quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Duas lindas homenagens à Marius, a girafa.




Nosso post anterior não poderia ser nem leve, nem belo http://esquadraopet.blogspot.com.br/2014/02/marius-girafa-que-nos-mostrou-crua-e.html. Isso acontece quando nós estamos tomados pela indignação e pela dor.  Faz parte do ser humano externar de alguma forma, os seus sentimentos. Mas existem sim aqueles que apesar da dor e da revolta conseguem falar e se manifestar sobre assuntos dolorosos de forma suave, quase lírica. Resolvemos publicar aqui algumas homenagens que tem chegado pelas mídias sociais feitas de forma tocante e bonita para a girafinha Marius que nos deixou com o coração em frangalhos nesta semana e ficará em nossa memória por muito tempo.



O vídeo foi projetado diretamente na parede de entrada do Zoo de Copenhagen por integrantes da Ong Peta alemã. Sensível e feito de forma inovadora. A mensagem: "jardins zoológicos são prisões de animais. Você paga a taxa de entrada, Marius pagou com a vida.

A outra homenagem que escolhemos para ser publicada aqui é também de uma grande sensibilidade e beleza. O nome da página do facebook onde ela foi publicada é Diário de uma mocinha, que é dedicada a uma cachorrinha que ficou tetraplégica, e cuja história gerou um livro de autoria de sua protetora, a atriz Julia Bobrow.



Marius tinha 18 meses de vida. Uma criança. Era saudável, estava crescendo, chegaria aos espetaculares 6 metros de altura! Um super-humano? Não, uma Giraffa camelopardalis.

Marius não nasceu nas savanas africanas, mas na aridez de um zoológico. Sem saber o que é a liberdade, acostumou-se a ter milhares de olhos curiosos sobre cada movimento que dava. Uma patrulha do entretenimento, a Gestapo da contemporaneidade.
Seu cotidiano era repetitivo, mas vivia feliz. Sua característica ingenuidade a fez acreditar que acordaria no domingo, comeria, brincaria com seus parentes e amigos, fingiria comportamentos, atiçaria as crianças – estas sim a compreendiam!
Saiu para brincar. Era domingo. Zoológico lotado, um frio aprazível, era domingo! Homens vestidos de branco se aproximaram. Jalecos novos e limpos, eram seus amigos de todos os dias. Marius então sorriu, esticou seu pescoço para cumprimentá-los, tentou avisá-los que tivera uma noite plena de sono e que estava fel... bang!

Longa pausa.

O mundo acendeu uma vela para Marius. O tiro em sua nuca espalhou uma mancha de sangue em toda humanidade já fétida e maculada de nódoas das vidas tiradas em nome da ciência e do entretenimento. Foi assassinada na frente das mesmas crianças que antes a viam sorrir e brincar.
Mas Marius hoje não está sozinho. Sua pureza, sua alegria, todo seu encantamento hoje se entrelaçam profundamente com o abraço que recebeu da nossa Mocinha. Onde quer que as duas estejam superaram as profundas falhas de caráter dos homens. Nós é que ficamos, aqui na terra, com este nó na garganta, a dor de barriga e uma vergonha que simplesmente não passa.
 
Nota:  
Esperamos que sua morte que tanta indignação causou pelo mundo afora,  faça com que as práticas tidas como normais para técnicos, veterinários e administradores destes locais, acostumados a enxergar os animais como simples produtos a serem ou não descartados, sejam humanizadas, sejam feitas com mais amor, levando em conta o carinho que os animais despertam em nossos corações deva ser levando em conta.
Provavelmente irão pintar outras homenagens tão bonitas quanto essas, mas consideramos ambas muito especiais e gostaríamos de compartilhar com os amigos leitores do blog.
 
 
 
 
 
 




Nenhum comentário:

Postar um comentário