segunda-feira, 24 de setembro de 2012

A guerreira Fair Soares da Ong Chicote Nunca Mais

 Lindo exemplar de cavalo da ExpoCavalos 2012

                                 


MISÉRIA E CRUELDADE NÃO SÃO SINÔNIMOS
Lema da Ong Chicote Nunca Mais

No sabádo 22/09/2012 fui até o Parque d'Água Branca aqui em SP, para conhecer uma daquelas guerreiras que há muito tempo eu sonhava estar frente a frente.
Este parque era um lugar que eu ia quando era criança, e infelizmente era onde meu pai ia para adquirir passáros, pois lá sempre teve muita exposição de animais. Ao chegar fui invadida por muitas lembranças, daquelas que vem com suaves ondas de cheiros, sensações e que as vezes são tão palpáveis que nos transportam novamente para uma época em que éramos felizes, apenas isso, nada mais do que isso!!!

A http://www.chicotenuncamais.org/ estava com um stand na ExpoCavalos 2012 e logo que entrei no galpão já dava para ver que eram os mais visitados. As pessoas se aproximavam devagar, começavam a assistir o vídeo e logo queriam saber do que se tratava, afinal em uma exposição como esta normalmente só se vê animais bonitos, cavaleiros e lindas amazonas naquela postura de quase deuses sendo observados por mortais, as imagens de cavalos sem forças até para se levantar é realmente algo que chama a atenção. As oportunidades para mostrar a crueldade a que são submetidos os animais, não devem jamais ser desperdiçada e felizmente existe essa abertura para que isso ocorra. 





Eis que de repente escuto a voz forte, enérgica e firme da  presidente da ong, Fair Soares que há anos luta contra o descaso e a tirania com que são tratados os cavalos no Rio Grande do Sul, e que já se tornou conhecida de muitos, pois graças a Deus a mídia vem abrindo espaço para que mais e mais para o que antigamente era jogado para debaixo do tapete.
Conversamos um pouco e ela nos falou sobre as alternativas para que se deixe de utilizar a tração animal, elas existem, porém o que falta para variar é vontade politica para implanta-las, e acabar de ver com essa prática cruel e primitiva que é a utilização dos cavalos como meio de sustento para aqueles que alegam ser essa sua única forma de sobreviver. Triste saber que estes lindos animais na maioria das vezes caem nas ruas por não aguentarem o peso do entulho, do lixo ou mesmo por desnutrição. São escravizados e usados das formas mais descaradas pois, quem deles tira o sustenta não tem a menor consideração ou respeito por eles. 
Aquela que poderia ser uma pessoa amarga me surpreendeu, com sua simpatia, garra, força de vontade e disposição. Fair é aquilo tudo que se pode esperar de uma guerreira: fortaleza e brilho. 



 

 
   Fair Soares, Izolina Ribeiro e voluntários da Ong Principio Animal 


Emanuel cavalo recolhido recentemente pela CNM



Se quiser conhecer mais sobre o trabalho incrível da Ong Chicote Nunca Mais http://www.chicotenuncamais.org/ , assista ao vídeo do Globo Reporter que está aí embaixo. E se voce ama estes animais, mesmo que nunca tenha tido grandes contatos com eles assim como eu, procure ajudar de alguma forma. 
Eles merecem!!!







Nenhum comentário:

Postar um comentário