terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Ativismo em rede social ajuda Ibama a chegar até predador de tartarugas.



No dia 11 de janeiro começou a circular no facebook um link que direcionava para uma postagem de um cidadão mostrando um churrasco de tartarugas e evidente que aquilo causou muita indignação.
Porém da forma como estava sendo conduzida corria se o risco  de que ao ser deletada ou ocorrendo o fechamento da página do comedor de tartarugas tudo se perdesse.


Rapidamente tratamos de printar todas as imagens dos animais sendo assados, mortos, presos nos banheiro o que por si só já nos dava a certeza de que não eram originárias de criadores, pois os mesmo as vendem já abatidas além de possuírem um lacre no casco.


Frente ao fato de que a denúncia original já tinha atingido um grande número de partilhas optamos por fazer uma postagem mais técnica orientando aos nossos amigos de página que se manifestassem junto ao IBAMA pedindo para que fossem tomadas as providências necessárias.


Muitos protetores e ativistas ajudaram a encaminha denúncia. Alguns ativistas que auxiliaram na denúncia são moradores da cidade de Manaus e nos confidenciaram que por lá é sinonimo de status comer tartarugas e outros animais exóticos. E como os que são vendidos por criadores legalizados tem um valor um pouco alto apelam para a matança ilegal incorrendo assim em crime ambiental.
De nossa parte entramos em contato com o superintendente do IBAMA em Manaus Mario Reis que nos respondeu dizendo que já tinha uma equipe fazendo diligencias para chegar até o denunciado.
No dia 21/01/2015 recebemos os emails abaixo comunicando que o infrator teria sido localizado e autuado. Vejam no print abaixo:


Nota:
É nossa obrigação como ativistas pelos animais lutar sempre de forma a alcançar nossos objetivos na defesa dos seres indefesos. Embora não haja uma escola para nos ensinar a conduzir essa luta, nosso amor e sensibilidade devem sempre ser pautados pelo equilíbrio e pela ética. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário