segunda-feira, 8 de abril de 2013

Unidades Móveis de Esterilização - Projetos



Finalmente estamos cumprindo a promessa de publicar essa postagem sobre Unidades Móveis de Esterilização.

Sabemos que muitos sonham com um Castramóvel, principalmente nas cidades onde não existem clinícas especializadas em esterilização/castração de cães e gatos e esperamos dessa forma estar dando nossa pequena contribuição com essa publicação. Realmente a facilidade de acesso aos locais onde a população não possui recursos para poder levar seus animais para castrar é uma das soluções sonhadas por muitos e cada vez mais necessária.  
É importante que se atente para o fato de que embora já existam prefeituras aderindo a essa realidade  não devemos nos esquecer nunca que o poder público é lento, emperrado e burocrático, e que sempre que houver necessidade de se adquirir, consertar ou modificar algum equipamento ou contratar pessoal,  existirá a obrigatoriedade de se fazerem licitações e mais licitações, o que muitas vezes poderá acarretar paralisações durante meses ou até anos de projetos, fazendo com que campanhas de castração sejam interrompidas,  inviabilizando assim um possível resultado positivo, pois a quantidade de animais castrados nem sempre será aquela  desejada e necessária.
Já existem veterinários que perceberam a grande chance de montar suas próprias Unidades Móveis de Esterilização e que podem ser contratados para fazer mutirões pelas prefeituras ou mesmo pelas Ongs, então essa possiblidade também deve ser avaliada. 
Vamos publicar em uma outra postagem alguns exemplos destes veterinários empreendedores.
Esperamos que gostem do formato da publicação, porque tivemos que optar  pela utilização de algumas ferramentas para que os documentos e projetos pudessem ser desponibilizados, estamos na torcida para que  este material possa ser útil para aqueles que  batalham de fato pelos animais. . 
Não nos esqueçamos também da existencia da Resolução 962 do CFMV http://www.cfmv.org.br/portal/legislacao/resolucoes/resolucao_962.pdf que resgulamenta os mutirões e que prevê no capítulo II a possibilidade de se utilizar as Unidades Móveis de Esterilização,  que após muitos anos de reivindicação finalmente foi publicado em 2010.

Art.6º
Os procedimentos de contracepção em cães e gatos também poderão
ser realizados em Unidade Móvel de Esterilização e Educação em Saúde (UMEES),
devidamente regularizada perante o CRMV e demais órgãos competentes, tais como
registro no Departamento de Trânsito e Prefeitura Municipal

Pioneirismo no Pais
AILA - Aliança Internacional do Animal 

Referencia no Brasil  quando falamos  em Unidade Móvel de Esterilização, essa respeitada Ong é exemplo de que realmente estava à frente de seu tempo, pois embora passados todos esses  anos desde a construção do onibus,  muitos ainda estão em busca de informações e sonham implementar projetos semelhantes. 
O onibus fabricado em Santa Maria/RS,  já durante a viagem do Rio Grande do Sul para São Paulo foi utilizado para esterilizar animais da população carente. 
Isso aconteceu em 1999 e em 6 anos calcula-se que foram castrados mais de 10000 animais. Mesmo com a forte resistencia do CRMV/SP que na época era contra a utilização dos Castramóveis,  dona Ila jamais deixou de fazer mutirões em cidades do interior do estado e nas comunidades carentes das zonas sul, leste e norte da cidade. Ainda hoje se ouve falar deste que foi um projeto pioneiro e que merece ser citado sempre como iniciativa exemplar por todos nós. 
 
Agradecimentos à sra. Ila Franco e Marta Giraldes, respectivamente, presidente e vice presidente da AILA, por ter nos permitido publicar todo o detalhamento do projeto original, além das fotos históricas publicadas no mosaico abaixo. 


Unidade Móvel de Castração - AILA

 - Planta da Unidade Móvel de Castração - Onibus
  https://plus.google.com/photos/107933289682752151282/albums/5862729226422920049    /5862731015546693554 
 
- Projeto de instalação
   http://pt.calameo.com/books/001913171cf6fa3843470

- Procedimentos Básicos
  http://pt.calameo.com/books/001913171eaf08921fc78

 - Lista de Material
   http://pt.calameo.com/books/00191317126d4d6e2aa56

- Instalação do Onibus
  http://pt.calameo.com/books/001913171cf6fa3843470

- Apresentação da Proposta 
  http://pt.calameo.com/books/0019131711cea6d481b86

- Área Estrutural
  http://pt.calameo.com/books/00191317162bf8bd68735  


Cidades avançam  na busca pelo controle populacional de cães e gatos.

Devido ao agravamento da situação na maioria das cidades brasileiras em termos de animais errantes e da procriação indiscrimada de cães e gatos pertencentes a população em geral, finalmente alguns prefeitos e vereadores, que possuem um olhar mais apurado e conseguem dimensionar o grande problema de saúde pública gerado pela superpopulação, estão começando a se sensibilizar para o apelo desesperado de protetores/ativistas e Ongs de proteção animal que clamam para que  politicas públicas efetivas sejam desenvolvidas em seus munícipios. Graças ao esforço  de muitos que lutam verdadeiramente pelos animais, os avanços tem surgido embora muita lentamente em algumas cidades,  e sempre aquecem nossa alma e nos dão esperança de dias melhores para todos que batalham nessa causa.
A cidade de Mogi das Cruzes é um destes exemplos. Vejam no link abaixo a noticia sobre a inicativa da prefeitura local.
http://esquadraopet.blogspot.com.br/2012/08/mogi-das-cruzes-tera-unidade-movel-para.html

Nota: Gostariamos de publicar algumas fotos dessa Unidade Móvel de Castração porém o trailer ainda não está sendo utilizado para as campanhas, pois está em curso a  licitação para se determinar quem irá gerenciar o projeto.

Agradecemos ao Ralf Naure - Ong AdoteJá/Mogi das Cruzes/ Chefe de Gabinete da Vereadora
Karina Pirillo a disponibilização do projeto do PetMóvel

Unidade Móvel de Castração de Mogi das Cruzes - SP

- Dados Técnicos do Trailer Flamingo - Unidade Móvel de Castração
   http://pt.calameo.com/read/001913171307be2af02f3


- Planta Baixa do Trailer
  https://plus.google.com/photos/107933289682752151282/albums/5862729226422920049  /5862729243204561938 





12 comentários:

  1. Izolina,
    Parabéns pela matéria!!!!
    É super importante mostrar e divulgar soluções.
    Vamos compartilhar!!
    ADOREI!!!

    ResponderExcluir
  2. Precisamos conseguir unidades móveis no município de Diadema, onde nunca houve campanhas de castração.

    ResponderExcluir
  3. Izolina, adorei a matéria! Acho uma leitura obrigatória para quem ama e se preocupa com a procriação dos animais.
    Para você ver como falta vontade política... Isso ajudaria demais a reduzir o abandono e o sofrimento dos animais.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Pelo que entendi precisa de uma licença da prefeitura p/ castramóvel atuar? No caso do ônibus quantos veterinários trabalham? Eles são voluntários ou pagos pela ONG?

    ResponderExcluir
  5. Liliane a autorização é dada pelo CRMV. No caso do onibus citado neste post não tenho como lhe responder porque ele já não está mais em operação, porém eu conheço veterinários que tem castramóvel onde atuam apenas em dois profissionais e o restante é equipe de apoio. Neste caso que estou citando (vou publicar um mutirão que acompanhei) o próprio veterinário é proprietário do onibus. No caso do trailer de Mogi das Cruzes os veterinários serão contratados da prefeitura.

    ResponderExcluir
  6. não consigo acessar os dados tecnicos eaplanta baixa do castramovel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cacimara Elias acabamos de testar os links e todos estão abrindo normalmente. Se quiser nos envie um email pelo blog que lhe enviamos o jpg.

      Excluir
  7. não consigo acessar os dados tecnicos eaplanta baixa do castramovel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosana vamos ver o que está acontecendo e lhe retornamos

      Excluir
  8. Olá, bom dia,
    Estou interessado em informações de como adaptar um veículo para servir de Castramóvel, para ser utilizado no município de Barreiras - Ba. Gostaria de obter a relação das plantas e se tem alguma referência de oficinas para adaptação em Salvador, Brasília ou Goiânia.
    Aguardo e agradeço informações.
    E-mail: paulorbpinto68@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo lhe enviamos um email em resposta a seu comentário. Por favor veja se recebeu.

      Excluir
  9. Ola bom dia ..Sou de Frutal/mg e queremos implantar o castra móvel em nosso municipio. Precisamos de informações, projetos e afins...quem pode nos ajudar?

    ResponderExcluir