quarta-feira, 15 de abril de 2015

Esporotricose - informações sobre a doença que atinge humanos e animais.




Existem ótimos materiais sobre a Esporotricose e por este motivo vamos apenas replicar alguns que julgamos mais informativos aqui no blog como forma de ajudar na divulgação de informações.
A Fiocruz  disponibiliza em seu site informações  bem detalhadas sobre a doença que atinge em sua grande maioria os gatos domésticos, porém as indicações de encaminhamentos são voltados para a cidade do RJ onde a doença é muito comum até mesmo pelo fato de existirem muitas colônias de gatos o que possibilita a disseminação da doença.

A Ong Felinos Urbanos que atua também no RJ há anos luta para divulgar informações e dicas sobre a doença e com seus relatos e experiência em campo, pois atua diretamente com os animais, pode ajudar aos protetores e mesmo os proprietários de animais infectados.
Mas o importante é sempre deixar claro que nenhum animal deve ser abandonado por apresentar essa doença. Ao fazer isso além de incorrer em crime previsto em lei a pessoa estará ajudando a contaminar outros animais nas ruas.
Esporotricose tem tratamento, tanto em humanos como em animais.

Abaixo ótimo slideshow sobre Esporotricose com informações um pouco mais técnicas. 
http://slideplayer.com.br/slide/355291/

Nota:
A principal forma de contágio entre os bichos é a contaminação gerada através de brigas por território, então a palavra de ordem é: evite que seu animal vá as ruas, castre-o e seja um dono responsável sempre.
E se caso algum veterinário consultado lhe sugerir a eutanásia de seu animal contaminado pelo fungo, procure outro profissional imediatamente porque este com certeza não está preparado para lhe atender.



Nenhum comentário:

Postar um comentário