quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Já temos a resposta. Em que pé está a reforma do Zoo de Araçatuba/SP.

Foto do dia 09/01/2024

No dia 02 de Janeiro/2014 fizemos um post http://esquadraopet.blogspot.com.br/2014/01/zoologico-de-aracatuba-como-estara-indo.html questionando a quantas anda a reforma do zoológico municipal “Doutor Flávio Leite Ribeiro” que segundo consta perdeu 305 animais em um intervalo de 11 anos.
Temos acompanhado essa triste novela desde 2012.
A responsabilidade sobre o local é da prefeitura da cidade que hoje está sob o "comando" do prefeito Cido Sério/PT.
Em matéria de 31/07/2013 do G1 cita-se a previsão de que a reinauguração aconteceria em fevereiro de 2014 http://g1.globo.com/sao-paulo/sao-jose-do-rio-preto-aracatuba/noticia/2013/07/zoologico-de-aracatuba-sp-so-deve-ser-reaberto-em-fevereiro-de-2014.html
Durante a entrevista dada ao CQC também em 2013 a promessa foi a mesma e eles disseram que voltariam para poder cobrar no início de 2014. Vejam no vídeo aí embaixo:




Entramos em contato há alguns dias também com o jornal a Folha da Região e eles nos prometeram que farão uma matéria em breve para mostrar como está indo a reforma e pedimos para nos avisar para que possamos publicar.
Assim que o programa CQC voltar das férias vamos entrar em contato para que eles voltem à essa cidade e cobrem as promessas feitas pelo digníssimo prefeito Cido Sério/PT.

Porém graças a ativistas que moram na cidade e a uma autoridade que teve acesso ao Zoo de Araçatuba conseguimos fotos que mostram que mostram que praticamente nada mudou, acessem o link e tirem suas próprias conclusões.

https://plus.google.com/photos/107933289682752151282/albums/5969508204280006833

Os animais não vão viver em zoológicos por livre e espontânea vontade. Por mais que os técnicos e biólogos insistam em tentar nos convencer de que zoos existem para proteger espécies ameaçadas de extinção, fica muito difícil de se aceitar essa argumentação com imagens como as que tem sido vistas ultimamente pelo mundo afora, onde animais enjaulados, confinados  e explorados para entretenimento não recebem nem mesmo o básico para que possam sobreviver, como é o caso deste zoológico.

Nota: até o momento do fechamento do post não tínhamos noticias do paradeiro do urso que habitava o zoo de Araçatuba.  
Como o MP de Araçatuba está acompanhando esse caso e até onde sabemos declarou que a reforma vai bem obrigada acho que seria bom escrevermos a eles perguntando se estão sabendo que nada está sendo feito pelos animais. 


Fone/FAX: (18) 3303-7480

 


*agradecimentos aos ativistas e à autoridade da cidade de Araçatuba que nos encaminhou as fotos e que preferem ficar no anonimato. 









Um comentário:

  1. O que existe em zoológicos é uma exploração do Mundo Natural sem qualquer emoção, dó aos sentimentos que os animais enjaulados ou em recintos passam. É comércio similar aos circos, que exigem pagamento na entrada para ver “apresentação” em seguida; a situação de modus operandi é bastante similar.
    O fato de haver atendimento médico, hospitalar e nutricional, além do atendimento científico, não ameniza a situação de voyeurismo e confinamento, muito menos configuraria que nesses espaços há Educação Ambiental e pesquisas preservacionistas.
    Parafraseando a filósofa Sônia Felipe, “bicho não é vitrine de shopping”.

    ResponderExcluir