quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

Trocar fogos por balões coloridos esbarra no desconhecimento de impacto ecológico.




Já faz um bom tempo que a questão do estrago imensurável causado pelos fogos de artifício vem sendo debatido e gera discussões acirradas.
Quem não viu alguma matéria sobre animais feridos, mortos ou que fogem de seus tutores desesperados pelos barulhos cada vez mais ensurdecedores dos fogos?

Quem também não viu cenas onde imagens de pássaros mortos e feridos no dia seguinte a estas queimas acabam chegando as mídias sociais?
Infelizmente para nossos olhos e corações sensíveis isso tem sido recorrente.

A verdade é que a poluição ambiental, o incomodo a pacientes hospitalizados, crianças, idosos e animais é inegável e isso tem sim que ser revisto pela sociedade.
Neste texto algumas informações sobre o impacto dos fogos nas aves.
https://goo.gl/izV8Y1

A tecnologia hoje permite queimas de fogos cada vez espetaculares, onde ocorre um aumento da  duração e da intensidade dos sons causando cada vez mais impacto ao ambiente.
Toneladas de fumaça tóxica são despejadas na atmosfera sem que se possa sequer mensurar o tamanho do estrago.
Praias e cidades de todo mundo competem na disputa de quem investe mais nos tais espetáculos como forma de atrair turistas.

 Por este motivo discutir o fim dos fogos de artifício envolve várias questões, como as ambientais, as éticas, a de saúde e também as econômicas.

Mas eis que de repente surge uma campanha que sugere a troca de fogos por balões coloridos ganhando força muito rapidamente e se não agirmos rápido de repente a ideia começa a se espalhar.
Evidentemente trata-se de um grande equívoco nutrido justamente pela falta de conhecimento a respeito do impacto ambiental destes balões coloridos que são inflados com gás hélio, e ao serem soltos acabam caindo em parques, matas, rios, lagos e oceanos.

Felizmente já existem ativistas no exterior mostrando o tremendo horror que representam os tais balões.
Descobrimos um site mantido por uma instituição governamental (ong) que realiza um trabalho muito interessante e que mantém um Muro da Vergonha  feito de encomenda para empresas que utilizam este recurso de marketing extremamente poluente e danoso ao meio ambiente.

São enviadas imagens do país todo onde balões com o logo destes poluidores são expostos e só são retirados após compromisso firmado de que não utilizarão mais as tais tralhas borrachentas.

Foto: site balloonsblow.org/

Estes balões representam na verdade a falta de cuidado e de amor pelo planeta, visto que o material é altamente poluente, não se degradam, podem matar animais das mais diferentes espécies, em especial os marinhos que podem enxergar neles a semelhança com algum alimento.
Utilizados uma única vez se transformam em lixo que dificilmente será recuperado para possível reciclagem e reutilização representando dessa forma algo extremamente prejudicial a natureza.


Uma das alternativas que devagar vem ganhando adeptos pelo mundo são os shows de luzes geradas
por laser.


Nota:
Com certeza algo muito urgente terá que ser decidido por toda a sociedade. Que venham novas ideias e sugestões mas que sejam avaliadas e muito bem para que a emenda não fique pior que o soneto!!!



Um comentário:

  1. Isso mesmo! Poluir, jamais! Em plena era dos computadores e drones, não tem porque continuar na Idade da Pólvora! Feixes de luzes controlados por computadores e drones são a melhor opção.Não poluem o meio ambiente, não fazem barulho, não fazem mal aos pulmões, não causam acidentes, não incomodam doentes, idosos, bebês e animais. Viva a era Digital!

    ResponderExcluir