terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Colchões térmicos sem termostato - Perigo para os pets



 Em 2009 muito antes deste blog existir eu havia divulgado por email http://pt.calameo.com/read/00191317104330749a6a4 o perigo dos colchões térmicos sem termostato. Na época estava acontecendo em SP, mais precisamente na Camara Municipal de SP um evento chamado Comissão de Estudos, presidida pelo vereador Roberto Tripoli e eu organizei um material com as fotos e o relato do caso da Kika a boxer das fotos ( já deve ter virado anjinho, pois estava velhinha e tinha cancer)  abaixo e entreguei para uma autoridade que teria o poder de proibir o colchão térmico vendido sem o termostato. Não poderei citar aqui o nome da autoridade para quem entreguei o documento, pois o mesmo foi entregue em mãos, não tenho nenhum protocolo e ele me desmentiria ou até me processaria por calúnia dizendo que eu nunca entreguei nada a ele. Mas jamais tive alguma resposta sobre a denúncia feita na época.
Estes produtos são vendidos com indicação para o uso em ninhadas, animais com hipotermia e também para pós cirúrgias.

Cicatrizes provocadas por colchão térmico utilizado em pós operatório


Nestes dois links a história da cachorrinha Estrela  que veio a óbito porque o colchão térmico onde passou a noite após uma cirurgia, apresentou defeito no termostato. Neste caso o termostato existia, porém parou de funcionar e a cachorrinha  além das queimaduras na pele, foi cozida internamente. Acreditamos  que já passou da hora das autoridades responsáveis pela regulamentação dos equipamentos/medicamentos veterinários se debruçarem sobre a questão destes produtos. 

Nessa primeira matéria o proprietário ainda acreditava que a Estrela iria ficar bem após se recuperar.

http://www.clickric.com.br/ric.com/videos_programa.asp?estado=sc&id_prog=2&id=22816&cidade=4

Aqui a noticia de que Estrela não sobreviveu as queimaduras de terceiro graú.

http://www.clickric.com.br/ric.com/videos_busca_player.asp?id_cat=2&data=30%2F08%2F2012&estado=sc&id=22855&estado_sel=sc 

*Agradecimentos à Adriana Cristina Gonçalves Martins que através do Facebook nos enviou os vídeos acima acrescentando dessa forma mais conteúdo a nossa postagem.


Abaixo dois posts que capturamos em fóruns de discussão. As tarjas pretas foram colocadas porque não tenho autorização para divulgar o nome de quem fez os comentários.




Depois de todos esses anos fomos investigar para ver se os tais colchões térmicos já haviam sido retirados do mercado, porém constatamos que apesar do avanço da tecnologia nada mudou, e os tais produtos perigosos continuam a ser produzidos e vendidos sem o termostato por algumas empresas. E para nosso espanto existem colchões que são ligados na rede 220 V.
O risco de continuar a acontecer isso que aconteceu com a Kika nas clinícas e hospitais veterinários prossegue. 
Como ativistas e apaixonados por animais só nos resta deixar registrado aqui no blog este alerta.  Fiquem atentos e exijam que seu animal não corra riscos desnecessários!!!











Um comentário:

  1. Oi Izolina, recebi seu artigo através de e-mail, pelo Fausto, e achei importante postá-lo no face, que acabei de fazer e agora vou mandá-lo a algumas clínicas boas no qual conheço seus vets p/ que prestem atenção e não utilizem até que seja regulamentado.
    Sou grata pelo seu artigo e pelo Fausto, que os e-mails que ele repassa são bons, tanto de adoção, resgate e informativos, acho o trabalho dele de repasse importantíssimo.

    bjs

    Katia Cappelli

    ResponderExcluir