quinta-feira, 31 de julho de 2014

Caso Zoo de Cascavel - Como o acidente com o tigre Hu deveria ser noticiado pela mídia.


Capturas de imagem mostram o prenúncio da tragédia.

Não é segredo para ninguém que o movimento de defesa animal em todo o mundo vem criticando e se posicionando cada vez mais contra os zoológicos, aquários, circos e toda a forma de confinamento e exploração de animais pelo mundo afora.
Aqui no nosso blog temos feito várias postagens denunciando e apoiando essa luta, mostrando que é mais do que urgente a necessidade de mudanças na forma de manter e explorar estes animais. Seja vendendo entretenimento em shows patéticos, seja expondo-os ao stress, ao ridículo, ao sofrimento, a falta de convívio com seus semelhantes, ao comércio de espécies entre países e ao confinamento que mata lentamente.  Absurdo saber também que são feitas até mesmo eutanásias de animais saudáveis que não agregam valor no mercado de trocas de espécies, como vimos recentemente no caso da girafinha Marius http://goo.gl/lzO78B
Em uma de nossas postagens afirmamos categoricamente que o passeio ao zoológico tem que acabar. Um excelente material para quem quer entender os motivos deste posicionamento que hoje já é uma das frentes mais fortes do movimento de defesa animal http://goo.gl/RavLD3


Este caso que acaba de ocorrer no zoológico de Cascavel/PR evidencia a forma equivocada como a sociedade vê os animais.  A começar pelos títulos dos principais jornais que estão noticiando o grave acidente com o garoto que teve o braço amputado, como sendo o ataque de um tigre (para quem não sabe mesmo na natureza os ataques de grandes felinos a humanos só acontecem quando eles são privados de seu habitat natural e não conseguem mais se alimentar de outros animais). No geral as notícias reforçam algo que não é verdade. O tigre não atacou o menino....ele sim como animal confinado, indefeso, estressado como é comum acontecer nestes recintos, foi provocado e reagiu de acordo com seus instintos.
Abaixo o vídeo de uma das matérias que estão sendo divulgadas na mídia.




Em primeiro lugar o que se vê pelo Brasil e em muitos países são recintos feitos para que animais fiquem expostos ao público como se fossem criaturas sem direito a vida, a privacidade...direito a existir como um bicho que tem determinadas características comportamentais, que como nós podem de repente acordar sem vontade de ver a cara de ninguém, mas que tem que ficar exposto o dia inteiro escutando piadinhas, gritos, sendo fotografados, filmados, muitas vezes sendo até mesmo vítimas de objetos lançados neles.
Para os leigos pode parecer que estamos exagerando, mas estes animais são expostos como sendo simples objetos inanimados, produtos a serem vendidos em uma vitrine como se não tivessem vida ou  alma.
E nos deixa até doentes ouvir de um dito "criador conservacionista" que vive da exploração dos animais que estes tigres e leões, citados nas matérias, foram gerados e criados para servir apenas para o confinamento. Quantos lucrando as custas de tanta exploração e sofrimento não? 
Isso significa que o bicho passará sua triste e infeliz vida destinado apenas a aplacar a curiosidade de quem resolveu comprar um ingresso para se divertir...sem direito a nada...apenas o direito a uma "não existência".
Evidente também que apesar de existir uma cerca separando o recinto, assim como uma placa alertando para o perigo, bastou  ao garoto pular e colocar a mão para dentro da tela da jaula, e isso nos lembra outro fato que temos questionado aqui: porque toda cidade tem que ter um zoológico se o que vemos na sua maioria dos casos são denuncias envolvendo essas instituições e alegações de que faltam verbas para melhorias e mesmo para cuidados básicos aos animais?
E só para terminar que pais são estes que permitiram a este garoto se comportar dessa forma? onde estavam eles que não impediram esse comportamento? porque criar filhos dando a eles a ideia erronêa de acreditar que tudo é permitido? seria efeito da tal "lei da palmada" amedrontando aqueles que tem por obrigação educar e corrigir suas crias?

Mas só reforçando nossa posição: não queremos jaulas maiores, nem melhores, nem adequadas. Queremos jaulas vazias. 

Nota:
O banner aí embaixo é um dos nossos favoritos e demonstra claramente que estes recintos em nada contribuem para a educação das crianças. Uma imagem vale mais que mil palavras. 















6 comentários:

  1. Ridiculo como a Midia expressa esse caso!!! Invertendo a situação. Não foi o Tigre que saiu do seu Confinamento e sim a criança Liberta (Sem conhecimento de limites) que foi invasiva. Não vi e nem quero assistir isso na integra, mais o pouco que vi, expõe claramente que o animal não estava satisfeito com a persuasão do garoto. E quando ele ofereceu o alimento (Coxinha) O animal com fome, não teve noção de até onde iria o alimento a ele oferecido e abocanhou o que deu!!! Culpados são muitos... menos o Pobre animal!!!

    ResponderExcluir
  2. Concordo com a abordagem do texto, zoológicos são péssimos e os animais têm o direito de não se transformarem em espetaculo. Só discordo do que é sugerido quando se menciona a "lei da palmada" - que a "falta de educação" do menino na verdade foi "falta de laço". Concordo que a atitude do pai foi permissiva e irresponsável, mas vale lembrar que não é com violência que se educa! As crianças devem aprender com exemplos e muita conversa, e não através da dor e do medo. Assim como os adultos. Toda a defesa aos animais, mas cuidado para não defender a violência contra humanos ;)

    ResponderExcluir
  3. Concordo em partes e discordo em outras.
    Mas o motivo de vir aqui deixar um comentário, é para falar sobre o trecho de seu testo
    "Isso significa que o bicho passará sua triste e infeliz vida destinado apenas a aplacar a curiosidade de quem resolveu comprar um ingresso para se divertir..."
    Sendo ou não a sua intenção, dá há entender que o zoológico de Cascavel/PR cobra ingresso/entrada para visitação ao parque; o que é totalmente equivocado, pois a entrada é gratuita e não há qualquer forma de entrada de dinheiro parque por parte dos visitantes, não tento relação alguma nem mesmo aos vendedores ambulantes que ficam ao redor do zoo vendendo algodão doce, picolés, doces, etc.
    Como falei, não estou aqui para defender nada e ninguém nem tomar partido. Peço apenas que cuide para que sempre haja total veracidade nas informações repassadas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O blog recebeu o comentário do zootecnista e publicou porque segundo ele no caso deste zoológico não há cobrança. Porém sabemos que muitos zoológicos e aquários cobram ingressos o que para o animal não faz a menor diferença pois continua sendo motivo de curiosidade e exposto a todo tipo de intervenção humana e vivendo uma vida infeliz.
      Obrigada pelo comentário JM Martins.

      Excluir
  4. Concordo em termos. O que acontece no Brasil é que não temos a estrutura que existe, por exemplo, nos Estados Unidos ou na Inglaterra que, para cada jaula, tem três ou quatro tratadores especializados nos animais que tratam e a comida é dada de forma que eles tenham que batalhar para consegui-la: tirá-la de caixas, caçá-las de alguma forma mecânica, desenterrar, fuçar, cutucar... Enfim... os animais tem uma vida ativa ainda que em cativeiro e são em número suficiente para que, em caso de ser animais sociais, eles reproduzam a sociedade formam na natureza.

    ResponderExcluir
  5. Não há duvida que o culpado deste fato é o pai do garoto,que culpa tem o tigre que já esta preso,estressado,com pessoas,fotos,e ainda tem que suportar provocações de um garoto mal educado.e é o tigre que tem que ser sacrificado?espero que o IBAMA seja justo e salve este tigre que é o vitima desta história.

    ResponderExcluir