segunda-feira, 6 de abril de 2015

Justiça quer devolver animais para o Le Cirque. Assinem a petição para impedir este absurdo!!!


Fotos divulgação/durante apreensão dos animais do Le Cirque - 2008
Em 2008 após muita confusão uma operação chamada Arca de Noé foi organizada para a retirada de 26 animais do Le Cirque.
O que gerou esta operação foram denúncias feitas pelas entidades na época, o Ibama constatou através de laudos que os animais estariam sofrendo maus tratos e conseguiu na justiça a apreensão dos mesmos.

Entre as diversas Ongs envolvidas nesta ação uma das que se destacou na época foi a ProAnima de Brasília, que agora propõem novamente que façamos uma grande mobilização para impedir que os animais sejam devolvidos para o circo.

Hoje alguns deles vivem no zoológico de Brasília, estão adaptados e vivem uma vida muito diferente da que levavam na época em que eram explorados pelo circo.  Apesar de que nosso sonho sempre será a destinação destes animais para santuários, infelizmente ainda não é essa nossa realidade.
Porém o TJDFT (Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios) decidiu no último dia 05/04/2015 que os animais, inclusive os que estão fora de Brasília sejam devolvidos aos donos do Le Cirque, alegando que não as provas de maus tratos não foram suficientes.

Os proprietários do Le Cirque alegam que  querem os bichos de volta para encaminhá-los a um santuário no sul do país.
Mas não se esqueçam que elefantes, rinocerontes ainda são usados em circos, em estados onde não existe lei que impeça espetáculos com animais e mesmo em países vizinhos ao nosso.
Entender o lado dos donos destes animais explorados não é difícil, o que é duro de engolir é saber que a justiça é que está propiciando a devolução deles a uma vida de sofrimento e crueldade.

O zoológico de Brasília lamentou a decisão da justiça de devolver os animais ao Le Cirque.
Precisamos de toda a força de nossa causa para evitar que isso aconteça. Uma das formas de ativismo no momento é assinando a petição abaixo:

Assinem e ajudem a divulgar a petição que foi feita para tentar impedir essa devolução. 

Um comentário: