segunda-feira, 15 de julho de 2013

Tráfico de Silvestres - vídeos educativos




Talvez seja tarde demais para ensinarmos aos adultos que acreditam que um pássaro na gaiola cante por estar feliz, ou que um papagaio pode se alegrar por estar separado de seus semelhantes comendo sementes de girassol com a patinha acorrentada a um puleiro durante sua vida inteira ao invés de voar em liberdade pelos céus e matas deste rico país. Porém temos o dever de acreditar que as novas gerações podem e devem ser educadas para uma nova postura em relação ao que muitos chamam de "amor" pelos animais silvestres que são retirados de seu habitat natural desde que este país foi descoberto e que hoje representa um dos crimes mais rentáveis existentes, segundo pesquisa da Organização das Nações Unidas, que qualifica o tráfico de animais como a terceira maior atividade ilícita no mundo, depois apenas do tráfico de drogas e armas. Estima-se que este mercado movimente algo em torno de 20 bilhões de dólares por ano. Sendo que o Brasil concentra 10% deste movimento, com 2 bilhões de dólares por ano. Uma conjunção de fatores, como a pobreza e a fraca presença de fiscalização, mantém o País no topo do mercado. Temos que acreditar que mesmo em lugares onde culturalmente a captura e o aprisionamento de silvestres seja algo comum, ainda existe uma chance de se modificar essa triste realidade, que tanto sofrimento tem trazido para os silvestres juntamente com  a destruição da biodiversidade deste país. Acreditamos que com as opções das diferentes mídias existentes atualmente, muito pode ser feito e com certeza cabe a quem é sensível à essa causa,  ajudar na divulgação destes materiais. Dessa forma resolvemos concentrar nessa postagem alguns  vídeos educativos sobre o Tráfico de Silvestres, esperando  que sejam bem visualizados, divulgados e que cumpram o objetivo para o qual foram criados, que é mostrar que pode se falar de um assunto espinhoso com certa leveza.
Os educadores podem acessar diversas informações sobre o Tráfico de Silvestres através deste material. 

Os vídeos abaixo fazem parte do material do projeto Liberdade & Saúde.
Animais silvestres livres, pessoas saudáveis.
Para a postagem não ficar muito grande publicamos  apenas 3 vídeos de um total de 6. Para quem quiser assistir os outros ou mesmo baixá-los é só acessar o canal de vídeos disponibilizado:
http://www.youtube.com/user/SuperApoena

Neste link poderão encontrar a HQ - Liberdade e Saúde - Ibama
http://goo.gl/nnsmM

(CD Cantando por Liberdade), letra - Sandovaldo Moura, arranjos - Messias Messina, 
intérprete -- Fábio Mesquita, vídeo - Sandovaldoo Moura.
O projeto é executado pelo IBAMA-PI sendo coordenado pelos Médicos Veterinários 
Fabiano Pessoa e Sandovaldo Moura.
O Liberdade & Saúde busca promover a utilização da educação ambiental como ferramenta de combate ao tráfico de animais silvestres e prevenção de suas zoonoses através da integração entre o IBAMA-PI e o sistema educacional público e privado de ensino.


Contato dos autores do material : sandovaldo@yahoo.com.br; fabiano.pessoa@hotmail.com
Instituições interessadas em replicar o material, enviar ofício solicitando as matrizes para:Superintendência do Ibama em Teresina
Romildo Macedo Mafra
Superintendente do Ibama no Piauí
Avenida Homero Castelo Branco, nº 2.240 - Jockey Club
64048-400 Teresina – PI
Tel: (86) 3233-2599
Fax: (86) 3232- 5323
 

                                                                                               O que é o que é?


                                                                                          Sábia da mangueira


                                                              
                                                                              Artigo 29 - Tráfico de animais silvestres
  








Nenhum comentário:

Postar um comentário