quarta-feira, 12 de novembro de 2014

O desabafo de quem acredita que proteção animal vai muito além dos resgates!!!


Estamos acompanhando o trabalho desta e de outras Ongs que tentam atuar no controle populacional de cães e gatos já há algum tempo, e infelizmente este desabafo não é novidade, já que para a grande maioria dos que tem condições de apoiar financeiramente ações voltadas para os animais, acabam se emocionando apenas com resgates, que hoje viraram em sua maioria um grande golpe de marketing. 
Para se diminuir de fato o sofrimento dos animais carentes é necessário agir na raiz do problema que é a superpopulação de cães e gatos, e a castração é a única saída. 
Infelizmente a visão dos que poderiam ajudar as Ongs que tem foco na esterilização de cães e gatos ainda é muito limitada, e aqueles que tentam atuar suprindo a demanda por cirurgias de castração acabam por vezes desistindo de sua linda missão. 
EsquadrãoPet


Adriana Duarte - Coodenadora/Idealizadora do Projeto Castração Solidária
 
O que fazer quando você sabe que hoje tem centenas de animais que precisam ser castrados, para que amanhã não sofram mais animais nas ruas, mas você não tem o que é mais importante para realizar essas castrações, “dinheiro” (doações),"apoio", "colaboração"?! ‪#‎Cansaço‬ ‪#‎desanimo‬ ‪#‎vontadedesistir‬!
Não é do meu agrado escrever dessa forma, mas hoje posso dizer que tive vontade de desistir!
De jogar a tolha, de levantar a bandeira da desistência, enfim, de gritar aos setes ventos que eu cansei!
E como todos que estão do outro lado, não tem ideia de como é a vida “real” por aqui, resolvi fazer esse relato.
O texto ficou gigante, mas não é maior do que a angústia que eu sinto hoje, de saber como ajudar e não ter como!

Todos os dias, penso e repenso como farei para conseguir doações para o Projeto Castração Solidária, que é coordenado por mim. Como vocês sabem, tentamos castrar uma média de 200 cães/gatos mensalmente, são animais de famílias carentes e abandonados de Osasco e Carapicuíba, infelizmente não conseguimos arrecadar com os donos dos animais (muitos não possuem donos), a verba necessária para custear cada campanha, já que não “cobramos” pelas cirurgias, estipulamos uma taxa de acordo com a renda familiar de cada um, mas mesmo assim, a maioria dos casos são complicados, algumas famílias possuem de 10 a 20 ou mais animais na mesma casa, onde castramos todos por um valor simbólico ou não castramos, e claro que a primeira opção para nós é sempre a mais correta e importante!
Então só nos resta arrecadar doações de outras formas, e justamente nessa parte em que a nossa dificuldade surge.
Esse número de castrações que realizamos é ridículo, se compararmos a imensa quantidade de animais que nascem diariamente, mas esse número ridículo evita que milhares de animais nasçam para serem sentenciados à morte nas ruas!
Não é tão difícil de se imaginar, que muitos animais que nascem, param nas ruas, e logo morrem, das formas mais variadas possíveis ou param em abrigos e muitos passam os seus dias trancados em canis e hoje a morte não está só nas ruas, infelizmente dentro do próprios lares, onde muitos animais são maltratados e negligenciados.
Porquê é tão difícil conseguir doações para castrar animais?
É difícil entender, quando você faz um trabalho tão importante, quando você sabe mais do que qualquer outra pessoa que milhares de animais serão beneficiados, e mesmo assim ainda há uma enorme dificuldade em conseguir doações. Mas por outro lado, por experiência própria, pois também já coordenei um grupo que ajudava um abrigo de cães abandonados, sei que conseguir doações para comprar ração é mais fácil, conseguir doação para ajudar nas despesas de um animal que foi atropelado e está internado em uma clínica, é mais fácil. E porquê? Não deixa de ser importante! Todas as causas são igualmente importantes!
Mas enquanto algumas pessoas gastam fortunas com animais debilitados em veterinários, nós gastaríamos a mesma fortuna para castrar centenas e centenas de animais e logo centenas e centenas de animais não teriam o destino da rua! Faz sentido?
Para alguns, isso pode ser de fato um egoísmo, mas para mim é planejamento, se cada “protetor”, colecionador, abrigueiro, resgatasse um animal, e além daquele que resgatou, castrasse mais 10 animais de uma comunidade, e usasse essa mesma “energia” para castrar animais carente, esse trabalho seria ou não seria mais concreto?!
Se cada pessoa que ajudasse um abrigo, que doasse um saco de ração para o mesmo, pudesse ir em uma favela e custear a castração de pelo menos dois animais, como estaria a situação dos animais de rua hoje?
Vejo muitas pessoas ajudando animais abandonados, custeando fortunas em tratamento veterinários, mantendo abrigos, e os animais de fato continuam sendo abandonados! Tem algo errado aí, vocês não acham?
Deixo claro, que não estou dizendo que animais abandonados não precisam de ajuda, mesmo porque eu mesma já tirei vários das ruas e encaminhei para adoção, só acho, alias tenho certeza!
Que o trabalho em torno da castração e conscientização dos donos de animais de famílias carentes devem ser mais amplo! Afinal o abandono não mudou!
Podemos tirar 300 mil animais das ruas, eles sempre estarão lá, se o problema não for resolvido pela raiz. 


Eu simplesmente podia fechar os olhos! Como muitos fazem e continuam fazendo! Podia ter uma vida “normal”, sem ter que atender o meu telefone diariamente no mínimo umas 50 vezes, atendendo pedidos de pessoas que procuram desesperadamente castrar os seus animais, que muitas vezes já deram crias 4, 5, 6 vezes ou até mais, essas que não podem pagar por uma castração particular, eu não precisava responder centenas de e-mails semanalmente, os mais variáveis possíveis, pedindo ajuda para castração do seus animais, eu ainda podia não ter que entrar nas favelas, em busca dos animais carentes, que de fato precisam ser castrados, onde as pessoas em sua maioria desconhecem o benefício da castração, eu podia sentar no sofá, assistir um filme, comer uma deliciosa torta de morango e pensar no filme que assistiria amanhã.
Eu podia ter essa vida “normal”, mas escolhi ter uma vida mais ou menos “normal”, que para alguns é um tanto louca! Casei, sou mãe, trabalho, tenho minha casa para sustentar e manter limpa, já que a diarista aqui sou eu mesma!
Vida mais que dupla e ainda escolhi me preocupar com o problema alheio, mas não me considero uma heroína, e nem boazinha, qualquer ser humano consegue fazer o mesmo, quando é capaz de enxergar que o problema alheio também é seu!
Que a nossa missão por aqui, não é matar uns aos outros e sim nos ajudarmos! Acredito, que haverá um dia em que todos conseguirão enxergar o mesmo!
Vamos retomar a cerca de 18 mil anos atrás, quando estudos mostram que aconteceu a primeira transição de um lobo selvagem para um cão na Europa, sim é um fato histórico, os animais foram domesticados e por quem? Por nós! Raça humana! E o que se tem hoje? Um verdadeiro caos! Animais jogados às traças, sobrevivendo aos olhares ofensivos daqueles que os desprezam, a troco do que? A troco de uma domesticação em benefício da sobrevivência humana.
Quando o ser humano não o despreza, alguns se dão o direito de gostarem demais dele, tanto que acham que podem “colecioná-los”, sem ter mínimas condições e infra estrutura para mantê-los, como se isso fosse resolver o problema do abandono.
É uma pena, que os tempos não voltam, que ainda não temos uma máquina do tempo! Faria o tempo voltar, só para consertar isso lá atrás! Mas como sabemos que isso é humanamente impossível, o erro tem que ser consertado agora.
Eu resolvi levantar essa bandeira de que o “erro é nosso”! De que se os cães e gatos sofrem nas ruas hoje, a culpa é nossa sim! Mas estou lutando praticamente sozinha para castrar 200 animais mensalmente, sei que muitos por aí, lutam sozinhos também! E por isso que resolvi me manifestar! Até quando seremos tão desunidos?

As doações do projeto Castração Solidária estão caindo cada vez mais, e o número de animais para castrar só aumenta!
Mutirão passado (em 26/10) fizemos uma campanha onde castramos 137 animais, muito menos do que esperávamos e ainda não conseguimos pagar os veterinários e ainda estamos com uma enorme dívida de material cirúrgico. E a única que é cobrada é a responsável pelo projeto “EU”.
Eu posso ficar o dia todo limpando a casa, escutando Bruno Mars, mesmo com o meu marido reclamando do meu péssimo gosto musical, posso ainda ficar horas e horas acordada, respondendo e-mails, pensando em campanhas, atualizando o nosso site, posso ficar horas tentando convencer o meu filho de 4 anos a comer todos os itens dos pratinhos deliciosos que eu faço para ele, mas não posso ficar devendo! Ainda mais quando a “conta” não é só minha! A conta é do projeto, esse que eu fiz pensando em ajudar animais, e infelizmente ajudá-los sozinha fica praticamente impossível.

Escuto de muitas pessoas, que “Deus te abençoe/ Deus lhe pague”, pelo trabalho lindo que você faz! Quando as pessoas me falam isso, sinceramente, eu não sei nem o que dizer, sorrir?? dizer obrigada?? ou ficar em silêncio?? A primeira opção é a sempre a mais usada!
Eu acredito em Deus, não sou fanática, mas tem um Deus que está dentro de mim, em algum lugares, em algumas coisas ele está! Mas Deus não me dá dinheiro!!
Posso até ser crucificada por essa afirmação, mas assumo os riscos! Ele me mostra os caminhos a seguir, nisso eu acredito fielmente, mas o dinheiro não caí do céu, sem doações, sem castrações!

O projeto passa por uma situação financeira péssima, cada vez estamos devendo mais e mais! No momento, a dívida é de R$ 2.500,00 (com despesas veterinárias e material cirúrgico). Vejo muitos atuantes da causa animal que tiram o dinheiro do próprio bolso para cobrir despesas com animais de ruas, e animais de terceiros, já fiz isso muitas vezes, mas não faço mais!
Primeiro porque não tenho condições, passo bem longe de ser rica, moro em uma periferia, o meu salário paga as minhas contas e não posso arcar com as despesas do projeto sozinha e não pretendo, por um simples motivo, esse problema não é só meu, é nosso!
Já foi sugerido que diminuíssemos o número de cirurgias, ao invés de 200 porque não castrar 100 ou menos? Poderia ser! Se não tivéssemos uma lista gigante e animais para castrar, e nem assim damos conta! As fêmeas não esperam para ficar prenhas!

Por isso, não vou desistir dos 200, agora se realmente as doações continuarem tão murchas, o jeito é afundar o barco, fazer cada vez menos, até que um dia não faremos mais! Isso vai me matar por dentro, eu sei! Mas não posso assumir o risco de ficar devendo aos veterinários, que são os profissionais mais preciosos, e o que mais nos apoiam nesse projeto, são solidários, mas não podem e não devem trabalhar de graça!
Quando eu falo de doação, não estou pedindo que doem o salário de vocês, todo mundo tem contas, família e casa para sustentar! Enquanto uns gastam com sapatos, celulares, outros gastam com comida! Mas cada um sabe qual caminho que deve seguir por aqui!
Cerca de 2 mil pessoas abrem os nossos posts, e às vezes até mais, se cada uma dessas pessoas pudessem doar 5 reais pelo menos para o projeto, calculando teríamos 10 mil reais de doação, o suficiente para castrar de 200 a 250 animais mensalmente. O que é 5 reais mensalmente para você? O que você gasta com pão diariamente? O que você gasta comprando um chocolate semanalmente? Ou que você gasta comprando qualquer besteirinha diariamente?


Para nós 5 reais (claro se duas mil pessoas doassem esse valor mensalmente), seria milhões de animais a menos nas ruas! E com certeza para mim, isso seria uma realização! Uma satisfação, de estar proporcionando à esses animais a castração, o que eles jamais iriam conseguir, pode meio das nossas políticas públicas tão precárias e por meio da falta de condições do seus donos.
E a satisfação seria maior ainda em saber, que por meio desse trabalho, milhões de animais a menos não nascerão!
Hoje quando eu vejo uma ninhada de gatos/cães nas comunidades em que frequento, isso não me deixa feliz! Para que nascer? para sofrer? ser atropelado? envenenado? furado? apedrejado? queimado? enjaulado?
Não quer doar para o projeto, tudo bem!
Então castre pelo menos um animal mensalmente que você já estará me fazendo um favor enorme, não só à mim, mas centenas de outros animais também! Colabore, apoie, compartilhe, sem doar um real, mas ajude de alguma forma.
Continuo aqui tentando lutar por eles, mas mais uma vez, repito, sozinha é impossível

www.castracaosolidaria.org
www.castracaosolidaria.org/loja




Nenhum comentário:

Postar um comentário