terça-feira, 17 de março de 2015

O perigo dos anticoncepcionais injetáveis no controle populacional de cães e gatos.


Imagens ilustrativas de alterações mamárias provocadas por hormônios.
Todos que lutamos pelos animais temos sempre como foco divulgar matérias onde o controle populacional de cães e gatos sirva de referência e exemplo para outras cidades e ganhe cada vez espaço. Porém na semana passada uma matéria chamou a atenção para algo que há anos nós temos combatido e na medida do possível publicado material para poder alertar a sociedade.
O uso do anticoncepcional ou contraceptivo injetável, ou injeções anticio  para cadelas e gatas servindo inclusive de comemoração para o sucesso de uma campanha na cidade de Rio Brilhante/MS.

Será que apesar de tantos casos que provam que esse método causa inúmeros problemas ainda continuará sendo usado por  profissionais da medicina veterinária?
E quando os tumores de mama e as piometras surgirem como consequência do uso do anticoncepcional injetável, a população irá tratar dos animais?


Mesmo a cirurgia de castração sendo feita há pelo menos 30 anos no Brasil ainda assim a grande maioria dos veterinários saem das faculdades sem saber castrar. Até quando isso vai ser assim?
Onde está o CFMV (Conselho Federal de Medicina Veterinária) que não proíbe de uma vez por todas o uso destes produtos para evitar o cio?
O que acontece com essa instituição que se cala frente a tantas evidências de que essa prática tem que ser proibida?

Todos nós sabemos a grande dificuldade em se encontrar veterinários que castrem nas cidades mais afastadas porque isso ocorre até mesmo em algumas próximas a grandes metrópoles.
Mas por que os conselhos de medicina veterinária não organizam campanhas de capacitação neste país gigantesco?
Por que  não existe maior interesse dos próprios veterinários na busca pela especialização nas cirurgias de castração?
Pelo que vemos clientes não faltam e jamais faltarão, bastando para isso observarmos alguns profissionais que fizeram das cirurgias de esterilização o foco de sua carreira.

Para os que nunca leram sobre o perigo dos anticoncepcionais injetáveis uma matéria que dá para se ter ideia do que ocorre, muitas vezes após o uso de apenas uma ou duas doses http://goo.gl/zj5B1r

Sobre a colagem das gatas saibam mais sobre a hiperplasia mamária que pode ser resultado dos anticoncepcionais injetáveis também  http://goo.gl/NyGQKI. Excelente material do blog Dicas Peludas.

O banner abaixo é do Felinos Urbanos. Um projeto de São Luiz do Maranhão que merece todo nosso apoio e respeito.


Nota:
Quando estávamos encerrando essa postagem encontramos uma divulgação da Vigilância Sanitária de Rio Brilhante chamando a população para buscar o anticoncepcional na sua sede não se responsabilizando pela forma como serão aplicados. 
Comentários de veterinários e especialistas são bem vindos!!!






4 comentários:

  1. Comentarios dos veterinarios por favor ???

    ResponderExcluir
  2. A culpa não é só do veterinário, muito proprietário opta por tal método por ser mais barato... até onde eu sei não tem nenhum documento comprovando que tais medicamentos não podem ser vendidos.. sendo assim, vai da cabeça do proprietário querer arriscar ou não... Além do mais, muitos proprietários nem sequer procuram um veterinário pra se informar, vão direto em alguma casa de ração e falam o que querem... que vendedor vai querer perder venda?? Pq ele se negaria a vender um medicamento legal??

    ResponderExcluir
  3. Pois eu acho um absurdo o CFMV não se manifestar a respeito, já que sabem bem dos perigos de tais medicamentos. Infelizmente uma grande maioria da população não tem e não consegue obter tais informações, portanto quem deveria fazer algo seria justamente os conselhos de cada estado, no caso o CRMV. Se não conseguem conscientizar a população sobre os riscos, que então proíbam tal medicação.

    ResponderExcluir
  4. fiquei com medo e muito triste

    ResponderExcluir