhares que temos aqui no Brasil (antes de arrumarmos a casa do vizinho a nossa ja tem que estar arrumada). Não presenciei tambem, nenhum turista tendo a liberdade de montar em qualquer que seja o animal, isso nao existiu enquanto eu estive la. E nem em outras datas que amigos próximos estiveram. Continuo afirmando que nao defendo o zoo de Lujan. Apenas estou dando meu relado com conhecimento de quem acompanhou de perto, e discordando de coisas relatadas para influenciar a opinião alheia. Pra deixarmos claro que o fato de um animal silvestre não esta em seu habitat natural nao é o ideal, não necessita de mentiras ou exageros. Pelo contrario, as finais conclusões coerentes têm que vir de noticias apuradas e verídicas.

    ResponderExcluir
  24. Se os animais dessem crise e e devorassem 2 ou 3 pessoas la o pessoal q defende aqui ia ta comemorando...meu irmao ja foi ate esse logico o mes passado e tbm disse q a maioria dos animais sao ativos, um ou outro fica dormido o dia inteiro...

    ResponderExcluir
  25. Venho falar sobre o que vi no zoologico de Lujan! No dia que fui entrei na jaula com 3 tigres e sai de lá toda suja, eles estavam muito agitados e me davam rabadas o tempo todo, eles brincava muito com os cuidadores, passavam pelas minhas pernas como os gatos fazem! Na jaula de 2 filhotes de tigres brancos também foi assim, os filhotes brincavam o tempo todo. Na jaula do Leão, ele estava dormindo. Um cuidador disse q ele não gostava de chuva e estava chovendo! Ai pensei: será q doparam ele? E me surpreendi! O Leão estava jururu com a juba molada e encolhido no canto, não queria tirar foto, um cuidador pegou carne para alimenta-lo e ele levantou correndo, pulou, rugiu e foi comer feliz da vida! Devemos lembrar que os leões dormem em média 18 horas por dia e por isso a maioria das fotos tiradas no zoo eles estão dormindo, quando não estão dormindo, estão caçando! Os gatos dormem em média 15 horas e o meu vive dormindo pela casa. será que vão falar que dopo meu gato também???

    ResponderExcluir
  26. Lamentável existe ainda lugares como esses, infelizmente existe ainda pessoas que alimentam esse tipo de coisa, sem coração, enquanto elas tiram foto sorrindo esses animais estão chorando por dentro pedindo socorro .... e necessário tomar providências sim e já!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concodo contigo anônimo,mt triste isso😟😢!!!

      Excluir
  27. Estive em Lujan, também muito apreensivo e preocupado com a real situação dos animais do local.
    Não me pareceram dopados, pareciam cansados, mas bem tratados e alimentados.
    Os guias insistem na teoria de que os animais foram criados desta forma e são acostumados com essa exposição toda, o que me pareceu realidade.
    Tanto que, quando entrei na jaula do leão minha primeira reação foi passar a mão na juba e fui logo repreendido.
    Animais revezam as visitas, tanto que não conseguimos visitar todos.
    Não sou especialista em animais, mas não me pareceram dopados e em sofrimento, mas qualquer tipo de cativeiro é incômodo né..

    ResponderExcluir
  28. Não concordo...Tirando o Leão que está bem velho, todos os outros animais estavam normais, agitados...
    Em momento algum pude deitar em cima de algum animal, pude se quer tocar na sua cabeça, ou acariciar seu rosto, porque sim, eles poderiam atacar!!!!
    Sou Bióloga e pude constatar sim que não são zumbis...São animais adestrados e acostumados com animais domésticos como cachorros e gatos e também Humanos!!!!

    ResponderExcluir
  29. Sou biólogo, especialista em comportamento animal. Conheço uma veterinária brasileira que fez estágio nesse zoológico. Achamos isso um show de horrores! Esse lugar deveria ser interditado. Conte com meu apoio!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mentira sr. Lucao: nunca, porém NUNCA!! fiz estagio algum um/a brasileira aqui..!! Nao se fazem estágios aqui...!! Ta vendo como se falam mentiras...? E qual é esse show que vc diz...? Fazer a melhor reprodução de bichos em perigo de extinção, isso é um horror...? Vc conhece o nível de felicidade que tem que ter um dromedário para quer se reproduzir...? Acho que nao tem nem ideia, néh...? Meu deus..!! Eu ouvi um biólogo falando que as manchas de atrais das orelhas dos tigres são para dar sensação de "olhos" para se cuidar as costas se há um predador detrais... "Um predador"...? De tigres...? hahahaha... Nossa ..! Quanta bobada pode se falar só por ter um título universitário. ..!! Vc pode ser biólogo, especialista em comportamento animal, então, gostaria que explique porque as elefoas deste zoo, só dormem 2 horas por dia, e porque o leão dorme 20. A partir disso, vou explicar muitas coisas que na Universidade nao ensinaram... Depois poderá falar, amigo..!!
      Todo mundo fala demais, sem saber o bom que é para o mundo ter uma reserva felina para ajudar a manter o equilibro da natureza...
      Sou médica mas isso nao me da licença para falar do seu estado de saúde... menos para falar que precisa ser fechado o hospital de sua cidade.
      Nao adjetive se nao quer ser adjetivado.
      Nao vou pedir que limpe, vou pedir que nao ensuje.
      Nao fale coisas que nao sao certas: primeiro tenha certeza do que vai falar. E lembre que em Luján, nao se fazem estágios, nem argentinos, nem brasileiros...!!!
      Pelo qual, seu comentário teria que ser apagado...

      Excluir
    2. Ok, então, que feche as portas parar visitação e continuem a fazer os trabalhos de preservação, SEM o sacrifício dos animais, para ganhar milhares, com fotos.

      Excluir
  30. Sem querer me afastar do peso das denúncias, mas acho errado dizer que os animais são muito mais felizes na natureza. Vamos ser honestos, a vida na selva é duríssima, 24h pensando, literalmente, em apenas sobreviver, com medo de ser devorado, atacado, ter seus filhotes em perigo, etc. Por isso zoológicos que oferecem espaços dignos para seus animais não deveriam ser vistos como malignos.

    Até porque a maioria das espécies foi parar nos zoológicos porque seus habitats naturais foram completamente destruídos. Colocá-los ali é sentenciá-los a uma morte horrível...vide o que acontece com os leões jovens, que não conseguem se afastar do território dos leões mais velhos por causa das cidades. Resultado: a maioria morre de fome ou atacada.

    Que todos os zoológicos respeitem e tratem bem seus animais, do mesmo modo que todos os donos de cães e gatos respeitem e cuidem bem de seus pets. Assim, já teremos avançado muito na causa animal. Do que adianta fechar todos os zoológicos, bons inclusive? Vão jogar os animais onde?

    ResponderExcluir
  31. Eu fui lá há um mês atrás e não concordo com essa matéria.
    É fácil você pesquisar coisas sobre o zoológico pela internet e tirar suas próprias conclusões sem ao menos ter ido.
    Eu fui, tirei foto com quase todos os bichos e tenho todas elas no álbum do meu facebook.
    Questionei a uns dos criadores dos mesmos, de como os animais conseguem viver dóceis e no meio de tanta gente como acontece lá.
    Se reparar quando forem, verão que nas jaulas dos animais mais novinhos, há sempre um cachorro dentro, pra socializar com eles.
    E segundo os mesmos, todos aqueles animais foram nascidos e criados no meio de humanos, como tenho até uma foto com um filhote de tigre de apenas 30 dias, sentado no meu colo.
    Então, acho que muita gente escreve o que quer, sem ao menos conhecer ou saber como funciona.
    Querem compará-lo com os outros zoológicos onde um menino morreu, o outro perdeu o braço, mas vale ressaltar que estes mesmos, foram criados SOZINHOS e sem humanos por perto, logo estes, claro, que cercarão seus territórios de todas as formas, por instinto, pra que outros não entrem no espaço deles. Mas também há histórias de animais que foram criados por pessoas e vivem tranquilamente no meio deles.
    Como também há histórias de cachorros de raças "X" que atacaram pessoas e outras histórias de cachorros da mesma raça que não faz mal a uma mosca.
    Não estou defendendo o zoológico nem criticando a matéria, mas acho que as pessoas deveriam ir, ver primeiro pra depois tirarem suas conclusões.
    Eles não são tão tranquilos como algumas pessoas acham, pois pra tirar foto com a maioria, você não pode colocar a mão nem na cabeça, é do tronco pra trás e só pode sentar atrás deles.
    Concordo que cada animal deve viver no seu habitat natural, mas e o que fazer com aqueles que são contrabandeados ainda filhotes? Se voltarem pro seu habitat, morrem por não saberem se defender, então num é mais fácil deixá-los serem criados melhor, e por pessoas que mesmo não ganhando muita coisa com isso, estão dispostas a ajudá-los?
    Vamos adotar aquela frase do "EU SÓ ACREDITO, VENDO" pra realmente sabermos do que estamos falando.
    "Telefone sem fio" e "quem conta um conto aumenta um ponto", não vale!

    ResponderExcluir
  32. Acredito que antes de acusar com tanta certeza, seria importante ter provas concretas, ou até mesmo laudos profissionais afirmando tais acusações. Já estive no zôo de Lujan e ate no zôo no Alasca.... Em ambos, a maioria dos animais durante o dia estão sempre sonolentos e ate mesmo dormindo grande parte do tempo. Talvez os felinos pelos hábitos noturnos.... Em Lujan pude observar os ursos pardos interagindo, correndo e pude alimentar um deles que estava correndo e brincando o tempo todo.. Nao achei os animais tão "dopados"...Já nos EUA o urso polar, por exemplo, dormiu o tempo todo e se escondeu dos visitantes. A principio achei ate q ele estava doente.... Mas nao era nada disso.... Lá vc consegue saber a origem de cada animal.... Muitos são provenientes de "doações " de antigos circos, ou filhotes abandonados ou órfãos que nao teriam chance alguma de sobreviver na natureza.....Obvio que a estrutura de lujan é decadente... Mas Esses animais simplesmente estão fora de seus habitats e alguém já imaginou como eles sobreviveriam fora dali? Ou se estariam vivos ainda?
    Sugiro visitar a ilha mais bonita do Brasil, em um projeto altamente reconhecido.... ver como as tartarugas que estão no mar são retiradas e como demonstram sofrimento durante essa captura.. Elas Ficam se debatendo o tempo todo.... é terrível de se observar... O desespero delas com turistas sufocantes, tirando fotos, criancinhas passando a mão. Isso sem contar durante os mergulhos, alguns guias ficam perseguindo no mar para tirar fotos....mas esse foi o MEU ponto de vista..... Mesmo fazendo parte de um estudo para proteção das próprias tartarugas de sua extinção, Esses animais passam por um estresse tremendo.... Mas é um "mal necessário"..... Com isso, acredito ser importante saber realmente a origem desses animais, comprovação de maus tratos, etc antes de qualquer acusação......

    ResponderExcluir
  33. Bom dia!!
    Eu já fui a Lujan 2 vezes em épocas diferentes e a sugestão foi feita por um amigo veterinário.
    Lujan não é um lixo e muito menos abandonado. Na primeira visita eles estavam se "reorganizando" e já na segunda há 15 dias o zoo já tinha modificado bastante. Em relação a dopar ou não, eu não sei, mas o que presenciei nas duas visitas foram animais ávidos e dispostos. Na jaula do tigre mesmo ele estava dormindo e quando o tratador chegou ele levantou igual a um gato (domesticado ou dopado?) e brincou o tempo todo, miando pela jaula até o tratador entrar. Entrei e o tratador entrou junto , o beijou fez muitos carinhos e ele ficou fazendo grunhidos como um gatinho mesmo até que o tratador pediu para que eu me posicionasse e todas as fotos que tirei ele estava sendo alimentado calmamente com um balde de frango. É fato que felinos dormem a maior parte do dia... é só googlear. O carinho com que os tratadores tem pelos felinos é algo além do que podemos julgar. Se eles fossem maltratados, dopados não restaria tratador! O urso tem outra característica: os que lá vivem foram criados por uma família de pessoas... e como de conhecimento científico, veterinário, o como quiser denominar ele só tem "memória" de comandos até uma certa idade, então até esta idade os "pais" conseguiam fazer com que ele pegasse alimento sem machucar as pessoas. Hoje, ele passou da idade, ganhou um novo habitat dentro do zoo mas ainda com contato direto com a família com as restrições de segurança.
    É preciso conhecer um pouco para avaliar de forma correta..
    Acredito sim, que animais que vivam nos zoo do Rio sejam dopados... e ninguém fecha.
    Zoo de Gramado é referência em pareamento e convivência.
    É claro que melhorar o ambiente já é algo perfeito para os animais, mas Luján está na Argentina, que tem os mesmos problemas econômicos quiçá maiores que os da daqui.

    ResponderExcluir
  34. Patético é esse texto, não sabem nem o que estão escrevendo... O zôo de luján trata principalmente de animais feridos ou abandonados, é uma fazenda, onde os cuidadores trabalham como voluntários... O que devia ser fechado é esse site sensacionalista barato...

    ResponderExcluir
  35. Não concordo apenas com a parte em que se insinua em nota, que não é certo comer alimentos de origem animal.. sou estudante de veterinaria, estou no fim da faculdade, e me lembro bem do primeiro dia de aula, em que o coordenador do curso , por sinal tenho professores renomados, e que exerceram feitos importantes na área, que incentivam sim o consumo de carne, leite, ovos! inclusive existem muitos adesivos colados pela faculdade! Acho que algumas pessoas ditas "protetores de animais" , misturam muito as coisas, confundem mto! E também, procuram saber pouco , não estudam e nem tentam se aprofundar no assunto antes de sair destilando por ai! Exemplo vivo é a Luisa "merda", que só fala asneira, e se diz protetora de animais, porém não tem um vira lata em casa!

    ResponderExcluir
  36. Matéria irresponsável. Comentários irresponsáveis. O zoológico de Lujan sempre esteve sendo observado por instituições em defesa do animal e nada se provou contra ele. Essa matéria contra e esse abaixo assinado é apenas mais um. Os profissionais dos outros zoológicos da Argentina confirmam que não existe problema com Lujan. Apenas não apoiam a idéia do homem conviver com os animais centro da jaula. Se Lujan estivesse errado os próprios concorrentes estariam tentando fechar ele. Acordem pra vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E o que falas sobre o vídeo das leoas cambalendo???

      Excluir
    2. Ah claro....e você acha que o governo tem interesse em fechar o zoológico? Acha mesmo? O zoológico de Lujan é considerado uma das principais atrações turísticas, logo, bem lucrativo. Por que o governo iria querer isso?
      Infelizmente, as ONG´s de defesa animal não têm tanto poder assim...ainda mais quando está contra os interesses do governo.

      Excluir
  37. Tenho dó do meu filho....está crescendo num mundo em que não poderá passear num zoológico pra ver de pertinho os animais que tanto gosta de ver nos livros e na tv....todos aqui quando criança foram ao zoologico e isso com certeza serviu para nutrir mais amor pelos animais, vendo a beleza de cada espécie. Daqui a pouco os hoteis fazenda tb serão banidos....o que sobrará para nossas crianças? ter contato com a vida animal de forma virtual??

    ResponderExcluir
  38. Já fui 4 vezes a esse zoologico, em uma, tive que esperar o leao nos deixar sair pois estava na porta, andando de um lado pro outro, intimidando-nos, em outra a leoa se esfregava em mim o tempo todo como um gato, em todas os bichos se comportavam como grandes gatos, preguicosos e brincalhoes.
    Argentinos nao frequentam? Manda o cara lá em julho e ve se ele consegue entrar no zoologico! Filas r filas de, que espanto, argentinos!
    Os bichos sao criados com cães para aprenderem a controlar sua força. Uma ninhada de leoes convive, desde o dia que nascem, com uma ninhada de caes, para aprenderem a não machucá-los. Esses leões tem contatos com humanos desde os dois meses de idade, não nos vendo assim como presas.
    Perdoe a minha ignorancia, mas felinos não dormem o dia todo e saem para caçar a noite? Qual problema eles estarem simplesmente dormindo? Meus gatos dormem o dia todo e nao me lembro de te-los dopado.
    Post fraco, com falta de conhecimento mais a fundo do local.
    Vamos pesquisar mais? Vamos para Lujan passar uma semana antes de falar besteira?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gente, os animais não estão mortos!!!! É óbvio que eles se movimentam!!!!!! Eles "só" estão dopados!!! Afff...
      Ah é? E se o leão resolver brincar com você, como um cachorro brinca, concorda que ele vai te machucar? Você acha mesmo que o zoológico vai arriscar assim?
      Não justifique seu egoísmo com a ignorância!

      Excluir
    2. Por favor, onde estão os links de ESTUDOS que COMPROVEM o uso de tranquilizantes/ sedativos. Aí sim, essa matéria terá algum fundamento.

      Excluir
  39. Eu estive recentemente no zoo Lujan e não aconteceu como no texto diz...Pelo contrário, os tigres estavam bem agitados, brincavam com os tratadores e também não quis tirar fotos e muito menos tomar a mamadeira de todos os turistas, eles subiam nas coisas dentro da jaula, me lembro que até fiquei assustada e alguns turistas saíram da jaula com medo. O leão mugia bem alto que dava para escutar da entrada do zoo, tinha uma leoa que não deixava as pessoas se aproximarem da jaula que ela ficava hiper brava, o tigre branco estava acordado e se alimentando e quase ninguém conseguiu tirar foto com ele, porque estava inquieto, os filhotes quase não paravam no lugar, chegou a se estranhar com outro filhote e os tratadores pediram um tempo para acalma los. É meio complicado dizer alguma coisa sobre o Zoo, tem muitas críticas e ao mesmo tempo constatamos algo bem diferente do que dizem. Não presenciei maus tratos, mas tmb não posso afirmar que não são "dopados".

    ResponderExcluir
  40. Sedando ou não, o cárcere de animais deveria ser considerado crime, também, em zoológicos, visto que os animais vivem em espaços muito limitados e não podem viver e se alimentar de forma correta, como fariam em seu habitat natural. A denúncia de que os animais estão sendo sedados faz com que a situação piore drasticamente, pois como se não bastasse a vida privada que têm por viver longe do habitat natural, ainda são sujeitos a sedativos para que tenham um comportamento anormal em relação ao que teriam se fossem livres.Há quem diga que os animais vivem melhor em Zoos tendo água e comida e não em seu habitat! Pergunto para você que concorda com isso: VOCÊ TROCARIA A SUA LIBERDADE POR ÁGUA E COMIDA? Segue o link de uma turista que esteve lá e viu com olhos da realidade do sofrimento dos animais. http://omundoderepente.blogspot.com.br/2014/03/zoo-lujan-de-buenos-aires-pior-coisa.html

    ResponderExcluir
  41. Que texto mais podre, com embasamento em porra nenhuma! Cuidado com as notícias tendenciosas, amparar animais é sempre uma boa causa, mas não as custas de tanto sensacionalismo. Quis dar minha opinião porque muitos amigos postaram essa matéria, e ao ler os comentários pude perceber que todos que estiveram lá, assim como eu, tem a mesma opinião. Lá os animais são alimentados com uma dieta feita especialmente para eles, que faz com que os mesmos não fiquem com fome, não ví nenhum leão ou tigre subnutrido e nem com sobrepeso. Além disso, todos nasceram e foram criados no zoo, que parece mais uma fazenda, é num local bem afastado da cidade, sem nenhum barulho incomodando ou estressando os animais, um local com um espaço enorme. Como mencionei antes, eles nasceram e foram criados no zoo, foram domesticados desde novinhos e nunca passaram fome a ponto de precisar caçar sua comida, o que é bem diferente do leão que é nascido na selva, que precisam caçar para se alimentar. Os leões que estamos acostumados a ver nesses zoológicos da cidade são tirados de seu habitat, eles cresceram na selva, não são mais domesticados, eles sim sofrem abusos de todos os seus direitos, se estressam e acontecem fatalidades. Podemos notar a semelhança entre pequenos felinos, como os gatos, os que são criados em casa são dóceis e amigáveis, já os que vivem na rua, são ariscos, desconfiados e muitas vezes atacam, reparem que é o mesmo comportamento. Vejo algumas reportagens de famílias que adotam animais ariscos desde pequenos e que os mesmos ficam muito dóceis. Mas voltando ao zoo, quando fui, estava muito desconfiada, reparando em tudo, e falava com todos os tratadores, fazia perguntas de como eles ficavam daquela maneira, reparei que todos tinham a aparência muito saudável, e não tinham marcas de maus tratos, brincavam uns com os outros, estavam super a vontade, não pareciam nenhum pouco dopados, minha gata já precisou ser dopada para ser castrada e a coitadinha não conseguia nem se manter em pé, tentava andar e cambaleava, já os leões e tigres que ví lá corriam e se divertiam. Já os animais mais selvagens como o urso por exemplo, ficava atrás da cerca, e também ví o mesmo ser alimentado, assim como o elefante, que revesa para descanso, almoço e etc com outros elefantes para que os mesmos não se cansem e se estressem. De primeira já se vê um local super organizado, com suas regras que fazem o lugar emanar carinho e amor aos animais, muito ao contrário do que diz a matéria, se vocês forem ao zoo entenderam o que estou dizendo. Falando em respeito aos animais, os mesmos tem acompanhamento veterinário regularmente, por profissionais que dava pra ver no rosto amistoso que amam o seu trabalho, e dedicam toda a atenção a eles, pois não é a toa, eles passam pelo nascimento até chegar a vida adulta dos animais, os tratadores não nos deixavam tocar nem na cabeça e nem nos pés dos animais pois nos disseram que eram áreas sensíveis e que não podíamos desrespeitá-los. Ví que os mesmos são criados sim junto aos cachorros e gatinhos justamente pra pegar a característica dócil deles, ví uns tigrinhos brincando com uns filhotinhos de cachorro a coisa mais fofa, ingênua e linda de se ver, quanto a questão das doenças acho muito difícil, os animais tem a aparência muito limpa, como se tomassem banho e mais uma vez voltando a falar eles tem acompanhamento veterinário, eu SÓ ACHO que o veterinário quando escolhe essa profissão, é mais que certo que o mesmo tenha feito essa escolha porque ama os animais. E pra fechar nunca ouve um caso de morte lá, os animais são visivelmente dóceis, foram criados em outra estrutura que não é a selva, se fosse tudo isso que a matéria falou, com certeza o zoo não estaria mais aberto a muito tempo, e teria pelo menos algum caso de morte pois animais que sofrem abusos ficam mais agressivos e não dóceis, vamos parar pra pensar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua gata não conseguia ficar em pé e cambaleava não é mesmo? então ela ficou como as leoas do vídeo que está publicado na matéria do blog? pois é ela tinha sido sedada para ser castrada você mesmo é quem está afirmando isso.
      Quanto aos leões que se vê hoje em zoológicos pelo mundo não são mais retirados do habitat, da selva porque não existe mais essa necessidade visto que grandes felinos se reproduzem muito bem em confinamento. Não foram tirados da selva com certeza e por consequência não é por este motivo que são intolerantes a invasões de seus territórios....eles reagem porque o instinto deles sempre será este desde que não estejam dopados.
      Leia nessa matéria o que diz um especialista sobre o zoo de Lujan e a grande possibilidade de acontecer um acidente grave. http://www.ibtimes.com/worlds-most-dangerous-zoo-lujan-zoo-argentina-allows-guests-ride-cuddle-feed-lions-bears-video

      Excluir
    2. É óbvio que eles se movimentam...eles estão dopados, não mortos!!! Affff...quanta ignorância!!!!

      Excluir
    3. Às vezes é muito difícil para um leigo entender uma situação como essa. Por isso não julgo a pessoa que escreveu esse post. Como veterinária, esclareço a você que esse comportamento manso e dócil não é possível em animais selvagens, lidando com desconhecidos. E que a sedação pode ser realizada em muitos níveis (imagine que desde maracugina, lexotan, até um dormonid e medicamentos intravenosos são considerados sedativos). Portanto, esta prática deve ser condenada sim, pois fere os princípios básicos de respeito e bem estar animal.

      Excluir
  42. Parabéns pela matéria. Nunca fui e sempre achei muito estranho, que os felinos estivessem SEMPRE dormindo. E o que dizer do leão que SEMPRE, em todas as fotos, está completamente dopado, na mesa de madeira, na mesma posição, para tirarem fotos imbecis.

    ResponderExcluir
  43. Estive num safári na África do Sul e consegui tocar os leõezinhos, menores de 6 meses. Antes de entrarmos no lugar onde eles estavam, nos indicaram que só poderíamos tocar nas costas, que era proibido tocar na cabeça ou no rabo e que jamais poderíamos chegar de frente. Se todas essas medidas foram tomadas com leõezinhos, imagina só com os leões adultos?
    Depois fomos ver os leões adultos na selva e apesar de ser a hora em que estavam menos ativos, uma das leoas estava roendo um osso gigante. Também nos disseram que normalmente só existe um leão no grupo, porque qualquer outro animal que apresente ameaça ele mata ou manda pra fora do grupo, e isso incluí seus próprios filhos.
    Me lembro que enquanto estava lá vi as fotos no FB de um amigo que tinha acabado de visitar o zoológico e a diferença é gritante. O leão gigante na mesa, e ele tirando foto perto da cara do leão que estava dormindo, enquanto nas minhas fotos, apesar de estar passando a mão nas costas dos leõezinhos, eu estava com o corpo e o rosto longe, como recomendado pelo guia.
    Estes animais são selvagens, nasceram para estarem soltos. Se eu mostrar as fotos dos leões do safari com estes leões, não tem nem comparação. E detalhe, que quando fizemos o safari era a hora que eles estavam dormindo!
    Me perdoem, mas não importa se o leão foi alimentado, se está dormindo ou diabo a quatro, ninguém tira uma foto com um leão saudável e lúcido deste jeito. Não mesmo! Nem com um macaco tirei foto deste jeito, quem dirá com um leão!

    ResponderExcluir
  44. Acho que se realmente fossem dopados, as organizações protetoras ja tinham tomado providencias, até porque esta la desde 1994, sinceramente este do video até parece estar dopado, mas isso pode ocorrer em qualquer zoologico, caso o animal esteja muito arisco. Enfim, acho muito tempo funcionando um lugar para estar fazendo atrocidades com animais. Acho que mais do que falar é comprovar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostaria de sugerir mais uma matéria sobre o local. Está em inglês mas para quem não domina o idioma é só jogar no google tradutor. Nela temos a opinião de um expert no assunto e também um vídeo mostrando claramente o leão ativo sem estar no estado letárgico em que se apresenta na maioria das fotos...se a forma como ele se comporta é de um animal que está se sentindo bem com toda a movimentação em torno dele então realmente estamos precisando rever nossos conceitos de bem estar animal.
      http://www.ibtimes.com/worlds-most-dangerous-zoo-lujan-zoo-argentina-allows-guests-ride-cuddle-feed-lions-bears-video

      Excluir
  45. Muito boa a matéria sobre esse campo de concentração nazista para os animais EP, todo jaula deve ser esvaziada/quebrada , nenhum cativeiro deve permanecer de pé, animais não foram feitos para serem observados em jaulas e sim soltos na mãe natureza. NÃO QUEREMOS JAULAS MAIORES, QUEREMOS JAULAS VAZIAS!!! Quem visita zoos financia um inferno animal, financia campos nazistas de concentração animal. Somos Frente Defesa Animal !!!

    ResponderExcluir
  46. Sou contra zoos. Animais confinados em espaços pequenos, e explorados como entretenimento nao é proteçao nem conservaçao de especies. Nunca fui ao Zoo de Lujan, mas muitos amigos que foram acharam os animais tristes e apaticos. Com certeza nao sao felizes, pois imagine ficar horas posando para fotos, pessoas querendo poses exoticas, subindo nas costas, etc. Os animais estao expostos ao estresse, barulho, grande movimentaçao de pessoas. Zoos nao pensam nos animais e em seu bem estar, pois se pensassem nao sujeitariam os animais a fazer estas sessoes de fotos exaustivas com as pessoas. Mas infelizmente o $$$$$ sempre fala mais alto. E com certeza alguem esta ganhando muito as custas do sofrimento e exploraçao destes animais. Animal explorado nao é nem jamais sera feliz! Parabens pela otima materia sobre este inferno chamado Zoo de Lujan.

    ResponderExcluir
  47. O que não entendo são pessoas criticando um lugar que não conhecem baseando-se em reportagens de blog de Fulaninho. Antes de criticar tem que conhecer!!

    ResponderExcluir
  48. Eu visitei o lugar e vi algo incomum, justo o contrário do que acusam por aqui.

    Vi um tigre atacando uma mulher, também brasileira. Ela esperava para passar a mão em outro tigre, sem prestar atenção em um que estava deitado. Como em uma cena do national geographic, o tigre fixou o olhar nela, foi levantando lentamente e pulou. A agarrou com as duas patas e jogou ela no chão. O rapaz que cuidava puxou a coleira quando ele estava prestes a mordê-la!

    ResponderExcluir
  49. Nossa, como tem gente radical defendendo os animais...

    "Os bichos não foram feitos para nosso deleite, nosso paladar, nossa vaidade, nosso domínio....eles foram feitos para serem apenas bichos."

    Desculpa, mas a "exploração" animal é uma coisa bem natural. não foram feitos para o nosso paladar? se animais não fossem "feitos" para serem comidos, nós seriamos herbívoros! e outra, a evolução da humanidade dependeu(e acredito que ainda dependa) e muito da exploração animal.

    Sou contra a crueldade sem sentido, neste caso do zoologico concordo ser uma crueldade, mas prefiro comer uma vaca do que ir pastar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Zoos = Prisão, ponto final, muitos que defendem zoos deveriam ficar 24 horas presos em uma jaula para saber como é a sensação de confinamento, toda jaula deve e vai ser quebrada, ou por lei ou por mãos que se unem, queremos santuários e não zoos, por mais que tenha algum zoo no mundo onde os animais são bem tratados sempre serão zoos/prisões. Os animais de zoos e circos que não puderem ser reabilitados e devolvidos ao seus habitats naturais devem ser transferidos para santuários longe de "visitação" humana.

      Excluir
  50. Além disso tudo, é uma nojeira!
    As comida,frutas,legumes azedo,cheio de mosca varejeira.
    Arrependimento ter ido conhecer,saimos de la deprimidos!

    ResponderExcluir
  51. Eu viajei este ano para Buenos Aires e queria muito ir ao Lujan. Depois de pesquisar sobre ele eu desisti. Acabei indo ao Temaiken, que e um zoológico muito bonito e parece muito bem cuidado.
    Os próprios argentinos não gostam do Lujan. Para eles é um programa extremamente chato.

    ResponderExcluir
  52. Tantos seres humanos passando fome e escravos das drogas e vocês discutindo sobre animais dopados! Vocês mesmos são animais dopados! Querem garantir o direito do animal antes do humano!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena, Anônimo, você pensar rasteiro quando poderia se atualizar e se corrigir ecològicamente sobre o que o Planeta está pensando sobre práticas obsoletas, arcaicas e retrógradas de confinamento animal para deleite humano. Escravidão de homens negros já acabou, a de animais está a caminho porque nenhum racional suporta mais tamanho atraso e quem não consegue entender isso é porque está dormindo no ponto ou lucrando com isso.

      Excluir
  53. É muito triste saber que isso realmente acontece. Fico imaginando a agonia desses animais em serem dopados todos os dias. Como o ser humano consegue ser tão cruel? Assinei a petição e torço para que um dia os animais possam viver com dignidade em seus devidos habitat.

    ResponderExcluir
  54. somente maior de 18 pode assinar a peticao?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez seja uma exigência na Argentina já que a petição é de um grupo de lá. Não temos certeza.

      Excluir
  55. Eu já fui neste zoológico...no princípio tinha certeza q estavam dopados..ainda tenho minjas dúvidas...
    Vi um jovem casal de leões no começo do zoológico...mas só mais tarde q vi eles..me deixaram entrar na jaula...logo depois um casal com um bebê em seu colo entrou..o leão macho se virou para a criança e parecia q ia atacar ela...o moço q estava dentro.da jaula cuidando deles..deu um chute de leve...a partir daí começei a prestar atenção nos animais e vi q estavam ficando cada vez mais agitados... Infelizmente não consegui ver os tigres....mas queria q alguém fosse até lá e visse se estão dando algo...nas mamadeiras...na água.. Ração... Alguma coisa

    ResponderExcluir
  56. Acabei de voltar de Buenos Aires e fui ao Zôo, a princípio com uma certa resistência com que aconteceu lá. Infelizmente, o que imaginei era verdade os animais estavam topados. Fotografei vários deles dos tigres 7 em uma jaula minúscula, aos leões grandes foram 3, até os leões menores, a Cena é deplorável. Os tratadores ficam jogado água na boca deles para que abram, e a foto ficar bonita e obrigado a ficarem acordados, é um absurdo. Para entrar na jaula do urso vc tem q comprar comida, uma geladinha q custa R$ 5,00, através de um pauzinho passar a comida, e aí sim tirar a foto, ela fica comendo o tempo todo. O tigre branco estava dormindo com a língua para fora. Os brasileiros são realmente os maiores frequentadoras. O valor da entrada é R$ 100,00 para brasileiros. O zôo esta maltratado, as jaulas são muito fedidas. Precisamos assinar a abaixo assinado, não podemos fechar nossos olhos para os maltratou aos pobrezinhos. Vamos ajudar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apesar de tantas evidências do que acontece naquele lugar o blog recebeu dezenas de manifestações contrárias afirmando que lá é tudo lindo e os animais ficam naquelas condições porque são mansinhos mesmo ou porque estão com soninho. Gente que não tem amor no coração, não tem conhecimento de etologia, não tem respeito pelos bichos...outros temos certeza de que trabalham na área de turismo e também exploram os bichos vendendo pacotes de viagens. Nada nem ninguém jamais irá nos convencer de que aqueles comportamentos são naturais de grande felinos. Além do mais este zoológico vai contra todos os protocolos existentes quando se trata de zoológicos.

      Excluir
  57. vejam essa pagina sem noção, chega a dar nojo dessas pessoas https://www.facebook.com/ZooDeLujanConLasSuperguiasFotos

    ResponderExcluir
  58. vejam essa pagina sem noção, chega a dar nojo! https://www.facebook.com/ZooDeLujanConLasSuperguiasFotos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Renan pela dica. Já demos nossa contribuição a pg de divulgação deste holocausto animal. Só não sabemos se não irão deletar.

      Excluir
  59. Pergunta simples: quantos dos "especialistas em vida selvagem" que retrataram sua abominação ao Zoo de Lujan já estiveram lá? Quem já esteve deve ter percebido que a cada 50 animais, há 1 ou 2 que "aceitam" contato com humanos, pois há um local reservado para os que não aceitam... e lembro muito bem de ter visto o leão grande (não lembro o nome dele), levantando no meio da turma sem nenhum sinal de "doping" e "namorando" uma lhama que andava ali por perto, provavelmente lembrando do seu instinto de caçador... vivemos num mundo asqueroso em que algumas coisas não tem mais volta, e infelizmente creio que a "normalização" da vida selvagem é uma delas, pois isso vai de encontro com o "desenvolvimento" e cada vez sobra menos espaço para os verdadeiros habitantes deste planeta, que são os bichos... seguindo esse princípio, prefiro 1.000 vezes ver tigres e leões sendo bem tratados e mantidos em segurança em locais como o Zoo de Lujan do que ver notícias verdadeiramente abomináveis, como a do dentista que matou APENAS POR PRAZER o leão símbolo da Tanzânia recentemente...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitas pessoas dizem que nao aceitam os animais no zoo mas vamos relembrar que sao animais que nasceram em cativeiro nao sabem caçar se eles voltarem para a natureza eles nao vao sobreviver e mais foçes falam do zoo de Lujan que trata tao bem do animais em vez de falar de zoos tipo o da Dinamarca que matou uma girafa porque nao tinham espaço para ela e deram de comer para os felinos isso é ser escroto com os animais.

      Excluir
  60. Não consigo assinar a petição! Lá diz que foi encerrado! Procede?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim infelizmente foi encerrada sem chegar a meta. Lamentamos.

      Excluir
    2. Sim infelizmente foi encerrada sem chegar a meta. Lamentamos.

      Excluir
  61. Achei bom o texto. Só achei desnecessário "xingar" as pessoas de sem noção ou coisas do tipo. Eu nunca fui neste zoológico, mas tinha muita vontade de ir ao ver que alguns amigos foram, pois eu nem sabia da existência do mesmo. Mas, depois eu pesquisei e vi vários relatos sobre a realidade de lá, o que fez eu abortar a ideia. Logo eu me enquadro no bloco dos "sem noção" que tiram ou tirariam "fotos idiotas". Não me considero protetora, pois detesto rótulos, mas faço o que me compete em proteger animais domésticos, dentro de minhas condições. Mas, acredito que algumas pessoas que se dizem protetoras ou não, pecam quando vão expor suas ideias, xingando e denegrindo outras pessoas, sem nenhum limite. Não falo só dessa matéria aqui, mas de vários outros locais e postagens. ALGUMAS pessoas agem errado, não por maldade, mas por ignorância. Se aprenderem o certo, jamais vão fazer errado. Por isso que alguns "protetores radicais" recebem feedbacks negativos. Ninguém gosta de aprender sendo xingado. Sobre a matéria, de todas as que eu li sobre este assunto, esta é a mais "arrogante". Apenas essa, fez eu perder meu tempo digitando pra passar essa dica. Espero que sirva de alguma coisa as palavras desa "ex-medíocre", "ex-idiota", e todo adjetivo perjorativo possível existente nas entrelinhas desta matéria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Arnelba obrigada por nos escrever. Por incrível que pareça essa matéria considerada por vc a mais arrogante que já viu tem servido de alerta a muita gente. E chamar de sem noção alguém que acha natural fazer selfies com animais de língua de fora, totalmente chapados, caindo ao tentar ficar de pé e acreditar que ficam neste estado apenas por serem criados em cativeiro junto a cães desde o nascimento realmente é a mais pura verdade. Ninguém que tenha 2 neurônios pode acreditar nessa história que contam neste lugar. Vamos combinar que quem se diz "protetor" como é o caso de alguns que citamos jamais concordaria com algo deste tipo. Animais sendo feito de palhaços para o deleite de humanos é algo que não cabe na causa.

      Excluir
  62. Esse zoológico está situado na Argentina, nenhuma petição brasileira ou abaixo assinado terá efeito algum. Realmente é errado, mas é perda de tempo. Para fazer algo de útil, contate os argentinos, faça uma campanha lá para que eles façam um abaixo-assinado, ou petição, ou qualquer coisa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Victor por favor clique na petição. Ela está sendo feita por um grupo argentino e não brasileiro. E estamos na torcida para que consigam seu objetivo. Este mesmo grupo mantém também uma página no facebook.

      Excluir
  63. Meu qta gente preocupada,com o zoo dos nossos vizinhos Argentinos,será que toda essa turma e até entidades de proteção, estão preocupada com as escolas que vão fechar,os hospitais,a discriminação racial,aqui em casa ,opa falei de um assunto que não interessa esse pessoal aí pra cima só ta preocupada se qdo voltar pra casa do vizinho o zoo vai ta funcionando, qta demagogia, hipocrisia. O Zoológico que precisa fechar ta lá em Brasília e aquelas feras são selvagem e não estão dopadas.

    ResponderExcluir
  64. Espero que pessoas como vocês, que querem fechar o zoo de lujan, tinham bastante recurso para alimentar esses animais que ficaram desamparados. Vocês tem que se preocupará com os bichos das ruas, sem casa, sem comida. Deixem o de lujan em paz, lá eles tem casa, comida e são super bem tratados.

    ResponderExcluir
  65. NUNCA VI TANTA GENTE DESOCUPADA E IDIOTA! GENTE QUE NUNCA PISOU NA ARGENTINA A FALAR BESTEIRA AQUI! NÃO VI NADA DISSO NESTE ZOOLÓGICO! MUITO MELHOR DO QUE NO BRASIL, TODOS PRESOS EM GRADES JAULAS PEQUENAS, MAGROS, SEM RECEBER CARINHO! PUDE DAR COMIDA E FAZER CARINHO NA ARGENTINA, TODOS SOLTOS, ANDANDO E BRINCANDO! PONTO FINAL!

    VÃO TRABALHAR!!!!

    ResponderExcluir
  66. Bom, achei a matéria muito interessante e verdadeira! Já tive a oportunidade de ir neste zoológico no ano de 2014.. No dia não achei estranho,porque no caminho indo para o zoológico eles passam um vídeo mostrando como são tratados os animais desde pequenos, mostrando que sempre no meio de humanos desde pequenos!e tudo é muito bonito e feliz...
    Mas com certeza o que fazem com os animais é desonroso.

    ResponderExcluir
  67. Então, acho muito perigoso sair taxando todo e qualquer Zoológico como um local criminoso, ou como uma "prisão". Concordo, não é a vida ideal pros animais, mas eles são sempre bem tratados, alimentados e vivem, de modo geral muito bem. Por termos ido muito ao zoológico quando crianças, muitos de nós tornaram-se defensores dos animais. Acho o zoológico fundamental para essa empatia que aprendemos a ter com os animais. Se na natureza eles estivessem perfeitamente seguros, concordo que teriam uma vida melhor. Mas na natureza, eles são ameaçados de MORTE por nós, humanos. Portanto, acho válido que alguns indivíduos "se sujeitem" a uma vida em cativeiro, onde estarão seguros, bem alimentados e poderão perpetuar a espécie, em nome de toda uma geração que vai crescer amando-os e os protegendo, algo que eu acho muito difícil de acontecer apenas vendo animais no Discovery Channel.

    ResponderExcluir
  68. O povo reclama tanto desse zoo mas nao pensa que existem milhares no mundo qie tambem prende o animal e eles ficam ecpostos para os turistas tirarem fotos. O animal devia viver em seu habitat natural e nao em gaiolas. Entao acredito que nao deveria existir zoo nenhum

    ResponderExcluir
  69. Sou contra zoológicos também.Sou contra entretenimentos que utilizam de animais para o deleite humano. Estive em Lujan a semana passada. Queria certificar-me de perto sobre as condições dos animais. Fui com o coração apertado e, ao chegar, vi que se trata de uma região muito pobre, deprimente, onde existem muitas jaulas com vários felinos e animais soltos também. Peguei o leãozinho no colo e ele só dormia. Perguntei ao tratador se ele estava dopado e ele me respondeu com outra pergunta: O que os bebês fazem depois de serem alimentados? Isso não me convenceu. Para mim. Estava mesmo dopado. Tinha um outro acordado e o comportamento era bem diferente. Na jaula do leão os tratadores tinham que fazer barulho para o leão acordar e tirar foto com os turistas e a mesma situação aconteceu na jaula dos tigres, todos sonolentos....existem sim animais mais ativos no parque, mas pude perceber que eles fazem um rodízio com os animais. Ficam 5 tigres na jaula e eles os vão revezando para tirar fotos com os turistas. Senti um grande remorso ao tirar a foto, mas precisava conferir. São mesmo animais zumbi....os tratadores estão sempre presentes interagindo com os animais e os alimentando com carne de frango, existem cachorros nas jaulas dos filhotes e estão sempre brincando. Os espaços das jaulas são pequenos e o cheiro é forte. Tem uma elefoa de 10 anos, já condicionada a tirar uma fruta das mãos do turista e depois levantar a tromba a cada foto. Existem muitos gansos e galinhas andando soltos e que seguem os turistas e uma lhema com muitos carrapichos grudados no pelo....sai de lá triste, penalizada e pensando sobre o podre destino desses animais...

    ResponderExcluir
  70. Me espanta a truculência das respostas aos comentários.

    Animais selvagens podem viver com humanos de forma pacífica. Essa família brasileira vive com 6 tigres e 2 leões: https://www.youtube.com/watch?v=xwidefc2wpc

    Visitei Lujan em 2011, me pareciam bem ativos. Inclusive quando toquei um dos tigres, ele se virou pra mim em um tom até meio ameaçador. Felizmente nada aconteceu. Em relação a animais seja um cão ou um tigre, nunca se sabe. Ai de mim se eu tentar pegar a comida do meu cachorro enquanto ele está comendo, ele arranca meu braço.

    Pode ser que a situação tenha mudado um pouco e as condições de vida tenham se deteriorado para eles em Lujan. Mas na época pareciam bem tranquilos. Acho que até mesmo o fluxo de turistas deve estressar bastante os animais. De qualquer forma prefiro que eles vivam em santuários do que atrás de grades posando para selfie de turistas.

    ResponderExcluir
  71. Eu fui lá...bati foto com tigre, leão, cobra até papagaio....e no final fui mordido por um cachorro FDP kkk esse não tava dopado kkk

    ResponderExcluir