segunda-feira, 22 de julho de 2013

Praça Agostinho Betarello/Lapa quase livre do comércio ilegal de filhotes



No dia  21/07/2013 fomos dar uma olhada como estava a praça Agostinho Betarello/Lapa, que fica em frente à Cobasi e que há anos vem sendo denunciada como ponto de comércio ilegal de filhotes de cães e gatos. Ao chegarmos por lá por volta de 13hs,  para nossa alegria não havia um vendedor ilegal sequer, fomos fazer nossas compras e após uma hora ao resolvermos ir lá fora fotografar eis que nos deparamos com um carro vendendo filhotes na calçada ao lado da loja e na praça. Eram apenas dois e estavam  juntos e ao nos ver fotografando ficaram muito irritados e até tentaram nos impedir dizendo que não tinhamos autorização para fotografá-los. Já que estavam  em local público e cometendo um ilicíto nada pode nos impedir de fotografar como fazemos há anos.
Para quem não sabe recentemente tivemos outra mega operação neste local   http://esquadraopet.blogspot.com.br/2013/05/megaoperacao-contra-o-comercio-ilegal.html (uma outra operação já havia ocorrido também em 2010) já que é proibido pela lei 14483/07 comércio de filhotes de cães e gatos em locais públicos na cidade de SP.
Apesar de serem  apenas dois vendedores a denúncia será encaminhada para a subprefeitura da Lapa, responsável pela fiscalização na região.

FEIRAS ILEGAIS
 
Para os que não sabem, ou chegaram agora há pouco tempo na proteção animal , já conseguimos fazer com que inúmeras feiras de venda de filhotes fossem desativadas na cidade de SP. Algumas delas tradicionais (Av. Bandeirantes, cerca de 5 pontos) e que aconteciam há muitos anos, outras que estavam apenas no inicio (Cobasi Aeroporto/ Chacára Flora).

Para saber como proceder para denunciar comércio ilegal de filhotes na cidade de SP, basta acessar o link   http://pt.calameo.com/read/00191317195dfac18f398.





quinta-feira, 18 de julho de 2013

Zoológico de Araçatuba maus tratos continuam - Proteste Já CQC





A PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR: CADÊ O IBAMA?








Em fevereiro de 2012 foi postada no Facebook uma denúncia sobre o abandono e os maus tratos dos animais no ZOO de Araçatuba/SP. Para ajudar a denunciar baixamos as fotos e fizemos este folder onde se podia constatar que realmente a denúncia procedia. Porém logo depois que divulgamos em nossas listas de email voltados para a proteção animal a denúncia foi deletada do Facebook. Na época muitos protetores e ativistas escreveram para a prefeitura de Araçatuba e também para a Secretaria de Meio Ambiente.  Porém para nosso espanto passados mais de um ano vemos que nada mudou por lá segundo a denúncia feita pelo CQC no dia 08/07/2013. Publicamos embaixo do vídeo do CQC/Proteste Já, o email que enviamos na época, e a resposta do secretário de Planejamento de Araçatuba, sr. Éderson Silva, e também  o email  do Centro de Fauna Silvestre enviada para o Lauro Fujihara na época da primeira denúncia.
























                                   Denúncia exibida no Proteste Já / CQC - 08/07/2013

Na página do Facebook  do prefeito Cido Sério foi postado parte do vídeo onde aparece apenas a entrevista concedida ao CQC. Não sabemos se não será deletada devido as critícas. 



Email enviado questionando o abandono e os maus tratos aos animais do Zoo de Araçatuba

Mensagem enviada em: 29/02/12 às 09:02
Terrível imagens são as que estamos vendo após denuncia feita no Facebook por uma ativista em relação ao que vcs aí chamam de zoológico. Encontrei noticias referentes a situação destes animais feitas em 2009 através de jornais e blogs. A prefeitura desta cidade está incorrendo em crime de maus tratos e abandono de animais. Privados que são da liberdade ainda tem morrer a mingua por conta do descaso das "autoridades" desta cidade. VERGONHA ARAÇATUBA. Vamos enviar a denuncia à todas as mídias que tivermos acesso.
Respondida em: 07/03/12 as 11:03




 Fale Conosco
Assunto: Re: MAUS TRATOS E ABANDONO

Resposta:
Bom dia. Segue mensagem do secretário de Planejamento, Éderson Silva, sobre a questão do ZOO. Agradecemos o contato.
   
A VERDADE DOS FATOS SOBRE O ZOOLÓGICO DE ARAÇATUBA

A Administração Cido Sério encontrou o zoológico sobre ameaça de fechamento pelo IBAMA no ano de 2009, de lá para cá tem feito o possível diante do orçamento municipal para que aquele local permaneça aberto e com dignidade. Foi esta administração que conseguiu a licença da CETESB que não existia, que foi atrás de informações e subsídios para a reforma e adequação dos recintos dos grandes animais e dos pequenos mamíferos de acordo com as regras do IBAMA, foi atrás de recursos financeiros junto ao Governo Federal para implementar a reforma necessária, não só para os espaços dos animais, como para o prédio da administração e para os banheiros públicos, além de um playground e aparelhos de ginástica para as crianças e os visitantes.

Neste momento todas as licitações das obras do zoológico estão na CEF para análise e tão logo esta análise termine receberemos autorização para o início das obras.
Após 30 dias do início, faremos a primeira medição, enviaremos à CEF, que enviará um fiscal para atestar o que foi executado para então notificar o Ministério do Turismo para que possa iniciar o repasse dos recursos, ou seja, até a apresentação e aprovação da primeira medição não existem recursos liberados. Vale ressaltar que as obras custarão mais de 2 milhões de reais, que serão utilizados no zoológico e na Lagoa do Miguelão, bem como em metade da avenida 2 de dezembro, sendo que a Prefeitura entrará com uma contrapartida de aproximadamente 600 mil reais e o restante vem do Governo Federal.










Assunto:


 Expediente nº 716_2012 - Fale conosco - SMA - Zoológico de Araçatuba/SP
Data:
Tue, 03 Apr 2012 09:27:40 -0300
De:
cbrn.cfs
Para:
CC:
Ouvidoria

Prezado Sr. Lauro, bom dia.

Informo que em breve o Centro de Fauna Silvestre fará vistoria no
empreendimento para averiguar as denúncias.

Att.,

Equipe CFS



Centro de Fauna Silvestre

CBRN/DPB/CFS  -  Secretaria do Meio Ambiente

Rua Professor Frederico Herman Jr., 345

05459-010

Alto de Pinheiros, São Paulo/SP


fone: 3133-3946




Após exibição deste programa um jornal noticiou a possível transferência dos animais para outra cidade. 
http://www.folhadaregiao.com.br/Materia.php?id=316418