segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Proteção animal e a cultura dos mega resgates





Recentemente a proteção animal vem sendo assolada por escandalos e denúncias sobre algo que há muito tempo quem é um pouco mais vivido na proteção animal vem tentando alertar: os chamados  mega resgates.
Aqueles que tem um pouco de experiência sabem que na maioria das vezes o que se esconde de fato por trás dessas ações são ambições políticas, economicas ou de marketing, visando algo muito maior em um futuro próximo. 
Infelizmente para os animais e para a causa, essa modalidade de ação, a dos mega resgates vem sendo cultuada pelos mais desavisados e inexperientes no assunto proteção animal.
Basta que um desses super heróis saia a campo, após algum apelo desesperado de alguém que presenciou alguns dos milhões de animais carentes existentes pelo Brasil afora,  para que estes comecem a postar seus vídeos, fotos, e em breve poses, bicos e bocas pipocam nas redes sociais e em seguida  dezenas ou centenas de fãs já estão prontas para bater palmas, aplaudir, curtir, chamá-los de anjos, deuses, seres de luz ou coisa semelhante.....


 


Mas.... e o pós resgate, alguém acompanhará? alguém vai procurar saber como será feita a recuperação daquele/s animal/is  resgatado/s?
....e se houve apelo por dinheiro alguém pedirá os comprovantes com os gastos que aquele animal acarretará, com tratamento, hospedagem, medicação, alimentação, vacinação e posterior castração? e o que será feito dele após tudo isso? será doado? vai viver em um abrigo? que tipo de abrigo? e tem como saber o quanto foi arrecadado na conta de quem fez o apelo? pedirão para que a conta corrente do resgatador ou da ong seja aberta?

Tantos detalhes importantes não é mesmo? quantos vão ter tempo ou disposição para acompanhar tudo isso? provavelmente muitos poucos!!!
E é com esse tipo de distração que os que vivem às custas dos animais vão contar com certeza.
O pós resgate não tem muita importância para eles, afinal já sairam bem na foto, no vídeo, na matéria....
já faturaram a grana, já se elegeram, já posaram de super heróis/heroínas então para que dar prosseguimento e suporte àquele animal não é mesmo? a importância dele acabou no exato momento em que o marketing do resgate cumpriu sua função de mostrar ao mundo o quanto essa ação foi espetacular!!!

Há algum tempo em um programa de TV onde o gancho era um desses super heróis sair em busca de algum pobre animal necessitado, muita gente jurava que já havia visto um cachorro peludinho em vários resgates desse cidadão....uma hora amarrado em um poste, em outra hora jogado no meio mato...um verdadeiro astro o pobre coitado do bicho, e lógico que ele era um fofo com carinha de carente, daqueles que derretem corações.
Seria cômico se não fosse trágico....pois hoje estamos vivendo  uma verdadeira indústria dos resgates, isso vem acontecendo sem que muitos consigam atentar para o fato de que não existem milagres. Não dá para sabermos se por ingenuidade ou mesmo  para que se sintam  aliviados ao ver que alguém foi lá e resolveu o problema que iria tirar seu sono, pois afinal "somos apaixonados por bichos"...o que sabemos é que os espertalhões de plantão perceberam nos animais carentes um nicho para poderem lucrar e atingir as metas de suas ambições.
Hoje existem equipes prontas para sair às ruas, com cinegrafistas, fotógrafos, maquiadores, ambulâncias, designers gráficos elaborando folders onde os super heróis aparecem envoltos em névoa, com asas e até auréola!!!

Mas e o depois dos tais resgates? o que estará reservado aos animais? ninguém sabe...ninguém viu!!!
não existe milagre ou mágica quando se lida com seres vivos que na maioria das vezes estão muito debilitados, somente um  trabalho sério, dedicação e muita vontade de se fazer o bem poderá de fato resultar em uma nova chance para um animal. 

Triste imaginar que animais carentes estão sendo usados dessa forma tão baixa e que muitas pessoas estão sendo induzidas a acreditar que estes "ícones" da proteção animal estão apenas visando o bem estar dos pobres coitados!!!
Como acabar com isso? buscando se informar sobre aqueles que de fato fazem um trabalho digno, responsável e de amor verdadeiro pelos animais necessitados.


Informação!!! a melhor maneira de combater os estelionatários e espertalhões sempre!!! 

Neste link algumas dicas do blog Dicas Peludas sobre como evitar ser mais uma vitíma nestes golpes.
http://dicaspeludas.blogspot.com.br/p/alerta-nao-seja-vitima-de-golpistas-na.html?q=estelionatarios





2 comentários:

  1. Parabéns Izolina pelo excelente texto!Vc descreveu muito bem o perfil destes pseudo protetores estelionatarios e tbem das pessoas que os apoiam.Espero que acordem,pois esta raça não pode continuar se proliferando.

    ResponderExcluir
  2. Terreno fértil para homens que nada construíram na vida, já que esse universo é composto na maioria por mulheres. São os famosos malandros metidos a galã, tirando fotos com olhares de compaixão mas que na verdade não respeitam sequer as mulheres que exploram quanto mais os animais. A proteção animal virou poleiro de abutres, vitimando pessoas sérias e principalmente os animais. Existem pessoas de caráter inexistente infiltrados que em meu ponto de vista são piores que as pessoas que maltratam animais. Nada pior que lobos em pele de cordeiro! O problema é tão grave que pessoas se deixam envolver e acabam se contaminando, passando a gostar mais das câmeras do que dos animais, porque onde há laranjas podres.....

    ResponderExcluir