domingo, 24 de novembro de 2013

Dicas de fotografia para ajudar na doação de cães e gatos




Dizem que uma imagem vale mais que mil palavras e com certeza uma boa foto pode fazer milagres na hora de se divulgar um cão ou gato. Principalmente hoje com tantas mídias sociais para ajudar na divulgação dos nossos protegidos, vale muito a pena fazer um esforço e caprichar na hora de clicá-los.

Em primeiro lugar pensem que eles precisam estar bonitos, limpinhos, escovados, então se houver necessidade de um banho, uma tosa, providencie antes da seção de fotos, não custa nada caprichar porque isso fará toda a diferença. Embora a gente saiba que muitos vezes os abrigos e protetores tem sérias dificuldades porque nem sempre tem recursos ou tempo disponível para pensar em algo que para alguns pode parecer supérfluo, é importante que busquem alternativas para fazer fotos bonitas pois elas ajudarão e muito a doação dos seus protegidos. Uma opção é tentar conseguir voluntário/a que possa se encarregar de fazer as fotos e a edição para postagens, sejam em sites, blogs ou mídias sociais.

Escolha fotografá-los na luz natural, se for cachorro, um lindo gramado, flores ou mesmo um lugar bem iluminado deixará tudo muito mais colorido e alegre. O sol fará com que as cores fiquem mais fortes. Mas evitem a luz incidindo diretamente,  porque isso costuma gerar muitas sombras.
Se o dog for agitado deixe-o brincar e vá clicando porque poderá dar boas fotos e isso demonstrará que ele é um animal saudável e feliz.
Gravatinhas, roupas coloridas, bandanas e lenços, viseiras,  contrastando com a cor dos pêlos fazem toda a diferença nas fotos, vamos ser criativos.

                                              


Se for fotografar gatos, a opção luz natural é providencial porque flash naqueles olhinhos que refletem luz é "tiro no pé"....ninguém quer os lindinhos com os olhos vermelhos porque fica muito feio mesmo.
Mas nessas horas a escolha de um local seguro para fotografá-los também conta, não vale arriscar a segurança deles por uma foto não é mesmo?
Gatos ficam lindos em cima de almofadas coloridas, panos combinando com a cor dos olhos, se for daqueles que aceitam coleirinha pode se até arriscar uma gravatinha, mas lembrem se que a maioria dos gatos não gosta e não adianta forçarmos  a barra e estressar o bichano.
Gatos quando estão relaxados gostam de se espreguiçar, ficam lindos assim,  é só deixá-los a vontade e não ter pressa.


Decidido onde será a sessão e quais os acessórios vamos às dicas mais técnicas:

 - Pense em um roteiro e qual o objetivo da foto.

- Eles são curiosos e se quiserem dar uma investigada na camera deixe-os cheirar e examinar.

- Não force o animal a nada que ele não queira fazer. 

- Descubra formas de distrai-los, quais brinquedos ou barulhos chamam a atenção dele.

- Orelhas e olhos são as maiores fontes de expressão dos animais.

- Focar os olhos resulta sempre em boas fotos.

- Procure fazer várias fotos enquanto ele se movimentam.

- Evite usar o flash porque ele pode incomodar tanto cães como gatos. 

- Se sua camera possui teleobjetiva, use a porque a distancia fará com o animal se sinta menos desconfortável ao ser observado e fotografado. 

E finalmente essa que é uma das dicas mais importantes:

- Posicione-se a altura do animal.  Evite fotos de cima para baixo. Procure agachar a mesma altura do animal e observe se ele fica melhor de pé ou deitado. Não economize nas fotos, vá clicando e depois escolha as melhores. 

Uma outra dica importante é a edição dessas fotos. Existem muito editores de fotos gratuítos que podem ser utilizados para se fazer um bom folder/banner (picasa/photoscape/picmonkei e muitos outros). Colocar uma moldura bonitinha, um enfeite, alguma textura, o nome do animal, os contatos de quem está doando o animal para quem se interessar em adotar tambémajuda bastante. 
Enfim não custa nada caprichar porque afinal valerá a pena e tudo que é mais bonito e feito com carinho chama mais atenção
Abaixo alguns exemplos de banners de animais que foram divulgadas visando adoção.








Nenhum comentário:

Postar um comentário