sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Morre a orca Tilikum. Finalmente o gigante está livre!!!


Acima Tilikum em seu confinamento. Abaixo como gostaríamos que ele tivesse vivido - Pinterest


A saga de Tilikum começa quando é capturada no Atlântico Norte, nas águas que banham a Islândia. O ano 1983.
Ainda bebê ela e outras 2 orcas são separadas do bando e capturadas para serem vendidas aos parques aquáticos.
Como muitos outros animais exibidos em zoológicos e aquários pelo mundo Tilikum também foi retirada da natureza selvagem.
Tinha por volta de 2 anos quando o baleeiro foi se afastando e após algum tempo ela ouvia cada vez mais longe os ganidos de desespero de sua família.
Era um macho saudável e jovem e recebeu o nome de Tilikum. No dialeto dos chinook (tribo de índios americanos) o significado é Amigo.

Orcas não são baleias pertencem a família Delphinidae, sendo então uma das espécies de golfinhos existentes pelo mundo. Então quando nos referimos a caça de orcas não podemos enquadrá-las na caça as baleias.

Quando Tilikum foi capturado ficou durante um ano em um zoológico da Islândia e depois foi vendido para um parque aquático chamado Sealand.
Dividia o tanque com duas orcas fêmeas que o atacavam porque ele não conseguia fazer os truques e os três eram punidos com a falta de comida, já que naquela época usavam se estímulos negativos para punir os erros cometidos por animais cativos utilizados em espetáculos.

Até ser vendido ao SeaWorld, Tilikum amargou um confinamento que com certeza levaria muitos de nós a loucura. Ele vivia confinado em um tanque escuro que media cerca de 6X9 metros cúbicos.
Apesar de tanto sofrimento o lindo Tilikum alcançou a incrível marca de 5 toneladas e meia de peso. Um gigante que com certeza deve ter feito muita falta na imensidão do oceano para perpetuar seus genes maravilhosos!!!

Em 1991 uma treinadora do Sealand, Keltie Byrne de apenas 20 anos caiu na piscina e as duas orcas fêmeas juntamente com Tilikum brincaram com ela durante alguns minutos puxando a para o fundo e levando a óbito.
O caso repercutiu negativamente e o parque aquático foi fechado e as orcas foram vendidas ao SeaWorld.

Tilikum no auge de sua maturidade sexual foi usado diversas vezes para gerar filhotes já que as críticas contra captura de orcas na vida selvagem não caiam bem para o parque.
O conforto do SeaWorld melhorou a vida do magnífico ser, porém o confinamento tem o poder de ser sempre cruel não importa o tamanho do tanque ou da gaiola.

Eis que em 1999 um estranho é encontrado morto no tanque de Tilikum. Mais precisamente preso em sua boca.

Novamente em 2010 após vários outros acidentes com orcas a treinadora Dawn Branchea
é morta por Tilikum.  Ela foi agarrada pelo rabo de cavalo na borda do tanque e levada para o fundo onde morreu esmagada.

Os especialistas dizem que as orcas são animais extremamente inteligentes e com uma excelente memória sobre os sofrimentos impostos a eles.
Humanos expostos as mesmas condições que as orcas também reagiram de forma violenta segundo eles.
Poderiam desenvolver sentimentos de vingança?
O que nossos leitores acham?


Não financie o confinamento - Pinterest

Algumas descobertas segundo biólogos e veterinários defensores do confinamento de animais selvagens só é possível quando se tem a chance de observá-los e analisá-los detalhadamente.
Porém os etologistas discordam disto ao observarem que o comportamento de um animal confinado jamais terá o mesmo valor de um em vida livre.

O tempo de vida extremamente reduzido (cerca de 30 anos em confinamento contra até 80 na natureza), o stress provocado pelo espaço reduzido, as doenças geradas pela alimentação morta oferecida, as brigas ocasionadas pela falta de espaço e a falta da consanguinidade, tudo isso deixa cada vez mais claro que o cativeiro destes animais estão com os dias contados.

O SeaWorld vem perdendo público e suas ações vem despencando ano após ano. O documentário Blackfish - Fúria Animal de  Gabriela Cowperthwaite 2013 conseguiu conscientizar muita gente sobre o que ocorre nos tanques onde são mantidos as orcas.
De nossa parte seguiremos lutando até que não mais existam orcas ou golfinhos confinados pelos parques mundo afora.
Aqui mesmo no blog temos diversas postagens sobre isso. Temos um carinho especial por essas criaturas maravilhosas.

Hoje dia 06/01/2017 Tilikum finalmente se libertou de seu cativeiro. O SeaWorld noticiou sua morte após semanas de sofrimento por conta de uma doença infecciosa no pulmão.

Um gigante que não teve a chance de voltar a vida selvagem como tantos defendiam e que na verdade jamais deixou de mostrar ao mundo sua verdadeira índole.
Uma vida toda confinado fazendo gracinhas para gente sem noção que através de um ticket financiam a tortura, a solidão e a tristeza de quem nasceu para singrar os mares do planeta.

Tilikum enfim você está livre!!!














Um comentário: