quarta-feira, 6 de maio de 2015

Cruel e imoral. O tráfico de silvestres existe porque tem quem compre!!!


Algumas formas cruéis de traficar silvestres

Nesta semana que passou o mundo tomou um susto quando fotos de 24 cacatuas-sulfúreas começaram a circular através de matérias na mídia em um flagrante de apreensão de tráfico de animais na Indonésia.
As formas encontradas pelos traficantes de esconder os animais traficados beira a extrema crueldade e é apenas a ponta do iceberg já que muitos jamais serão descobertos. Mesmo quando uma grande parte é sacrificada, ainda assim o lucro com os que sobram acabam compensando as perdas.

Há anos se tenta diminuir o tráfico de silvestres mas percebemos que a prática só aumenta pois é incentivada pelos que vivem as suas custas e que principalmente entre os mais jovens é comum estes animais serem sonho de consumo. Muitos animais depois que perdem a "graça", ou se constata que o manejo é difícil ou mesmo dispendioso são abandonados em matas, parques, praças ou rios e vem a morrer ou mesmo causam impactos na fauna local por serem exóticos e não ter predadores.
Hoje encontramos nas mídias sociais até páginas onde se fala claramente em "rolo" ou "troca" de espécimes que jamais deveriam ter saído de seu habitat.

Um olhar para não se esquecer jamais
Aqui mesmo no blog tem alguns materiais sobre o tema, um inclusive mostra o perigo gerado pelo contato com estes animais, tanto para os humanos como para eles mesmos.

Mesmo quando ocorre a apreensão de silvestres originários do tráfico, a dificuldade com alojamento, tratamento, readaptação e depois soltura, inviabiliza ações que poderiam minimizar o impacto que causa a retirada deles da natureza.
Em resumo lugar de silvestres deve ser na natureza e não na nossa casa. Para isso já temos gatos e cachorros que foram domesticados para nos fazer companhia.
O assunto é complexo e infelizmente apesar de podermos encontrar centenas de matérias e postagens condenando a aquisição de silvestres, pois já está mais do que provado que a maioria é oriunda do tráfico, a comercialização dos mesmo continua de vento em popa, afinal o ser humano não tem entre suas principais qualidades a compaixão pelos pobres animais que morreram para que ele possa adquirir um deles.

Reunimos abaixo 3 vídeos fazem parte de uma campanha feita há alguns anos atrás pela WSPA ong que já não mais existe com este nome e que julgamos importante concentrar em um só lugar para os que ainda não tiveram acesso a eles.




O terceiro vídeo da série por ser mais longo não conseguimos postar direto no blog. Cliquem no link para assistir https://www.youtube.com/watch?v=RN5BF80y1cg









Nenhum comentário:

Postar um comentário