terça-feira, 15 de julho de 2014

Elefantes protegem seus filhotes no Zoo de Israel durante alerta contra mísseis.



Um vídeo feito por um visitante do Zoológico de Tel Aviv, no último dia 10,  mostra a preocupação de um grupo de elefantes frente ao perigo desconhecido. O grupo formado por vários adultos e dois filhotes está dissipado e distraído, quando as sirenes de aviso de bombas disparadas pelo Hamas em represália aos ataques de Israel soa, e eles imediatamente se agitam e se organizam em torno dos filhotes visando protege-los. De acordo com o jornal Daily Mail o vídeo já foi acessado mais cerca de 60000 vezes.
O grupo só se desfaz após as sirenes pararem de soar.
Comportamentos como o deste grupo provam mais do que nunca a importância de se respeitar e reconhecer a senciencia* como sendo uma das provas de que os animais tem sentimentos muitas vezes ignorados por aqueles que os subjugam e os escravizam.




Nota:
*senciencia
Wikipédia
As sensações como a dor ou a agonia, ou as emoções, como o medo ou a ansiedade, são estados subjectivos próximos do pensamento e estão presentes na maior parte das espécies animais.
Um animal é um ser senciente porque tem a capacidade de sentir – sensações e sentimentos. A senciência é a capacidade que um ser tem de sentir conscientemente algo, ou seja, de ter percepções conscientes do que lhe acontece e do que o rodeia. Não se questiona que os humanos são seres sencientes – experienciamos, de forma consciente, sentimentos de muitos tipos diferentes. A questão que tem vindo a ser colocada é sobre se essa mesma capacidade de possuir percepções conscientes dos acontecimentos e da realidade em que estão envolvidos poderá ou não acontecer de igual forma com os outros animais. Enquanto a mente de um humano é, como se pressupõe, mais complexa do que as mentes dos outros animais, a verdade é que estas diferenças são apenas de grau e não de género, como defendeu Charles Darwin, o precursor da biologia moderna.

Artigo completo neste link
http://pt.wikipedia.org/wiki/Senci%C3%AAncia#cite_note-senc-2








Nenhum comentário:

Postar um comentário