quinta-feira, 18 de setembro de 2014

ATENÇÃO SP - Campanha de vacinação contra raiva - 2014. Vejam relação de postos.





Campanha de vacinação contra raiva começa em 11 de outubro/2014 em mais de 2.000 postos

Cães e gatos com mais de três meses de idade devem receber vacina em um dos 2.158 postos disponibilizados município. A ação ocorrerá até o dia 24 de outubro.

 

Fonte:
 
A Campanha de Vacinação contra a Raiva para Cães e Gatos no município de São Paulo começará em 11 de outubro. A ação, que ocorre até o dia 24 de outubro, irá disponibilizar um milhão de doses da vacina. No dia 11, a cidade contará com 2.158 postos volantes de vacinação, sendo 23 em endereços fixos.

A aplicação da vacina é gratuita e obrigatória para cães e gatos, conforme lei municipal nº 13.131/01. A relação completa dos postos, com local e data da vacinação, pode ser obtida no site da Secretaria Municipal de Saúde ou pelo telefone 156. Os postos funcionarão das 9h às 17h. 

Os proprietários devem se atentar para que o transporte dos animais domésticos ocorra de maneira adequada: cães na coleira e guia e gatos em caixas de transporte apropriadas (ou similar), para evitar fugas e acidentes.

Veja aqui os locais de vacinação nas regiões sul, sudeste, leste, nortecentro e oeste.

Indicação
Todos os cães e gatos com mais de três meses de idade devem receber a vacina, inclusive as fêmeas que estiverem amamentando, prenhas ou no cio.

A vacina não deve ser aplicada em animais doentes (com diarreia, secreção ocular ou nasal, sem apetite, convalescentes de cirurgias ou outras enfermidades). As seringas e agulhas utilizadas na vacinação são descartáveis.

Raiva
A raiva é uma doença transmissível. É caracterizada pelo contágio direto, ou seja, por meio de mordida, arranhões ou lambedura de cães, gatos ou morcegos infectados. “A adesão da população à campanha é importante para que a Raiva permaneça sob controle. Desde 1981 não há registro de nenhum caso de Raiva Humana no Município”, explica a médica Rosane Correa de Oliveira, gerente do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Em 2013 foram vacinados, durante a campanha contra a Raiva, 860 mil animais.

A vacinação é a medida mais importante para a prevenção e controle da doença. Outras práticas também são importantes, tais como:
• Manter o animal domiciliado e levá-lo para passear somente com coleira e guia, evitando contato com outros animais desconhecidos;
• Não mexer em cães e gatos desconhecidos para prevenir agressão;
• Ao ser mordido ou arranhado por um cão ou gato lave bem o local com água e sabão e procure orientação médica na Unidade de Saúde mais próxima;
• Em especial para os felinos, deve-se cuidar para que não saiam à noite para locais abertos. Isso evita o contato com morcegos.

A imunização é condicionada ao repasse da vacina pelo Ministério da Saúde (MS). Geralmente, a ação ocorre em agosto, mas neste ano o Governo Federal enfrentou dificuldades com o fornecedor e por isso a campanha foi remarcada para outubro.

Recomendações para o dia da vacinação

- Todos os cães devem estar com coleira e guia. A focinheira é obrigatória em animais bravos;
- Gatos são mais assustados, portanto, devem ser levados em caixas de transporte ou similar, evitando fugas ou acidentes;
- Somente adultos com condições de conter os animais devem conduzi-los ao local de vacinação.

Serviço:

“Campanha de Vacinação contra a Raiva para Cães e Gatos”
Data: de 11 a 24 de outubro de 2014
Horário de funcionamento dos postos: das 9h às 17h


Nenhum comentário:

Postar um comentário