sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

O que é feito com os golfinhos capturados em Taiji - Japão?


 

Como já publicamos aqui no blog anteriormente, http://esquadraopet.blogspot.com.br/2012/08/the-cove-o-documentario-ganhador-do.html Taiji passou a ser conhecido após o mundo assistir em 2009 ao documentário ganhador do Oscar The Cove.
Nos últimos dias enfim a causa de defesa dos golfinhos ganhou as páginas das grandes emissoras de TV e também dos jornais de todo o mundo após os caçadores terem capturado mais de 250 golfinhos entre eles um raro golfinho albino ainda filhote que causou enorme comoção. Segundo Ric O'Barry o ex-treinador de golfinhos que se tornou ativista, a mãe de Angel lutou durante um tempo chamando pelo seu bebe e depois se matou, afundando e não voltando mais à superfície, pois é dessa forma que se comportam nestes casos.
Em algumas páginas tem sido divulgada a informação de que ele é surdo e praticamente cego e que não irá sobreviver no tanque em que foi colocado pois tem sido visto se debatendo contra as paredes e já estaria ferido.

Angel com sua mãe antes da captura e no detalhe já no tanque e ferido.
Para saber para onde são levados os golfinhos após a captura basta entrar neste site http://www.ceta-base.com/taiji-2013.html onde estão compilados os dados dos que são abatidos para consumo e dos que são levados para os parques aquáticos para viver uma vida muito curta e de sofrimento, alimentados com peixes mortos lotados de medicamentos e sendo explorados pela indústria do turismo. 

É nisso que são transformados os golfinhos capturados e que não servem para entretenimento.

Desde que os ativistas passaram a filmar e fotografar o que acontece na baía para onde os golfinhos são levados para morrer, os métodos para o abate foram mudando e agora os caçadores alegam que os matam de forma humanitária.  Evitam as fotos e filmagens cobrindo os barcos com os golfinhos mortos ou capturados vivos com lonas. Segundo as novas normas a ferramenta permitida para o "abate humanitário" agora exige que um pino de metal seja introduzido na região cervical ("pescoço") do golfinho, cortando seu tronco cerebral, o que faz com que ele morra em poucos segundos, de acordo com um memorando de Senzo Uchida, o secretário-executivo da Conferência de Cetáceos Japão em Jardins Zoológicos e Aquários. 

No vídeo abaixo (contém cenas fortes) pode se ver como é realizada o "abate humanitário".  Rasga nossa alma ver cenas como essas em pleno século 21 usando como desculpa a tradição. 


Nota: Nossa postagem sobre a prática de beijar o golfinho está bombando, temos certeza que será uma das campeãs de acesso via google http://esquadraopet.blogspot.com.br/2014/01/beijando-o-golfinho-saiba-como-isso-e.html e tem como objetivo mostrar como esse modismo colabora para que a captura e a matança em Taiji prossiga.
Agradecimentos ao nosso consultor ativista brasileiro que mora no Japão Heber Sea Diver.










5 comentários:

  1. Boa tarde.
    Completamente horrorizada com a matança cruel e denecessária,o ser humano é simplesmente asqueroso.

    ResponderExcluir
  2. Espécie maldita, ganancioso, exploradores de indefesos, covardes, extermínio já.

    ResponderExcluir
  3. Espécie maldita, ganancioso, exploradores de indefesos, covardes, extermínio já.

    ResponderExcluir
  4. sou totalmente contra matar qualquer animal, . dessa qual for, de qualquer especie

    ResponderExcluir
  5. sou contra a matança de qualquer especie de animais

    ResponderExcluir