quinta-feira, 6 de julho de 2017

Para onde encaminhar animais silvestres acidentados na cidade de São Paulo.


De vez em quando nos deparamos com alguém desesperado porque encontrou algum silvestre em situação de risco e não sabe para onde encaminhar ou mesmo  quem poderia atender emergencialmente este animal.
Seja um pássaro que caiu do ninho, um filhotinho que ficou órfão, um animal atropelado, envenenado ou mesmo vítima de linhas de cerol ou da rede elétrica, todos precisam de atendimento especializado que nem sempre veterinários de clínicas voltadas para pets possuem.
Poucos de nós tem informações de como socorrer estes animais, até porque vivemos em centros urbanos onde muitas vezes desconhecemos que ainda existam espécies que resistem e insistem em viver em cidade tão poluídas e barulhentas.

Atendimento e atenção especial voltada para os silvestres tornaram-se necessários na cidade de SP e em 1993 se criou a Divisão Técnica de Medicina Veterinária e Manejo da Fauna Silvestre (Depave 3).
Abaixo informações sobre o centro veterinário especializado em silvestres do município de SP.

Foto divulgação internet

Divisão Técnica de Medicina Veterinária


Local: Parque Ibirapuera
Endereço: Av. IV Centenário, Portão 7A
Horário de funcionamento administrativo: segunda a sexta-feira, das 7h às 17h
Telefone: (11) 3885-6669
E-mail: faunasvma@prefeitura.sp.gov.br 
www.prefeitura.sp.gov.br/fauna
Recebimento de animais, de segunda a quinta-feira, das 8h às 16h, e as sextas-feiras, das 8h às 12h.*Nos fins de semana os atendimentos aos animais silvestres do município de São Paulo serão feitos exclusivamente no Centro de Manejo e Conservação de Animais Silvestres (CeMaCAs).
Centro de Manejo e Conservação de Animais Silvestres (CeMaCAs)
Local: Parque Anhanguera
Endereço: Av. Fortunata Tadiello Natucci, altura do nº 1000
Horário de funcionamento administrativo: segunda a sexta-feira, das 7h às 17h
Telefone: 3918-7192 (segunda a sexta-feira) / 3885-6669 (sábado e domingo)

> Recebimento de animais: segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, aos sábados e domingos, das 8h às 14h, e feriados, das 8h às 12h.

A Divisão de Fauna Silvestre está preparada para o atendimento das diversas espécies de animais silvestres que vivem na cidade de São Paulo. Este serviço é prestado por técnicos especializados nas dependências do Centro de Manejo e Conservação de Animais Silvestres (CeMaCAS), sediado no Parque Anhanguera.
Durante a semana, os animais silvestres que necessitem de atendimento veterinário também podem ser encaminhados à unidade da Divisão no Parque Ibirapuera, onde hoje funciona um centro administrativo e um posto de recebimento de animais encaminhados pela população. Animais entregues no Ibirapuera são diariamente encaminhados ao CeMaCAS para atendimento veterinário.
As ocorrências mais comuns no atendimento clínico veterinário de animais silvestres da cidade de São Paulo estão relacionadas aos impactos proporcionados pelo crescimento do meio urbano, como atropelamentos, ataques por cães, choques elétricos, cortes por linha de pipa e entre outros.
A grande maioria dos animais atendidos pela Divisão de Fauna Silvestre são aves, por exemplo, garças, corujas e sabiás. Mamíferos também são recebidos, como gambás, macacos e cachorros-do-mato. Até mesmo répteis como o lagarto teiú e serpentes, que habitam a cidade de São Paulo são encaminhados a Divisão de Fauna.
A Divisão de Fauna Silvestre torna-se fiel depositária de todos os animais encaminhados ao seu atendimento veterinário, responsabilizando-se por eles até a sua destinação. Apenas animais silvestres são atendidos por este serviço, não sendo aceitos animais domésticos, exóticos ou de criação.
Antes de encaminhar qualquer animal para atendimento veterinário, nos Parques Anhanguera ou Ibirapuera, por favor, entre em contato com os técnicos (biólogos e veterinários) da Divisão de Fauna pelo telefone: 3885-6669. O contato telefônico se faz necessário para obter informações sobre qual unidade de atendimento receberá o animal, qual a melhor forma de transportá-lo, ou até mesmo solicitar uma viatura para o serviço de resgate, prestado pela GCM Ambiental. 
Fonte:
https://goo.gl/mip9mt


Nota:
A cidade de São Paulo apesar de muitos desconhecerem possuí inúmeros parques e áreas verdes onde a fauna urbana se abriga e se reproduz.
Importante salientar que para se poder observar estes silvestres é necessário observar sempre em silêncio nas áreas menos expostas e onde a intensidade de transeuntes é menor.
E jamais tentar qualquer tipo de contato ou mesmo dar alimentos que humanos consomem para os silvestres.
Apenas observem e deixem viver. Essa é a melhor forma de ajudar na preservação destes seres maravilhosos.



Um comentário:

  1. Tive um contato com uma veterinária desse local. Infelizmente muitos são sacrificados.

    livros.angela@gmail.com

    ResponderExcluir