segunda-feira, 30 de novembro de 2015

UFV se recusa a devolver cães sadios que estão sendo usados em experimentos.

Banner retirado do facebook de Beatriz Silva
Está causando muita indignação a demora na entrega de 16 cães sadios "cedidos" pelo canil municipal da cidade mineira para uso em experimentos a Universidade Federal de Viçosa/MG.
A pesquisadora que está a frente dos experimentos chama-se Andrea Pacheco B. Borges - email - andrea@ufv.br.
 
Apesar da sentença do Juiz Federal Substituto Rafael Araújo Torres que acatou denúncia do MPMG (Ministério Público de Minas Gerais) e do MPF (Ministério Público Federal), determinando no dia 11/11/2015 que estes animais sejam tratados e devolvidos ao canil municipal para que possam ser doados, e que os experimentos fossem interrompidos, até o dia de hoje isso não havia ocorrido.
O experimento segundo os ativistas que denunciaram o caso para a justiça, contraria o TAC (Termo de Ajuste de Conduta) que existe justamente para evitar o uso desnecessário de métodos que utilizem de métodos cruéis com fins educacionais ou científicos,  e fará com que os animais sadios após as intervenções tenham que ser eutanasiados.

Com a intenção de provocar uma doença degenerativa chamada de Osteoartrite nos animais sadios e observar a evolução dos sintomas provocados os animais tem os ligamentos dos joelhos seccionados.
São cães sadios como podem observar pelas fotos, e isso por si só já constituí imensa crueldade sem dúvidas.

Descrição do experimento feita pela pesquisadora
 A desculpa que a UFV está dando no momento para a não entrega dos cães ao canil municipal é de que eles podem ter contraído doenças infecciosas e terão que ser eutanasiados por não poderem ser colocados mais para adoção.
Os ativistas temem pela vida destes animais que estavam sendo usados pela pesquisadora pedem que todos se manifestem pressionando pela entrega destes seres indefesos que o único mal foi terem nascido e ter tido o azar de ir parar em um centro de zoonoses que ao invés de atuar no sentido de diminuir os nascimentos e os abandonos de cães e gatos prefere se livrar do problema, algo recorrente na maioria de nossas cidades.

Existe um apelo dos ativistas  para que todos escrevam ao juiz 01vara.vcs@trf1.jus.br avisando que sua sentença ainda não foi cumprida.
Escrevam também ao Departamento de Veterinária da UFV pedindo a liberação dos 16 cães
http://www.dvt.ufv.br/?page_id=17



 









Nenhum comentário:

Postar um comentário