quarta-feira, 22 de abril de 2015

Devido ao aumento da demanda de animais para testes CNPQ cria a REBIOTÉRIO.



Essa chamada para a criação desta rede de biotérios - Rebiotérios - é mais uma prova de que é necessário se tomar muito cuidado com certas comemorações na nossa causa. 
Não devemos nos esquecer jamais que políticos adoram nos enganar com seus marketings embaladinhos para causar muitos aplausos e elogios!!!
No ano passado foi amplamente divulgado e comemorado por parte da proteção animal,  a aprovação no congresso de uma  lei que proibiria os testes em animais em todo o território nacional, porém com o tempo descobriu se que tudo não passava de uma grande falácia. 
O trabalho para desmontar este tipo de divulgação falaciosa nem sempre é fácil, porque nem todos se dão ao trabalho de ler nas entrelinhas ou entende de legislação.
A verdade é que demanda por animais para serem usados em testes está maior do que a produção  no Brasil, ou do contrário essa notícia aí embaixo não existiria.
EsquadrãoPet



CNPQ anuncia a criação da Rede Nacional de Biotérios de Produção de Animais para Fins Científicos, Didáticos e Tecnológicos (Rebiotério). Objetivo será estimular a produção e a qualidade de biotérios de ratos, camundongos e coelhos para atender de forma adequada e organizada à demanda nacional.

Foto divulgação Alesco
Suporte para biotérios 

ED. 230 | ABRIL 2015

© LÉO RAMOS
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) anunciou a criação de uma rede nacional de biotérios – viveiros onde são criados e conservados animais empregados em experiências de laboratório. O objetivo da Rede Nacional de Biotérios de Produção de Animais para Fins Científicos, Didáticos e Tecnológicos (Rebiotério) será estimular a produção e a qualidade de biotérios de ratos, camundongos e coelhos para atender de forma adequada e organizada à demanda nacional. “O entendimento é de que o uso de animais ainda é imprescindível nos testes in vivo e que hoje existe um desequilíbrio entre a oferta e a procura no país, em razão do aumento considerável da produção científica nacional”, informou o CNPq em comunicado. A instituição, vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), irá mapear, monitorar e dar suporte à produção de animais, além de cadastrar todos os biotérios no país. De acordo com Marcelo Morales, diretor da área de Ciências Agrárias, Biológicas e da Saúde do CNPQ e coordenador da Rebiotério, atualmente a produção de animais para fins de pesquisa é feita em apenas alguns biotérios, que trabalham para atender as próprias necessidades e não dão conta de auxiliar outras instituições. Segundo ele, há pesquisadores que têm de esperar de dois a cinco meses para receber animais de qualidade e que possam ser utilizados em experimentos científicos.

Fonte:
Fapesp


Nota:
Uma campanha foi criada para que o PL 6602/13 de autoria do deputado Ricardo Izar não seja aprovado no senado e o blog fez parte deste movimento.
Para os que ainda não se interaram do assunto segue o link do site:
http://www.alterapl6602.veddas.org.br/ 



 

Um comentário:

  1. Roberta Barion5/05/2015 3:57 PM

    Ótima matéria, isso prova mais uma vez que o ser humano só pensa no lucro :/

    ResponderExcluir