segunda-feira, 17 de março de 2014

Jacú Pessego livre do comerciantes de vidas - vitória da lei e dos defensores dos animais.




Há anos este local onde centenas de filhotes de cães e gatos ficam expostos ao sol, à chuva e as zoonoses, submetidos aos maus tratos, era denunciado pela proteção animal para as autoridades de nossa cidade. O fato de lutarmos contra esses pontos de vendas ilegais apoia se na certeza de que todos estes filhotes são fruto de uma criação cruel, onde matrizes doentes, infectadas e subnutridas por vezes são usadas até a completa exaustão,  e depois descartadas sem nenhuma piedade por parte destes criadores de fundo de quintal. 
E finalmente neste fim de semana,  15/16/03 tivemos a prova de que após anos de denúncias contra esse comércio bárbaro nossa luta valeu muito a pena. Foram anos de luta para que pudéssemos finalmente ver a avenida e arredores livre das centenas de barraquinhas e carros estacionados ao longo da via. Mesmo após a aprovação da lei 14483/07 http://goo.gl/KEaoGz  a falta de ação por parte do poder público, no caso a Subprefeitura de Itaquera era notório, e fazia com que os defensores dos animais se sentissem no mínimo indignados. Nossa última postagem sobre este local de holocausto animal, se deu após a exibição de  uma matéria do R7, onde uma vendedora deixa claro que o comércio ilegal ocorre no lugar por suborno da fiscalização, o que causou um tremendo mal estar para as autoridades responsáveis pela região. Para quem não leu ou assistiu a matéria é só entrar no link http://goo.gl/1AixXF

Após a repercussão negativa da reportagem do R7, em uma reunião com a equipe do Vereador Tripoli (autor da lei 14483/07)  e autoridades do Centro de Zoonoses de São Paulo, http://goo.gl/R5Izw0 o então subprefeito Guilherme Henrique de Paula e Silva se comprometeu a não mais permitir o comércio ilegal, imoral, cruel e vergonhoso em sua área de atuação, e neste último fim de semana finalmente a promessa começou  a ser cumprida. 

Para os protetores e ativistas que ainda não tiveram conhecimento desta lei fica a dica de que devem lutar por legislação semelhante em seus municípios, e para os que já conheciam fica a certeza de que embora seja sempre uma dificuldade fazermos com que o executivo cumpra com seu dever, sem nossa garra nada disso estaria acontecendo. Essa lei já faz parte de nossa história e não podemos admitir que seja esquecida ou menosprezada por quem visa apenas o lucro às custas de vidinhas inocentes.
No histórico de nossa batalha pela lei 14483/07 temos uma vitória incontestável que foi a desativação de cerca de 8 pontos de venda de filhotes na Av. Bandeirantes, comércio ilegal que já existia na região sul de SP há décadas e que nunca mais voltou a acontecer.
Temos a certeza de que com a contribuição do movimento de proteção animal da cidade de SP, denunciando e não deixando essa lei cair no esquecimento,  e pelo fato de termos em nosso município uma lei pioneira conseguimos evitar a venda de milhares de filhotes em nossas ruas nestes anos todos.

Nota:
Existe a informação extra oficial de que a repressão acontecerá na região por 15 fins de semanas consecutivos. Estamos torcendo para que isso realmente aconteça e que a visão daquelas centenas de barraquinhas expondo vidas indefesas seja uma visão do passado.


Caso queira denunciar o comércio ilegal em alguma região da cidade de SP seja em local público ou em pet shops basta entrar neste link onde encontrarão todas as informações necessárias. http://pt.calameo.com/read/00191317195dfac18f398

4 comentários:

  1. DEUS ABENÇOE OS QUE LUTAM PELO BEM ESTAR DOS ANIMAIS!

    ResponderExcluir
  2. Há aproximadamente um mês ou um pouco mais mandei um e-mail p/ o subprefeito de Itaquera a esse respeito. A falta de fiscalização par combater esse comércio de horrores. Aguardo até hoje resposta por parte da subprefeitura. Agora leio essa notícia que me deixou muito contente. Espero que realmente se faça cumprir a lei

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente não tem ocorrido como desejávamos. No primeiro final de semana ficaram até as 17 horas no local e o comércio continuava sendo feito nas ruas ao redor. No segundo final de semana a ação durou somente até as 15 horas e no mesmo momento o local estava repleto dos vendedores criminosos. No ultimo final de semana a ação se quer ocorreu.
    Indignada, resolvi fotografar o comércio no ultimo domingo a fim de denunciar não só o comércio como tantas vezes já fiz, mas a falha e a mentira dessa ação.
    Me arrisquei, fui vista, fui agredida e ameaçada por vendedores locais, fui escoltada pela GCM para a 53DP onde fiz uma ocorrência... Não foi a primeira vez, pessoas já foram linchadas no local por defender o bem estar animal, previsto na lei.
    É lamentável.

    ResponderExcluir
  4. Não Adiantou Nada, Eles VOLTARAM !!! Confiram na semana que vem, vou postar filmagem com áudio da feira,assim como um monte de pessoas que compraram animais doentes lá eu também fui vítima deles.

    ResponderExcluir