![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg0aR1VijvTxyDsnp28FTlpteTD1ZHAEQUJgq9rcWy3Qb3TvsSZsqdrBU_wQ5nbnv_4JKdq-TlqxZpFgn7rngXg-gRWyO0zFvCFD7dFd1MhVkcNaoimk5Vy0xddWjfsuGH23G_Z3GRuV9Q/s1600/folder+cao+preso.jpg)
Um estudo realizado pelo Departamento de Geociências da Universidade Estadual de San Francisco, nos Estados Unidos demonstra que a temperatura dentro de um carro parado debaixo de sol com os vidros fechados aumenta 80% nos primeiros 30 minutos. A pesquisa concluiu ainda que um veículo em temperatura ambiente de 25°C, após uma hora tem sua temperatura interna aumentada para 47,8°C.
Com uma temperatura externa em 29°C, após uma hora o calor dentro do carro chega a 51,7°C.
O estudo mostra ainda que um carro com o vidro traseiro semi aberto também tem um aumento mais lento da temperatura interna, mas após 55 minutos alcança a mesma temperatura que teria se os vidros estivessem fechados.
(trecho de uma matéria publicada pelo G1 sobre a morte de um bebê esquecido no carro dos pais).
Uma campanha recente na Dinamarca alerta para o risco de se esquecer um ser vivo dentro do carro, seja ele um animal ou um bebê. Vejam no vídeo abaixo:
Por termos um olhar mais apurado, quantos de nós já não se deparou com algum cachorro nos olhando ou latindo dentro de carros estacionados em supermercados, shoppings ou mesmo nas ruas?
Na medida em que vemos aumentar o número de cães e gatos sendo adquiridos pelas pessoas, crescem também na mesma proporção a constatação desse tipo de comportamento que coloca em risco a integridade fisíca dos cães destes donos, digamos, irresponsáveis.
A maioria destes donos ou tutores, quando pegos em flagrante ao deixar seus animais presos no carro, virão com a mesma desculpa: "fui comprar algo e já estava voltando rapidinho". Mas quantos não se esquecem dos seus cães muitas vezes por horas dentro do carro, afinal o que não falta são coisas interessantes dentro dos ditos templos de consumo.Vejam casos recentes que foram noticiados comprovando as ocorrências.
http://goo.gl/Ed5FM8
http://goo.gl/zRnMGb
![]() |
Foto The Silence of Dogs in Cars - Martin Usborne |
A orientação é de que ao nos depararmos com cães presos em carro, em primeiro lugar se faça uma tentativa de conseguir avisar o dono para que venha retirar o animal do carro através de auto falantes, caso dos grandes estabelecimentos comerciais ou mesmo pedindo para alguém chamá-lo pessoalmente se isso for possível. Pode se citar a lei de crimes ambientais 9605/98 art. 32 http://goo.gl/YILfAY
Em caso de risco eminente para o animal, a providencia é chamar a segurança do local ou a policia, e pedir que o carro seja aberto rapidamente segundo a orientação de advogados. E muito importante, é sempre ter testemunhas de que o animal se encontra em risco e precisa ser retirado com urgência do carro para o caso de haver necessidade de se quebrar vidros ou chamar algum chaveiro para poder abrir o automóvel.
![]() |
Foto The Silence of Dogs in Cars - Martin Usborne |
Para ver a série de fotos incríveis do Projeto The Silence of Dogs in Cars clique no link abaixo:
http://www.martinusborne.com/dogs-in-cars
.
Qro saber se a pessoa dexa ar condicionado do carro ligado , isso amenizaria pra o cachorro ficar no carro a esperar !?
ResponderExcluirCom certeza amenizaria. Mas para isso o carro terá que ficar ligado com a chave no contato e o motor funcionando. A segurança do carro e do animal estaria em risco também. Não recomendamos.
Excluir