quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Não podemos permitir que calem os periquitos de Manaus!!!

Facebook.com/Artowlstown
Após uma manifestação ocorrida no sábado (29) finalmente as telas que haviam sido colocadas há cerca de 3 anos, pelo condomínio de luxo Ephigenio Salles como desculpa para "proteger" as palmeiras imperiais (exóticas, não nativas da região) dos ataques dos periquitos-de-asa-branca, começaram a ser retiradas ontem a tarde, terça feira (02) em vista da má repercussão que a morte de mais de 2 centenas de periquitos causou.
Os ativistas encontraram pelo menos algumas dezenas destes pássaros mortos na ocasião aumentando a suspeita de que tenha havido algum tipo de envenenamento, o que causou uma imensa comoção nas redes sociais.

Fotos da ativista Erika Schloemp
Estão sendo realizados exames para obtenção de laudo necroscópico em cerca de 40 aves. A necropsia está sendo realizada pelo Ibama, e os exames toxicológicos pelo Laboratório da Universidade Federal de Minas Gerais, segundo informou o Ipaam - Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas, para que se determine qual tipo de veneno teria sido usado, confirmando dessa forma o crime ambiental.
A motivação por trás da colocação das tais telas pavorosas era a de que as palmeiras eram vítimas dos periquitos.

O local é usado como dormitório pela espécie que toda noite retornam em bandos, principalmente durante o período que se estende de outubro a dezembro, justamente na época em que estão com filhotes.
Aves migratórias durante o período reprodutivo deixam a cidade de Manaus e partem para outras regiões.

No sábado a noite após a manifestação os ativistas perceberam que muitas aves estavam ficando presas dentro das telas, apavoradas se debatiam, muitas quando conseguiam saiam totalmente atordoadas, voavam um pouco e caiam mortas.
Os bombeiros foram chamados para abrir as telas e foi constatada a presença de várias aves presas nas telas que se tornaram armadilhas mortais.

Ainda ontem havia a possibilidade do condomínio repor as telas que haviam sido abertas pelos bombeiros na noite de sabádo.
Porém, finalmente para alegria de todos que amam a natureza e torcem para que ela consiga sobreviver aos ignorantes que assolam nosso país, e mesmo nosso planeta as tela começaram a ser retiradas definitivamente na tarde de ontem, terça feira (02). O Ipaam notificou o síndico do condomínio e os bombeiros procederam a retirada das mesmas.

Fotos da ativista Erika Schloemp

No fechamento dessa postagem encontramos uma matéria do G1 sobre a necropsia realizada pelo Ibama: http://goo.gl/AZbIUS

NOTA:
A atitude dos moradores deste condomínio não é diferente da de muitos que habitam nosso país, e que fazem questão de desvalorizar a nossa biodiversidade, a vida, a natureza porque pensam apenas em seus umbigos. 
Quantos de nós já não teve o azar de ter um vizinho que manda cortar aquela árvore linda que abriga dezenas de pássaros, ninhos, dá flores, frutos e sombra apenas porque ele se incomoda com as folhas que sujam sua calçada. 
Serão estes os primeiros a reclamar das ondas de calor que pioram a cada ano e que vem demonstrando a força do aquecimento global em nosso dia a dia. 
Os animais existente no planeta tem tanto direito a vida como qualquer humano que por aqui está de passagem, e que deixa seus rastros de destruição e poluição por onda passa.
Não são eles os invasores... somos nós...entendam isso de uma vez por todas e procurem respeitar estes seres maravilhosos e incríveis. 

PS: e que coisa mais cafona essas palmeiras by miami que resolveram plantar aí em Manaus heim?





2 comentários:

  1. JUNTEM-SE A NÓS PELOS ANIMAIS GENTE DO BEM !!! LIBERTAÇÃO E DIREITOS ANIMAL JÁ, AINDA QUE TARDIO !!! SEJA VEGANO !!! SEJA VEGANA!!! GO VEGAN !!!

    ResponderExcluir
  2. Ótima matéria amiga!
    Eu tenho um vizinho desses, briguei feio com ele, fomos parar na delegacia!!!!!!
    Quis que eu cortasse as minhas Vinólias que tem mais ou menos 30 anos e tbm envenenou 3 gatos meus.
    Pergunto: por que vem morar em condomínios verdes se não gostam de animais e árvores, vão para a cidade de pedra!

    ResponderExcluir