terça-feira, 1 de maio de 2018

Ex prefeito de Arari/PA é condenado a 20 anos de prisão pela morte de 400 cães.



Em maio de 2013 o país tomou conhecimento de uma chacina que chocaria a toda a sociedade e também aos defensores dos animais de uma forma inédita devido a grande crueldade envolvida nos atos de um prefeito e de sua equipe.

Finalmente passados cerca de 5 anos do ocorrido o ex prefeito Marcelo Pamplona/PT foi condenado a 20 anos de prisão e uma multa de cerca de um milhão e setecentos mil reais por crime ambiental, envolvendo  maus tratos e morte dos 400 animais indefesos. 


Relembrando

Decidido a resolver o problema da super população de cães errantes do município de Santa Cruz do Arari/PA, o então prefeito Marcelo Pamplona/PT na ocasião, ofereceu a população o valor de R$5,00 por cão apreendido não importando se tinham dono ou não.

Após a apreensão os animais eram colocados em barcos e abandonados pelas barrancas do rio, ilhotes ou em comunidades pobres para que morressem de fome e sem atendimento.

Folder da época do extermínio
Na época dos acontecimentos houve uma mobilização muito grande da proteção animal para tentar ajudar os animais que foram espalhados pela região, porém o saldo de resgates e salvamentos girou em torno de apenas 80 animais, que foram levados para um abrigo situado na cidade de Belém que mesmo  sem estrutura para recebe-los abriu suas portas mesmo sem condições.
Muitos ilhotes eram de difícil acesso e os animais acabaram morrendo de inanição ou por picada de cobras em total abandono.
Uma crueldade que embora nos tenha chocado muito, pode se repetir na calada da noite sem que haja conhecimento da sociedade.
Somente com políticas sérias e de fato implementadas visando o controle populacional e a guarda responsável pelos tutores dos animais é que isso poderá deixar de ocorrer em nosso país.

Abaixo um vídeo de uma matéria na época da matança:


Nota:
Em um episódio recente na cidade de Igaracy/PB novamente um prefeito tentando se livrar dos animais que segundo ele infestavam a cidade também permitiu que o seu secretário de saúde tomasse providências que envolveram matança de cães de forma cruel e insensível. O caso também está sendo acompanhado pelo MPPB e pela Comissão de defesa animal da OAB/PB.
Para quem não ficou sabendo deste outro caso segue o link:
http://esquadraopet.blogspot.com.br/2018/03/matanca-de-caes-utilizada-como-controle.html
A realidade dos pequenos municípios é muito complexa pela falta de estrutura existente, porém isso não pode ser resolvido através de ações envolvendo crueldades ou matanças como estes gestores imaginam ser permitido.












Nenhum comentário:

Postar um comentário