quinta-feira, 7 de março de 2013

Nos aceitem como somos. Não nos mutilem!!!




O ano era 2008 e na época comemoramos muito a divulgação de que finalmente havia uma resolução proibindo as cirurgias mutilantes em cães e gatos no nosso país. O assunto foi até matéria na mídia, vejam: http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL357957-5598,00.html.
Neste trecho da citada resolução a definição exata do que representam essas cirurgias para os animais e que acreditamos já definem o porque da existencia dela.

CAPÍTULO IV
CIRURGIAS ESTÉTICAS MUTILANTES EM PEQUENOS ANIMAIS
Art. 7°
Ficam proibidas as cirurgias consideradas desnecessárias ou que
possam impedir a capacidade de expressão do comportamento natural da espécie,
sendo permitidas apenas as cirurgias que atendam as indicações clínicas.


E aí vem a pergunta que não quer calar: o que ocorre que continuamos a ver cães de raça sendo vendidos até mesmo em pet shops chiques em shoppings mais chiques ainda, e que possuem CNPJ e provavelmente um veterinário responsável, com orelhas e rabos cortados?

Criadores alegam que existem raças que não podem ter essas partes de seus corpos preservadas da forma como vem ao mundo,  pois além de antiestético podem causar problemas como quebra ou ferimento do rabo ou orelhas em raças que os possuem muito grandes.
E aí vem a outra pergunta: muitas raças de cães existentes hoje, chegaram aos nossos dias da forma como se apresentam neste momento através da manipulação genética destes mesmos criadores. E quando foram inventando e moldando as raças não pensaram nisso?
E outra questão que também não encontramos resposta: se existe uma resolução federal que proibe o corte de orelhas, cordas vocais, e retirada através de amputação da unha dos gatos, e desaconselha o corte da cauda porque continuamos a presenciar essa prática no nosso país?
Porque criadores/comerciantes que insistem nessas práticas não estão sendo fiscalizados e punidos? o que os conselhos regionais de medicina veterinária estão fazendo para impedir que isso continue a acontecer em seus estados?
Como sempre voltamos ao ponto crucial da questão do descumprimento das leis em nosso país.
Falta de FISCALIZAÇÃO.

Os ativistas pelos direitos dos animais, protetores ou mesmo pessoas que amam os animais independente de cor, raça, tamanho, etc....sempre comemoram os avanços em busca de uma maior dignidade e respeito para com os animais, mas e aí?
-como fica a execução dessas leis pelas quais tanto lutamos?
-será que a informação da existência dessas leis chega ao cidadão comum?
-quantos sabem que essas mutilações são proibidas?
-quantos ao adquirir um animal através de algum anúncio, loja ou criador, procurará  se informar sobre a raça, características, origem, ou como foram gerados? provavelmente bem poucos. Basta para isso vermos a quantidade de animais de raça comprados e descartados até mesmo nas ruas de nossas cidades porque simplesmente alguém se enganou e comprou o "modelo" errado não?

Ao escrevermos sobre isso aqui no blog estamos tentando ajudar a disseminar a existencia da resolução 877/2088 http://pt.calameo.com/read/00191317105f15d9dfb9d que proibe a mutilação de cães e gatos no país, porém acreditamos que essa deveria ser uma cobrança conduzida pelas ONGs e também pelos politicos que atuam na defesa dos animais para que de fato ela seja efetivamente cumprida. #ficaasugestão

E para encerrar gostaria muito que todos que amam gatos, lessem o texto publicado neste blog sobre a extrema crueldade praticada contra estes seres sensíveis e maravilhosos, que é a chamada ONICECTOMIA (ablação ou amputação de falange) também proibida pela resolução do CFMV e que é feita a pedidos de proprietários  na busca da preservação de móveis, sofás, ou para evitar que arranhem algum humano. Mas atenção, o texto escrito pela médica veterinária Jane Araújo não é fácil de ler para quem ama os bichanos e não suporta saber que alguém possa cometer uma crueldade tão grande com eles.

http://casadaconsciencia.wordpress.com/2010/10/06/onicectomia-voce-mutilaria-o-seu-gato-para-preservar-sua-mobilia/





Denuncias sobre criadores e veterinários que praticam as cirurgias mutiladoras devem ser feitas através do site
http://www.cfmv.org.br/portal/fale_conosco.php











2 comentários:

  1. Meu primeiro cachorro, na verdade uma cadela, foi uma fox terrier com o rabo cortado, depois tive um vira-lata pequeno com rabo intacto que fugiu atrás de uma fêmea no cio, depois um pinscher com rabo cortado (chegou a desaparecer por mais de 2 meses uma vez, e depois sumiu sem deixar rastros), outro vira-lata de rabo intacto (esse costumava dar umas escapadelas pela manhã, até um dia que sumiu e não voltou mais), um pinscher de rabo intacto (que escapou da mutilação por ter aparência de vira-lata, e acabou fugindo provavelmente por ciúmes de uma cocker de rabo cortado que a minha mãe ganhou), outros 2 pinschers de rabo cortado (um morreu de cinomose ainda filhote, e o outro foi envenenado também enquanto era filhote) e atualmente tenho uma cadela vira-lata com rabo intacto que eu peguei ainda filhote. Acabei tendo mais contato com cachorros de rabo cortado, tanto meus quanto de parentes e amigos, mas eu já me opunha à caudectomia mesmo antes de pegar o último pinscher, e hoje se tem uma coisa que eu não abro mão é que os cachorros tenham o rabo inteiro (só aceito cachorro de rabo amputado em caso de doença mesmo). O bom é que agora podemos denunciar no CRMV os veterinários que praticam a caudectomia, e os leigos que o fazem clandestinamente podem e devem ser denunciados na polícia por exercício ilegal da profissão de médico-veterinário.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir