sexta-feira, 26 de junho de 2015

Vai comprar ossos de couro para seu dog? Antes leia essa matéria!!!

 

O alerta de uma postagem feita há alguns dias no facebook com a denúncia da dona de uma cadela nos motivou a pesquisar sobre o produto. Esperamos que possa ser útil e evitar que mais animais venham a sofrer com algo semelhante.

Obs: ao fecharmos essa matéria e consultarmos a dona da Cacau soubemos que ela está sem comer nada sólido desde o dia da cirurgia porque teve um estreitamento do esôfago (estenose) e não está reagindo nada bem. #precesparaCacau

Quando alguém compra um daqueles ossinhos de couro para seu animal de estimação não imagina jamais que poderá estar dando a ele algo nocivo ou que poderá lhe ocasionar sofrimento ou até mesmo a morte, porém é isso o que tem sido visto agora que as mídias sociais nos possibilitam saber destas histórias que envolvem relatos pavorosos.
A princípio estes ossos foram desenvolvidos com o intuito de diminuir o tártaro e distrair os cães entediados. Porém quando se tornam um chiclete gelatinoso já perderam totalmente o objetivo inicial para higienização dos dentes.
E desta forma acabam sendo mastigados por horas e viram uma gelatina que ao ser engolida pode colar em algum órgão interno do animal, como esôfago, estomago ou intestino, e que precisará de intervenção cirurgica para a sua retirada quando o houver tempo necessário para isso e os donos puderem perceber qual o problema está afetando seu animal.

Já vimos outras postagens denunciando o perigo destes ossos de couro porém nenhuma que relatasse como são feitos para ser comercializados.

Encontramos um material em inglês e vamos traduzir pelo menos o básico para que os amigos do blog possam entender um pouco mais sobre este produto e evitar dessa forma que seus amados dogs possam ter algum tipo de problema que os faça adoecer ou até mesmo vir a óbito.


O produto é elaborado geralmente a partir de couro bovino e para se tornar menos “feio” passará por processos de clareamento, embelezamento e será enrolado na forma de ossinho para poder se tornar atrativo aos compradores. Trata se então de um subproduto de couro e então seu animal estará mastigando um pedaço de couro isso é importante de se entender.
Resumindo são retalhos de couro que após o abate do boi será enviado para algum curtume para disfarçar sua origem, afinal ninguém compraria um pedaço de couro preto ou com pelos.

Passo 1 - Uma vez no curtume os couros serão embebidos e tratados com uma solução de soda cáustica ou de cinzas e também uma receita altamente tóxica do sulfureto de sódio.
É desta forma que será retirado o pelo e a gordura existente no couro original do boi.

Passo 2 - Agora que temos a camada interna da pele, é hora de ir para a fase pós curtume.
Os couros são lavados e branqueados usando uma solução de peróxido e / ou de branqueamento de hidrogênio.
Isso também irá ajudar a remover o cheiro do couro podre ou pútrido.
Um bônus gente!!!

Obs:
Segundo uma pesquisa realizada por uma Ong internacional podem ser utilizados outros produtos químicos além destes aí se caso o branqueamento não ocorrer apenas com este processo citado acima. Esta Ong também conseguiu rastrear a origem de alguns couros usados para confecção dos tais ossos e chegou a conclusão que viriam do abate de animais da Tailândia que são mortos de forma cruel e muitas vezes com doenças.

Passo 3 – Depois vem a etapa de transformar as folhas esbranquiçadas do subproduto do couro
em algo que possa despertar o paladar de um cachorro e que influencie o dono levando a acreditar que está comprando um osso para seu animal para ele ficar feliz!!!
Alguns produtos são pintados para ficar mais atraentes então. Mas com que tinta? Alguns podem ser pintados com uma camada de óxido de titânio para ficar mais branquinho e fofo!!!

Trecho da matéria do link onde foi citada a pesquisa feita pela Ong internacional:
"... A Ficha de Segurança revela uma confecção tóxica contendo a substância cancerígena FD & amp; C Red 40, juntamente com conservantes como o benzoato de sódio. Mas rastrear os efeitos da exposição a substâncias químicas é quase impossível quando é uma questão de envenenamento lento, de baixa dose. "
- Thebark.com

Após a pintura do couro é chegado o processo final.

Passo 4 – Para que adquiram o formato de osso torcido qualquer tipo de cola pode ser usado. Nos EUA como não são considerados alimento não existe uma regulamentação evitando o uso de produtos que possam fazer mal a um animal.
Se lá é assim imaginem nos países onde mal se fiscaliza o que os humanos ingerem!!!

Quando testados: chumbo, arsênico, mercúrio, sais de cromo, formaldeído e outros produtos químicos tóxicos têm sido detectados nas peles.

Finalmente, é hora de empacotar e anexar todos os rótulos de marketing para comercializar o produto.


Este material foi baseado em uma postagem do facebook onde foi publicado este banner abaixo que explica didáticamente como é a produção dos ossinhos de couro:
https://goo.gl/CJHcqg

E para não restar dúvidas sobre o tratamento dispensado ao couro um outro material que discorre sobre cortume e produtos utilizados.
http://www.crq4.org.br/couros_e_peles


Nenhum comentário:

Postar um comentário